Microsoft quer um único Windows para todos os dispositivos

84 Comentários

Por Daniel Pinto para o Pplware

A proposta é “simples”, um ecossistema único e unificado.

Este é o sonho da Microsoft desde o lançamento do Windows Phone: oferecer a mesma experiência em todos os dispositivos que utilizam uma das várias plataforma da gigante de Redmond. Eis um dos mais ambiciosos planos de Steve Ballmer ao longo da sua gestão na empresa.

imagem_windows_only00_small

Este parece o tempo certo para a Microsoft dar esse passo adiante, colocando o mesmo sistema operativo em tablets, smartphones e PCs com Windows.

Julie Larson-Green, chefe de uma das divisões de desenvolvimento da Microsoft, falou sobre o assunto na UBS Global Technology Conference na última semana, revelando que a empresa não quer sustentar por muito tempo a condição de ter três plataformas separadas (Windows Phone, Windows RT e Windows 8(.1), e que já esta a procurar uma solução que se adapte a diferentes dispositivos, com diferentes arquitecturas e formatos de ecrã.

Surface tem incluso o Windows RT e Windows 8

Além disso, a Microsoft possui hoje duas lojas separadas de aplicações: uma, para o Windows Phone e outra para o Windows. Agora, a Microsoft pretende unificar as duas lojas e a prova disso é que o processo de registo para desenvolvedores que foi alterado, actualmente já só é solicitado um único registo para as duas lojas.

Vale a pena lembrar que este desejo de um ecossistema unificado é o desejo das gigantes da tecnologia, principalmente aqueles que trabalham com mobilidade (leia-se Apple e Google, principalmente). Nos últimos anos, a Apple também aproximou a sua proposta de uso dos desktops (Mac OS X) com aquela bem sucedida nos dispositivos móveis (iOS). Existem alguns rumores que o desejo da gigante de Cupertino no futuro é também oferecer um sistema único. Por enquanto, limitam-se a alterar alguns aspectos e a criar algumas novas funções no Mac OS X para nos começarmos a familiarizar com a ideia…

A Google promove esta universalização das plataformas de forma mais discreta. Na verdade, através da proposta aberta do Android, a unificação não está no sistema operativo em si, mas sim nos produtos Google oferecidos (Gmail, Drive, Play Store, Play Music, Play Livros, etc).

Por fim, a Microsoft não deu maiores detalhes sobre este plano de oferta de um único sistema operativo para todas as plataformas, mas ao que tudo indica, eles devem trabalhar no projecto nos próximos anos. Só o tempo vai dizer quando é que este sonho se tornará realidade.

Comentários

84

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Chaves
    Miguel Chaves

    Parece uma estrategia tipo “Apple” 🙂

    Cai-me tudo em cima em: 3… 2… 1..

    1. Avatar de lool
      lool

      Se dissesses uma estratégia tipo “ubuntu” era mais credível.

      1. Avatar de R o B
        R o B

        Nem mais. Ainda joguei no euromilhoes na esperança de lhes financiar o projeto que tem tudo para ser rentável, só não tem é investidores. Adivinha, não deu nada.

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      Por acaso não parece uma estratégia tipo Apple! A estratégia da Apple não é um único sistema para todos os dispositivos, e tal até tem sido um ponto muito repetido pela Apple – não usar o mesmo interface em coisas diferentes! O que a Apple pretende é usar as mesmas APIs para todos os dispositivos, facilitando a criação de aplicações para qualquer dispositivo.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        A Microsoft também não falou em unificar os sistema operativos. O post está fantasiado.

        O que se fala é em passar de três para dois – ou matando o RT ou criando um híbrido do RT e do WP.

        http://www.slashgear.com/microsoft-just-two-windows-versions-is-the-goal-25306756/

        1. Avatar de RF
          RF

          Elahh Msft no seu melhor.. ainda agora criaram o RT e já se fala em o “matar”?! Puff.. e eu a pensar em comprar o Surface 2 RT! Esquece lá isso.. E depois admiram-se do pessoal preferir certas e determinadas marcas!

    3. Avatar de Ricardo Ferreira
      Ricardo Ferreira

      Sim poderá parecer uma estratégia tipo “Apple”. Acho que poucos beneficiam das vantagens da Apple, refiro-me claro está ao micro-ambiente que criaram.

      Quero com isto dizer que as pessoas com apenas um idevice não beneficiam das vantagens todas, apenas uma parte. O meu Macbook Air é fantástico, mas combinado com um Iphone seria perfeito, obteria ainda mais benefícios do software e da integração muito bem conseguida.

      Contudo, se a microsoft avançar com esta ideia será diferente, dado que ainda não existe um OS para todos os produtos. Isso sim seria uma inovação brutal.

      A google tem isto bem definido. Uma das razões que me fez mudar para o Chrome foi o facto de ao instalar, fazer login e ter imediatamente acesso a tudo o que tinha noutro PC. (Pelo menos desconhecia essa função no Firefox, daí o exemplo).

      Abraço

      1. Avatar de Miguel Chaves
        Miguel Chaves

        Certo. É esse o ponto.

        Eu tenho o meu iPhone e o meu Mac e tenho tudo o que preciso à mão.

        Tenho sempre tudo sincronizado, até a biblioteca de música basta ligar o cabo.

        Claro que se a MS fizesse algo do género os seus utilizadores só tinham a ganhar 🙂

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Fantastico… isso já a Microsoft faz desde o primeiro Windows mobile… acho que não percebeu a noticia…

        2. Avatar de Serginho M

          Eu também tenho tudo sincronizado no Windows 8. Skydrive, One Note, Favoritos do IE (nas versões 10 e 11), x-box music, etc… não sei do que estas a falar. 🙂

    4. Avatar de Nelson
      Nelson

      Lol

      Apple sempre a mostrar como é que se faz!

      Não, a Apple tem dois SO bem distintos, só pegaram nas partes que não valia a pena duplicar e, como já estavam bem feitas, não tiveram o trabalho de duplicar a mesma coisa, tipo… Como todas as empresas de software naturalmente fazem…

      Não parece que o Mac vá correr app’s iOS tão cedo, nem o contrário…

    5. Avatar de Tavares
      Tavares

      Isto devia ter um botão estilo facebook para colocar Gosto, estiveste bem!

      Porém é tipo apple, ubuntu, google…

      Isto é uma estratégia de calões!

      Quem gosta de jogar num pc vai perceber o que quero dizer, maior parte das editoras e produtoras de jogos só fazem um jogo de raiz para uma plataforma que é – Consolas – depois fazem um port para pc que depois ao jogar vê-se os resultados desses ports, bugs atrás de bugs.

      Já agora quem é que tem o “novo” windows 8.1?
      É bom? É melhor que o 7?

  2. Avatar de André
    André

    Pensei que windows do PC era o mesmo no das tablets

    1. Avatar de Rochita
      Rochita

      Depende da tablet, pensas que todas conseguem suportar windows 8 pro? As tablets windows mais baratas contêm windows rt

  3. Avatar de newJ
    newJ

    A mim parece que querem confusão.. digo eu, gosto de ter o meu pc para trabalhar a sério e o smartphone com outra utilidade, onde também é possível trabalhar de forma mais superficial, mas sobretudo variar e distrair do pc.. Agora tudo igual acho que vai enjoar..

  4. Avatar de elcuco
    elcuco

    Não era o que o Mark Shuttleworth queria para o Ubuntu?

    1. Avatar de Angelo Brito
      Angelo Brito

      Estava justamente a pensar nisso enquanto lia o artigo…

      E após uma breve pesquisa aqui no pplware vejo o seguinte:

      https://pplware.sitedev.pt/linux/ubuntu/ubuntu-phone-chega-ja-na-proxima-quinta-feira-21-fevereiro/

      “Como é sabido, a Canonical pretende uma total convergência entre dispositivos oferecendo um interface única e transversal. Quando tudo estiver pronto, o mesmo código do Ubuntu Phone irá servir para PC, Tablets, smartphones, TVs, etc.”

      Se o mesmo código é usado para diferentes dispositivos significa que irão esta na mesma app stote… certo?

      Podemos ver também no artigo:

      https://pplware.sitedev.pt/linux/ubuntu-phone-os-5-razoes-porque-podera-ser-um-sucesso/

      no ponto 2: “Compatibilidade com as aplicações para Desktop”

      Tudo isto para mostrar a minha indignação quanto à “cópia” da Microsoft, pode-se ver por outro lado do prisma e chegar a conclusão que é a evolução lógica dos sistemas operativos móveis do sistema operativo desktop…

    2. Avatar de Fernando Andrade

      e quer há já alguns anos 😉

    3. Avatar de Carlos Santos

      @eluco era isso que estava a pensar.
      E coisas novas?

      O ubuntu touch em smartphones high-END já faz isso …

      BAAHH, só porque não conseguiram o ubuntu edge e fizeram um record em crowdfunding.

  5. Avatar de António

    Ai Sim?!
    Então vão ter muito que fazer! Ou cortam nas versões desktop ou terão de fazer tablets com 8Gb de ram, 320GB de armazenamento…

    1. Avatar de Red
      Red

      até parece que daqui a alguns anos o tablets não vão ter isso..

    2. Avatar de golias17
      golias17

      Sabes quanta ram é que o windows 8 precisa para correr? Parece que não. No site deles a versão de 64bits precisa de 2 e a de 32bits precisa de 1.
      Mas garanto que consegues correr com menos. Claro que não é a mesma coisa mas consegues.

      1. Avatar de António

        Claro que consegues correr o WIndows 8com 1MB. Depende depois da paciência que tens…
        Não me venhas com cantigas, porque no meu local de trabalho instalaram o W8 em máquinas com essas caraterísticas e acabei por levar o meu portátil.

        RED: sim daqui a uns anos os tablets vão ter essa caraterísticas. E os típicos PCs vão continuar com essas caraterísticas? Claro que não.

        1. Avatar de Zacarias Do Mato
          Zacarias Do Mato

          Então o Técnico de IT dessa empresa é muito, mas muito fraquinho mesmo.

  6. Avatar de manuel
    manuel

    Death to microsoft :ppp

  7. Avatar de Red
    Red

    Sinceramente não me parece que a Microsoft tenha capacidade para isso.
    Apesar de já ter muita experiência com sistemas operativos, a integração de sistema/compatibilidade nunca foi o seu forte.

    Penso que mais depressa vejo a Google a fazê-lo.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      A Google tem um sistema operativo?

      Que piada!

      Coitadinhos, já pensam que são gente grande…

      1. Avatar de Quim
        Quim

        Tem aquele “SO” para aplicações web lol

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Ai é um SO? Pensava que era uma distro de Linux, lol…

          1. Avatar de Quim
            Quim

            Não deves ter percebido o significado do : “SO”..

            Talvez para a próxima 🙂

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Acho que percebeste mal a minha resposta.

          3. Avatar de R o B
            R o B

            Define Sistema Operativo sem recorrer ao Google, Wiki ou outras ferramentas de pesquisa. Pelos sintomas pareces ser +1

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      Queria a Google vir um dia a ter a classe de um Apple ou uma MS em termos de SO….

    3. Avatar de Red
      Red

      Oh que gentinha… Mas o Android não é um sistema operativo?
      Ou vão dizer que é uma distribuição do linux ?…

      Não é preciso reinventar a roda. Basta adaptar ao que já está feito.

      1. Avatar de Zacarias Do Mato
        Zacarias Do Mato

        Não foi criado por eles. Apenas compraram o Android e agora modificam. Bem diferente.

        1. Avatar de Red
          Red

          Eles não compraram um produto, compraram TODA a empresa.

          Logo têm lá os criadores do Android.

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Não, não é um SO…

        É só um conjunto de aplicações…

        O que está por detrás de isso tudo é a kernel do linux, utilitários de sistema GNU/Busy Box.

        Se android é um SO, então o Raspbmc também é um SO completo! LOL!

        1. Avatar de R o B
          R o B

          Julgas que a maior parte dos serviços google é servido por maquinaria com Windows? Eles não são santos, mas muita coisa sabem fazer bem, basta ter capital.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Não, mas Linux, que não é da Google.

        2. Avatar de Red
          Red

          Pera lá que OSX também não é sistema operativo, visto derivar do BSD/Unix.

          Tá bem tá…

          Querem ser piquinhas e nem sabem a origem dos SO que usam.

          Deixo um pouco de informação:
          http://en.wikipedia.org/wiki/Android_(operating_system)

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Não é um derivado do BSD/Unix.

            É inspirado no UNIX

            Usa código do FreeBSD (assim como alegadamente o Windows, e o Linux)

            A kernel é XNU, iniciada pela NeXT, uma empresa de Steve Jobs, com núcleo BSD, que é software que está acessível a qualquer empresa e/ou individual.

            Mas 99% da kernel é feito pela Apple, e veio da empresa que Jobs fundou quando foi despedido da Apple.

  8. Avatar de Danny
    Danny

    Ora, este post vem mesmo a calhar… Neste momento estou com um grande dilema, pois não sei se é melhor optar pelo Nexus 4 ou se pelo Lumia 925. O Nexus 4 é tentador devido aos updates, mas estava mesmo inclinado para o Lumia 925, até que durante esta semana li uma notícia como esta. Será que depois a Microsoft me permitirá atualizar o Windos OS para a versão seguinte, esta tal multiplataforma? O que é que vocês acham?

    1. Avatar de Nuno Batista

      Lumia. Essencialmente pelo SO eu tinha um Android e mudei para um WP8 (de baixa gama 520), mas já não consigo olhar para um Android.

    2. Avatar de Gaius Baltar
      Gaius Baltar

      Não é provável, pois no caso da unificação de plataformas o hardware teria que possuir a mesma arquitectura (x86, ARM, etc.) então o mais provável é que os telemóveis e tablets saiam com a mesma arquitectura dos PCs e não o contrário.

    3. Avatar de Gonçalves
      Gonçalves

      Qualquer um dos sistemas tem prós e contras. Opta antes pelo que gostas mais.

    4. Avatar de Carlos
      Carlos

      Eh.

      Comprar um telemóvel por causa dos updates é… estranho.

      E não te preocupes que os telemóveis com WP 8 vão continuar a ser suportados por muito tempo. O SO pode deixar de se chamar Phone e quem sabe voltar a ser o Mobile quando previsivelmente se fundir com o RT, mas como ambos têm a mesma base (são ambos variantes do NT) não há o problema do hardware atual não o suportar.

      A transição que quebrou a sequencia do 7.5, que tinha por base o velhinho Windows CE 6.5, para o 8 foi feita, entre outras razões, para garantir isso.

    5. Avatar de nunes
      nunes

      Não sei se o Nexus terá assim tantos updates. Os primeiros dois modelos já foram abandonados pela Google, não chegando a ter 2 anos de suporte!

    6. Avatar de Nelson
      Nelson

      O nexus 4 só lhe resta meio ano de updates, portanto, esta versão 4.4 deverá ser a ultima.

      Nokia é Nokia,

    7. Avatar de Sergio
      Sergio

      Entre os dois que referes, sem duvida nenhuma o Lumia… Até esta unificação ocontecer muita água vai correr… E atenção que a unificação é entre WP e W RT, o Windows do PC/surface pro não entra ao barulho.

      O nexus não tarda esta sem atualização, e se um android atualizado já é o que é….

      No entanto tens outras soluções para esses valores

      1. Avatar de Danny
        Danny

        E que soluções são essas? Para mim garantir bastantes anos de updates é um must have, dado que espero manter o smartphone por bastantes anos.

    8. Avatar de Zacarias Do Mato
      Zacarias Do Mato

      Lumia de longe.

  9. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    A MS está tõ desesperada que está a imitar a concorrência. Esquece-se que a concorrência não tem sistemas operativos unificados, mas antes integrados (que por sinal funciona muito bem – referindo-me á apple).
    O que falta mesmo é um ecossistema, não um sistema unificado.
    A mim parece-me que a MS não consegue perceber isso.

    Para mim já era mau a remoção do menu iniciar, agora isto? (Chamem resistência, teimosia, o que quiserem… para mim um interface para tablets nunca deveria aparecer num desktop)

    Vou esperar para ver, mas espero mesmo que não sigam por este caminho…

    Para mim, enquanto existir a possibilidade de downgrade para o 7 tá tudo bem.

    1. Avatar de pedro
      pedro

      então a MS imita a concorrência ou não? Primeiro dizes que sim para logo a seguir dizeres que afinal está a fazer algo diferente…organiza la esse pensamento.

      1. Avatar de Gonçalves
        Gonçalves

        Expliquei-me mal, peço desculpa.
        Em certos aspectos quer imitar, mas depois falha na questão mais essencial. Está a focar-se no sistema e está a deixar para trás o ecossistema.

  10. Avatar de Rui Dias
    Rui Dias

    ubuntu rules…

    1. Avatar de ExE
      ExE

      Hum hum… todos os dias vejo smartphones,tablets e pcs com ubuntu.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        E não podemos usar a distro que quisermos num Tablet? Assim tipo o Mint num BQ Curie 2 (quando o comprar)…

  11. Avatar de NTV
    NTV

    Um pc é uma máquina de trabalho e uma tablet/smartphone um brinquedo. Um sistema operativo igual pata os 2 é ridículo, ou vão faltar coisas no sistema para o pc ou sobrar na tablet.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Não sei se deste conta, mas há muitas empresas que estão a apostar sério nos híbridos, ou seja, um portátil de 11,6″ a 15,6″ e é transformado rapidamente em tablet com a mesma resolução do modo portátil!
      Vejo isso na Dell com o XPS, na Sony com o duo e multi-flip, na Fujitsu/Siemens, Lenovo, Asus, etc, etc……

      Se queres que te responda se estou a pensar trocar o meu tablet que custou 800€ e o portátil de 2000€ por um híbrido? Obviamente que sim!!!!!!!

  12. Avatar de BatMaxter
    BatMaxter

    É uma ideia do caraças e muito boa mas difícil de concretizar.

  13. Avatar de Nuno Batista

    É claro que este será o objetivo de qq uma das 3 empresas, ate porque séria muito mais fácil e barato de manter. A Microsoft esta perto disso, o W8 e o WP8 já partilham algumas coisas. Parece-me difícil por um visual studio + sql server + office+ etc… Tudo a correr ao mesmo tempo num tablet (requisitos de hardware) mas… Não me parece impossível, os próprios processadores começam a ter semelhanças num e noutro ambiente. Vamos esperar pelo windows 9…

  14. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    OK, eu aceito a oferta das máquinas! Para onde envio a minha morada! 🙂

    Bem hajam!

  15. Avatar de rand
    rand

    Deviam era fazer como a google e a apple,disponibilização e interoperabilidade entre os diferentes Sistemas Operativos (chromeOS/android e OS X/iOS) em vez de tentarem pos a mesma interface em tudo o que é dispositivo (apesar de gostar das várias melhorias feitas ao menu iniciar através do start screen do Win8 e Win8.1 tive que optar por utilizar um menu iniciar clássico para evitar a salganhada que fica quando listamos todas as aplicações instaladas)

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Já fazia há muito tempo.

  16. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Há quantos anos ando eu a apregoar isto?

  17. Avatar de Gaius Baltar
    Gaius Baltar

    Por muito que custe a alguns a MS é a empresa que mais condições tem para criar um sistema unificado, pois está presente nos 3 ramos da computação actual: smartphones, tablets e desktops. Além disso possui uma grande mais-valia que é o XBox e todo o seu ecossistema. Sem falar que possui alguma experiência em criar seu hardware (XBox, Surface, teclados, ratos, etc.). Ainda tem alguns serviços bem posicionados no mercado, como o Skype, Outlook ou Office e outros com potencial como o SkyDrive e o Bing.
    A Apple poderia ser a segunda melhor colocada, visto ter bons serviços e hardware, perdendo um pouco no software e por ter menor penetração no mercado desktop. A falta de uma plataforma de jogos também é uma menos-valia, mas algo que pode ser colmatado com a recente abertura de APIs de comandos integrados no iPhone e iPad, capazes de actuar independentemente ou expandir a experiência via Apple Tv.
    Por fim o Google é o que menos tem condições de criar esse sistema unificado, e por isso tem optado inteligentemente por proporcionar a “experiência Google” de uma forma transversal, em várias plataformas e SOs. Por não ter tradição no hardware (no mundo físico como um todo) a empresa de Redmond prefere delegar a terceiros essa tarefa e concentrar-se no que sabe fazer. É uma estratégia válida, mas depende da capacidade de Brine Page convencerem mais e mais fabricantes a usarem os futuros SOs e serviços Google integrados no hardware.
    Vamos ver quem leva a bom porto a sua estratégia!

    1. Avatar de Gaius Baltar
      Gaius Baltar

      Onde está escrito “empresa de Redmond”, leia-se “empresa de Mountain View”! 🙂

    2. Avatar de ExE
      ExE

      A sério que o Bing tem potencial ? Está às portas da morte…

      Estar presente nos 3 ramos não significa ser bom nos 3 ramos. A prova disso é o descontentamento geral com os sistemas operativos da MS…

      1. Avatar de Gaius Baltar
        Gaius Baltar

        Não creio que haja descontentamento geral, pois com a possibilidade de inclusão de qualquer SO em um PC (inclusive Mac OSX) a verdade é que o Windows ainda é o SO mais utilizado no mundo.
        O Bing é o segundo maior buscador do mundo e associado a outros serviços da MS tem potencial de crescimento. Obviamente ter potencial e crescer efectivamente são duas coisas bem diferentes.
        Estar presente nos 3 ramos é o primeiro passo para poder unificar os SOs. Difícil seria unifica-los estando presente apenas em um ou dois, não é mesmo? 😉

      2. Avatar de Zacarias Do Mato
        Zacarias Do Mato

        Portas da morte porque?
        Não pára de subir….

      3. Avatar de Bruno Coimbra
        Bruno Coimbra

        As portas da morte?? ahahahha
        Descontentamento geral?? ahahah
        Meu deus com cada barbaridade que e escreve aqui…

        Como o Gaius referiu é actualmente o 2º motor de busca mais utilizado (bem se isto é tar a morrer quem me dera criar um produto e andar assim a morrer)

        Relativamente ao SO segundo os gajos da netmarketshare o W8 tem vindo a subir (incluindo o 8.1)

        Portanto…sem duvida a MS vai acabar daqui a uns meses

  18. Avatar de Pois
    Pois

    Um pequeno à parte, voces vão atualizar a vossa app para o windows 8.1? Para fazer uso das novas funcionalidades como maior tiles e melhor snap view?

  19. Avatar de cois0
    cois0

    Acho impossível, pelo menos por agora, para isto se tornar viável tinha de acontecer 1 das 2 coisas, ou os desktops e laptops passam a usar ARM ou os dispositivos moveis passam a usar x86.

    Acredito que mais tarde ou mais cedo os ARM irão dominar por completo, é de ficar de queixo caído quando vemos um ARM dual-core obsoleto a 1Ghz a correr na perfeição jogos da PSX num sistema Android que já por si funciona um pouco como um emulador.

    Imaginem o que estes cpu’s podem alcançar num desktop em que podem usar a abusar dos consumos e do cooling. Agora vamos ver o que o futuro nos reserva.

  20. Avatar de Kernel
    Kernel

    Mais de 90% dos utilizadores não tem um PC fixo ou um portátil com touch. Para esses um único Windows para todos os dispositivos é uma ideia completamente desprovida de interesse prático.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Com esse pensamento a MS continuava a vender o Win XP e pronto éramos todos muito felizes….

      1. Avatar de Gonçalves
        Gonçalves

        Nem por isso. bastava que tivesse voltado atrás e repor o menu iniciar. Grande parte das críticas desapareciam… Até podiam activar apenas para quem não tem touch… Fazia toda a diferença.
        Preferiu antes reintroduzir apenas um “atalho” para o novo ecrã.

  21. Avatar de ExE
    ExE

    Lol… O que estás a dizer não faz o mínimo de sentido. Acho que não percebeste mesmo o objectivo deles.

  22. Avatar de JJ
    JJ

    Acho incrível alguns comentários…

    “A imitar a concorrência” – Realmente só a Microsoft é que imita alguém, as outras empresas não. Depois não vimos esta ideia ainda em pratica, encontra-se apenas em desenvolvimento. Qual é o problema de ser desenvolvida por outra empresas? Foi patenteada? Alias milhares de utilizadores já tiveram esta ideia e não é nova, por isso não é verdadeiramente, por parte de nenhuma empresa, uma ideia 100% deles.

    “Não faz sentido unificar pc/tablet/smartphone”/”Será algo complicado, sem sentido”/”Tem de haver grandes alterações de hardware” – Em lado nenhum do artigo foi dito, que só iria existir um SO a rodar em todos os equipamentos. A ideia será ter um SO adaptável em qualquer equipamento, que com as respectivas ajustes técnicos, que permita apenas se desenvolver num único ecossistema, que interage de maneira diferente nos diversos equipamentos. Por exemplo, em vez de haver duas stores para Windows e para WP, existir uma só onde se encontram todos os programas, e logicamente só ser possível instalar um determinado programa se o equipamento suportar. Ou por exemplo, as aplicações do WP, rodarem no Windows. Ou ainda o próprio código fonte do SO ser igual para todos os equipamentos, apenas ter de ser adicionada/retirado código para determinado tipo de equipamento, permitindo ter apenas uma equipa de desenvolvimento, em vez de duas ou tres. Algum semelhante as empresas que fazem jogos para PC/MAC/consolas. Eles não tem 3 ou mais equipas a criar o mesmo jogo de raiz para cada plataforma. A equipa é a mesma, e o jogo é só um, apenas são feitos ajustes de código para cada tipo de plataforma. É transportar esta metodologia para o SO.

    Será assim tão difícil? Talvez, o complicado será desenvolver o código fonte certo… porque de resto, não é assim uma realidade tão complicada.

  23. Avatar de João

    Amigos, daqui do outro lado do “lagoa” vos escrevo, lembrando que todos os grandes da multiplataforma(menos o google), já anúnciaram tal bravata, 1º a Apple, depois a Cannonical e agora a Microsoft, não que eu esteja duvidando destas empresas, já que o Youtube é lotado de vídeos dessa “convergência”, mas por qual motivos ainda não o fizeram? cada público(ou usuário comtemplado com a escravidão a estas empresas), já provou que o caminho é esse e que de sua parte assimilará essa unidade de forma rápida, repito, o que estas empresas estão esperando?

  24. Avatar de João Luís
    João Luís

    A Google está a fazer isto de outra forma também… Através do Google Chrome! Disponível para todas as plataformas, com as suas apps, etc etc…

  25. Avatar de R o B
    R o B

    Já não é novo, a Canonical também queria um Ubuntu assim, foi uma perna o Edge não ter vingado, não tarda nada e um dos grandes pega na ideia e cria um verdadeiro híbrido, smartphone que se converte em tablet e desktop

  26. Avatar de me
    me

    A MS, como sempre, chega atrasada. Antes deles já o Ubuntu tinha falado nisso…

    No entanto é de salientar que a IDEIA ORIGINAL é do KDE. Foram eles que foram os primeiros a sugerirem e começarem a trabalhar num sistema unico que se adapte a todas as plataformas. A diferença é apenas uma: No KDE ninguém acredita na TANGA de que um tamanho serve para toda a gente. A interface que funciona num pc, por exemplo, nunca vai estar 100% optimizada aos outros sistemas (smartphones, tablets, etc). ou vice versa.

    Se se pegar na UI dum smartphone e se puser num pc sem alterações, vão haver limitações grandes. Como tal, no KDE acreditam que o Desktop se deve adaptar consoate o dispositivo em que se encontra. A base é a mesma, unica para todos os dispositivos. Apenas a UI é que se adapta automaticamente

    1. Avatar de João

      Amigo, Acredito que eles não “reiventem” um sistema operacional e sim mantenham a padronização da inteface e algumas poucas configurações, mais que isso é até burrice…