Samsung é a segunda marca mais valiosa do mundo

53 Comentários

Todos sabemos que as grandes empresas tecnológicas têm hoje um lugar no ranking das maiores empresas à escala mundial. A Apple é, inquestionavelmente, a empresa mais valiosa do mundo mas, de acordo com um estudo da Brand Finance, a Samsung ocupa já a segunda posição, apesar da (enorme) distância que a separa da empresa da maçã.

samsung_brand


O estudo pertence à  Brand Finance que avaliou a “saúde financeira” das empresas e onde foi tido em conta as previsões de vendas e também a fidelização dos clientes. Segundo o press release enviado pela empresa, a Apple lidera isoladamente o ranking das empresas mais valiosas do mundo com um valor estimado na ordem dos 128.3 mil milhões de dólares.

Em segundo lugar, com um crescimento de 4% face ao ano anterior, aparece a Sul Coreana Samsung com um valor de 81,7 mil milhões de dólares. No TOP 10 podemos ainda encontrar outros gigantes da tecnologia como é o caso da Google e Microsoft (a Apple vale quase 2x mais que uma Microsoft).

인쇄

A Coca-Cola, conhecida por ocupar normalmente a primeira posição neste tipo de Rankings ocupa apenas a 11ª posição. No TOP 100 destaca-se ainda a presença da Amazon, IBM, Cisco e Oracle. Veja aqui todas as marcas que fazem parte do TOP 100.

Via Korea Herald

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gato Preto X
    Gato Preto X

    Eu acho que a Google, sim, é a marca mais valiosa do mundo.

    Eles podem fazer tudo, que as pessoas desculpam-os sempre, porque é a Google, e a Google é fun, e boa, amiga das pessoas e dos animais, e de qualidade…

    1. Avatar de Marc
      Marc

      A questão é que a Google nem vende produtos finais ao consumidor e encontra-se em 2º lugar.

      Nexus e Chromebooks pertencem às marcas de hardware e a Google so recebe a comissão das vendas… Isto sim, conseguir estar em 2º lugar oferecendo o Android ao mundo é uma empresa de qualidade. “Don’t be evil” é o moto deles.

      1. Avatar de Gato Preto X
        Gato Preto X

        A Google vende produtos finais: Gmail, Pesquisa, Drive, etc…

        E ainda bem que a Google não faz hardware, senão…

        http://bgr.com/2015/02/18/google-nest-smoke-alarm-video/

    2. Avatar de Susana
      Susana

      Deves andar a bater mal… desde que a Google cancelou, sem razão nenhuma, o Google Reader muita gente deixou de ter confianca na empresa, e mesmo muitos acabaram por deixar o gmail pela mesma razão… qql dia resolver largar o gmail para comecar a vender oculos e quem se lixa é o povo.

      A google está em clara queda de popularidade… e apenas o android a mantém á tona. Até o google maps, que eu adoro, já tem um concurrente â altura.

  2. Avatar de LP
    LP

    Os leitores do Pplware estão confusos… meia dúzia de artigos a fazerem crer que a Samsung anda pelas ruas da amargura, que foi ultrapassada por todos e de vez em quando um artigo a dizer que “ocupa já a segunda posição”…

    1. Avatar de Mario Pinto
      Mario Pinto

      Nunca deixou de ser grande…e vai crescer ainda mais.

    2. Avatar de larterpt
      larterpt

      Ao contrário de outras empresas a Samsung tem uma vasta lista de divisões, desde de electrodomésticos até a industria náutica… Mesmo que a divisão mobile deixe de existir não deixa de ser uma grande empresa. Se formos a ver isto dos rankings não passa de um “gaming of thrones”…

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        é o ramo mobile que estava a dar a maioria dos lucros do grupo, e é a Samsung electronics que dá a maioria do rendimento

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          O ramo mobile é que estava a dar a maioria dos lucros?! Essa é nova. É o maior fabricante de LCD’s desde 2002 (e LED, na continuação), o maior fabricante de televisões desde mais ou menos a mesma data, maior fornecedor de semicondutores…. isto a falar em termos mundiais e nalguns exemplos. Também será interessante que o maior cliente da Samsung nem é a Apple (dentro do tipo de cliente), mas a Sony. Além disso tudo, a Samsung é ainda um dos maiores fabricantes de baterias de lítio.

          Está ainda a faltar máquinas digitais (fotografia), discos rígidos, etc (até máquinas de lavar e frigoríficos….). Mas estas pouco interessam, chega por aqui.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            :S
            e o que é isso tem a ver com lucros!
            Vai ver os resultados financeiros da Samsung Electronics. Eles subdividem os resultados por ramos. O Mobile é o que dava mais lucros, seguido dos semicondutores e por fim os elctrodomésticos [estes com lucros bastante baixos].
            Em 2013 o mobile dava 68% dos lucros da Samsung Electronics. Em 2014 58%, sendo que no último trimestre foi só 37%.

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            Ah! Estamos a chegar a algum lado afinal! Ora factura quase tudo, para depois ser só 2/3 em 2013, para depois ser ainda menos que isso em 2014, e no último quaterly ser menos de metade. Ah bom!

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            mas o que e que estás para aí a falar? estás a fazer-te de desentendido?
            O meu comentário apontava para importância a que o Mobile tinha chegado nos resultados da Samsung, dando a entender o impacto que a crise nos smartphones da Samsung teve nos seus resultados!
            Durante muito tempo o Mobile tornou-se a principal fonte de lucros da Samsung, e até a principal fonte de receitas dentro da Samsung Electronics.
            Com a crise que a Samsung está a viver nos smartphones esses resultados caíram significativamente, culminando no último trimestre com uma grande queda nos lucros, ao ponto de pela primeira vez em vários anos o Mobile não ser mais de metade dos lucros.
            E para veres se percebes isto duma vez por todas… Em 2014 os lucros da Samsung caíram 32%, e isto porque os lucros com os smartphones caíram 42%, sendo que no último trimestre caíram 64%. Qualquer um vê o grande impacto que teve, e qualquer um vê que o Mobile “estava a dar a maioria dos lucros” [sublinho “estava”]

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        A Samsung é a maior fabricante de electronica de consumo do mundo, factura tanto quanto a MS, Google e Apple juntos (facturação, cuidado, não lucro).

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          na verdade não é!
          Se formos a contabilizar a só facturação do ramo de electrónica de consumo da Samsung de 2014, este fica atrás da Apple.
          Samsung Electronics cerca de 185 mil milhões de dólares, dos quais 145 mil milhões de dólares corresponde a electrónica de consumo [aparelhos]
          Apple cerca de 200 mil milhões de dólares, dos quais cerca de 180 mil milhões de dólares corresponde a electrónica de consumo [aparelhos]

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Tens razão, a Samsung, grupo, é que factura qualquer coisa à volta de 350 mil milhões.

            Mas tens de rever esses dados da Samsung electronics, pois faltam aí 3 mil milhões de dolares (188.26 e não 185) e a Apple, toda ela, não factura mais que a Samsung (Electronics) mesmo assim, ficou-se por 182 mil milhões em 2014 (não acredites em mim, vai ler o relatório de contas ou se estiveres com preguiça vai ao wikipedia).

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Daniel
            “pois faltam aí 3 mil milhões de dolares (188.26 e não 185)”
            Isso é uma questão dos câmbios usados para apresentar em dólares, já que os resultados são apresentados em Won Sul-Coreano

            “e a Apple, toda ela, não factura mais que a Samsung (Electronics) mesmo assim, ficou-se por 182 mil milhões em 2014”
            182,8 mil milhões é para os resultados entre Setembro de 2013 e Set. de 2014, enquanto que os resultados da Samsung são para o ano civil de 2014 todo!
            Se fores calcular os resultados da Apple para o ano civil de 2014, chegas a 199,8 mil milhões de dólares. De modo que mais do que os resultados da Samsung Electronics no mesmo período.

          3. Avatar de Daniel
            Daniel

            Vê-se mesmo que percebes patavina disto.
            É uma questão dos câmbios usados? Ai a taxa de câmbio dos meses de 2014 ainda estão sujeitos a alteração é?! O tempo verbal usado no verbo facturar é o pretérito perfeito, não é o futuro…

            E que raio de desculpa, o da Apple é de Setembro a Setembro, o da Samsung é de um ano civil… São 12 meses seguidos em ambos os casos! Qual a dificuldade em perceber que em ambos os casos são um ano? Se formos a colocar a Samsung de Setembro a Setembro temos então 193.6 mil milhões (Setembro de 2013 a Setembro de 2014)… não te ajuda mesmo nada.
            E ainda não percebi onde queres chegar com a “electronica de consumo” quando referes à Apple… que diferença faz? Queres separar as coisas? Eu repito, a Samsung, grupo, factura cerca de 350 mil milhões, cerca de 185~195 mil milhões são pela Samsung Electronics. Também é giro escrever assim?

          4. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Daniel,
            Parece que não queres entender português pois fui bastante claro! Os resultados da Samsung não são apresentados em dólares, mas em Won. Por isso a possível discrepância do valor que dei tem a ver com o câmbio usado.

            “E que raio de desculpa, o da Apple é de Setembro a Setembro, o da Samsung é de um ano civil… São 12 meses seguidos em ambos os casos! ”
            Santa paciência! Quer dizer que vamos comparar resultados que não têm coincidência temporal só porque viste o valor da declaração fiscal anual!??? É isso??? Isso não tem qualquer consistência numa análise comparativa, sendo que levaria noutros casos a discrepâncias de 6 meses entre resultados, ou até ao ridículo de comparar o 1º trimestre fiscal da Apple com o 1º trimestre fiscal da Samsung!

            “Se formos a colocar a Samsung de Setembro a Setembro temos então 193.6 mil milhões (Setembro de 2013 a Setembro de 2014)… não te ajuda mesmo nada.”
            E podes fazer isso e até podes fazer do ano anterior para dizer que a Samsung “teve” maiores rendimentos, mas nem um nem outro representam o período mais recente, não é verdade?
            Os resultados da Samsung simplesmente vêm a cair há quase 1 ano, enquanto que a Apple sobe!

            “E ainda não percebi onde queres chegar com a “electronica de consumo” quando referes à Apple… que diferença faz?”
            Isto é hilariante, já que foste tu que levantaste esse assunto
            “A Samsung é a maior fabricante de electronica de consumo do mundo”
            As outras empresas do grupo Samsung são de áreas de negócio que não têm nada a ver com esta comparação. Quanto à Apple limitei-me a apresentar os seus resultados e a indicar o quanto representa na Apple a electrónica de consumo.

      3. Avatar de Não Não
        Não Não

        Para estes rankings, só contam os produtos que 99.9% da população acede.

        Não interessa que a samsung faça tanques, as pessoas não querem saber de tanques, só se for na coreia do Sul…

        Além disso, não basta fazer coisas, é uma questão de olhares para a marca e de atribuíres valor.

    3. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Não faz muito sentido pensar que a Samsung anda pelas ruas da amargura,não é por ter possíveis quebras nas vendas de smartphones e tablets que fará com certeza a empresa passar enormes dificuldades,não nos podemos esquecer que Samsung não é só smartphones e tablets e em tudo o resto que produzem são das marcas que mais vende.

  3. Avatar de fran
    fran

    como é que a apple vale mais que a microsoft até?

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      e por que é que a Microsoft haveria de valer mais do que a Apple!?

    2. Avatar de Marc
      Marc

      Pensa nos bilhões que Bill Gates decidiu investir em caridade e não na Microsoft

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        uma coisa não tem nada a ver com a outra!

    3. Avatar de Flávio
      Flávio

      Preço dos produtos deve ajudar de certeza. Se a Apple cobrasse o mesmo que a Microsoft talvez não estivesse em primeiro lugar, mas em terceiro ou quarto.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Ou em primeiro! Isto é o valor da marca…
        Mas mesmo indo pelo tua argumentação, se com o preço que pratica a Apple vende o que vende em número de dispositivos, se fosse a praticar os preços nos seus produtos que a Microsoft anda perseguir [sem grande sucesso por sinal], venderia automaticamente muito mais – isto se conseguisse ter a produção necessária. Poderia no entanto pôr em causa a qualidade, pela pressão da procura e capacidade de produção limitada!

  4. Avatar de Nunes
    Nunes

    este título não faz lá muito sentido quando a Samsung já ocupava esta posição no ranking do ano passado! Aliás foi a marca que cresceu menos em valor entre as 5 primeiras!

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      aliás no ranking deste “analista”, a marca perdeu rating de força da marca

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Em rigor, a classificação depende da “fonte” do ranking. O único que nunca varia, indendentemente da fonte, é o primeiro – sendo certo que “O segundo é o primeiro dos últimos” (Pinto da Costa) 🙂

      http://www.forbes.com/powerful-brands/list/

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        em rigor está-se a falar deste ranking! E neste ranking a Samsung já é segunda desde 2013, o que torna o título algo estranho pois não é nenhuma novidade.
        Se tivessem escrito “Samsung é ainda a segunda marca mais valiosa…” já faria mais sentido, já que todas as outras marcas nos primeiros lugares valorizaram mais!

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Bem, sendo assim, o título devia ser: “Apesar da forte quebra nas vendas de smartphones e nos lucros, a Samsung manteve o segundo lugar – ou seja, continua a ser o primeiro dos últimos” 🙂

  5. Avatar de Dumitru
    Dumitru

    Amazon esta na posição 7, mas no final do artigo dizem que no top 100 ainda encontrasse a amazon ibm ….axo um erro, pois se não estivesse no top 10 entao sim fazia sentido

  6. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Estamos a falar de empresas individuais, ou estão incluídos os grupos económicos? Estamos a falar da Samsung mobile, ou do grupo Samsung?

    Eu sempre tive dúvidas por os grandes grupos financeiros ou grupos do ramo automóvel bao aparecerem em primeiro lugar

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Isto é um ranking das marcas, não das empresas em si! Mas se quiseres fazer uma ligação a uma empresa, neste caso será ao Grupo Samsung, com todas as empresas que usam a marca Samsung.

      “Eu sempre tive dúvidas por os grandes grupos financeiros ou grupos do ramo automóvel bao aparecerem em primeiro lugar”
      Mais uma vez, são as marcas! As marcas dessas empresas aparecem mais atrás no ranking.
      Em termos económicos há que ter em conta que nos grupos financeiros a maior parte do “seu” “dinheiro” é oficialmente doutras pessoas/entidades, e os grupos do ramo automóvel apesar de terem grandes volumes de negócio as margens de lucros são relativamente pequenas – mas mesmo em volume de negócios a Apple já é equiparável às maiores empresas do ramo automóvel, por exemplo.

    2. Avatar de Não Não
      Não Não

      Marcas e é só.

  7. Avatar de Vitor
    Vitor

    Eu tenho muitas dúvidas se a incluir tudo o que a Samsung fabrica e não só na área da informática, se a apple é mais valiosa.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Isto é um ranking de valor da marca, por isso inclui tudo em que a marca é usada!

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        E o que é isso do valor da marca.
        Markting ou dados económicos.
        O que eu quero saber no total é quanto a Samsung ou outra empresa qq produz.
        O resto que está relacionado com markting, opiniões pessoais, fanatismo etc. para mim não vale nada.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          se queres saber o que é o valor da marca informa-te, não é muito complicado de descobrir.
          Valor de marca é um dado económico já que é englobado no valor agregado duma empresa. É como um activo.
          O marketing pode afectar o valor da marca… mas se fossemos só pelo marketing então a Samsung seria a mais valiosa de todas, dado o investimento que a Samsung faz em marketing!

          “O que eu quero saber no total é quanto a Samsung ou outra empresa qq produz.”
          Queres saber isso, tudo bem! Mas não é isso que aparece aqui…

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    A Apple e credito seja dado pode até ser a maior. Tem un grave problema- só tem uma área de negócios, tecnologia. Outras são muito diversificadas e conseguem compensar umas áreas com as outras. Se o próximo Iphone for um falhanço (o 6 esteve perto com o bendgate) a empresa cai a pico. As vendas de tablets está a cair comparado com anos anteriores. O que a pode manter no topo por mais uns anos será o relógio. Os telefones tem os dias contados pois não mudam de modelo para modelo. Não há grandes “leeps” de tecnologia. As pessoas estão a perceber isso. A moda de trocar de iPhone todos os anos vai passar. E mau para o ambiente, custo supérfluo e as pessoas vão um dia perçeber que andavam cegas com o marketing da marca.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      O “bendegate” foi publicidade gratuita 😉
      Já encomendaste os Apple Watch?

      1. Avatar de Gato Preto X
        Gato Preto X

        Pois…

        “Tens um iPhone 6 Plus?”

        “E ele não dobra?”

        E qual é a resposta?

        “Não”, ou “Sim, mas fui à marca, e eles trocaram-me de borla na hora, foram espetaculares, este já não tive qualquer problema”…

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      tanta azia neste Carlos ahahahahah. Não chores, pode ser que um dia a Apple empreste uns trocos á samsung/microsoft para que eles invistam no R&D em vez de copiar o trabalho dos outros 😉

    3. Avatar de Gato Preto X
      Gato Preto X

      Sim, o iPhone 6 estava quase a ser um falhanço, com mais de 100 milhões de unidades vendidas por esta altura 😀

      Isto não é com vendas, é com o que representa a marca.

      Enfim… mais um hater…

      “A moda de trocar de iPhone todos os anos vai passar.”

      Isso é que é o Android! O iPhone tem o maior número de utilizadores por vendas! Actualmente tem 4 anos de suporte de software, por isso de trocar de telemóvel todos os anos, vai passar, as pessoas pensam “em vez de andar sempre a comprar estes telemovelzicos que falham sempre em alguma coisa, e comprar um de 200€ de ano a ano, compro mas é um iPhone, e aguento por 2 ou 3, e tenho sempre um telemóvel bom.”

    4. Avatar de Nunes
      Nunes

      Posto dessa forma a Google, Microsoft, etc estão tb só está numa área de negócios. com as desvantagem de terem divisões/produtos importantes que funcionam com prejuízo. No caso da Apple todos os produtos dão lucro!

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Continua a ser ouro de 18k (quilates), ou seja, no peso total o ouro representa 75% – mas com maior volume.

      Dizem que tem uma dureza próxima da do aço.

  9. Avatar de Jacinto
    Jacinto

    Posso estar enganado, mas a ideia que tenho, adquirida nas informações que fui adquirindo no passado, complementada com uma rápida pesquisa agora no google é que a Samsung é a empresa mais importante no mundo no que diz respeito a tecnologia e a inovação (não me refiro a produtos finais para o comum consumidor). Pode não ser aquela que mais factura no mundo, mas os 400.000 funcionários que tem a ser encargo e os 600 biliões de faturamento anual metem qualquer empresa do ramo das tecnologias no canto.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      “os 600 biliões de faturamento anual metem qualquer empresa do ramo das tecnologias no canto”
      Não faço ideia onde é que foste buscar tal valor. A facturação anual da Samsung Electronics, que engloba o ramo de tecnologia, foi cerca de 185biliões no último ano. A Apple obteve 200biliões no mesmo período. O Grupo Samsung, que engloba muitas outras áreas não tecnológicas, facturou 300 e tal biliões.
      Em termos de inovação ainda não há nenhuma que chegue à IBM [é olhar para as patentes], só que esta nos últimos tempos não tem sabido aproveitar o que cria!

      1. Avatar de rui pinto
        rui pinto

        faturametno e lucro são coisas distintas..

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          nenhum dos comentários mencionou lucros, e os valores que apresento são a facturação/rendimento das empresas

  10. Avatar de Dani
    Dani

    Do que depende de mim a Apple nem existia nos dias de hoje. Quanto mais ser a marca mais valiosa. Duvido muito…

  11. Avatar de samir
    samir

    A APPLE pode ate ser a marca mais valiosa mas não por que ela fatura mais e sim por que o dolar e valioso pois imagina se a samsung a verdadeira gingante se ela conseguir aproximadamente 1206 won sul-coreano (moeda da coreia do sul) se convertemos isso para o dolar resulta em apenas 1 dolar . agora e só quero de vcs que antes de me responder pegue o valor da samsung e multiplique por 1206 pois teve que ser convertido do won pro dolar e o valor da apple que não teve alteração nenhuma pois esta no pais do dolar (usa) divida o valor por 1206 e veja quanto da a soma OK PESSOAL