MobileVoIP – Mais um app para fazer chamadas “low cost”

29 Comentários

…para qualquer parte do mundo

A Internet veio abrir novas portas ao mundo da comunicação entre utilizadores. Neste campo o VoIP, mais concretamente o protocolo SIP, tem assumido um papel fundamental e são vários os serviços/aplicações que já o adoptaram.

Hoje apresentamos mais uma aplicação fantástica que permite fazer chamadas “low cost”.

mobile_00


O MobileVoIP é uma aplicação de comunicação que usa a tecnologia VoIP. Esta aplicação está disponível para Android, iOS, Windows Phone/8, Symbian e Blackberry). Como principais vantagens há a destacar:

  • Possibilidade de contactar qualquer número móvel ou fixo;
  • Tarifas nacionais e internacionais mais baratas;
  • Possibilidade de efectuar uma chamada ou enviar uma mensagem através de um cliente SIP (no PC ou noutro cliente qualquer) mantendo o número de telemóvel mesmo sem acesso ao mesmo.

mobile_003

Há alguns aspectos curiosos nesta aplicação. É possível configurar o Caller ID, ou seja, o número que aparece quando fazemos uma chamada ou enviamos uma mensagem e dessa forma os nossos contactos nem se vão aperceber que estamos estamos a contactá-los usando VoIP. Existem várias opções de chamada (A – origem e B – destinatário):

  • VoIP call – Chamada através da net 3G ou WiFi taxada através da tarifas de VoIP para um número fixo, móvel ou VoIP. Neste caso A – 3G/WiFi e B – Chamada local/móvel;
  • Call Back – Esta opção é a melhor para quando a ligação de internet não é a melhor e para poupar ao máximo no custo de ligação de dados. A aplicação liga-nos para nos colocar em contacto com o destinatário. Ambos usam dados locais no entanto são taxadas duas tarifas (ligação ao A e ao B). Neste caso A – chamada móvel/local e B – Chamada local/móvel;
  • Local Acess – Esta será a opção menos usada mas basicamente trata-se de um número local que certamente em alguns países poderá não ter custo efectuar a chamada para esse número que nos porá em contacto com o destinatário que pretendemos alcançar. Neste caso A faz uma chamada local e B recebe como chamada local/móvel. No caso de Portugal esta chamada é feita usando um serviço nómada através um número estranho começado por 30 que existe em Portugal e que tem um custo de chamada (para este exemplo na MEO) de 7 cêntimos/min. É de certa forma a opção menos viável para o nosso caso.

mobile_004

A grande diferença entre as chamadas através da Internet vs. as chamadas através de linha ou operadora móvel é a qualidade de transmissão. No entanto havendo acesso a uma rede pelo menos 3G a qualidade é garantida. Depende também do servidor SIP que usarmos.

Como obter e configurar um servidor SIP para comunicações móveis ?

Através da MobileVoIP é possível obter uma conta numa série de operadores. São cerca de 60 as hipóteses e cada uma terá tarifas de chamadas diferentes de acordo como os países para onde pretendemos ligar. Normalmente a opção recai sobre o DialCheap devido aos preços praticados. A título de exemplo, chamadas para números Portugueses fixos têm um preço de 0.007 €/min (sim 0,7 cênt/min).

É possível criar uma conta no browser ou na aplicação directamente para isso basta fornecer um username, password e email. Para carregar a conta é possível usar Multibanco entre outras dezenas de métodos que incluem o Paypal, Visa, Mastercard etc.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android, iOS, Windows e outros
Download: Escolha aqui o seu sistema operativo
Homepage: Mobilevoip

Por Zé para PPLWARE.COM

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Reis
    João Reis

    Uso à 3 anos, já por diversas vezes falei dela aqui no PPLWARE.

    É a mais barata, chamadas para a Europa a meio centimo por minuto, ou paises industrializados.

    A parte boa é que mostra o nosso numero nas chamnadas, ninguem sabe que estamos a usar.

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Agora encareceram o preço mas chegou a ser a 0,004 centimos para qualquer telemovel em PT por exemplo.

      Dificil é gastar saldo com este programa. Quem usa já sabe porque.

      1. Avatar de jg
        jg

        Também uso há cerca de quatro anos, primeiro através do PC com o voipcheap e depois no telemóvel com o mobileVoip (é o mesmo) e sempre funcionou perfeitamente. Como nem sempre as chamadas para os números fixos foram gratuitos, nessa altura dava um jeitaço pelo período gratuito que oferecia (e ainda oferece) para as redes fixas. Para chamadas para o estrangeiro era o mais barato e com melhor qualidade. Se os brasileiros, quando eram aos milhares por cá, soubessem disso teriam aproveitado o mobile voip para contactar as famílias de forma quase gratuita…

    2. Avatar de Joan
      Joan

      Como se carrega o mobilevoip?

  2. Avatar de Nelson
    Nelson

    ok, vou testar

  3. Avatar de JN
    JN

    Já uso há vários meses no meu lumia 625 configurada com o serviço voipdeal.
    App muito boa e serviço VoIP excelente.
    Chamadas para fixos a 0 centimos e chamadas para todos os móveis a 1 cêntimo por minuto.
    Basta ter WiFi, o que está disponível quase 24h do meu dia.

    1. Avatar de JN
      JN

      Quando digo voipdeal, quero dizer FreeVoipDeal.

  4. Avatar de um
    um

    O preço das chamada depende sempre do fornecedor que escolhermos.
    Uso este programa desde que ficou disponível para Android.
    O fornecedor que tenho Utilizado é o freevoipdeal, carrego 10 euros e tenho 120 dias de chamadas grátis para rede fixa, e chamadas a 1 cêntimo para móvel. No caso de se usar voip callback é preciso ter em conta a taxa de ligação: custa quase 4 cêntimos e mesmo que ninguém atenda a chamada é cobrada..

  5. Avatar de Nelito
    Nelito

    3 anos a bombar aqui, difícil é gastar o saldo lol
    Simplesmente fantástica aplicação usanfo o FreeVoipDeal.

    1. Avatar de Pedro Neves
      Pedro Neves

      +1
      Mias de 7 anos a utilizar isto (Betamax) na empresa (SIP). Acho que tive problemas em 1 ou 2 dias (em 7 anos).

  6. Avatar de Joselito
    Joselito

    Alguém sabe ao fim de quantas chamadas é que começam a cobrar a connection fee ? e João reis qual a operadora voip que usas que tem 0.005eur/min para móveis?
    Obrigado

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      freevoipdeals.
      http://www.freevoipdeal.com/calling_rates/#/#letter-P

      Fixos é sempre de borla, seja no periodo 120 dias ou fora, para PT e maior parte da Europa.
      Muda é o preço das chamadas para telemoveis, depende sempre do país do Destino da chamada. Ves ai as tarifas, apos 120 dias é o preço do lado direito de tudo.

      Agora que fui ver encareceram bastante as chamadas, eram muito mais baratas, menos de metade para telemoveis, de qq forma da jeito para fixos totalmente de borla.

  7. Avatar de Ze
    Ze

    Por Zé para PPLWARE.COM

    Boa Pllware !

  8. Avatar de ultraLord
    ultraLord

    Qual o preço das chamadas?

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Esta no artigo mas eu também não percebi, se é 0.007 ou se é 0.7

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Vê aqui:
        http://www.freevoipdeal.com/calling_rates/#/#letter-P

        Existem outros sites, não conheço uso este à muito tempo, talvez ja haja mais barato, este sempre foi o mais barato.

        1. Avatar de Joselito
          Joselito

          E a coonection fee que referem?quando começa a ser cobrada? pq noutras operadoras é de 0.039EUR por chamada.

      2. Avatar de Goncalou
        Goncalou

        0.007 €/min (sim 0,7 cênt/min) é a mesma coisa repara que o primeiro é €/min e entre parênteses é cênt/min, isto é menos de 1 cêntimo (0,7 cêntimos).
        Eu uso o rebvoice 1 cêntimo por minuto.

  9. Avatar de Dumitru
    Dumitru

    0.007 isto não é 0.7, 0.07 sim

  10. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    O custo mais baixo para a rede móvel nacional é do panggilanmalaysia.com, que também é da Betamax.

    1. Avatar de Hélder Martins
      Hélder Martins

      É o mais barato para telemóvel e sms mas para fixo custam € 0.0082

  11. Avatar de John Maia
    John Maia

    Chamadas para Portugal a menos de um centimo por minuto: http://voipbeep.com/?page=rates

    E todas as chamadas são taxadas ao segundo, ou seja, 30 segundos de conversa para um numero fixo português fica por menos de meio centimo.

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Estás enganado, repara antes de tudo.

      São 3centimos por minuto, que é muito mais do que freevoipdeal por exemplo.

      3x mais

  12. Avatar de Bernardo
    Bernardo

    Existe algum tarifário que não tenha limite de tempo para utilizar o “bónus”?

  13. Avatar de Pedro N
    Pedro N

    No meu smartphone, com o mobilevoip, as pessoas queixam-se de me ouvir muito baixinho, alguém sabe alterar isto?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A aplicação não funciona bem em todos os smartphones, no meu caso com Lollipop as pessoas também não me ouvem bem. Eu o sistema de callback, assim já ouvem bem, mas o custo é superior. Mesmo assim poupo em relação ao tarifário da minha operadora.

  14. Avatar de R. Cunha
    R. Cunha

    Para quem usa o dialcheap, qual é o tempo de validade do saldo?
    Uso o voipcheap à quase 10 anos e talvez tenha gasto 50€… claro que nem sempre uso.

  15. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Uso os serviços da betamax há anos já passei por alguns justvoip, voipcheap etc.. Neste momento uso o nonoh.net pois vivo na China e as chamadas são de borla tanto para fixo como para Mobile e para fixos em Portugal. Com o callback pago só a connection fee mais nada. Ou seja 5 estrelas nunca tive muitos problemas. Mais vale tarde que nunca mas a app já existe há muito tempo, e já uso os serviços voip desde o Windows Mobile com sipphones. Farto-me de falar ao pessoal que anda por fora de Portugal mas a maior parte são céticos e não se dão ao trabalho pode ser que agora com a noticia aprendam.