Microsoft prepara actualização Windows na Primavera de 2015

47 Comentários

A ideia que a Microsoft tem vindo a transmitir mostra um futuro onde o Windows será multi-plataforma e com uma versão para servir todos os propósitos. Esta “evolução” será para muitos natural e será este o futuro.

Mas segundo algumas informações que vieram a público os primeiros passos nesse sentido podem surgir já na primavera de 2015, na versão Threshold. Esta versão será a primeira a unir várias componentes do novo Windows em várias plataformas.

ms_1

A informação sobre o Threshold surgiu na ZDNet. Segundo informações internas da Microsoft este será o nome da versão que na primavera de 2015 será lançada.

Na verdade não vai ser uma única versão mas sim um conjunto de actualizações que vão abranger diversas plataformas, abrindo caminho para uma unificação.

Tanto o Windows, o Windows Phone e o OS da Xbox One vão ver surgir actualizações que vão marcar o início da partilha de uma plataforma comum.

A ideia da Microsoft, tal como foi já anunciado, é criar uma plataforma única onde poderá desenvolver de forma mais livre e mais sustentada, permitindo aos vários dispositivos onde está presente terem uma uniformização de funcionalidades e de ferramentas.

A ideia de um Windows único e transversal a todos os dispositivos está a tomar forma e todos os desenvolvimentos que forem tomados vão seguir esta filosofia.

Mas muito antes da chegada do Threshold, que deve o seu nome a um dos planetas do jogo Halo, os utilizadores vão ter acesso a outras actualizações.

Já na primavera do próximo ano chegaram duas novidades, ambas a serem apresentadas na mesma altura. A primeira na forma do Windows Phone 8.1, de nome Blue.

A segunda será uma actualização para o Windows 8.1, que terá nome Windows 8.1 Update 1.

Começa assim a tomar forma uma das maiores revoluções que a Microsoft fará nos seus sistemas operativos. A unificação de um SO para todas as plataformas irá permitir uma maior integração entre estes dispositivos, permitindo ao utilizador ter uma maior e melhor experiência de utilização.

Ao mesmo tempo permitirá à Microsoft concentrar-se nas funcionalidades, abstraindo-se da camada do hardware.

O futuro promete muito para o Windows e a sua uniformização será benéfica para todos.

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jose
    Jose

    Não sei como conseguem dizer que o futuro da Microsoft promete com o que se tem visto.

    A Microsoft enquanto não acordar, vai perder o mercado Desktop num instante.

    Eles não vendem menos copias do Windows 8 e Windows 8.1 por causa de Smartphones, mas sim porque a interface e a ideia deles unificarem o Windows em todas as plataformas deixa os utilizadores com um pé atrás.

    Voltem atrás e olhem para o Windows 7, ou vejam o Linux a ganhar mercado.

    1. Avatar de Xavier Oliveira
      Xavier Oliveira

      Essa conversa faz-me lembrar um canto dos Lusíadas sobre o Velho do Restelo. Essa conversa do Linux é tão velha tão velha… Fiz uma pequena análise do market share linux (desktop apenas) e verifico uma subida de 1,5% para 1,5%… nos últimos três anos. De facto… Microsoft prestem atenção…

      1. Avatar de Martins
        Martins

        LOLLL essa conversa de Linux dos geeks dos computadores é sempre a mesma, mas nem por ser um sistema operativo gratuito, há mais de 15 anos que a cota não sobe nadinha…

        quer queiram fazer crer ou não, Linux (msm os user-friendly ubuntu’s e outros), não é pra todos… continuam a ser difíceis de usar em certos aspectos, e por isso não sobe a cota…

        a vossa conversa daqui a 20 anos é a mesma, e a cota continuará nos 2 %…

      2. Avatar de Jose
        Jose

        Não tem nada a ver com o Linux, nem sequer uso Linux, mas ao contrário de ti, não sou fanboy de nada e sei ver os factos.

        Windows 8 e Windows 8.1 são e sempre serão um fracasso, as vendas e o mercado são o reflexo disso.

        Enquanto a Microsoft não voltar ao Windows 7 e fazer um Windows como deve ser para desktop, podes ter a certeza que o mercado Linux vai crescer, muito devido ao suporte da Valve.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Não usas Linux, mas o teu logo é de uma distro de Linux (BackTrack)…hummm

    2. Avatar de Rui Sanches
      Rui Sanches

      Instalei o win8, me arrependi, volteu para o meu amigo win7.

      1. Avatar de lour
        lour

        olha, eu instalei o 8, agora mais recente actualizou pra 8.1, e há muito que esqueci o 7…

    3. Avatar de Marco Pinheiro

      a google conseguiu juntar os tablets e os telemóveis no mesmo SO… e ouvi muitos a chamar a isso uma missão impossível, mas neste momento… até acho piada meter o meu telemóvel a “achar-se” um tablet e a mostrar num ecrã de 4.5″ o mesmo que era suposto mostrar em ecrãs de 7″. o qeq eu fiz ? mudei uma opção numa app.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Tablets e Telemoveis têm arquitecturas idênticas, logo nunca ninguém considerou impossível.

      2. Avatar de estevan
        estevan

        na verdade, ja esistem notebooks e, em breve, desktops com android!

  2. Avatar de rand
    rand

    “O futuro promete muito para o Windows e a sua uniformização será benéfica para todos.” A ver vamos

  3. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Ainda quero compreender, com um Windows único, como vai a Microsoft resolver a questão em que em smartphones e tablets não faz sentido janelas, e em PC’s não faz sentido a falta delas.

  4. Avatar de Lodan

    Acredito se a plataforma tiver o mesmo “core” que poderá trazer benefícios, desde que não tenham a mesma interface…

    1. Avatar de VP
      VP

      O Windows Phone 8 e o Windows 8 têm boa parte do core partilhado. Estas noticias são um pouco extrapoladas pois a Microsoft já se encontra a um sistema único desde a saída do Windows Phone 8.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Tem alguns componentes comuns mas há ainda muita coisa diferente, ao ponto de muitas APIs não serem compatíveis com a versão RT!

        1. Avatar de VP
          VP

          Dai ser um percurso que será feito ao longo do tempo, onde vai haver erros, saltos e opções mais ou menos acertadas dependendo dos pontos de vista. Agora que o percurso já foi iniciado isso não à duvida. Mesmo no desenvolvimento já existem ferramentas para facilitar o desenvolvimento para várias plataformas (Win8,WP8, entre outras) que irão sendo melhoradas.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            Se as APIs são diferentes o sistema não é único, é o que se depreende

        2. Avatar de Jose
          Jose

          Isso é perfeitamente normal, seria como usar gasóleo num carro a gasolina.

          São arquitecturas diferentes.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            Não estou a falar em código “bruto” depender da arquitectura. As APIs existem para criar um nível de abstracção entre as aplicações e o hardware. Podes ter as mesmas APIs em arquitecturas diferentes, permitindo que os programadores reutilizem o seu código para plataformas diferentes!
            Se as APIs são diferentes então não podes falar que o sistema é o mesmo!

          2. Avatar de Jose
            Jose

            As API’s não são muito diferentes entre o Windows 8 e o Windows RT, logo continua sem fazer sentido.

            Não é por acaso que todos os programas que funcionam no Windows RT, funcionam no Windows 8 normal.

            Tem a ver com a arquitectura e nada mais, não podes dizer a aplicações optimizados para o Windows 8, que funcionem no Windows RT.

            Seria como pedir que jogos da PS3 funcionassem no PC nativamente.

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Jose
            não sei se percebeste mas a conversa era sobre o Windows Phone vs Windows 8!

  5. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Teremos assim um ecossistema mais parecido ao da apple? Com uma melhor integração com todos os aparelhos Windows.

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      não… Na Apple o Mac OS, é diferente do OS do tablet e do iphone. O que a Apple tem é facil interação entre os equipamentos deles, mas isso tambem ja acontece no Windows.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        A diferença entre o Mac e o iOS poderá ser menor do que a diferença actual entre o Windows Phone e o Windows 8! Ambos os sistemas da Apple usam o mesmo kernel desde o início e têm alta compatibilidade ao nível de APIs, ao ponto de haver já algumas aplicações nas duas plataformas da Apple com código comum.
        O que a Apple não deverá fazer é “colar” o mesmo interface nos dois sistemas ou ter uma loja única, pois parece claro que a Apple reconhece a diferença entre as plataformas e confusão que tal criaria nas pessoas.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          E isso difere do que a Microsoft tem como?

          Já é perfeitamente possível desenvolver aplicações que funcionam em x86, ARM (no Windows RT) e mudando apenas o XAML do interface, no Windows Phone (que também é ARM…) O VLC, que já está aí ao virar da esquina é um bom exemplo disso.

          Só falta e o Windows Phone ter a API WinRT completa e depois haver só uma loja para todas as versões do Windows. A primeira parte vai ser quando se juntar o Windows Phone com o RT, que deve ser o que é o Threshold. A segunda, sinceramente não sei porque é que ainda não fizeram.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            :S creio que a perspectiva é a inversa, até que ponto é que a estratégia da Microsoft se assemelha ao que a Apple definiu há anos!
            as diferenças são claras, parece-me, e já as disse! Apple não vai usar a mesma interface, quanto muito usará alguns elementos semelhantes!
            E dado que a estratégia da Apple já tem muito mais tempo, será muito mais clara, definida e estável para os programadores – uma única framework, não várias como no Windows, onde quase todas as aplicações importantes estão em frameworks antigas que muito provavelmente nunca irão ter esta compatibilidade!

  6. Avatar de Mota
    Mota

    O windows 8 já foi claramente um começo, porém dúvido muito que isto seja bem assim, isto vai entrar em conflito com o facto da MS querer lançar um S.O. a cada 2 anos..

    Ou metem pessoal ou os que estão lá trabalham o dobro :p

    cumpz

    1. Avatar de JJ
      JJ

      A ideia de lançar um SO de 2 em 2 anos, não é bem igual ao que antes existia. Esta nova ideia é deixar de haver “service packs” e sempre que forem feitas melhorias ao SO, seja feito o seu lançamento como um novo SO. Algo semelhante ao Android.

  7. Avatar de Miguel Ribeiro

    Deviam seguir o caminho do Ubuntu. =)

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Não era ma ideia que seguissem a ideia do ubuntu… Agora o caminho :S

      1. Avatar de Martins
        Martins

        o caminho do ubuntu??? enfim… sem comentários.

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          Yap, qual o sucesso do ubuntu? Em que é que tiveram sucesso até agora? Ok a sistro mais falada de linux e depois, números que no fundo é o que interessa?

  8. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    O Windows RT “fina-se” ou é criado um híbrido RT+WP ?

    Acho que é disso que se tem vindo a falar – dois SO em vez de três. A unificação é uma notícia muito exagerada 🙂

    1. Avatar de JJ
      JJ

      A ideia de unificação, julgo que será com base na forma de utilização/desenvolvimento transversal a qualquer plataforma.

      Ser algo semelhante ao que existe no mundo dos jogos. Um único jogo, que funciona nas mais diversas plataformas, com as respectivas adaptações para cada plataforma e suas características.

      Nesse sentido, será um SO que se adapta a qualquer plataforma. Se for um PC ele adapta-se a isso, se for um smartphone ele adapta-se a isso.

      Se olharmos para o que já existe com o Win8/WP8 vemos que esta situação não esta assim tão longe. Julgo que no fundo, esta fase será mais a nível do desenvolvimento, unindo os programadores para criarem um único SO, para que existe uma única equipa a desenvolver o Windows no mesmo sentido, independentemente da plataforma.

  9. Avatar de António
    António

    Não chega falar repetidamente sobre determinados assuntos 15 dias antes e 15 dias depois de ocorrerem…agora temos a novidade de nos informarem sobre aquilo que me parecem ser evidências de empresas com fins lucrativos- inovar, melhorar…

  10. Avatar de S4t
    S4t

    A experiência num smartphone ou tablet será sempre diferente de um portátil ou desktop e criar um sistema operativo igual para a todas as plataformas parece-me ser um erro.

    O melhor seria terem dois OS, um para computadores e outro para telemóveis e tablets.

    1. Avatar de VP
      VP

      Qual é a diferença entre um table e um portátil?

      1. Avatar de zeca
        zeca

        o portatil poe-se em cima do table e sentamo-nos na cher! ;D;D;D;D;D

        1. Avatar de Portas
          Portas

          Lol, eu ao inicio pensei que querias dizer sentarmos-nos em cima da Cher,a senhora assim meia para mumia, e fiquei muito confuso

      2. Avatar de S4t
        S4t

        Quando disse “portátil” estava a referir-me aos laptops ou notebooks como preferirem.

        1. Avatar de VP
          VP

          Continuo a perguntar qual é a diferença? Para mim a diferença encontra-se só nos recursos serem mais elevados no portátil. Os componentes base são os mesmos, IO, memória, CPU, … Um sistema operativo não é só a interface do utilizador, o que a maioria das pessoas está aqui a discutir é a UI e não o SO no seu todo. Vejam o Linux, existem várias UI que podem ser “instaladas” sem mexer no core. O que o Microsoft pretende é algo semelhante o core é o mesmo e o que muda é a UI e outros componentes mais especificos.

  11. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Espertos, espertos, seriam se desenvolvessem o Windows baseado em Linux. 😉

  12. Avatar de Unknown
    Unknown

    Uma pergunta parva. Se a Microsoft unificará o seu SO para PC’s e Smartphones, isto significa que vamos poder correr programas antigos (DOS) ou potentes (Photoshop) no telemóvel ou os Pc’s é que vão deixar de ler os programas “tradicionais” e passam somente à programas da ModernUI.

    1. Avatar de tavares
      tavares

      Para mim essa “pergunta parva”… transformou-se no comentário mais acertivo até agora publicado.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Tens toda a razão….era uma pergunta parva 🙂

    3. Avatar de newJ
      newJ

      Eu acho que é uma ideia parva, mas futurologia não é o meu forte..

  13. Avatar de newJ
    newJ

    Windows Phone é top e sempre a evoluir.. Boas notícias.