Contagem decrescente final: faltam 99 dias para Microsoft aposentar o Windows 7

43 Comentários

O Windows 10 já é o sistema operativo para desktops número um. Após ter alcançado 900 milhões de dispositivos ativos, destacou-se pela qualidade e aceitação após longos anos de um excelente Windows 7. Apesar disso, o Win7 ainda é aquele sistema que prende milhares de utilizadores e não está fácil persuadir a atualizar. Contudo, o tempo está a acabar.

Não tarda, todo e qualquer suporte ao Windows 7 estará fechado e os problemas poderão agravar-se. Atenção, faltam já menos de 100 dias para esse fechar de capítulo.

Imagem da caixa original do Windows 7 lançado pela Microsoft


Windows 7 ainda é dos mais populares do mundo

Além do Windows 7 ser o segundo sistema operativo mais popular do mundo, é também um problema para a Microsoft. Assim, a empresa está com dificuldades para convencer os utilizadores a largar o velho Win7.

Com o Windows 7 definido para chegar ao fim do suporte, os utilizadores têm apenas 99 dias para instalar o Windows 8.1 ou Windows 10. Além destes, claro está, podem mover-se para uma plataforma diferente, como Linux ou macOS. Obviamente que a evolução natural é o sistema atualizar para o Windows 10.

 

Windows 10 tem argumentos para abater Windows 7

Apesar da falta de suporte e dos apelos para atualização gratuita, a tarefa de atualizar está a ser mais penosa. Aliás, está mais complicada do que aquela em inícios de 2014, quando a Microsoft queria que todos deixassem o XP e abraçassem o Win7.  A razão para tal poderá ter a ver com a transição. Isto porque entre o Windows 7 e o Windows 10 houve aqui no meio o Windows 8.1, o que enfraqueceu as vontades de evolução.

O Windows 7 é frequentemente descrito como o último sistema operativo que oferece a experiência tradicional do Windows sem uma loja e todos os outros toques modernos. Windows 8 foi a primeira versão a vir com uma loja de aplicações embutida e o Metro UI, e enquanto o Windows 10 refina substancialmente a experiência com todos estes detalhes, ainda é considerada uma plataforma moderna por todos os meios.

 

Utilizadores ainda querem um Windows Clássico

Há ainda muitos utilizadores que continuam a querer só um Windows clássico. Esses, irão ficar presos ao Win7 mesmo depois da Microsoft retirar todo e qualquer suporte. No entanto, conforme referem os especialistas em segurança, o Windows 7 irá ficar vulnerável a ataques. Posteriormente, não irão contar com remendos de segurança lançados pela Microsoft.

Por outro lado, proteger um Windows 7 após o fim do suporte não deve ser uma tarefa difícil. Assim, os utilizadores mais avançados poderão configurar políticas especiais para evitar que um sistema seja exposto a ataques. As empresas cujas frotas ainda estarão no Windows 7 também podem deixar os sistemas offline, tornando mais difícil para os hackers comprometerem esses dispositivos.

 

Microsoft inicia ataque à atualização do Windows 7 que tem fim de vida em janeiro 2020

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ruy Acquaviva
    Ruy Acquaviva

    “Windows 7 e o Windows 10 houve aqui no meio o Windows 8.1, o que enfraqueceu as vontades de evolução”
    Mas entre o Windows XP e o Windows 7 houve o Windows Vista, que foi muito mais intensivo em termos de “enfraquecer as vontades de evolução”.
    Acho que a argumentação apresentada no artigo para justificar a insistência no uso do Windows 7 não está bem formulada.

    1. Avatar de Andrey Oliveira
      Andrey Oliveira

      Ou entre o Windows 98 e o Windows XP houve o Windows Me, que foi muito mais intensivo em termos de “enfraquecer as vontades de evolução”.”

      1. Avatar de Ruy Acquaviva
        Ruy Acquaviva

        Bem lembrado.

    2. Avatar de Samuel de Araújo Costa
      Samuel de Araújo Costa

      É verdade! Vc tem razão.

    3. Avatar de Marcos
      Marcos

      Sem contar que o usuário pode muito bem optar pelo Windows 8.1 e transformá-lo numa cópia exata do 7 tirando todas as features relacionada a tablet, instalando o Open-Shell e tudo perfeito.
      Até 2023 sem preocupações com atualizações forçadas e problemas de segurança.

  2. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    O Windows 10 é uma casa a arder.

  3. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Estou neste momento a instalar o windows 7 porque já estou cansado de ecrã azul com o windows 10.
    Querem que as pessoas mudem e invés de tornarem o sistema fluido, estão sempre a inventar e nós é que nos lixámos.

    1. Avatar de João Soares
      João Soares

      Ecrã azul= problemas de memória.

    2. Avatar de Marcos
      Marcos

      No Linux podes fazer isso e ninguém manda-te a comprar uma máquina nova ou pior, ninguém manda-te comprar SSDs pois com HDDs já roda de boa.
      Isso mostra que o problema do Windows 10 é justamente a quantidade de bloatwares, a quantidade de serviços inúteis ativos (quase igual ao lixo do Ubuntu). Isso demonstrar que, mesmo pagando a licença você não está adquirindo algo de qualidade.

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        Amigo, tem máquina dos anos 90 que tem configurações similares aos de 2019 que só os “ricos” tinham… Imagine de 15 anos atrás… Achas mesmo que tudo era lixo? Talvez aí em Portugal seja assim.

  4. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.
    Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.

    Nunca irei usar o 10. Não quero saber se o 7 vai deixar ou não de ter updates.
    Mais vale o 7 sem actualizações do que o 10 actualizado…

    1. Avatar de Riasa
      Riasa

      Isso. Eu estou a usar o windows 3.1. Esse é que é uma granda máquina. Corre tudo muito rápido. Ainda há pouco joguei o copas e sem lag.

      1. Avatar de jeton
        jeton

        eras tu? eu era quem estava a jogar à tua esquerda…

    2. Avatar de Marcos
      Marcos

      Opte pelo Linux, pois macOS também é um troço puro bloat igual Windows 10. Mas se for usar Linux, evite o Ubuntu. Lixo tópico da comunidade!
      Estamos cercados por lixo em todos os lugares, temos que saber escolhe na unha o que presta. Windows 10 é o fundo do poço. 5 anos desde o lançamento e só agora está se tornando popular, tbm forçado ao usuário através de atualizações no 7 e 8.1 não era de esperar, tbm todos os novos computadores vem com o 10, também não era de se esperar… isso diz tudo.

  5. Avatar de J.Caralho
    J.Caralho

    Custoume a deixar o 98SE, depois o XP e agora o 7… na minha optica de desenvolvedor, o 10 é um sistema “sujo” e cheio de truques desnecessários e bem menos rentável que o 7, vou esticar o 7 até não poder mais.

    1. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      Exactamente como eu penso… meu rico velhinho 98SE… que saudades…

    2. Avatar de censo
      censo

      Admite que não sabes é mexer-lhe e estás preso no antigamente.

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        Falácia.
        Argumentum ad novitatem

    3. Avatar de Fred
      Fred

      Concordo totalmente, truques muitos sujos como tentar forçar um utilizador a criar uma conta online em vez de local.. Apenas um dos exemplos, tens que desligar a net para criar uma conta nao ligada à Cloud, e escondem as opções em sitios mais dificeis de encontrar.

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        Sim, eles fazem isso pra roubar mais dados dos usuários… É a forma que a MS tem de adquirir mais poder, enviar tudo pra cloud, ter todos os dados dos usuários em mãos. Já não basta a telemetria doentia nesse sistema.
        Mas já existe um truque pra quem quer instalar o Windows 10 sem usar conta Microsoft. Instale o Windows 10 desligado da internet, arranque o cabo, desligue o acesso as redes Wi-Fi e instale-o, assim poderá pular tal parte. Se for patched, então melhor optar pelo 8.1 já que o 7 tá morrendo e enquanto isso aprender um pouco de Linux, pois pode vir a ser a única alternativa após a morte do 8.1 em 2023.

        1. Avatar de Marcos
          Marcos

          Não é necessário de telemetria pra algo funcionar, quem colocou isso na tua cabecinha miúda? O que a Microsoft faz passou de telemetria pra doença.

  6. Avatar de Edds
    Edds

    Micro velho windows 7, micro novo windows 10.

  7. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    You served us well, RIP

  8. Avatar de Josinaldo
    Josinaldo

    Com as constantes atualizações bugadas do Windows 10, que têm piorado drasticamente a experiência com o mais novo Sistema Operacional…não deixo o Windows 7 nem tão cedo. Não tenho razões para migrar para o Win10 (todo bugado)! Trocar o Win7, que vem funcionamento com desempenho excelente por muitos anos, pelo Win10 é insanidade!!!

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      Tem gente que só trocar por é novo e acha que tudo que é novo é bom sem sequer investigar ou aceitar os problemas do que é novo.

  9. Avatar de Philips
    Philips

    Como alguem que usou (e ainda usa) ambos os sistemas operativos, devo dizer que o Windows 7 é bem melhor. Em 7/8 anos de windows 7 os problemas foram quase nulos, em alguns meses com um novo PC com o Windows 10 já estou farto de resolver problemas, travamentos, lentidão, telas azuis, etc.

    O Windows 10, embora não seja mau de todo e ter uma funcionalidade ou outra que, embora nao sejam fundamentais, até considero úteis (por exemplo, gosto da “barra de jogo” e do suporte nativo a comandos de xbox), já quase nem parece um PC com tanta coisa inútil e que podia ser oferecida como um extra, para só instalar quem precisa. Já para não falar do facto de querer substituir tudo o que é programas, rápidos e eficientes, por apps menos práticas e bem mais lentas (por exemplo, calculadora, ferramenta de recorte, etc).

  10. Avatar de LINUX
    LINUX

    Quando o suporte do do acabou já estava iniciando com Ubuntu a vários anos a migração foi fácil para distro linux sem licenças e free upgrades iniciei com Ubuntu 6 e fui atualiza do para 8,10,12,13,14 e hoje no 18.04 sem dor de cabeça

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      Tanta distro boa pra migrar, tem que ser logo pro Ubuntu? O Windows do Linux? Mau gosto

  11. Avatar de mmendez
    mmendez

    Eu gosto do win 7 vou manter

  12. Avatar de censo
    censo

    Para mim o windows que mais problemas me deu foi o XP…mas porque fui enganado por uma mera régua de memória. Mas deu-me muito trabalho e frustração. De resto, todas as evoluções tem corrido bem. O mais pesado, mas sem problemas, o Vista.

  13. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Façam o que quiserem.Depois não se queixem… 😐

  14. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Eu gosto do Mac OSX e vou manter, se por acaso tiver de mudar mudarei para Linux, nao existe melhor sistema que estes dois.

  15. Avatar de Sandro
    Sandro

    Realmente a Mixrosoft, desta vez, não está vendo bem o filme. Então acabam com um Sistema Operativo muito bom, de que todos ou quase toda a gente gosta “Windows 7” para obrigarem a quem gosta da Microsoft, a usarem o Windows 10, que é um poço sem fundo de problemas, problemas e mais problemas. Não seria melhor, a Microsoft, rever os suas prioridades, uma vez que já diz, que os seus SO, já não são uma das suas prioridades. Continuem, com o Windows 10, mas deixem ficar o Windows, para quem quiser. Será assim tão difícil??????????????

  16. Avatar de Victor Pereira
    Victor Pereira

    Esses babacas querem que mudemos, porém q porra do Windows 10 só dá problema!! Cada atualização, temos que ir la e arrumar algum bug que deu, seja na BIOS, nas configurações, nos programas que dão pau!! Pelomenos se o windows 10 fosse tão estável quanto o 7 tava bom!

  17. Avatar de Luiscarlao
    Luiscarlao

    O windows 7 foi melhor do que o windows 8 hoje tenho o windows 10 top mais recente mente fiz um teste com o windows 7 ele rodava tranquilo com um pente de memória apenas 1 jiga de memória muto bom esse windows 7 que pena que daqui um ano não vamos ter atualizacao

  18. Avatar de Donizete de Oliveira Silva
    Donizete de Oliveira Silva

    Se o windows7 vai acabar, mas Microsoft continua a vender licenças e PCs com 2Gb de memória e windows7 instalado, seria propaganda enganosa?? Quer focar no win10, PCs com configuração mínima 4Gb memória processadores quad, HD SsD pronto!! Sem stress

  19. Avatar de Ricardo Nunes
    Ricardo Nunes

    Uso um EliteBook 8530w l (ançado em 2008) e não tenho esses problemas. E com o último “build”….

  20. Avatar de Luis Fonseca
    Luis Fonseca

    Eu tenho um Sony vaio com win7 e não querendo mudar comprei um selecline win10 por 120€ só para ver como isso funciona. Pouco depois fui avisado que a minha versão do win10 iria acabar o apoio e precisava de atualizar para um win10 mais recente. Tentei a nova instalação e o Wi-Fi deixou de funcionar, tive de reinstalar o sistema win10 original. E nunca mais me chateou . Há coisas estranhas .
    Até pensei que o Trump me injectou um vírus para atrapalhar o uso do meu computador “made in China”

  21. Avatar de André Cavalcanti
    André Cavalcanti

    Há mais de 2 anos desabilitei as atualizações do Windows para evitar a obsolescência programada e nunca tive problema nenhum, então, para mim, é indiferente o fim do suporte. Uso 5 notebooks antigos para trabalhar, todos com HDs substituídos por SSDs e Windows 7 Ultimate Version. São muito rápidos e eficientes, chegando a superar máquinas novas com HD. Enquanto o Windows 7 estiver funcional não saio dele, ainda mais quando vemos os ainda numerosos problemas de estabilidade do Windows 10.

  22. Avatar de Daniel
    Daniel

    Tenho triple boot, com o 7, o 10 e o Linux… A minha máquina não é nova, mas ainda não é obsoleta (i7 4790k, com 32gb de RAM)… Ainda assim prefiro o 7…o 10 ainda não me convenceu…
    Enquanto o 7 me servir, usá-lo-e… Quando se mostrar incomportável, provavelmente vou passar 90% do trabalho para o Linux…
    Não gosto do 10… Mas cada um com a sua ideia… Já o referi várias vezes, não é um SO outdated que traz problemas… É o descuido de quem o usa… Com os devidos cuidados, qualquer SO é seguro.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Para mim, o grande problema do 10 é a falta de maturação dos updates… Sei que para já, podem ser bloqueados – os meus estão – mas seria preferível updates mais espaçados e mais maduros, do que constantes, com algumas versões a dar problemas…

  23. Avatar de Rodolfo
    Rodolfo

    Na verdade Microsoft ta testando com insiders não com pessoas por isso o primeiro windows 10 saiu bom o resto uma titica ainda querem Fazer as pessoas ir para um sistema ruim igual o w10