Microsoft dá 12 razões para preferir o Outlook ao Gmail

114 Comentários

Por Rui Trigo para o Pplware

Todos nós conhecemos a grande rivalidade que existe entre a Microsoft e a Google. Nos últimos tempos as “picardias” entre os dois gigantes da tecnologia têm vindo a ser frequentes, com a Microsoft a levar a cabo uma série de

Depois de gozar com o Google Docs, com as aplicações Googlle…e muito mais,  a Microsoft apresenta agora 12 razões que considera fundamentais na hora de escolher o Outlook.com como serviço de e-mail preferido.

gmail_00

Num artigo publicado no blogs.office.com, a Microsoft apresenta 12 razões que podem levar os utilizadores a mudarem do Gmail para o Outlook.com.

12 razões para preferir o Outlook ao Gmail

1. Interface: A mudança frequente da interface no Gmail perde para a interface simples e descomplicada do Outlook, obrigando os utilizadores a descobrirem como funciona a ferramenta mais uma vez.

2. O acesso offline aos e-mails. No Outlook, TODOS os e-mails recebidos estão disponíveis para acesso offline. O Gmail Offline só funciona nalguns browsers e o correio dos meses anteriores.

3. Múltiplas formas de organizar a caixa de entrada, como guardar os e-mails em pastas e categorias, ao passo que no Gmail a ferramenta para organizar é as Labels (etiquetas).

4. Capacidade de associar categorias, códigos de cor, tarefas e eventos. Já o Gmail apenas permite a categorização dos e-mails e atribuiu código de cor aos eventos.

5. Encontrar e-mail de várias formas. O Gmail disponibiliza uma barra de pesquisa como a do Google, habituada ao que estamos a ver, certo?… O que provoca a necessidade de saber bem o que vamos procurar. Pois aqui o Outlook mostra bem o que vale pois permite pesquisas por pastas, colunas diferentes, pesquisa geral, etc.

6. Marcar os e-mails mais importantes. Ao sinalizarmos o e-mail ele assume prioridade e aparece com os mais recentes e-mails da caixa de entrada. Além de que permite adicionar lembretes aquando a sinalização.

7. Regras – Os utilizadores podem usar regras no Outlook para mover itens para várias pastas, atribuir categorias e notificações para uma organização permanente. O Gmail tem filtros, mas é uma ferramenta mais limitada…

8. Informação dos contactos – Quanto à informação dos contactos, podemos reparar que o Outlook exibe títulos de trabalho, departamentos, hierarquia na empresa, fotos, estado online, horários e etc.. Aqui o Gmail resume-se a exibir apenas informação mais básica.

9. Agendamento de reuniões – No Outlook, podemos saber facilmente a disponibilidade de horário, reuniões marcadas, salas e projetores. A Google recorre ao Google Calendar para esta funcionalidades…

10. Dicas: O Outlook emite um aviso se na barra de endereço houver muitos endereços de destino com respostas automáticas.

11. Ignorar conversações: O Outlook facilita a tarefa de mover e-mails irrelevantes para fora da caixa de entrada.

12. Delegação/permissões: Com o Outlook, temos a possibilidade de atribuir acesso a pastas e ao calendário com diferentes níveis de privilégios.

Caso pretendam ver em detalhe todas estas 12 razões, podem fazer download do PowerPoint aqui

Temos aqui uma lista que dá o troféu à Microsoft. Será possível de elaborar uma lista de vantagens no serviço de e-mail dando a vitória à Google?

Comentários

114

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TMC
    TMC

    Eu uso o gmail como e-mail meu mas o meu primeiro que ainda uso para me registar em sites e etc é no outlook. Eles têm razão numa coisa o outlook é bem mais simples que o gmail

    1. Avatar de arkan
      arkan

      concordo, gmail vira e mexe faz coisas que so atrapalham, eu mesmo parei de usar meu gmail como principal, e so uso outlook.com, nem no movel eu tenho gmail.

      so tenho gmail, por causa do google play! senao, todos os serviços google seriam removidos por mim.

  2. Avatar de Dc
  3. Avatar de Gabriel Rodrigues
    Gabriel Rodrigues

    O tom predominante do Outlook (azul), dá-me vómitos…

    1. Avatar de André
      André

      Podes mudar a cor, eu mudei também não gostava da cor.

      1. Avatar de Rochita
        Rochita

        Hehe, quando falam deviam pensar duas vezes, algum dia a microsoft não iria deixar mudar a cor? E nem está mau pensado visto que a cor principal é uma cor agradavel e cria um bom contraste

        1. Avatar de André
          André

          Eu estava simplesmente a informar que existe essa possíbilidade e pensei que seria bom partilhar informação construtiva. Nem todos temos a mesma sensibilidade as cores por isso cada um escolhe-se as cores que lhe são mais agradáveis visualmente.

          1. Avatar de Rochita
            Rochita

            Estou do teu lado pá! É apenas um facto comprovado que o azul é das cores mais agradáveis, basta veres exemplo do facebook, pplware, twitter e entre muitas outras, pessoalmente não gosto muito, prefiro um cinzento claro, simples, não “queima” os olhos e vai bem com as cores do meu portátil.

    2. Avatar de Ismael Guimarães AJ

      Concordo contigo Gabriel. O Outlook perdeu ao ser azul. Já não chegava o Facebook ser azul ainda vem outro. Porém isso dá para mudar.

      Atualmente uso o Outlook para o lixo do Facebook mas até esse lixo vindo do Facebook estou farto. Queria ter uma opção para eliminar os emails do Facebook logo.

      1. Avatar de Telmo
        Telmo

        Desactiva-os. Eu não recebo nenhum e-mail do Facebook, desactivei-os a todos nas opções.

  4. Avatar de Manuel Silvestre
    Manuel Silvestre

    Uso o Outlook para alojar o email do meu domínio e garanto que não fica nada atrás do Gmail!

  5. Avatar de PB
    PB

    A questão é, foi necessário aparecer o Gmail para o Outlook passara estar online. Antes do Gmail usava o Outlook como muitos outros cibernautas, no entanto tive a necessidade de ter um email portátil e acessível em qualquer parte do mundo!
    Portanto continuo a usar o Gmail até não aparece algo revolucionário!
    PS. leio o pplware todos os dias, este foi o meu 1º comentário.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Quê?

      Antes de ser outlook, era o hotmail, e era de interface web…

      1. Avatar de Bruno Alves
        Bruno Alves

        O PB deve estar a referir quando o outlook era um cliente de e-mail instalado na máquina (tipo thunderbird e live mail), vinha no pacote do office e era uma valente ….enfim. Não sei se és desse tempo… depois sim, veio o hotmail…

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Sim, ainda sou desse tempo, acho que ainda existe mesmo o outlook, a app que acho que vem com o office…

          Aliás, sou do tempo do Microsoft exchange, mas do cliente, e não do servidor,a lesar de não usar email nessa altura 😉

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Ainda existe sim. Vem com o Office (ou à parte) e, apesar de instalado na máquina, é acessível em qualquer parte do mundo (respondendo ao PB). É uma ferramenta profissional (essa “app” que fala o Nélson) e é, na minha modesta opinião, o melhor – é muito mais que um simples cliente de email – e não essa “brincadeira de meninos” que é o Gmail.
            Já agora, o Hotmail aparece em 1996 e só foi comprado pela Microsoft em 1997. O Gmail aparece (se não estou enganado) em 2005. Não é fácil, nem rápido, nem está acessível offline (parece que agora já) e carece de muitas funcionalidades.
            Não entendo o que trouxe de novo em relação a hotmails, yahoos e afins, mas teve o nome Google para atingir essa cota de mercado. Google é o melhor motor de busca, de longe, e tem o Goggle Earth… em tudo o resto é apenas mediano ou amador, havendo sempre soluções melhores (umas gratuitas outras pagas).

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          Mas o Outlook ainda é isso, este é o Outlook.com, anteriormente conhecido como Hotmail. Aliás, se tentares ir ao endereço http://www.hotmail.com, vais parar ao Outlook.com.
          E o Hotmail é mais antigo que o Outlook, por pouco, mas é.

          1. Avatar de Ismael Guimarães AJ

            Meus caros, achei errado o endereço de login não ser mail.outlook.com e por isso já uma contrariedade para adotar o Outlook Mail. Não gosto de ver que o endereço usado ainda é o mail.live.com ou algo do género. Acho que o Live Mail nem chegou a existir. Porque é que a Microsoft ainda insiste neste domínio para login?

    2. Avatar de OG
      OG

      O Gmail não veio revolucionar nada.
      Já existia o hotmail muito antes.

      1. Avatar de Pedro A.
        Pedro A.

        O que o Gmail revolucionou foi ao dar uma caixa de 1GB enquanto que toda a concorrência dava caixas bem mais pequenas, normalmente entre os 100 e os 250MB se não me falha a memória.

  6. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    uso o Gmail para empresa: eu@minhaempresa.com.br, será que dá pra fazer isso no Outlook???

      1. Avatar de Net
        Net

        @Manuel Silvestre

        Bom dia, esse serviço da Microsoft semelhante ao do Google Apps que indicou para Rodrigo também é Free?

  7. Avatar de Alex
    Alex

    Não digo que o Outlook seja algo revolucionário, mas realmente acho-o melhor que o gmail por diversos motivos que passam por coisas tão simples como a simplicidade, privacidade e a não agregação de serviços que não quero ao meu gmail (olá google +).

    Se falarmos num todo, o skydrive como o Office são superiores às alternativas da Google…ainda mais para quem usa o Office 2013!

    Eu pessoalmente já fiz a migração, e não sinto absolutamente falta nenhuma e acredito que muita gente o irá fazer pois realmente a Microsoft tem aqui um conjuntos de serviços bastante bons.

    Desafio às pessoas que estão fartas – por uma razão ou outra – do gmail a tentarem este serviço.

    1. Avatar de mykos
      mykos

      O skydrive é uma porcaria..Velocidade de download limitada a 200k? em que século é que a microsoft está a viver?

      Deixei de ir ao hotmail através da net já há 3 anos..tinha sempre problemas, ou a página não carregava toda, ou não conseguia abrir os mails, ou não dava para clicar nos botões, fazia os browsers crasharem..Ainda ontem não conseguia aceder à caixa de entrada do outlook.com. Por isto tudo mudei o email principal para o gmail e até agora não tenho razões de queixa, gosto da interface, da organização das definições e do nível de controlo das mesmas. Publicidade nunca vi, não faço ideia onde é que aparece. E gosto particularmente da função drag-n-drop ao criar emails.

      Utilizo a app nativa do windows 8 com todos os meus mails (hotmail, gmail e universidade), no entanto acho a app bastante limitada. Preferia o programa “Windows live Mail”, mas já não é actualizado há muito tempo. A app utilizo mais para ler os emails, para escrever uso app apenas para os mails hotmail e da universidade, para os mails gmail ainda prefiro ir ao site escrever.

      1. Avatar de estevan
        estevan

        uso o app do windows live mail e, mesmo sem atualizaçoes, funfa bem

  8. Avatar de Pois
    Pois

    Para mim é Outlook sem duvida alguma. Sendo a privacidade a minha maior incentivo.

    1. Avatar de Felipe
      Felipe

      Os servidores estão no solo dos EUA, ou seja, segurança é algo imaginário e que as empresas tentam passar cá para fora.

      No entanto tambem prefiro o Outlook 🙂

      1. Avatar de Pois
        Pois

        Tens a tua razão. Quando estava a falar de privacidade era mais no contexto de ‘targeted adds’ exprimi-me mal. É que privacidade com o que está ocorrer duvido também.

    2. Avatar de int3
      int3

      LOL. just LOL.

  9. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    13. Outlook tem muito mais spam que o Gmail 😉

    1. Avatar de Nuno Simões
      Nuno Simões

      Porque o spam depende do endereço da conta e não do utilizador.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Queres melhor? No Gmail recebo 20 ou mais, por dia. No outlook recebo 1. E é quando recebo. E agora em que é que ficamos? Continua a depender do endereço da conta?

      1. Avatar de Pereira
        Pereira

        No gmail nao recebo spam. vai logo para a pasta respectiva.

  10. Avatar de Eduardo Oliveira
    Eduardo Oliveira

    O site do outlook não é responsivo… no meu s4 ou s3 looks like shit.

    1. Avatar de Jorge Désirat
      Jorge Désirat

      Podes sempre usar a app da playstore

    2. Avatar de A. Pereira
      A. Pereira

      Eu acedo ao outlook por um Nokia XpressMusic 5530 e passo automaticamente para um site em versão mobile, não sei onde está a falta do responsivo.

    3. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      Usa a aplicação de Email, com exchange! Ele sincroniza email, contactos calendário e fica responsivo!

  11. Avatar de Bruno

    Metade dessas funcionalidades o Gmail possui igual ou melhor que o outlook.
    E vem ca, Gmail atualiza a interface? Rs, o que a microsoft fez saindo do mudando o hotmail para live e depois o outlook.com e dps o outlook.com com integração das redes…acho que eles estão mudando mais que o Gmail.

  12. Avatar de mjmft
    mjmft

    E porque não uma combinação entre os dois? Eu tenho o Gmail configurado no Outlook e por isso tenho o melhor dos dois.

    1. Avatar de ld
      ld

      É o que eu tenho. Tenho 2 emails no gmail mas tenho-os ligados ao outlook. Detesto o interface do gmail.

  13. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Não sou da mesma opinião. A única vantagem do Outlook é poder trabalhar offline, contudo tem a desvantagem de estarmos agarrados àquele PC. Já o Gmail por não estarmos agarrados ao PC necessita de Internet o que hoje em dia não é problema. No contexto de utilização de Smatrphones o Gmail ganha em muito.

    Alguns dos comentários referido nos 12 pontos não são verdade, nomeadamente do 4 ao 9 e ainda o 11.

    Sugerido que experimentem melhor o Gmail para perceberem as suas potêncialidades.

    1. Avatar de JCLopes
      JCLopes

      Pedro Silva
      “A única vantagem do Outlook é poder trabalhar offline, contudo tem a desvantagem de estarmos agarrados àquele PC.”

      Eu acho que o tópico se refere ou outlook.com e não ao Microsoft Outlook do pacote Mocrosoft Office, esse sim agarrado a um instalação no PC. O outlook.com é um cliente de email via internet, “igual” ao gmail.

    2. Avatar de OG
      OG

      Por amor da santa, não confundam o outlook cliente desktop com o outlook.com

    3. Avatar de Tony
      Tony

      experimente http://www.outlook.pt ou Outlook.com convém saber do que se fala

  14. Avatar de NewJ
    NewJ

    Prefiro o Outlook de longe.. Gmail irrita-me.

  15. Avatar de Carlos
    Carlos

    Vendo o PowerPoint, ou mesmo lendo a lista, percebe-se que a comparação do artigo está errada! Trata-se de uma comparação entre o gmail e o PROGRAMA outlook do pacote Office 2013, ou Office 365. Daí o email offline! Não se trata de comparação do serviço outlook.com com o gmail! Deveriam corrigir o artigo.

    1. Avatar de int3
      int3

      É como eu digo, não sabem escrever artigos xD

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Há realmente um erro na comparação. O offline é por estar no programa Outlook do pacote office.
      É o que uso em ambiente de escritório (tenho 4 endereços de mail direcionados para lá), tem múltiplas aplicações só que é um problema quando se está ausente.

    3. Avatar de estevan
      estevan

      offiçe 365 e um office online

  16. Avatar de Martins
    Martins

    Razões para preferir o Gmail.

    1. O outlook ainda usa MD5.

    Enough said!

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Temos professor muamba…

    2. Avatar de OG
      OG

      Grande bacorada…. sabes lá tu o que eles usam.
      É com cada um.

  17. Avatar de Bovidino
    Bovidino

    Já mandei o Gmail encaminhar para o Outlook. No Outlook realmente tenho mais recursos e controle. Esta briga a Microsoft ganhou.!!!!!!

    1. Avatar de int3
      int3

      Eu tenho as contas da microsoft a encaminhar para o gmail. acho que o gmail tem mais recursos.
      Só para relembrar, estes 12 pontos o gmail atualmente tem.

  18. Avatar de Diogo
    Diogo

    Eu usava gmail ate ha sensivelmente meio ano… Inscrevi me no outlook e meu deus, eu tinha o windows 8 e o skydrive juntamente com outlook e windows era,uma coisa 5*

  19. Avatar de Rudi
    Rudi

    Funcionalidades que já existem no gmail e o Offline para quem usa Thunderbird com IMAP funciona lindamente, ao contrario do Outlook que tem de ser por POP o que é deveras uma revolução de estupidez aguda.

    Já estou seriamente enjoado e da-me vomitos esta campanha do bota abaixo da Microsoft, é necessário descer tão baixo? Publicidade directa, difamatória e quase sempre contraditória. Já foi o Linux, depois o Android, vai o iPad, foi o Google Docs, agora o Gmail, que vem a seguir? O Browser do Firefox e do Chrome, porque são pouco seguros e não seguem normas (da Microsoft)?

    Eu falo por 20 de experiência em produtos Microsoft e apenas 5 em Linux, Produtos Microsoft é para quem gosta de ser enganado, é um péssimo produto para o preço que se paga, a única norma que segue é de enganar o cliente e quanto mais agarrado ficar aos produtos da empresa melhor.

    Esta empresa não tem escrúpulos, nunca sofreu com a crise, só quer é dinheiro, não lhes interessa servir melhor o cliente com um melhor produto porque custa muito a fazer, é mais barato difamar.

    Agora peguem nas peças do puzzle e pensem, esta empresa nem sequer é portuguesa, e não nos dá nada, para quem vai este lucro todo?
    Os milhões pagos pelo estado? E se esse dinheiro fosse investido em empresas portuguesas ou na educação?

    1. Avatar de quimkaos
      quimkaos

      pois… mas é disso que as pessoas gostam: ser enganadas!

    2. Avatar de António
      António

      Mais nada!

    3. Avatar de JJ
      JJ

      Puro exagero!!! Mas enfim…

      1. Avatar de Rudi
        Rudi

        Exagero são os 200 milhões de euros que o estado paga todos os anos em licenciamento de software em empresas na sua maioria nem sequer são europeias.

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      Então, mas assim como este artigo “mete ao barulho” o Gmail, estás a querer dizer que os da Google são uns santos? E que não enganam ninguém? Isto é apenas uma estratégia de marketing e que por sinal faz os da microsoft ganhar. Simples.

    5. Avatar de Alex
      Alex

      Vai prai um trauma cuidado…

    6. Avatar de Vitor Rodrigues
      Vitor Rodrigues

      Também uso o gmail no Thunderbird com Imap em três computadores e tenho sempre tudo actualizado. Contactos e emails Uso Muitas vezes por dia sem problemas.

    7. Avatar de pikax
      pikax

      Eu no meu ThunderBird tenho IMAP com o meu mail do outlook.

    8. Avatar de ZeTone
      ZeTone

      Não digas asneiras. Os da Google são uns santinhos, é só caridade…

    9. Avatar de Net
      Net

      @Rudi

      Contraditório seus argumentos não acha?!
      “…20 de experiência em produtos Microsoft…”

      Porque demorou tanto tempo para embarcar no Software Livre?

      Trabalho com plataformas($$$ e Free) e cada uma tem seus pontos + e – , respeito mais não concordo com seus argumentos radicais.

      Você é programado? Se não, imagine passar horas e horas programando e gerando milhares de linhas de código para no final todo o seu tempo e suor sair de graça!!! E se sim sabe do que estou falando.

      Engraçado… A Google começou os serviços dela do Google Apps oferecendo 200 contas de e-mail no Standard caiu para 50 depois 5 e agora só pago! A não ser que queira registrar um domínio .edu

      “…Os milhões pagos pelo estado? E se esse dinheiro fosse investido em empresas portuguesas ou na educação?”
      Sabe dizer quanto seu estado arrecada com impostos?! É muito $$$$$$$ meu amigo! Os investimentos não ocorrem como deveriam porque nossos políticos querem uma população Ignorante para continuarem votando neles!

      Pense um pouco mais sobre isso!
      Forte abraço a todos.

  20. Avatar de Miguel
    Miguel

    Tanto um como outro têm imensas limitações para o utilizador que realmente faz uso do e-mail como ferramenta de trabalho no dia-a-dia. Visualmente e em simplicidade o mail do icloud dá 12 a 0 a qualquer um dos dois, mas claro também tem muitas limitações.

  21. Avatar de quimkaos
    quimkaos

    uma única razão para usar o gmail e não o gmail: a necessidade da Microsoft encontrar e enumerar razões para as pessoas usarem o um produto deles relativamente a um produto praticamente idêntico ao seu ou vice versa… ultimamente tem sido uma constante. Primeiro é o Office vs Openoffice, depois o Office online vs google docs… cuitadinhos…

  22. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    Hmm… não devem estar a comparar com o mesmo Gmail que eu uso, então!! Eu tenho conta Gmail e hotmail (outlook.com), e meus amigos, não tem comparação!! Gmail é de longe o melhor dos dois. As labels são super práticas de usar, a integração de outras contas de email é fantástica, o serviço de pesquisa interna é um mimo!! Tenho duas contas Gmail, uma hotmail.com e uma sapo.pt configuradas no Gmail, e vai cada coisa para a sua label, muito organizadinho e sem confusão nenhuma! Recebo tudo num só site, o que é muito prático! O Gmail foi uma revolução quando saiu. O Outlook.com é simplesmente a Microsoft a correr atrás do prejuízo!

  23. Avatar de António
    António

    O ponto 7 e 11 executam-se no Gmail, sem qualquer problema. Não me parece que as pesquisas no Gmail sejam tão difíceis…mas pronto deve ter algum segredo.
    Dos pontos apresentados, a mim, nenhum me parece relevante (sublinho a mim).

    Entre outros aspetos, o que o Google tem de muito superior é a gestão de contactos e grupos, deixa o Outlook a milhas.

    Para terminar, era interessante a MS revelar durante quanto tempo vai utilizar a marca “Outlook”…já teve o Hotmail, live e agora Outlook.

    Eles nem sequer conseguem pegar em algo deles e fazerem melhorias…os serviços estavam tão mal reputados que tiveram que colar a marca Outlook.

    Ps: experimentem o Yahoo Mail.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Hã? Mal reputados? Compara a quantidade de utilizadores que vem já desde o hotmail com a quantidade que vem do Gmail. Se estivessem assim tão mal, esse número não era esmagador (apesar de já não ser tanto como era).

      1. Avatar de António

        Sim, Pedro! Mal reputados. Qualquer pesquisa por notícias na net sobre os casos de insegurança dos serviços da MS te irá levar à mesma conclusão que eu.
        Não me estava a referir a mal reputados no sentido de mal visto pelos utilizadores, mas sim pelas brechas constantes de segurança.

    2. Avatar de maislonge.com

      muito bom Yahoo Mail tem melhorado muito e podia concorrer com estes dois…

  24. Avatar de A. Pereira
    A. Pereira

    Uso os dois e tenho o Outlook como principal, mas apenas tenho a dizer que não me agrada a integração do chat no Outlook quando tenho o Skype ligado. Penso que não está bem solidificada esta solução e faltam opções de configuração e melhoria na interoperabilidade.

    Por exemplo, ontem ao rejeitar uma chamada via skype, a mesma continuava a chamar no separador do Outlook que tenho sempre aberto. Ora tanto me apareciam as notificações de que alguém me estava a escrever ora não apareciam de todo, penso que certos aspectos ainda irão ser melhorados, espero eu.

  25. Avatar de joao
    joao

    PPLWARE espero que o google também venha a responder a este artigo publicitário…..

  26. Avatar de int3
    int3

    O Gmail tem estas 12 funcionalidades…..

  27. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O Gmail dá 20 a zero ao Outlook…

  28. Avatar de João Serra
    João Serra

    Podia contra-argumentar cada ponto da microsoft. Mas tenho mais que fazer.

  29. Avatar de Samuel Gomes
    Samuel Gomes

    Alguem abriu o powerpoint original da Microsoft ?

    Isto é uma comparação entre a aplicação Outlook, que vem no pack Office 2013 com o Gmail e não com o Outlook.com!

    Façam artigos verdadeiros, pelo menos!

    1. Avatar de Rudi
      Rudi

      No meu apareceu outlook vs gmail, “12 reasons why users prefer outlook over Gmail”, o artigo está verdadeiro e correctissimo. Provavelmente andas a abrir no IE e ele anda-te a enganar.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Olhe que não.
        Em Outlook.com não abres em offline apenas em Outlook do pacote Office.
        Eu tenho os 2.

      2. Avatar de Samuel Gomes
        Samuel Gomes

        Tu é que só leste o titulo.. experimenta ver slides do powerpoint, tipo as imagens, mas eu cito os erros no artigo.

        “(…) a Microsoft apresenta agora 12 razões (..) na hora de escolher o Outlook.com como serviço de e-mail preferido.”

        “Num artigo publicado no blogs.office.com, a Microsoft apresenta 12 razões que podem levar os utilizadores a mudarem do Gmail para o Outlook.com.”

        Outlook e outlook.com são coisas diferentes. Outlook é aplicação cliente de email, disponível no pack Office e outlook.com é o serviço web de email.

        Acho a comparação da Microsoft estúpida, mas o artigo está errado. Até porque, a aplicação cliente outlook, assim como os outros produtos Office, estão muito mais à frente de qualquer concorrência neste momento.

        1. Avatar de Rudi
          Rudi

          Não trabalho com o Outlook nem com o windows 8, mas parece-me que é o Office 365 (cloud based) e muito provavelmente as janelas que viram e pensam ser janelas do Outlook é a application do Windows 8 com a interface cheia de mosaicos.

          Office 365, se o artigo não está correcto então quem fez o powerpoint também não é muito inteligente.

      3. Avatar de Gil
        Gil

        Rudi, se passares do slide de titulo é bem visivel que se trata da aplicação Outlook do Office e não da aplicação web Outlook.
        Talvez seja a aplicação que está a user para ver a apresentação que não mostre imagens 😛

        1. Avatar de Rudi
          Rudi

          Office 365 com windows 8, não sei mas parece-me uma web app com integração do Windows 8, fica as janelinhas todas bonitinhas e parece que é o outlook, mas é na realidade Office 365 com outlook.com que está integrado no office 365, ou pelo menos aparenta.

  30. Avatar de D3POD
    D3POD

    A do SPAM realmente não tem cabimento nenhum…
    No gmail recebes notificações no G+ e no email, se for uma pessoa muito ativa, tem que andar a eliminar as notificações… por dia recebo mais de 10 emails do gmail que nem leio, vai direito para o lixo.

  31. Avatar de Renato Peixe
    Renato Peixe

    Email do SAPO FTW!

  32. Avatar de António

    Eu arranjo 1 milhão de razões para não usar outlook.com 🙂

  33. Avatar de Daniel
    Daniel

    Pelo que li das “12 razões”, a maioria delas são tanga, não são “diferenças” algumas. Com maior ou menor grau de facilidade, quase todas as razões são fazíveis no gmail também. MS mais uma vez a mostrar o asco que é.

  34. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Depois de conhecer o gmail raramente vou ao outlook.. o novo layout é um nojo(na minha opinião).. acho-o demasiado simples dando pouco enfase a determinadas funcionalidades/ferramentas, tornando-o um pouco confuso ao mesmo tempo..

    Detesto tanto o novo outlook que pus os emails todos a serem redireccionados para o gmail. Agora só vou lá de vez em quando para não cancelarem a conta!

    Cumps,
    Pedro Silva

  35. Avatar de maislonge.com

    Ambos são muito bons!Ambos têm pormenores diferentes que seria bum te-los em ambos.
    Acho o Gmail mais confuso e chato via web. Faço a gestão da conta de correio através do Outlook instalado no meu pc.

    Quem utiliza muito as ferramentas Microsoft tem vantagem em ter uma conta Outlook.
    A integração do Skydrive para armazenar e partilhar documentos.
    Poder criar documentos Word/excel/powerpoint… online e envia-los para o Word/excel/.. no pc local, ou ao contrário.

  36. Avatar de Gualter
    Gualter

    outlook peca nas notificações.
    Quando se trata de notificações. o gmail ganha, e ainda podemos usar aquele icon no canto superior do browser a avisar novos emails. As notificações são extremamente importantes para quem tem empresas com constantes chegada de emails.
    Penso que tambem para IOS ainda não existe a app oficial.

  37. Avatar de Xavier
    Xavier

    Prefiro o Gmail porque:

    1. Gmail mais leve e rápido para carregar do que o Outlook.
    2. GoogleLabs é muito legal e tem muitas opções diferenciadas.
    3. Multiplas caixas de entrada
    4. Possibilidade de cancelar o envio em até 30s.
    5. Posso carregar em HTML simples em redes lentas.
    6. O filtro anti-spam é muito mais eficiente.
    7. Acesso os emails com app nativa no Android.
    8. Visualização automatica de videos do youtube no proprio email.
    9. Posso também classificar meus emails por categorias, ao contrário do que a Microsoft informa.
    10. A personalização do template é fantástica (fundo, espaçamentos, cores e mais).

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      +1 !
      Não diria melhor.

  38. Avatar de Emanuel Lopes
    Emanuel Lopes

    Para mim o melhor é Gmail, o Outlook bloqueia muito no firefox

  39. Avatar de Bruno Fernandes
    Bruno Fernandes

    Ridículo o marketing errado e agressivo da microsoft, esse é um motivo pelo qual não adoto os produtos de usa marca.

    1. Avatar de Xavier
      Xavier

      Microsoft agressiva em todos os seus seguimentos…

  40. Avatar de Marco Costa
    Marco Costa

    Quem escreveu isso da Microsoft não usou ou explorar ou o Gmail como devia ou interessava… O Gmail faz tudo isso e muito mais,é preciso saber onde estão as coisas e procurar.
    Há uns cinco anos só via o Outlook mas depois que comecei a utilizar o Gmail o Outlook não conseguiu me convencer e faço Hugo que o Outlook faz e muito mais com o Gmail.
    Só há uma coisa que o Gmail não faz que é os avisos de leitura e recepção, mas com uma aplicação adicional já resolvi isso, mas acredito que o Google venha a incluir isso algum dia na versão gratuita.

  41. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    Mudei-me para o Gmail e nunca mais voltei atrás. Após ter lido os 12 pontos até pensei duas vezes mas veio-me a cabeça a principal razão que me fez abandonar o outlook/hotmail, a fraca segurança. No outlook recebo dezenas de spams todos os dias o que tornou a minha rotina de checkar e-mail num processo de limpeza diário, já no Gmail, rara é a vez que tenho que apagar um spam!

  42. Avatar de Xavier
    Xavier

    Eu usei por muito tempo o hotmail.com, mas desisti pq não possuia IMAP, recurso esse que não faz nem 6 meses que Microsoft começou a utilizar no agora Outlook.com

  43. Avatar de Ru1Sous4
    Ru1Sous4

    Eu tenho o meu Outlook a receber os meus mails do Gmail, pq a nível de interface é mt superior ao Gmail, mas mt mesmo!

  44. Avatar de jack madruga
    jack madruga

    Parabéns ao pplware página que todos os dias nos proporciona algo mais para aprender assim com na parte que toca aos comentários dá para divertir,e hoje esta polémica ten algo de divertido que me fez lembrar de uma história real. No Bairro em que nasci e me fiz homem, existiam duas prostitutas que como mulheres tinham uma diferença grande, uma coxa a outra, bem tipo Angelina Joli, sabem que a coxa tinha mais clientes? sabem porquê? A malta comentava uns com os outros de que a dita coxa dava o Litro para compensar da sua deficiência.Espero que me desculpem o comentário, fora de contexto, mas a “guerra” aqui dos comentários fez-me lembrar o passado.

  45. Avatar de Horace Sequeira
    Horace Sequeira

    Em termos de interface o Outlook ganha. Gosto dos produtos da Google mas em termos de desenho de interface deixam muito a desejar.

  46. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    1. Interface: A mudança frequente da interface no Gmail perde para a interface simples e descomplicada do Outlook, obrigando os utilizadores a descobrirem como funciona a ferramenta mais uma vez.

    Como aquela mudança do Office 2007 que andou tudo às aranhas durante meses não foi Srs. da Microsoft?

    2. O acesso offline aos e-mails. No Outlook, TODOS os e-mails recebidos estão disponíveis para acesso offline. O Gmail Offline só funciona nalguns browsers e o correio dos meses anteriores.

    O modo offline só funciona nalguns browser? Queriam que funcionasse em todos???? As vossas apps só funcionam num sistema operativo e não vos vejo a dizer que isso é um problema.

    3. Múltiplas formas de organizar a caixa de entrada, como guardar os e-mails em pastas e categorias, ao passo que no Gmail a ferramenta para organizar é as Labels (etiquetas).

    Labels são muito mais poderosas que pastas. Mas se quiserem o funcionamento básico de pastas as labels também fazem isso.

    4. Capacidade de associar categorias, códigos de cor, tarefas e eventos. Já o Gmail apenas permite a categorização dos e-mails e atribuiu código de cor aos eventos.

    Não percebo muito bem esta vantagem. Mas no gmail pode-se associar e-mails a eventos e tarefas

    5. Encontrar e-mail de várias formas. O Gmail disponibiliza uma barra de pesquisa como a do Google, habituada ao que estamos a ver, certo?… O que provoca a necessidade de saber bem o que vamos procurar. Pois aqui o Outlook mostra bem o que vale pois permite pesquisas por pastas, colunas diferentes, pesquisa geral, etc.

    Aqui nem têm hipótese. A search do gmail é uma das ferramentas mais poderosas que já vi. Tão poderosa que pessoas bem se dão ao trabalho de organizar os email com labels pois encontra-se sempre o que se quer. E de forma instantânea!! Experimentem fazer buscas em 5gb de mail no Outlook para desktop e vão ver o tempo que esperam (e desesperam). 10 buscas e perdem uma manhã 😀

    6. Marcar os e-mails mais importantes. Ao sinalizarmos o e-mail ele assume prioridade e aparece com os mais recentes e-mails da caixa de entrada. Além de que permite adicionar lembretes aquando a sinalização.

    O gmail tem uma caixa prioritária, dá para ver os prioritário primeiro, dá para marcar como prioritário. Dá para adicionar um evento ao e-mail. Mais uma vez nada de novo por aqui.

    7. Regras – Os utilizadores podem usar regras no Outlook para mover itens para várias pastas, atribuir categorias e notificações para uma organização permanente. O Gmail tem filtros, mas é uma ferramenta mais limitada…

    Isso é como dizer que o iOS é mais estável 😀 São termos completamente abstractos. O gmail mail tem regras (filtros) e o Outlook tem regras. Cada um faz o que faz

    8. Informação dos contactos – Quanto à informação dos contactos, podemos reparar que o Outlook exibe títulos de trabalho, departamentos, hierarquia na empresa, fotos, estado online, horários e etc.. Aqui o Gmail resume-se a exibir apenas informação mais básica.

    Nos contactos do Gmail podemos adicionar o que quisermos. Até a cor das cuecas. O facto de esses quadradinhos todos não aparecem, só torna o Gmail mais limpo. Mas eles tão lá para utilizar.

    9. Agendamento de reuniões – No Outlook, podemos saber facilmente a disponibilidade de horário, reuniões marcadas, salas e projetores. A Google recorre ao Google Calendar para esta funcionalidades…

    O google calendar que toda a gente tem se tiver gmail!! E então?

    10. Dicas: O Outlook emite um aviso se na barra de endereço houver muitos endereços de destino com respostas automáticas.

    Uau, vou já mudar para o Outlook

    11. Ignorar conversações: O Outlook facilita a tarefa de mover e-mails irrelevantes para fora da caixa de entrada.

    Facilita? Lê os pensamentos?

    12. Delegação/permissões: Com o Outlook, temos a possibilidade de atribuir acesso a pastas e ao calendário com diferentes níveis de privilégios.

    Não conheço a fundo as possibilidades de de partilha do gmail (mais usado no mundo empresarial). Mas sei que dá para partilhar calendários e e-mail, por isso…

    1. Avatar de Xavier
      Xavier

      Agora so falta a Microsoft fazer um video com alguém estereotipado nerd acessando o Gmail com um Nexus e uma pessoa cool acessando Outlook.com com o Surface.

  47. Avatar de Vox
    Vox

    A App Android do Outlook é que podia ser bem melhor …

  48. Avatar de Antonio Dinis

    Sou a favor da Google pois tem tudo o que se precisa para trabalhar e tudo integrado, até os contactos são sincronizados com o androide, no Outlook existe isso?
    A Google dispõe de todas as ferramentas necessárias para o trabalho empresarial, não penso ser complicado, embora haja muitas pessoas “preguiçosas”, que nem sequer se preocupam como é que funciona.Costumo dizer que os computadores não erram, mas os humanos sim, e o que é preciso é saber introduzir os dados necessários que o Google trata de tudo.

  49. Avatar de André
    André

    Usava o serviço da Outlook antes dos Web mails serem conhecidos… gostei da introdução do Hotmail no mercado, mas a Gmail veio revolucionar todas as plataformas de Webmail… e foi preciso a Google aparecer para que as outras empresas melhorassem os seus serviços. Até antes da introdução do Outlook nas aplicações Web, o Hotmail(MSN/Microsof/como queiram chamar) estava uma autentica “barraca” montada. Sempre gostei da organização da Google e acredito que a nova Outlook não era o que é se não fosse a Google.
    Obrigado 😀

  50. Avatar de Redin

    Eu estava quase, quase pronto para perceber onde é que haveria assim tanta diferença nestes dois modelos de clientes de email, quando de repente, vi a data deste post.
    Hoje, já muita coisa estará diferente e vale a pena dizer… venha o diabo e escolha.
    Eu também tenho uma tabela que aproveito poder mostrar a quem possa interessar, visto que falando de email, depressa se associa ao problema relacionado com spam e a sua resolução por meio de remendos.
    Nesta tabela http://www.redin.com.pt/compare-deals/ poder-se-ão ver as diferenças entre os modelos atuais e o modelo que eu pretendo implementar. Só falta mesmo é conseguir uma equipa de programadores responsáveis e competente que se identifique com este problema. Registado já ele está.

  51. Avatar de Helder
    Helder

    Fiquei surpreendido ao reparar que o foco de ódio migrou da microsoft para a google. Vá lá pessoal dos iphones, menos!

    Quanto ao gmail e outlook, uso os dois e gosto de ambos. Não há funcionalidade que eu precise que um tenha e o outro não. Uso o gmail como mail principal e inclusivé é a conta do meu PC Windows8 sem qualquer problema…

    E já agora até acho que a microsoft tem feito óptimas apps para android, a única coisa que aponto foi o imbróglio com o google calendar que nos aparelhos W8 é um pouco complicado de por a dar e aqui quem perde é claramente a microsoft e por culpa própria…