Microsoft forçada a mudar o nome do SkyDrive

45 Comentários

Os processos que envolvem marcas e patentes tendem a estar em voga. São várias as disputas entre empresas por direitos de uso de marcas.

A Microsoft foi a mais recente vítima destes processos quando a Sky conseguiu que um tribunal Britânico lhe desse razão para a não utilização do nome SkyDrive por parte da empresa de Redmond.

Este processo viu agora um desfecho com um acordo entre as duas partes, tendo a Microsoft de deixar de usar o nome SkyDrive no seu serviço de alojamento de ficheiros.

sky_drive

Este processo teve início em 2011, quando a empresa Inglesa Sky Broadcasting Group, detentora da marca Sky na União Europeia, colocou uma acção em tribunal contra a Microsoft por alegada utilização indevida do nome Sky no serviço SkyDrive.

A decisão do tribunal foi conhecida há cerca de um mês e deu razão à Sky. Na altura a Microsoft indicou que iria recorrer da decisão apresentada, de forma a conseguir manter o nome do seu serviço.

O acordo agora alcançado por ambas as partes prevê que a Microsoft continue a usar o nome SkyDrive por mais algum tempo, comprometendo-se a não avançar em tribunal com um pedido de reavaliação do processo e dando este por terminado.

O tempo que a Microsoft tem para fazer a transição para o novo nome não foi esclarecido, tendo a informação que foi disponibilizada indicado que a Microsoft terá o tempo razoável para fazer a transição de forma suave.

Claro que este acordo envolveu também uma componente monetária e de outras ordens, mas nenhuma das partes quis revelar os valores envolvidos e outras condicionantes.

A Sky confirmou o acordo e reforçou que vai manter a sua postura sobre a utilização indevida da sua marca.

We are pleased to have reached a settlement after Microsoft agreed not to appeal the trade mark infringement judgment in relation to its SkyDrive service.

We will remain vigilant in protecting the Sky brand and will continue to take appropriate action against those companies who seek to use our trade mark without consent

A Microsoft já confirmou este acordo e a mudança de nome. Apesar de ainda não haver um novo nome definido, a Microsoft esclareceu que a sua mudança vai ser feita a nível global e não apenas a nível regional.

E toda esta mudança será feita sem qualquer prejuízo para os utilizadores, sendo mantida a qualidade do serviço que até agora a Microsoft tem prestado.

We’re glad to have resolution of this naming dispute, and will continue to deliver the great service our hundreds of millions of customers expect, providing the best way to always have your files with you.

Depois de ter perdido o nome Metro para a empresa Alemã Metro AG, a Microsoft vê-se agora impedida de usar mais uma das suas marcas ícone.

O investimento feito pela Microsoft neste seu serviço, com a sua integração com o Windows 8 e com as novas funcionalidades que foram surgindo não está agarrado ao nome, mas é por este que a maioria dos seus utilizadores o conhecem e estão habitados a usar.

Homepage: SkyDrive

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MigM.
    MigM.

    MsCloud ou LiveCloud e acabavam com terceiros a quererem fazer dinheiro sem produzirem nada.

    1. Avatar de bb
      bb

      live cloud já existe

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      O que não era o caso aqui. A Sky Broadcasting Group já existe à muitos anos e limitam-se a proteger o nome, assim como a MS e outras empresas como a Apple já o fizeram no passado com as suas marcas.

      1. Avatar de MigM
        MigM

        Quantas empresas queres com a palavra Sky no meio? Ou produtos?

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Muitas empresas e muitas marcas, de certeza. Não estou a referir-me ao ridículo do processo, mas sim à utilização das mesmas armas que empresas como a MS ou Apple utilizam. Qualquer produto que seja lançado hoje em dia com uma maçã ou um prefixo “i” está sujeito a um processo.

        2. Avatar de Diogo Rocha
          Diogo Rocha

          Se fosse a ver por ai o vaticano devia processá-los visto o sky ser prioridade dos católicos…

          1. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            WIIIN

          2. Avatar de Ciro Espítama
            Ciro Espítama

            Deves estar a confundir:
            Sky= Céu no sentido do espaço físico que vemos quando olhamos para cima.
            Heaven= Céu no sentido de parsíso ou oposto a inferno

        3. Avatar de start
          start

          Sky News, Skype, são uns idiotas, kk dia n se pode viver neste mundo sem pagares por existires.

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Eu sugiro

    Microsoft Windows Live Drive Update 2 Service Pack 3

    😛

  3. Avatar de Curioso
    Curioso

    Isto é estúpido! A palavra Sky é tão comum e tão usada en tanta coisa…

    E aposto que houve tanta imparcialidade nisto. Uma empresa britânica faz queixa, é claro que um tribunal britânico prossegue com isso.

    São empresas que sabem que ganham mais dinheiro em fazer birras, portanto…

    1. Avatar de Lop
      Lop

      Lol realmente, isto é no minimo rídiculo. Qualquer dia é preciso pagar pra dizer a palavra Sky. Isto é claramente um maneira de sacar dinheiro à MS. Dejá vu Metro.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        O Metro nunca foi a tribunal, a empresa alemã limitou-se a informar a Microsoft que haveria problemas caso passasse a ser um nome usado oficialmente nos produtos. A Microsoft limitou-se a mudar o nome!

    2. Avatar de César
      César

      Então eles não processam a Sky, a equipa de ciclismo?????

      1. Avatar de okapi
        okapi

        Não, são areas totalmente diferentes e isso já foi mais que explanado por aqui. O Team de ciclismo até é suportado pela SKY. in wikipedia : The creation of the team was announced on 26 February 2009, with the major sponsorship provided by BSkyB

  4. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    Não só é estúpido como é patético. Esta “estória” das patentes já começa a ser absurda, levado a extremos nenhum cidadão anglófono poderia utilizar a dita palavra, que não me atrevo a escrever não vá a televisão britânica, interpor um processo contra mim pelo uso indevido de uma palavra inglesa que define “céu”.
    É simplesmente patético, estou farto das guerrinhas da Apple, Samsung, Motorola, MS, IPhone (brasileira), etc.

    Neste caso em concreto o core business de uma, não influi na outra. Ou seja, não são concorrentes directos, porque se o fossem até entendia, não sendo…

  5. Avatar de Leonardo Macedo
    Leonardo Macedo

    Oportunistas

  6. Avatar de Rui Pt.
    Rui Pt.

    Eu confesso que sou daqueles que adora ver a MS a “levar na boca”, mas este caso é no mínimo pior que patético. Lá por não gostar deles pelas campanhas sujas que fizeram, não quer dizer que vá aplaudir outros só porque fazem o mesmo tipo de campanha contra eles. O meu ponto de vista é mais do tipo “ladrão que rouba ladrão, faz-lhe companhia na prisão”.
    Porque não processaram os filmes Terminator por causa da Skynet? Ou o 007 Skyfall? Ou qualquer outra das 1001 utilizações comerciais da palavra Sky?

    Ou se reformam os sistemas de direitos de autor, marcas e patentes ou daqui a nada para falar o que quer que seja temos que pagar royalties e direitos…

  7. Avatar de okapi
    okapi

    Acho bem que encontrem outro nome. A mim pouco me importa é serviço que uso, com este nome ou outro qualquer, o importante é que o serviço continue bom e melhore ainda mais. Quanto ao oportunismo ou sacar dinheiro à MS , não li nada na imprensa internacional que prove que a SKY Broadcasting o tivesse feito, tanto é que a MS ao fim de alguns anos de luta, teve mesmo que recuar e mudar a estratégia ,já a SKY Broadcasting importou-se mais em proteger o nome/marca. Com isto tudo quem sai a ganhar com a mudança de nome é a Microsoft.

  8. Avatar de Abílio
    Abílio

    Ganhar dinheiro sem produzir nada foi no se especializou a Europa…

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Não sei o que andas a fumar mas espero que tenhas trazido para todos…

      1. Avatar de Abílio
        Abílio

        Se deixares de fumar vais perceber melhor o mundo que te rodeia.

        1. Avatar de brunobola
          brunobola

          like 🙂

  9. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Mas qual patentes. Vocês sabem ler? Existe uma empresa que detem uma marca. Não sei se já tiveram que pensar no nome para alguma coisa, marca, empresa, banda. Dá trabalho, e é algo que nos orgulhamos e estimamos. Registar essa criação em toda a Europa custa dinheiro. Quria ver se uma marca vossa, de repente começasse a ser usada por uma empresa multi-milionária Americana só por que sim…

    Se a marca é da Sky, acho muito bem que deixem de a usar. Se fosse minha exigia exactamente o mesmo. E a Microsoft só vai pagar porque quer ficar com o nome por algum tempo. Por quando a Sky lhes disse que o nome era deles a MS só tinha que o abandonar e pronto. Agora se querem tempo, se querem usar uma marca que não é da autoria deles, acho muito bem que paguem. Diria mesmo, paguem e não bufem…

    Isto não tem nada haver com os entraves ao desenvolvimento de patentes ridículas. Usar um nome ou “Nuvenzinha da Microsoftzinha” vai dar exactamente no mesmo e não prejudica a humanidade….

    1. Avatar de start
      start

      O k dizes é ridiculo. Uma marca só deveria ser registada se fosse composta por palavras inventadas, conjunto de palavras tipo cocacola em que cola ou coca se podia usar pa outra coisa tipo colaprego ou siglas de varias palavras (H&S). Agora palavras normais n deveria ser possivél. Este mundo tá perdido.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Informa-te um pouco melhor sobre marcas registadas!
        As marcas estão limitadas na sua aplicação! Podes ter empresas diferentes que usam a mesma “palavra” de uso comum como marca, desde que não haja sobreposição na área de negócio. Há outras regras que são necessárias respeitar, mas resumidamente as empresas não se apropriam das palavras, mas podem se defender do uso abusivo da marca na sua área de negócio por parte de outros com interesse económico! Ou uso abusivo da imagem, mas isso já são outros domínios!

    2. Avatar de MigM
      MigM

      Hum, as palavras não têm dono e “sky” não é excepção.
      Acerca dos resgistos, e neste caso em concreto, SkyDrive é uma palavra completa, uma marca, Sky é outra mas que usam uma palavra em comum. Nada impede que nao possas registar uma marca com a palavra sky no meio… ou nada deveria impedir.
      Vistas as coisas por outro lado, a MS podia evitar que a Sky usasse essa marca nos states… pelos vistos a Sky não detém os direitos da palavra fora da Europa! 😉
      Há inumeras empresas com o nome “micro” associadas, ou soft, etc. As palavras não podem ser detidas e nada te impede de chegar ali ao INPI e registares a tua empresa com a palavra “micro” associada.

      1. Avatar de okapi
        okapi

        A SKY Broadcasting está nos 5 continentes e nos Estados Unidos em parceria com Murdoch. Para consolidar o novo nome também não é viável a MS ter o mesmo serviço com 2 nomes diferentes. As palavra podem não ser detidas mas as marca podem e o que a SKY Broadcasting fez e muito antes da Skydrive aparecer foi registar a marca SKY e depois foi fazer upgrades ás áreas onde o produto deles se insere.Não há muito a acrescentar, o Gerardo disse tudo. A MS podia muito bem ter evitado passar por estas cenas.

        1. Avatar de JG
          JG

          Isso é patético, por essa ordem ideias, uma empresa que registe várias marcas (palavras), pode condicionar toda uma língua.. Ridículo isto de registar marcas que são palavras comuns..

          1. Avatar de okapi
            okapi

            A BSkyB registou a marca e não a palavra SKY, não condicionou absolutamente nada. Eu continuo a escrever todos os dias a palavra Sky sem ser referido á empresa SKY Broadcasting. E a prova é que não interfere com tudo/todos, tanto é que a marca SKYPE continua, a sky flyer ou até a Dark Sky Scotland. A MS não foi feliz a escolher o nome Skydrive ou pensou que passava em branco, porque se fosse para fazer publicar um livro com o titulo skybook Microsoft, não tinha problemas.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            O registo de marcas não condiciona a língua. Qualquer marca que use palavras comuns está limitada na sua aplicação aos negócios definidos. Para além disso têm que comprovar que a marca é realmente utilizada como foi definida no registo, podendo cair passado algum tempo se não tiver uso!

    3. Avatar de PTO
      PTO

      Não conheço o processo mas as áreas comerciais do Skydrive versus a Sky só muito (mesmo muito) dificilmente é que se confundem. Claro que existem sempre uns ignorantes ou com preguiça mental que iriam confundir mas não se pode legislar em função da imbecilidade ou da preguiça cerebral.

      A bem dizer a lógica é a de que se eu criar a empresa de fornecimento de fruta “Banana” e registar a palavra “banana” mais ninguém a pode utilizar mesmo que seja para uma área comercial diferente? Ok se é assim então é absolutamente absurdo, para não chamar outra coisa.

  10. Avatar de Pedro Cavaleiro
    Pedro Cavaleiro

    Isto é ridiculo no mínimo, apenas uma maneira de roubar dinheiro à MS

  11. Avatar de pedro casquilho
    pedro casquilho

    não entendo estes homens do marketing da Microsoft … ganhão milhões mas devem pensar pouco ou pelo menos com metade do cérebro …..
    A microsoft devia registar também a sigla MS, a colocava-a como prefixo em todos os seus produtos e serviços !!!!
    Neste caso poderia ficar MSdrive …. MScloud … etc
    assim acabava-se este oportunismo de ganhar dinheiro fácil.
    Cumprimentos.
    Pedro

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Oportunismo de adivinhar um nome que, no futuro irá ser usado por uma grande marca mundial, sem essa marca se dar ao trabalho de investigar ou prever essa possibilidade de processo???? Isso não é oportunismo, é adivinhar o futuro com um grau de detalhe upa upa 😀

      Quem quer que tenha essa poder vai ficar rico de certeza.

      1. Avatar de JG
        JG

        Isso é estupido.. Se onde escreves “adivinhar” estivesse escrito “inventar”, faria todo o sentido, agora como as coisas estão é que não faz sentido nenhum

  12. Avatar de rjtpoj
    rjtpoj

    O Skype vai a seguir 😐

      1. Avatar de rjtpoj
        rjtpoj

        Porque não?
        e o SkyScanner? http://www.skyscanner.pt/
        e a Sky Airline? http://www.skyairline.cl
        etc

        1. Avatar de okapi
          okapi

          São de áreas totalmente diferentes e podem ser utilizadas.E como já disse acima quem vai ficar a ganhar com isto é a MS.

          1. Avatar de PTO
            PTO

            Mmmm… e será que a área do Skydrive é a mesma da Sky? A Microsoft faz Broadcast de quê?

  13. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Kaspersky, se fosse a vós ia-me cuidando…
    Isto é simplesmente ridículo.

  14. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Windows BlurDesk

  15. Avatar de jaquim
    jaquim

    Quem com ferros mata…
    Nada que a MS não tenha feito a outras empresas… que lhe fique caro..