Microsoft já usa ADN para guardar dados de um computador

21 Comentários

O armazenamento de dados representa, para a maior das empresas, um desafio. As formas tradicionais são seguras, mas têm vários problemas. Para além das questões mecânicas, existe também o volume que ocupam.

Mas a Microsoft está a trabalhar em novas formas de armazenamento e conseguiu agora um recorde, ao conseguir armazenar 200MB de informação em ADN sintético, um feito que não tinha ainda sido conseguido.

dna_1

A procura de formas alternativas para armazenamento de dados levou os cientistas a olhar para o ser humano e para a sua constituição. Ai encontraram a forma mais básica onde a informação pode ser armazenada, o ADN.

Em conjunto com a Microsoft, a Universidade de Washington conseguiu criar ADN sintético e ai guardar 200MB de dados, que posteriormente recuperou.

Os 200MB de dados que foram colocados dentro do ADN foram constituídos por várias fontes. Um vídeo da banda banda Ok GO, cópias da Declaração Universal dos Direitos Humanos em vários idiomas, os 100 livros mais conhecidos do Projeto Gutenberg e a base de dados de sementes da Crop Trust foram comprimidos e colocados nesta experiência.

dna_2

O resultado final foi armazenado num tubo de ensaio e tem um tamanho inferior ao de o bico de um lápis, o que mostra das capacidades desta nova técnica para armazenamento de dados.

Os seus autores revelaram que usando esta técnica toda a informação de um grande centro de dados pode ser comprimida para ocupar o espaço de alguns cubos de açúcar e que toda a informação da Internet caberia numa simples caixa de sapatos.

Como conseguem conter dados para ADN?

Para conseguir estes níveis de compressão, a informação é convertida do código binário para os 4 elementos que compõem o ADN (Adenina, Citosina, Guanina e a Timina). Para aceder aos dados, é apenas necessário reverter o processo, passando dos 4 elementos básicos para o código binário.

O armazenamento de dados em ADN sintético traz várias vantagens, face aos meios tradicionais. Para além da óbvia compressão conseguida, que permite ocupar muito menos espaço, este suporte é mais resistente, suportando melhor diferenças de temperaturas máximas e mínimas, e tem uma maior duração temporal.

200MB pode parecer um valor muito baixo e irrisório, se comparado com o que conseguimos hoje armazenar em dispositivos como uma pen USB ou um SSD, mas é o início de uma nova área que pode revolucionar o armazenamento de dados no futuro.

Projecto ADN – Microsoft

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Do sintético ao biológico é um pequeno passo , isto levanta varias questões fisiológicas e morais .

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      não estou a ver onde é que isto levanta questões morais, ainda menos fisiológicas. Já é possível sintetizar ADN há algumas décadas e o que é feito pela Microsoft não tem aplicação em seres vivos.

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        “não tem aplicação em seres vivos”
        Tem a certeza disso ?
        Eu não tenho duvidas que isto se pode aplicar em seres vivos .

        1. Avatar de Antwin
          Antwin

          não tens dúvidas porquê? só porque se trata de ADN?
          não basta ser uma cadeia de ADN para poder ter aplicação em seres vivos, a cadeia necessitaria de certas sequências para poder ser introduzido no genoma dum ser vivo, para poder ser regulado e ter alguma função no organismo. O que a Microsoft está a fazer não tem nada disso em conta, apenas traduz informação binária numa cadeia de ADN, não tem qualquer preocupação com o que é que é a sua sequência poderia representar num ser vivo, não lhe dá qualquer função para além de armazenar informação.

          1. Avatar de CMatomic
            CMatomic

            Pode não ter função directa num ADN de um ser vivo , mas algo alienígena pode ser agregado ao ADN Humano .
            Imaginamos que um ser vivo tem no seu ADN informação binária , uma maquina pode ler essa informação e adequar uma intervenção no corpo desse ser vivo .

          2. Avatar de Antwin
            Antwin

            mas que imaginação que tu tens. Isso tem alguma coisa a ver com o que a Microsoft está a fazer?

          3. Avatar de Limbus
            Limbus

            😀

          4. Avatar de Bit a bit
            Bit a bit

            Vejam o lado bom…. Daqui a alguns anos, não precisaremos mais comprar um SSD/HD Externo para fazer nossos backups! Injetaremos nossos ebooks, movies e músicas nos nossos Bíceps! Kkkkkkkkkkk

        2. Avatar de Redin
          Redin

          Uma sequência de ADN explica como tudo o que constitui o ser vivo, desde a cor da pele, dos olhos, estrutura molecular, etc,.
          Se alterares esse ADN para poder servir de utilização para guardar informação, esse ser vivo deixa de ser quem é para passar a ser outra coisa qualquer. Seria parvo pensar que isso um dia viria a ser possível. Um código genético é isso mesmo, um código que se for alterado…

          Nesta sequência, somente será possível a utilização de ADN sintético para um fim específico e nada mais

          mas quem sou eu para dar um parecer sobre isto, não é?

  2. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    a Microsoft guardar algo deve ser novidade

  3. Avatar de Lumia 630 DS
    Lumia 630 DS

    Estou a ver um perigo ao longe, ao fundo do túnel…mas ando a ver muito Sy-FyHD, deve ser disso….

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      e qual é que é o perigo?

    2. Avatar de Tony
      Tony

      é evidente que qualquer tecnologia é evidente que pode ser positiva negativa, até um livro

  4. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    tanta ignorância que anda praki…

    1. Avatar de rui
      rui

      E que tal esclarecer-nos?

      1. Avatar de vitor
        vitor

        este é um iluminado, so pode! lol

  5. Avatar de Helder
    Helder

    Qualquer dia á nascença metem uma porta usb na cabeça. Queres ser médico etc é só enfiar uma open na cabeça.

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Artigo muito bom, so nao gosto dos videos promocionais. Estes videos sao feitos apenas para promover as pessoas que aparecem. A voz off seria suficiente, mas velr algue’m a falar para a camara hoje em dia e’ insuporta’vel.

  7. Avatar de Limbus
    Limbus

    Sendo 4 elementos, porque não base 4 em vez de 2?

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Acho que é isso que fazem, “traduzir” de binário para um tuplo 4n

    2. Avatar de Redin
      Redin

      Tal como fizeram para o hexadecimal (base 16) podem-no fazer em “base 4”. Basta que no futuro passe a ser uma conformidade universalmente aceite.