Motorola XOOM – O verdadeiro concorrente do iPAD?

43 Comentários

Notícia de última hora – Motorola XOOM rooted!

Como já referimos noutros artigos, o evento Mobile World Congress foi marcado pela apresentação de muitos smartphones e tablets das mais diversas marcas.

No segmento dos tablets, a motorola apresentou o XOOM, aquele que era considerado por muitos como o verdadeiro concorrente do iPad da Apple (antes de sair o Galaxy Tab 2), devido às fantásticas características que apresenta e também porque já vem equipado com o Android  3.0 – Honeycomb.

Vamos conhecer as características do Motorola XOOM.  motorola_00

O tablet Motorola XOOM é um equipamento extremamente fino (dimensões: 249,1 x 167,8 x 12,9 mm), leve (aprox. 730 gramas) mas muito poderoso. Uma das vantagens comparativamente ao iPad da Apple é o suporte para a tecnologia flash.

motorola_01

Principais características

  • Processador Dual Core Nvídia Tegra 2 (1 GHz em cada núcleo)
  • Ecrã multi-touch capacitivo 10.1 polegadas WXGA (resolução máxima 1280x 800 pixels;), HD 720p
  • 1 GB de memória de RAM DDR2
  • 32 GB de memória de armazenamento
  • Wifi – 802.11 b/g/n
  • Bluetooth  2.1+EDR+HID
  • Câmaras
    • Frontal de 2 Mpx
    • Câmara traseira de 5 Mpx com flash
  • Bateria – 24.5 W-hr – aproximadamente 9h usando 3G / 10h usando Wifi
  • Rede: 3G, 4G LTE upgradeable, 802.11n w/Personal Hotspot
  • Saída HDMI 1.4
  • Interface Micro USB
  • Suporte para os formatos de áudio: AAC, AAC+, AMR NB, AMRWB, MP3, XMF
  • Suporte para os formatos de vídeo: H.263, H.264, MPEG4
  • Dimensões: 249,1 x 167,8 x 12,9 mm
  • Peso: 730 gramas

motorola_02

Além do próprio tablet, a Motorola disponibiliza (à aparte) um conjunto de periféricos (ex. HD Dock com colunas e integração com a TV, Standard Dock para carregamento do tablet e em simultâneo ver vídeos, teclado Bluetooth, etc.), de modo a ir ao encontro das necessidades de cada utilizador. Segundo a Motorola, o tablet chegará no segundo semestre à Europa.

Veja uma análise em vídeo ao Motorola XOOM:

Notícia de última hora: Após algumas horas do início oficial das vendas do Motorola Xoom, o hacker Koush anunciou no seu site, que já conseguiu obter acesso root ao equipamento (ver aqui). Segundo o hacker, “O Xoom vem com suporte a fastboot, um protocolo que permite que equipamentos com Android possam ser “flashados” através de uma simples ligação USB com um computador”.

Artigos relacionados:

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jose maria
    jose maria

    grande maquina!! vamos ver com que preço chega a portugal

    1. Avatar de Vitor Rodrigues

      Duvido que seja abaixo dos 700€, com mta pena minha…. 🙁

      1. Avatar de Pedro Mariz
      2. Avatar de jose maria
        jose maria

        não sei.. 700 euros acho demasiado.. talvez na casa dos 600. nao se esqueçam que isto vai tudo descer devido a constante oferta

    2. Avatar de RicardoResende
      RicardoResende

      Quem disse que chega a Portugal?
      A motorola saiu do mercado Português.
      Se vier é por terceiros.

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        Na minha opinião nunca irei gastar neste género de equipamentos mais do que uns 400€ no máximo.
        Para gastar 700€ prefiro um portátil, tanto mais que algumas pessoas que conheço que já tem os novos tablets é apenas para mostrar.

  2. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    á tá na altura de começarem a pensar em concorrentes do próximo iPad, porque o primeiro já tem demasiado avanço…
    A possibilidade de hackar o android sempre é um ponto a favor das vendas 😛

    1. Avatar de João Ramiro
      João Ramiro

      E o jailbreak não?

  3. Avatar de Sergio
    Sergio

    Isto é engraçado. Os verdadeiros concorrentes do ipad começam a aparecer quando esta-se preste a conhecer a nova versão deste.
    Ou seja…

    1. Avatar de RicardoResende
      RicardoResende

      Errado. Isto é um tablet.
      Só por se tablet não quer dizer que seja um corrente para o iPad, mas ao mesmo tempo são todos concorrentes uns dos outros.
      Mesmo estando a sair um novo ipad, o hardware se for superior a este, não será por muito.

      Acho mal o titulo da noticia

      “O verdadeiro concorrente do iPAD?”

      Isto é mais um tablet que vem fazer concorrência os outros tablets (existe mais tablets que o ipad)

      1. Avatar de Pedro Pinto

        O título é uma questão, não uma afirmação!

        1. Avatar de dajosova
          dajosova

          Correcto Pedro… mas apesar de ainda não ter saído este Motorola Zoom é concorrente do iPad 2 e vice-versa… e não do iPad actual.. até por causa das datas de lançamento.

          Ou seja, para além das vantagens existentes noutros equipamentos já anunciados ( e desvantagens também claro )https://pplware.sitedev.pt/informacao/mercado-tablet-20-concorrentes-para-o-ipad/ … e este é apenas um artigo do Pplware… é injusto comparar estes novos “tablets flagships” com o “velho” iPad. 😉

      2. Avatar de Rui "ALL" Sousa
        Rui “ALL” Sousa

        O hardware do iPad2 ira ser bem inferior a este. Ganha na visão de alguns utilizadores uma vez que tem o iOS.

      3. Avatar de Lourenço
        Lourenço

        A questão nunca passa pelo hardware… Desde que este Nao compromete o desepanho da máquina…, o iPad tal como ele esta, Nao tem este hardware publicado em cima, da notórios, mas Nao o deixa ficar mal, cerca de nunca…, por isso, o facto de Nao ter este hardware Nao faz dele pior…,

        Por sua vez, se a notórios, apesar do hardware, n responder a altura do mm… Aí sim, torna.se um grande fail,

        Que êh o exemplo do pessoal que fala em preços em relação a mac e pc, que com o dinheiro d Mac, compram muito melhor hardware e depois se for perecido usam osx86, e sabe.se q o osx86 nunca mais vai ter o mm desempenho que tem num Mac, por razoes q n faço a menor ideia, mas que acontece, acontece…,

        Moral: hardware n êh tudo.

        1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
          Rui “ALL” Sousa

          Qd falo em hardware n me refiro a processador ou ram, pois eu tenho o meu iPhone e sei bem q à tlm c melhors caracteristicas q parecem umas arrastadeiras à beira do meu.

          Qd eu me referia ao hardware, estou a referir-me à saida hdmi e a interface micro USB. Coisa que o iPad nem um leitor de SD ira ter.
          Anyway,mas se tivesse q escolher, ficava no iPad mas por causa das app’s.

          1. Avatar de Ppietra
            Ppietra

            É possível ligar o iPad a televisores e ecrãs por VGA e até HDMI – com os adaptadores certos.
            Não vejo a vantagem do micro USB neste produto, ainda se fosse uma porta USB normal… se vires bem, o iPad já consegue ligar a alguns periféricos USB, obviamente com um adaptador.
            Concordo que não é uma boa solução andar com adaptadores, mas isso demonstra que o iPad tem boa capacidade e versatilidade com a porta que utiliza.

          2. Avatar de viperbruno
            viperbruno

            Já agora podias dizer que modelos são esses…

            É só para me rir um bocadinho

          3. Avatar de Miguel

            qua02mar 18h …
            já não falta muito para saber o que vai ter e não ter o próximo iPad.
            entretanto são só rumores.
            e, como sempre, muitos estão errados.

            [ mas aqui vai um:
            — Thunderbolt ? ]

            USB + SD = http://store.apple.com/pt/product/MC531ZM/A

  4. Avatar de Bug
    Bug

    Isso de ser o verdadeiro concorrente directo do ipad isso é relativo, porque ganha quem vender mais.
    A questão que se coloca é 1º o que vai acontecer aos pc(os de secretária), face a estes virtual keyboard/smarthfones em tamanho xxl, o mercado é dinamico o problema é ser só uma moda como o 3d vem e vai?.
    2º visto que os fabricantes de hardware estão a optar por linux e unix likes será que o windows vai deixar de ser o unico sistema operativo, porque se o negocio der frutos eles de certeza vao apostar por sistemas operativos semi ou totalmente propriétarios.
    3º a microsoft, em estilo pacman “vai ter que comer ou ser comido”, o monopolio deles está em risco isso é uma certeza.
    4º Caso se confirmar que o steve jobs só tem 6 semanas de vida como o enquirer afirma, o sucessor dele vai abrir o mac os aos pc de outros fabricantes?

    1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Por as contas ele ja so tem 5 ou 4, mas será pura especulação, digo eu…

  5. Avatar de Tome
    Tome

    Concorrente + caro e de um produto que saiu à mais de um ano atrás!
    Não chamo concorrência, é mais correr atrás do prejuízo.

  6. Avatar de dAn-Pp
    dAn-Pp

    “O verdadeiro concorrente do iPAD?”

    Depende do ponto de vista, é “impossível” bater em termos de vendas o Ipad.
    A minha esperança reside em que melhorem os tech specs e a usabilidade, aumentado a concorrencia.

    Tenho a minha fé depositada no HTC flyer
    http://www.htc.com/pt/product/flyer/overview.html

    Para quando um Tópico dedicado ao novo brinquedo da HTC? 😀

  7. Avatar de popy
    popy

    cá está..mais uma vez.

    Concorrente do iPad? só? não é concorrente de todos os outros tablets que estão no mercado?

    é para rir quando falam de um produto de uma determinada marca usando sempre o chavão: i(qualquer coisa) killer, ou como concorrência a um qualquer produto da Apple, como se a Apple fosse a primeira no mundo a lançar telemóveis, tablets e outros produtos. E depois quando outra empresa lança o mesmo tipo de produto, só concorre com o da Apple e mais nenhum que existe no mercado.

    1. Avatar de popy
      popy

      não tou a retirar qualquer mérito à Apple, só a reconhecer que eles pegaram em produtos que já existiam e inovaram completamente.

      então este tablet também não é concorrente do Galaxy por exemplo? claro que é. e é só um exemplo… porque são todos concorrentes uns dos outros e não somente da Apple. Lembrem-se disso.

      1. Avatar de Tiago Dias

        Claro que faz todo o sentido falar no iPad, e claro que faz sentido o título assim… A não ser que digam que o galaxy está ao mesmo nível do iPad, porque aí já não há nada para conversar.

        É obvio que se compare qualquer novo tablet ao iPad. Não foi o primeiro tablet a existir, mas foi aquele que conseguiu revolucionar completamente o segmento, foi aquele que conseguiu vingar e ter sucesso, foi aquele que foi apelidado de pisa papeis e passado um ano continua superior a qualquer outro no mercado. O iPad tem neste momento o trono, e é a principal concorrência para qualquer novo tablet. Todos os novos tablets se estão a aproximar do que é o iPad. Quando a motora desenvolve um produto destes, não é a pensar no galaxy tab ou num tablet dos chineses de 100€, é claro que pensam no iPad e querem roubar mercado a ele, ou seja, são concorrentes principalmente do iPad, que é neste momento o líder.

        Isto é bom, e espero que esta concorrência faça baixar os preços. Mas se continuarem a insistir em manter preços iguais ou mais altos que o iPad, é uma corrida perdida.

  8. Avatar de Bruno G.
    Bruno G.

    Até parece que o iPad é alguma coisa de jeito…

    1. Avatar de Sérgio Guimarães
      Sérgio Guimarães

      LOL
      É cada comichão…

  9. Avatar de João Ramiro
    João Ramiro

    Talvez mas… Motorola começa já a pensar é num concorrente ao iPad 2

  10. Avatar de Kevin
    Kevin

    Alguém sabe o custo de fabrico destas máquinas?

  11. Avatar de Kaian

    Xoom é ótimo, mais a a carcaça dele arranha fácil e com muitos aplicativos aberto ele fica lento

  12. Avatar de cris.
    cris.

    Uma tablet morta logo à nascença. Quer queiramos que não, a Apple já definiu as regras do jogo. Tudo o que entrar na esfera tablet será comparada ao Ipad, agora ou se joga pelo preço ou pelas caracteristicas. A motorola a vender um produto um pouco melhor (pelo o que eu vi nas reviews) e bem mais caro em que não oferece features-killer-ipad. Não terá hipotese, até eu, ceptico Apple compraria um Ipad 2 a 500-600€ (se os tivesse disponiveis :D) invés deste Motorola Xoom-sem-provas-dadas.

    1. Avatar de meo4never
      meo4never

      O ipad com 3G e 32GB de memória custa 711€. Se vão fazer comparações, façam-nas de forma justa.

      1. Avatar de cris.
        cris.

        Sim tinha isso em conta. O Ipad a 700€ e o Motorola Xoom a 1000€, para a Best-Buy metê-lo ao inicio por 1199$, imagino o preço inicial por estes lados, lembram-se do Iphone 4 na fnac. Tal como disse, invés dum Xoom preferia um Ipad 2 pela msm linha de preços do Ipad.

  13. Avatar de kekes
    kekes

    No outro dia tive uma pequena troca de ideias em casa sobrea real utilidade de uma Tablet. Chegamos a uma conclusão, é completamente inutil para um aparelho de 600€+
    Claro que agora o Android 3.0 vem alterar muitas coisas pois considero-o muito mais versatil, mas mesmo assim alem do: “olha que eu tenho… Uma tablet!!!” considero completamente inutil.
    A relação utilidade/preço e uma estupidez de todos tamanhos. “Serve para ver paginas de internet” -.-

    Serio, se alguem me desse reais utilidades para um utilizador comum que valessem o seu preço agradecia.

    1. Avatar de David
      David

      Essa é fácil, dá para dizeres que tens um e fazer inveja.

    2. Avatar de RicardoB
      RicardoB

      Pois dou eu! Ora, um tablet serve para ir para qualquer lado sem ter preocupação com a bateria pois dura um dia inteiro de trabalho intenso e ainda sobra para o dia seguinte, quando falo em trabalho falo no vasto leque de aplicações profissionais que tem (arquitectura, fotografia, finanças…) tudo e mais alguma coisa e cada vez mais… Serve para jogar pois tem jogos muito bons e digo com toda a certeza que tiro um grau de satisfação igual e por vezes superior do que jogando num pc (claro que em certos jogos o nível de detalhe não é tão bom ao de um pc, mas a jogabilidade é fenomenal). Serve para ler (livros, pdf’s..) Não vou estar a enumerar para tudo o que serve pois existem milhares e milhares de apps que lhe vão gerando valor acrescentado a cada dia que passa pois são cada vez mais… O tablet é muito mais cómodo do que o computador portátil até que cheguei ao ponto de não ligar o portátil há 3 dias e decidi desfazer-me dele porque não fazia sentido te-lo parado e optei por um desktop, pois o computador não é dispensável…
      Nota: A minha experiência é com um iPad.

      1. Avatar de Jam
        Jam

        Dia inteiro de trabalho intenso num tablet? Devemos ter conceitos muito diferentes de trabalho intenso. Projectos em Cad num tablet? Programar num teclado virtual? Devo estar a ver o filme errado!

        1. Avatar de Ppietra
          Ppietra

          Acho que podemos dizer que existe uma grande variedade de trabalhos, e de certeza que 99% das pessoas não trabalham com Cad. Mas se é isso que precisas, existe uma app no iPad que remedeia o teu problema para quando estiveres longe do computador
          https://pplware.sitedev.pt/apple/autocad-ws-para-iphone-e-ipad/
          Se um tablet serve para qualquer trabalho? Não. Mas serve para muitos, e não há falta de testemunhos na internet. Há muitas empresas que já integraram o iPad no seu dia a dia, pois há muitas funções em que algo deste género serve tão bem como um computador e até melhora a produtividade ao ser muito mais fácil de transportar e utilizar.

        2. Avatar de RicardoB
          RicardoB

          Essa posição que as pessoas adoptam em relação aos tlablets de só verem o que não dá para fazer e de desvalorizarem o que faz é muito característica… Faz-me lembrar de uma analogia em que um amigo se vira para o outro e diz: “olha aquela gaja! É mesmo boa” e o outro responde sem nunca sequer a ter visto ou falado com ela : “oh, de certeza que não tem nada na cabeça” Claro que o tablet não substitui o computador, mas complementa-o e torna-nos a vida mais fácil…

        3. Avatar de Santiago
          Santiago

          Um tablet me parecerá realmente útil quando disponibilizarem uma base, estilo deck, onde podemos encaixá-lo e usar como um desktop, e que ofereça maior armazenamento, unidade óptica (CD/DVD/DB), portas adicionais, carga na bateria, mouse e teclado, por exemplo. Pode parecer um retrocesso do conceito de tablet, mas, particularmente, ainda não vejo utilidade nesse dispositivo na forma que estão oferecendo.

      2. Avatar de Santiago
        Santiago

        Um tablet me parecerá realmente útil quando disponibilizarem uma base, estilo deck, onde podemos encaixá-lo e usar como um desktop, e que ofereça maior armazenamento, unidade óptica (CD/DVD/DB), portas adicionais, carga na bateria, mouse e teclado, por exemplo. Pode parecer um retrocesso do conceito de tablet, mas, particularmente, ainda não vejo utilidade nesse dispositivo na forma que estão oferecendo.