Mobile Firefox em 2008?

7 Comentários

Desta vez parece ser a sério: a fundação Mozilla vai mesmo desenvolver uma versão móvel do Firefox, que conta lançar em meados do próximo ano. A base do browser para telemóveis vai ser o Mozilla2 que terá uma versão móvel.

Mike Schroepfer, vice-presidente de engenharia da Mozilla admitiu no seu blog que a intenção de avançar com tecnologia para equipamentos móveis é séria e que têm vindo a fazer contratações e parcerias nesse sentido.

A Mozilla não tem estado afastada do mundo dos telemóveis e já existe uma versão baseada na plataforma da empresa a correr no Nokia N800, com o Firefox a integrar também o Ubuntu Mobile e o projecto Internet da Intel.

Agora a componente móvel vai ser integrada de raiz na nova plataforma Mozilla2, mas deverá ser lançada em 2008 um Mobile Firefox que pode correr extensões do browser e permitir o desenvolvimento de aplicações ricas através do XUL.

A maior concorrência ao Mobile Firefox provém da Microsoft e da Apple que integraram os seus próprios browsers nas plataformas móveis, mas também da Opera que tem vindo a desenvolver navegadores para telemóveis há alguns anos.

Fonte: TEK Sapo

Partilhar:
Tags:

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Saramago
    Saramago

    Firefox+extensões+ubuntu num telemovel VAI SER LINDOOOOO!!!!
    e depois: gmail+google reader+google calendar 😉

  2. Avatar de alberto

    ops, é depois de 2008. No blog http://weblogs.mozillazine.org/schrep/archives/2007/10/mozilla_and_mobile.html

    “Mobile Firefox will arrive later (certainly not before 2008).”

  3. Avatar de Fábio Palma

    Espero que nao tenha memory leaks senão vai ser ….. a desgraça 🙂

  4. Avatar de Rui Peixeiro
    Rui Peixeiro

    Saramago, gmail+google reader+google calendar já existem em versão mobile…

    Gmail e Google Earth contam com umas fantasticas aplicaçoes em Java, bastante rápidas e eficazes. Várias vezes uso para ver e-mails ou traçar rotas (à falta de GPS).

    Sai mais barato e rápido ver os mails do gmail pela aplicação que pela pagina mobile.

    Quanto ao Firefox Mobile, venha ele. Mas, têm de se aprumar, que o último Opera para telemovel está muito bom.

  5. Avatar de Pedro Machado Santa

    Sim. Espero bem q seja leve, pois o meu PDA só tem 32Mb de RAM

  6. Avatar de t@ndre

    Mas que grandes noticias 🙂
    Que venha!! já estou em pulgas para experimentar!!
    Hummm que PDA tão giro!! e por acaso igualzinho ao meu 😛
    ——————
    http://www.sounatural.com

  7. Avatar de Newbie
    Newbie

    E o Minimo? É da Mozilla também… É uma valente bosta, mas é … 😉