Motorola Droid/Milestone a 1.3Gz

27 Comentários

O overclock chegou ao Android. Para todos aqueles que só preferem o Nexus One pelo seu processador, agora podem ter um processador overclockado a 1.3Ghz. Ainda mais que o processador do Nexus One.

Instável é certo, mas ainda assim o pessoal que fez isto garante que corre estável até 1Ghz. Ou seja, mais 400Mhz que sem estar modificado.

Fica o aviso que… o Droid precisa de estar Rooted, e depois de algumas modificações o Droid pode estar como um Nexus One. É claro que isto pode, entre outras coisas, “comer” mais bateria e encurtar a vida do processador.

  • 800Mhz
    • 6.76 Mflops/s linpack
    • 3395 on BenchmarkPi
  • 900MHz
    • 7.646 Mflops/s on linpack
    • 3054 on BenchmarkPi
  • 990MHz
    • 8.367 Mflops/s on linpack
    • 2695 on BenchmarkPi
  • 1GHz
    • 8.498 Mflops/s on linpack
    • 2661 on BenchmarkPi
  • 1.1GHz
    • 9.254 Mflops/s on linpack
    • 2435 BenchmarkPi
  • 1.3GHz
    • 10.848 Mflops/s in linpack
    • 2078 in BenchmarkPi

Estes testes foram feitos pelo developer que fez esta aplicação. Aqui podemos ver que ele conseguiu ir aos 10.848Mflops/s enquanto se nota uma diferença considerável pois passamos de 3395 para 2078 benchmarks (Neste caso quanto menos melhor). Espero que tenham a noção e fazem isto por vossa conta e risco.

Sem mais demoras, podem seguir as instruções para overclockar o Droid/Milestone aqui:

Homepage: ALLDroid

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ProDrifter
    ProDrifter

    Será que consigo por o meu Omnia II acima dos 1000mhz ?
    Tenho e voltar a por o android para fazer umas brincadeiras 🙂

  2. Avatar de CRodrigues
    CRodrigues

    Lá vamos nós ter os bolsos mais quentinhos.

  3. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    5***** era arranjar um programa semelhante a este mas para o Windows Mobile. Que lindo ia ser ter o meu Touch HD a correr a 1 GHz. Perdia já a vontade de adquirir um HD2.

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      No XDA tens todo o que precisas. Até isso.

  4. Avatar de MN
    MN

    Esteee é o meuuu! Já o tenho “overclocked” a 990mhz desde que tive opção. É muito estável, quase tanto como com o original!

  5. Avatar de Sarev0k
    Sarev0k

    Isto tb dá para fazer underclock ao que parece.. mt bom para quando não precisamos de mt processamento e queremos mais bateria

  6. Avatar de mmick
    mmick

    Estes CPUs foram criados para funcionar 1.0 – 1.3GHz daí que ele chegue a estas velocidades sem problemas. Nao se trata de um overclocking, trata-se de o colocar à sua velocidade original.
    A questao de a 1.3GHz ele ser instável deve-se ao facto do chip a esta velocidade necessitar de um pouco mais de voltagem e ter uma dissipaçao térmica superior. No caso do telemóvel estar a 1.0GHz ou menos é possível que tenha sido desenhado com menos voltagem (para poupar energia) e dissipar menos calor. Quando colocado a 1.3Ghz ele torna-se instável.
    Ainda assim é optimo ser possível mudar a velocidade (idiota) do Milestone. Ainda bem que já é possível colocar a fasquia mais alta 😀
    Alguém tem um Milestone e me sabe dizer onde há a bons preços?

    1. Avatar de MN
      MN

      O meu comprei-o via expansys. Até porque não encontrei em nenhum outro lugar. Ou tens sempre o ebay.. mas a diferença era muito pouca com o expansys.

    2. Avatar de Hugo Cura

      Sem dúvida. Além de tudo isso, suponho que não será preciso muito tempo para começar a ver uns Vmod’s por aí.
      Aproveito para dizer também que o termo correcto e em português (PT-PT) não é “voltagem” mas sim “tensão” 😛

  7. Avatar de darkxp
    darkxp

    tá engraçado…

    agora e a nivel de bateria? mudou muito?

    eu queria era descer um pouco a do iphone… para ver se ganhava bateria… sobretudo no uso de GPS… pois não precisa de mto clock.

  8. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Se há coisa que nunca arriscava fazer era um Overclock num smartphone. Eles se fossem projectados para correr tal velocidade, vinham nativamente.

    Isso só vai fazer com que a duração deles diminua a curto médio prazo, por causa do sobre-aquecimento.

    E mais 400mhz num PC com bons coolers já faz diferença, imaginem num micro-processador, o impacto que isso pode ter.

    É interessante para ver a capacidade deles, mas desaconselho o uso diario sob overclock, na totalidade.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Isso é relativo. Não sabes o consumo daquele microprocessador (não digo que não se encontre facilmente com uma pesquisa) e não sabes o rendimento que ele tem.
      Sabemos que foram feitos para chegar até 1.3GHz. Ao condicionar a alimentação, que é como está actualmente (como forma de poupança de energia), não implica que haja sobreaquecimento por trabalhar com maior velocidade relógio, de todo.
      Aliás, desde que esteja estável, a sua temperatura pouco ou nada vai varia em overclock… afinal, a tensão de alimentação é a mesma 😉

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Mas que ele está preparado para aquelas velocidades, isso já percebi.

        A partir do momento que é condicionado por causa da energia (ou seja poupança) ele para atingir mais velocidade, precisa automáticamente de mais voltagem, e como sabes, isso traduz-se em calor.

        A grande questão e preocupação está mesmo na dissipação do mesmo… será que os dissipadores que ele têm estão preparados para tal?… 😉

        1. Avatar de wolfytuga

          Olá!

          Bom artigo aqui têm, mas… desaconselho o uso do suposto ‘overclock’, que mais não é levar o CPU à sua velocidade máxima de fábrica (isto não é overclock, a aplicação deste termo, é relativo ao aumento da frequência acima do máximo especificado pelo fabricante, neste caso só faria sentido se fosse para, por exemplo, 1.4GHz).

          Outro ponto que gostaria de referir, é o facto de chamarem ‘voltagem’ à tensão, que deriva do termo inglês ‘Voltage’. Em português de Portugal, o correcto é tensão.

          E quanto ao facto de se preocuparem com a tensão… bem isso e desnecessário, pois a frequência não está obrigatoriamente associada a uma tensão, mas sim a uma corrente! Ora, a questão que colocam aqui de durar muito ou pouco a bateria, tem mais a ver com a questão de corrente do que propriamente tensão. Já que o nível de tensão de uma bateria tende a baixar aproximadamente contínua para equilibrar com a corrente requerida pelo circuito a alimentar (deste modo mantém-se a potência exigida). Daí existirem diferentes tipos de pilhas 1.5V (AAA, AA, LR14, LR20, etc) em que a corrente máxima possível varia consoante os tipos.

          Cumps

          1. Avatar de Hugo Cura

            A corrente é tão importante como a tensão (P=VI) para a alimentação de um circuito.

            Já no que diz respeito ao aquecimento, perdas por efeito de Joule (aka P=RI^2), de facto é justificado pelo que acabas de enumerar e bem.

            Em relação ao português, realmente é uma pena 😛 disso o mesmo há pouco, uns posts acima.

          2. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            Touché! 😛

  9. Avatar de Kika
    Kika

    Off Topic:

    Alguém sabe quando chega o Nexus One cá a Portugal?

    1. Avatar de ZDL
      ZDL

      Também gostava de saber? xD
      Se alguém souber ficava agradecido..

    2. Avatar de João Campinhos

      O Google diz que sai na Europa pela Primavera.

  10. Avatar de mokoto
    mokoto

    Agora é que o OC chegou ao bolso, gostei, gostei bastanmte até porque sou viciado em oc e voces nem imaginam a dor que estopu a passar por ainda não ter máquina nova, mas claro os €€€€ nem sempre chegam para a diversão. Já conhecia aplicativos de benshmark para telemoveis e pda’s agora oc? fantastico…

  11. Avatar de Miguel Machado

    Sinceramente não percebo muito bem a lógica. O telemovel não é rápido o suficiente? Será que vale a pena, ter mais processador e menos bateria? Em termos de aquecimento como será?

    1. Avatar de mokoto
      mokoto

      Quem nunca esteve dentro do oc, nunca vai, ou seja, nunca vai querer perceber o porque mais potencia.

  12. Avatar de 3biz
    3biz

    Adeus baterias.

  13. Avatar de Luis
    Luis

    Boas , da para fazer no milestone?

    cumps

    1. Avatar de João Campinhos

      Sim claro, o dispositivo é o mesmo mas com um nome diferente.

      DROID para a versão Americana
      Milestone para a Europeia

  14. Avatar de Paulo Ribeiro

    é possível fazer isto no HTC magic ?
    e já agora fica a dúvida, no HTC magic so tenho 3 paginas no ambiente de trabalho, as que vem por defeito, não da para aumentar ?

  15. Avatar de Luis
    Luis

    Sim, da instalando “home” atraves do market a alguns gratis.