Motorola constrói rede móvel eólica!

7 Comentários

A Namíbia estreou este mês as primeiras estações de telefonia móvel movidas a energia eólica. As estações foram construídas pela Motorola, que desenvolveu a tecnologia na Inglaterra antes de a levar para África. O sistema é baseado na instalação de estações de transmissores e antenas retransmissoras de sinal que recebem energia de geradores movidos a vento. Os geradores são ligados a um conjunto de ventiladores e transformam a energia mecânica em eléctrica.

De acordo com a Motorola, a tecnologia é a mais económica para levar sinal de telemóvel às regiões rurais da Namíbia. O país tem uma das maiores extensões territoriais da África e menos de dois milhões de habitantes. Em muitas regiões do país não há linhas de transmissão de energia eléctrica e usar geradores movidos a gasóleo sai mais caro que aproveitar a energia eólica.

Em alguns pontos, a Motorola vai instalar também painéis solares para captar a energia do Sol na geração de energia. A Motorola avalia que, além de não poluente, o uso de energia eólica em regiões sem fornecimento regular de energia é mais económico e racional que as fontes tradicionais de energia.

Fonte: Exame Informática

Partilhar:
Tags:

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jtiago
    jtiago

    isso ja devia existir em todo o mundo…

  2. Avatar de strechiado

    Mas os interesses que fazem rolar o mundo são outros

  3. Avatar de Nello
    Nello

    A Motorola como sempre arrasando..
    Era pra usar isso em todas as redes, a economia seria grande!
    Mesmo com os altos investimentos, acredito que teria lucro.

  4. Avatar de dc
    dc

    Exacto, as energias alternativas devem ser aproveitadas ao máximo, não digo que esta tecnologia devia de estar em todo o mundo pois dependendo das regiões, dependem também os tipos de recursos naturais, mas por exemplo no Alentejo que é excelente para se aproveitar a energia solar devia de ter algo deste tipo.

    Mesmo assim este tipos de projectos em África são de louvar! Pelo menos os turistas já não tem de alugar telefones de satélite para ir visitar alguns roteiros turísticos.

    CUMPS

  5. Avatar de Hakuna Matata
    Hakuna Matata

    Sim sr…já era sem tempo!
    Uma coisa é certa…
    Os países desenvolvidos só se interessam pelo o ‘dinheiro agora’…só quando faltar algo, é que resolvem em cima da hora…

    assim como no filme ‘O Dia Depois De Amanhã’, que representa uma grande realidade futura próxima ou longínqua!

  6. Avatar de Dav7

    Grande noticia!!

    é bom ver estas ideias darem resultado 🙂

    tava indeciso em comprar 1 Nokia ou um Moto… com esta convenceram-me l-o-l

  7. Avatar de Tenente
    Tenente

    É caso para dizer que se não houver vento, também não se telefona para lado nenhum.

    😉