Correr vários Sistemas Operativos a partir de uma PEN? É Fácil…

45 Comentários

…venha conhecer as nossas 3 sugestões, de aplicações que permitem criar sistemas multiboot

As pens USB e discos rígidos (externos), são nos dias de hoje equipamentos que desempenham funções de grande utilidade. Além da capacidade elevada de armazenamento, permitem ainda que possamos instalar ou correr sistemas operativos a partir dos mesmos

Hoje deixamos 3 sugestões para aplicações que permitem facilmente transformar uma PEN/Disco USB num dispositivo multiboot, com vários sistemas operativos disponíveis.

usb_000

Todos conhecemos a facilidade com que usamos um qualquer CD, DDV ou um dispositivo USB de armazenamento com um live SO ou com uma ferramenta de instalação.

Por norma apenas colocamos um sistema operativo por dispositivo. As ferramentas que apresentamos de seguida, permitem colocar mais do que um sistema operativo por dispositivo. Vamos conhecer o XBOOT,SARDU e YUMI.

XBOOT

O Xboot é uma aplicação gratuita que permite ter vários sistemas operativos e utilitários (ex. Acronis, Clonezilla, Ophcrack live CD, etc) num único dispositivo de armazenamento ou num simples .ISO.

A sua utilização é bastante simples, sendo apenas necessário arrastar a imagem .ISO para cima da janela principal da aplicação. Para cada imagem .ISO carregada, será apresentada a informação sobre o nome, tamanho, categoria e o Xboot encarrega-se de calcular o tamanho total para que o utilizador tenha a noção do espaço livre no dispositivo.

xboot

Homepage: XBOOT

SARDU

O Sardu é um software portable, que permite que criem pen USB multoboot, onde vão colocar todos os sistemas operativos ou ferramentas de recuperação de PC que entendam, mantendo-as organizadas e prontas a serem arrancadas.

Para usarem esse dispositivo multiboot só têm de o colocar no vosso PC e indicar (normalmente via BIOS) que pretendem arrancar a partir dele. Ao arrancar será mostrado um sistema de menus onde as imagens que criaram vão estar organizadas e prontas a arrancar. Só têm de escolher a que pretendem usar.

Homepage: SARDU

YUMI

O YUMI é o sucessor do MultibootISOs e pode ser usado para criar Multiboots em Pens USB/Discos externos USB. Com o YUMI podemos colocar vários sistemas operativos num único dispositivo USB, que a aplicação encarrega-se de criar a interface do boot. Além de sistemas operativos, podemos ainda colocar anti-vírus que funcionem em modo portable, ferramentas para discos rígidos, ferramentas de diagnóstico e muito mais (ver imagem inicial).

Contrariamente ao MultiBootISO, que recorria ao grub para fazer boot directamente dos ISOS, o YUMI usa o syslinux para realizar essa tarefa.

mutiboot_00

Homepage: YUMI

Estas são provavelmente as três aplicações mais populares para criar multiboot em dispositivos de armazenamento USB. De uma forma muito simples e rápida, podemos ter uma PEN ou Disco como vários sistemas operativos, para os mais diversos cenários. Experimentem!

Qual o vosso favorito? Conhecem outros?

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Esperava um artigo um pouco mais completo.
    É bastante relevante especificar que tipo de sistemas operativos estes programas suportam (windows / linux), pois penso que apenas o Sardu suporta Windows, e não é assim tão fácil!

    Proponho um tutorial para colocar numa Pen o Windows XP, Windows 7, Windows 8 e talvez uma distribuição de Linux!

    Aqui fica o desafio!
    Continuação do bom trabalho.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Anónimo,

      Este artigo não é para ensinar a ter os SOs na Pen…é sim para apresentar as soluções que existem para esse efeito. Para saber mais informações sobre cada um..basta carregar no link

      1. Avatar de Tiago Carrondo

        Não esquecer também que quase todas estas ferramentas agora batem na trave do UEFI e pura e simplesmente não fazem boot sem um monte de cambalhotas (que nem todos os modelos permitem dar)

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Pois, o “raio” da UEFI

          1. Avatar de José
            José

            “They who can give up essential liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety.” Benjamin Franklin

            Essa frase aplica-se a quase tudo, incluíndo o UEFI.

        2. Avatar de Felisberto Couto

          As cambalhotas nao sao assim tao grandes, visto ser apenas necessario desativar o safe boot, e activar uefi com csm capable. Ate agora nao encontrei nenhuma board que nao o permitisse mais nao fosse com um update de bios.

          1. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            já tentou uns desktops da hp elite? nem desativando essas paradas aí, da pra dar boot, é uma peste… se souberem me avisem

    2. Avatar de João Reis
      João Reis

      Vai precisar de uma grande pen para o efeito. 16GB é o que lhe aconselho.

      1. Avatar de D
        D

        Se o DVD do 7 for um AIO, mais vale uma PEN de 32GB para ter 1 ou 2 Distros Linux, W7, W8, WXP e um AV.

        1. Avatar de João Reis
          João Reis

          Exacto, 32GB, não os contei a todos 🙂

      2. Avatar de NoBodyCares
        NoBodyCares

        Mais, muiiito mais.

    3. Avatar de panhonhas
      panhonhas

      Pelo que eu percebi ele queria era dizer, para se fazer uma artigo sobre os melhores programas ou as melhores formas para gravar cada um dos SO em pens separadas. E sim acho que também seria muito melhor.

    4. Avatar de karlos
      karlos

      Eu utilizo o Grub4Dos, já tive XP, Windows 7 e Ubuntu numa pen, atualmente só tenho Windows 8 com Office 2013 integrado.
      Tenho também numa pen Win7_PE_SE x86, Win8_PE_SE x64, Hiren´s Boot e mais alguns utilitários.
      Toda a informação para a sua criação está aqui: http://reboot.pro/

  2. Avatar de Carlos Santos

    Existe algo do género para Linux?

  3. Avatar de Tiago Correia
    Tiago Correia

    Precisei de usar este tipo de aplicativo à 4 anos atrás e o YUMI era o mais usado. Até hoje sempre o uso para instalar S.O. em todo o tipo de computadores. As vantagens de mobilidade, velocidade e capacidade para o software introduzido são para mim a grande chave deste aplicativo.

  4. Avatar de Curioso
    Curioso

    Ora viva

    Eu tenho um problema, tenho um hp a6110.pt, de secretária. É do tempo do WVista e pediram-me que instalasse o windows xp. O W7 fica muito lento.

    Mas quer que arranque por cd ou dvd ou pen, quando entro por raiz para o formatar, depois de aparecer “prima qualquer tecla para arrancar pelo cd”, ou algo assim, a seguir de me aparecer um ecrã azul a carregar os ficheiros do windows xp, dá sempre um “blue screen of death”.
    Simplesmente não consigo instalar o windows xp.

    O que posso fazer?

    Cumprimentos

    1. Avatar de Curioso
      Curioso

      Ah, e peço desculpa pelo off-topic.

    2. Avatar de Curioso
      Curioso

      Ah, e peço desculpa pelo off-topic.

      Se não fosse importante, não estava a escrever isto.

    3. Avatar de SexOnaSal
      SexOnaSal

      não serão cd danificado ?

    4. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Instala linux através da pen e o computador ficas com um computador novo cheio de desempenho…

    5. Avatar de TR
      TR

      Muito provavelmente estás com um problema de compatibilidade com o bus do disco. Alguns dos HP não dão sequer para configurar o SATA com compatibilidade IDE. Um conselho?… Deixem de vez o XP… a palavra saudade existe por alguma razão (eu do XP n tenho nenhuma)…

    6. Avatar de fern
      fern

      experimente limpar o disco com o programa AOMEI depois tera de
      instalar o MBR para o windowsXP
      Se nao tem experiencia nao faca, e um pouco dificil.

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Boas

    Eu já tentei criar uma pen de arranque com o Windows 8, segui o vosso tutorial, e depois de demorar umas 4 horas a criar a pen, o sistema arrastava-se completamente!
    Com estes programas é possível ultrapassar este problema?
    Experimentei numa pen Kingston HiperX de 256Gb USB3!

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Este sistema é para instalar as .ISO e corre las no arranque.
      O que entendi com o seu sistema é que instalou o Windows directamente na PEN, isso é diferente do que se fala aqui.

      Exceptuando os LIVE CD´s de distros que correm directamente pelo ISO, sem requerer instalação, a ISO do windows que colocar nesta pen serve apenas para Instalar o mesmo, e não para correr a partir da pen.

      Claro que se instalar na PEN e usar windows emulando a pen como se fosse disco, claro que o uso do windows torna se lento.

      Mais valia ter comprado um disco ssd externo, e usar como instalação com o USB3, no entanto nao sei qual o suporte a tecnologia USB3 com o sistema directamente la instalado. Dependerá dos controladores da BIOS e nao dos drivers do sistema.

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Já agora, soluções para PEN USB com NTFS (por causa de ter ficheiros maiores do que 4Giga e tamanho da PEN superior a 137Giga).

    1. Avatar de Felisberto Couto

      NTFS nao tem essa limitação.

  7. Avatar de Fábio Pereira
    Fábio Pereira

    Eu estou com problema, é que tenho um ficheiro nesta extensão .nrg e queria converter para extensão .iso, gostaria saber se há algum programa para converter ou alguma técnica?

    1. Avatar de Luís Simões
      Luís Simões

      tens o UltraISO

      1. Avatar de Fábio Pereira
        Fábio Pereira

        Ok vou experimentar.
        Obrigado.

  8. Avatar de miguel
    miguel

    eles no pplware tem um tópico como instalar, SO no YUMI…
    è so procurar, mas para ser sincero comigo não resultou muito bem.. talvez por a pen estar a escrever mal… ou por ter tentado instalar windows e linux no mesmo , na sei

  9. Avatar de Cap
    Cap

    Tenho um PC com windows 7, que apenas serve para o xbmc. Gostava de experimentar o XBMCbuntu sem mexer no disco. Talvez através de um disco externo USB..

  10. Avatar de Atitudes
    Atitudes

    Boas,
    Obrigado pela informação.
    No meu caso, costumo ter várias pens com diferentes distribuições Linux (Ubuntustudio, Xubuntu, Kubuntu…) que nos permite correr os sistemas operativos a partir da pen de forma a podermos experimentar as suas funcionalidades básicas (infelizmente, as informações e programas guardados durante a utilização não ficam armazenados na pen e como tal apenas serviam para dar a conhecer as funcionalidades básicas de cada um).

    No entanto, após alguma pesquisa, apercebi-me que era possível instalar um distro completo juntamente com uma partição onde é possível guardar as alterações realizadas para usos futuros. Bastou-me desconectar o HDD (também funciona com o HDD conectado mas as informações da instalação ficará sempre em boot no PC, o que se torna um pouco chato) e através de um DVD ou pen, instalei o OS directamente na pen (juntamente com uma partição onde ficam guardadas as alterações).

    Fiquei mesmo muito satisfeito já que agora chego a qualquer computador, realizo boot por pen e utilizo o meu sistema operativo personalizado, sinceramente acho que é excelente!! E é neste sentido que o futuro caminha.

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Esse é um truque “básico” mas que utilizo e sinceramente prefiro. Se tiver 2 disco (ou um disco e uma pen), instalo sempre os sistemas sem os outros discos presente. Depois claro que não temos um boot loader para gerir os arranques. Mas também evitamos ter um bootloade marado 😀 Depois quando quero arrancar qualquer um dos discos/pens uso a BIOS. Hoje em dias qualquer computador tem uma tecla rápida para escolher qual a drive de arranque (tipo F9 ou ESC) pelo que é bem simples e em qualquer altura podemos “anular” um dos sistema sem ter de alterar o boot loader. Também é bom, se um sistema for o mais usado, pomos ele a arrancar sempre, não temos de esperar x segundos no menu de escolha.

  11. Avatar de Diogo R.
    Diogo R.

    eu utilizo o grub4dos, se a XBOOT ou a sardu conseguirem rodar o windows a partir dos ISO’s passo a utiliza-las.

  12. Avatar de pmf
    pmf

    SARDU e YUMI já utilizo à bastante tempo.
    O SARDU tem a vantagem de instalar as imagens dos SO’s, partilhando assim Linux e Windows na mesma pen.
    O XBOOT (não conhecia) apesar de apenas correr ISO’s em modo LiveCD, já está aqui no post-it para pesquisar e dar utilizadade a mais uma pen…

  13. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    E, já agora, para arrancar da pen USB, nos PC’s mais antigos, convém criar um cd com o PloP Boot Manager (já aqui citado no pplware). Depois, é só instalar a partir da pen…
    No meu caso [um rookie nestas andanças do Linux, com o WinXP e o Ubuntu LXDE em dual boot (e este último a dar-me algumas dores de cabeça, pois, volta não volta, deixa de atualizar, por desaparecerem ficheiros do update-manager e Merge List – será obra do Ubuntu Tweak?)], no meu caso, como dizia, tenho usado o YUMI, que permite adicionar e remover distros do Linux, antivirus de emergência etc…

  14. Avatar de avlisrOtiv
    avlisrOtiv

    Easy2Boot! É somente um colecção de ficheiros, não é nenhuma software, que permite o arranque por USB de – praticamente – qualquer sistema operacional ou ferramenta ‘live cd’. Imagens como *.ISO, *.BIN, *.IMA, *.IMG, *.VHD são compativeis… Desde que descobi este excelente projecto, consegui finalmente criar a minha propria ferramenta. +Info: http://bit.ly/17k4sQu

  15. Avatar de André Andrade
    André Andrade

    Alguns destes programas dão para correr windows 7/8 diretamente da pen ( estilo Live session do linux )?

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Creio que não, servem apenas para colocar a pen a arrancar a ISO de isntalação do windows.

  16. Avatar de Jorge Nuno Silva
    Jorge Nuno Silva

    Sabem se algum dos softwares referidos pode ser utilizado para criar uma pen de boot para instalação do Windows 7 e do Windows 8 na mesma pen? Por ex. por um menu de boot?
    Se me puderem esclarecer agradeço.
    Sei que o Windows 8 não se dá bem com pen de boot ou caixas externas com boot por ISO e daí a minha pergunta…

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      até hoje coloquei no mesmo pendrive windows 7, hirens, e linux… mas acho q é possivel sim colocar o win8, mas ainda não tentei

  17. Avatar de Hawk
    Hawk

    Uso o YUMI a algum tempo e não tenho nada a reclamar. Consigo colocar e tirar as imagens muito facilmente. Recomendo.

    1. Avatar de Jorge Nuno Silva
      Jorge Nuno Silva

      Consegues ter o Windows 7 e o 8 na mesma pen (instalador)?

  18. Avatar de Gabriel LUNA
    Gabriel LUNA

    ESSES PROGRAMAS FUNCIONAM, PARA O IOS?