BitTorrent explicado de forma simples

18 Comentários

A maioria dos utilizadores usa os serviços que lhe são disponibilizados, sem entender muito bem o que se passa fora da sua vista. Não entendem os processos que estão associados a essa utilização e a forma como eles se passam.

Um desses exemplos é a utilização de redes de partilha de conteúdos BitTorrent. Sabemos que podemos instalar um cliente, que podemos pesquisar o que pretendemos ter no nosso PC e que dos muitos resultados obtidos só temos de escolher um. Todo o processo acaba com uma espera e com os ficheiros do nosso lado. Mas e o que se passa para lá do nosso PC?

pplware_bittorrent

Este vídeo permitiu que tomassem consciência da forma como é feita a partilha de conteúdos nessa grande rede e qual a nossa participação nesse grande novelo.

 

Afinal, o que é um BitTorrent?

Vamos perceber a forma como os ficheiros são partilhados pela Internet e o que torna o BitTorrent diferente de outras redes. O vídeo, de forma simples, explica ainda que aplicações podemos usar nessa rede e como devem ser usadas.

Ficaram também a entender qual o papel de cada um dos elementos nessa grande rede e a forma como os ficheiros são entregues nos vossos computadores.

 

Apesar de estar associado à partilha de conteúdos ilegais, esta rede foi originalmente pensada e desenhada como uma rede de distribuição de ficheiros de forma descentralizada e que permite aliviar a carga de servidores de partilha, distribuindo essa responsabilidade por cada um dos clientes. Por essa razão não nos podemos limitar a tomar uma atitude passiva e recolher apenas ficheiros partilhados pelos restantes utilizadores.

Este é um exemplo de uma grande ideia que foi lentamente desvirtualizada para fins menos próprios, mas que ainda hoje pode e deve ser usada para a partilha de ficheiros de forma distribuída.

As ferramentas existem e são boas, compete-nos é a nós, utilizadores, darmos-lhe uma utilização adequada e dentro dos parâmetros ideias. Tudo o que fuja a essas regras está sujeito a problemas e a imposição de limites e barreiras.

Homepage: BitTorrent

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fábio

    Eu uso uma variante do Bitorrent que ate pertence a mesma companhia que é o Utorrent. É muito leve no sistema 🙂

    1. Avatar de andrepd
      andrepd

      trata-se de um cliente diferente, mas o protocolo é o mesmo, qualquer que seja o programa que usas.

  2. Avatar de Rui Natário

    O Utorrent não é uma variante; é apenas um dos muitos clientes que existem como interfaces para o utilizador do protocolo BitTorrent. Ou seja, o protocolo de transferência de ficheiros é só um mas há vários programas que o podem utilizar, eu uso o Azureus.

    Se quiserem saber o que é o BotTorrent passem por aqui para verem que isto pode ser perigoso:

    http://redes-e-servidores.blogspot.com/search/label/BotTorrent

    Fica o aviso…

    1. Avatar de Rance
      Rance

      Interessante… desconhecia.

  3. Avatar de zon4never
    zon4never

    isto é tudo muito bonito, mas os isps (tipo a zon) estão a castrar as torrents cada vez mais (ao ponto de não se conseguir sequer 1% da velocidade contratada). como o sitema de controlo deles é completamente cego tanto faz que o conteudo da torrent seja legal ou ilegal. por isso, zon4never.

    1. Avatar de Canelas
      Canelas

      Isso é algo que já fazia a antiga oni. O melhor é mudar de operador e nas definiçoes colocar “forçar ligação”. Isto permite aumentar a velocidade. Contudo, o protocolo torrent tem outro grave problema: a proteção dos ip’s dos utilizadores de forma a não ser visto por terceiros.
      Gostaria de saber se algum programa p2p adoptou a tecnologia i2p ou ip2p, em que o ip fica protegido.

      ATENÇÃO: ACAPOR e congeneres usam os torrents para monitorizar os downloads e denunciar os ip’s. Usem o peerblock e o tor (recomendado).

      1. Avatar de RCS
        RCS

        o tor é recomendado para torrents? Não me parece. Isso é o primeiro passo para matar o tor. Além disso o tor é lento.

        1. Avatar de Canelas
          Canelas

          Não usas o tor, mas podes usar uma proxy.

        2. Avatar de Canelas
          Canelas

          Ou então compras uma conta premium de uma VPN.

        3. Avatar de Nuno F.
          Nuno F.

          Exacto, usando o Tor para torrents bem que eles nem estavam prontos no ano que vem… :S

          Todo o cuidado é pouco com os fdp (desculpem me a expressão) dos gajos da ACAPOR em cima.

          O Peerblock tem os IP’s da ACAPOR nas listas? Não me parece, teria de ser feito manualmente não?

          1. Avatar de Canelas
            Canelas

            Não bloqueia os da ACAPOr mas bloqueia de outros.

    2. Avatar de meo4never
      meo4never

      zon4never é um bom nick, mas a Meo porta-se da mesma maneira.

    3. Avatar de maximilian
      maximilian

      Eu tenho zon e também pensava que acontecia isso. Mas alterando as definições da ligação, fica normalissimo. Verifica as configurações da ligação.

    4. Avatar de pfbatista
      pfbatista

      @zon4never

      Isso que os ISPs fazem é o chamado “Trafic Shaping”

      As operadoras negam esse comportamento, já que é ilegal. Mas fazem-nos, é fácil comprovar isso, com dois ou três testes chega-se facilmente a essa conclusão. Fazem-no para prioritizar vários protocolos, principalmente o http.

      Se os sites de torrents tiverem download por SSL, alguns têm-no (eu utilizo um frequentemente que disponibiliza) façam download dessa forma. Já que as operadoras não conseguem “perceber” que tipo de dados estão a passar e passa à velocidade máxima.

      É normal, e sei que a Zon o faz. Normalmente, na Zon, o trafic Shaping só não está activo durante a madrugada.

  4. Avatar de sonoro
    sonoro

    zon4never

    só uma vpn põem cobro a situação do TS deles em qualquer protocolo

    1. Avatar de pfbatista
      pfbatista

      e por ssl tambem…

  5. Avatar de Redin
    Redin

    Torna-se assim claro que indo ao fundo da questão quando se fala em partilha de ficheiros, (alegando a Pirataria) isso não será verdade.

    Aqui passa-se tal como uma carteira de cromos de colecção.
    Tu partilhas apenas os repetidos e nunca a carteira completa. Aqui também nunca partilhas o ficheiro completo mas sim pedaços dele que nunca chega ao mesmo destinatário.

    Por isso quando alguém te disser que estás a fazer pirataria, negas com este conceito. Se eu adquiri um ficheiro para meu próprio uso e ano o partilhar completo na rede a um destinatário mas apenas pedaços, estou apenas a permitir que o outro o adquira mais facilmente para beneficio próprio e sem ter objectivos de lucro financeiro.

    Conhecem aquela história da senhora que ganhou um caso num tribunal americano por causa de um gato que ela meteu no micro-ondas e o matou?
    Não puderam alegar que a senhora fez um crime visto que nas instruções não dizia que era proibido colocar animais vivos no micro-ondas.

    Incrível mas é verdade.

    Torrents para mim são sempre bem vindos, tenham eles o tipo de conteúdos que tiverem.

    Cumprimentos.

    1. Avatar de Canelas
      Canelas

      O problema dos torrent é que muitas organizações como a acapor criam fakes para apanhar os ip’s dos outros utlizadores. Se por um lado eles são contra a pirataria e que usa os ditos programas, por outro fomentam a mesma colocando torrents para outros poderem sacar.