Microsoft e Link criam portal web para o Banco Alimentar

10 Comentários

Foi ontem no evento “5º Encontro de Parceiros Sociais” realizado pela Microsoft, que esta anunciou em parceria com a Link Consulting o lançamento do novo portal web “Alimente esta ideia… agora também online”.

O objectivo deste portal é complementar a recolha de alimentos no retalho, para que qualquer pessoa possa doar alimentos ao Banco Alimentar comodamente a partir da Internet e pagar através de multibanco.

Este evento contou com uma convidada de honra, a madrinha deste projecto, a Dra. Maria Cavaco Silva, a Primeira-Dama.

 

Esta iniciativa teve como objectivo alertar o 3º Sector e a toda a sociedade civil para uma “necessidade tão básica como a alimentação, utilizando a mais moderna das tecnologias”, afirmou Claudia Goya, Directora Geral da Microsoft Portugal.

Patrícia Fernandes, Directora de Relações Públicas e Imagem Corporativa da Microsoft em Portugal e que acumula agora a gestão das áreas de Cidadania e Responsabilidade Social, abriu o evento e colocou um desafio a todos os presentes:

Que problema/dificuldade conseguiria desenvolver em parceria com outra OSFL (organização sem fins lucrativos) com 5000€?”

Com este desafio a Microsoft aliciou os representantes das OSFL a exprimirem as suas ideias mais originais com vista à sua  implementação concreta. Segundo Patrícia Fernandes “a missão da Microsoft é colocar a tecnologia ao serviço das pessoas”.

De seguida, Claudia Goya, Directora Geral da Microsoft Portugal sobe ao palco e apresenta em concreto o porquê desta iniciativa. Uma das grandes novas apostas da empresa é a inclusão social e digital e é aqui que o 3º Sector entra. Há 6 meses atrás a Microsoft anuncia um investimento de 3 milhões de euros e agora o investimento é duplicado para os 6 milhões de euros.

A Microsoft aposta no fenómeno crowdsourcing e alia tecnologia, vontade e oportunidade nestes tempos tão difíceis em que se verifica ainda mais solidariedade e união. É aqui que nasce a aposta na criação de um portal web que permita aos internautas doar alimentos ao Banco Alimentar e acompanhar o impacto dessas mesmas doações.

Ficam aqui algumas das características relevantes deste portal:

  • Simples de utilizar.
  • Possui versão mobile.
  • Pagamento seguro e familiar através de multibanco.
  • Integrado no Facebook, Windows Live Messenger e Hotmail.
  • Assente numa plataforma tecnológica flexível, no serviço de cloud computing da Microsoft.

  • Bens possíveis de doar limitados a azeite, óleo, atum, salsichas e açúcar, ao preço mínimo do mercado.
  • Campanha online aberta 2 vezes por ano, em paralelo com as doações do retalho.
  • Fora dessa altura, o site estará em funcionamento, não para doações mas sim para acompanhar o impacto das doações anteriores.

Isabel Jonet, Presidente da Federação de Bancos Alimentares contra a Fome, reconhece a importância deste portal quando os doadores não fazem compras tipicamente ao fim-de-semana ou doadores que não se possam deslocar de suas casas. Afirma ainda que é comum receber chamadas de imigrantes portugueses que expressam a sua vontade de ajudar as suas famílias mais carenciadas nas aldeias. Com este novo portal, tudo isso é possível.

Por fim, a convidada de honra, a Primeira-Dama Dra. Maria Cavaco Silva fez as honras inaugurando o portal com a primeira doação – pode-se dizer que foi bastante generosa, excepto no açúcar. “Em momentos de crise é preciso ir mais longe”, afirma.

Aceda ao portal e doe alimentos a quem precisa. A campanha funcionará de 26 de Maio a 5 de Junho.

Portal: Alimente esta ideia… agora também online.

Partilhar:
Tags:

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Nascimento

    Não sou muito apologista de algumas das actividades/ideias da Microsoft, mas ontem (dia em que vi a noticia), passei a ter uma melhor visão sobre a Microsoft, pois, são/deviam ser as grandes empresas a dar o exemplo e a Microsoft com esta iniciativa deu a mostrar que se preocupa com as actividades sociais!

    Os meus parabéns!

    1. Avatar de João Fernandes

      Totalmente de acrodo contigo João.

  2. Avatar de helder silva
    helder silva

    Onde está o botão “like”?!?xD
    Parabéns Microsoft!
    Só acho é que a madrinha foi mal escolhida pk ela só ganha 700€… coitadinha!!! não vai ter dinheiro para ajudar!!

    1. Avatar de M.Manuelito

      Então não são 800€? Mesmo aqui está no limiar da pobreza 🙂

  3. Avatar de m00nbl00d
    m00nbl00d

    Pois… é pena é os utilizadores terem que inserir nome, morada, e-mail e NIF!!!!! em protocolo HTTP e não HTTPS.

    O nome vá lá que não vá, agora o NIF? Brinquemos…

    E também gostei da parte do pagar por Multibanco… pois… a taxa que se paga aos bancos sempre que usamos o cartão de crédito… também se aplica aqui? Pois… a solidariedade, em primeiro lugar, parece ser dos pobres para os ricos… depois os ricos dão umas migalhas aos pobres, para não parecer mal.

    É como as Popotas e as Leopoldinas… ou lá como se chamam… e dos relógios Swatch, etc… O dinheiro vai para quem já o tem…

    Querem doar, doem directamente às instituições, sem intermediários!!!

    1. Avatar de cenas
      cenas

      belo comentário…sem tirar nem por
      um belo “nuff said” mesmo 😉 partilho da mesma opinião

    2. Avatar de Vítor M.

      Tem muita verdade o que dizes. A popota, os arredondamentos são causas sociais que trazem benefícios fiscais e financeiros para as empresas que promovel.

      Na contabilidade sabemos em que rubrica se contabiliza as doações 😉

  4. Avatar de M.Manuelito

    As acções da chamada responsabilidade social das empresas, além do mérito que têm por si só, também ajuda a que as pessoas olhem para estas empresas com outros olhos.
    Aqui bem perto de mim, em Campo Maior, a Delta Cafés, talvez seja uma das pioneiras na ajuda a quem mais precisa.
    Acho que é o caminho certo e que deve ser seguido por muitas grandes empresas em Portugal.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sem dúvida, o Nabeiro é um exemplo.

      Deveriam é ser mais destas empresas que olham também para o lado humanitário, em vez de olhar só para o lado financeiro.

  5. Avatar de Vítor M.

    A primeira dama pode fazer um bom serviço, já que as empresas não lhe dirão um não redondo… desde que ela se dedique, como acredito que o fará.

    É mais uma excelente iniciativa da Microsoft dentro da acção social.