Microsoft anuncia que Windows Blue será Windows 8.1

39 Comentários

 …e é uma actualização gratuita para o Windows 8!

A Microsoft anunciou hoje que o Windows Blue será oficialmente chamado de Windows 8.1. Além disso, a nova versão chegará como uma actualização gratuita do Windows 8 via Windows Store.

A notícia foi revelada na conferência JP Morgan Technology, Media & Telecom, em Boston pela directora de marketing e financeira do Windows, Tami Reller. Esta fez saber também que na Windows Store existam actualmente mais de 70 mil aplicações, o que é um número notável, pese o facto de estar muito longe do que existe na Mac App Store e até para Android, iOS eu mesmo Windows Phone.


No blog Blogging Windows, Brandon LeBlanc, gestor de comunicação da Microsoft para Windows, detalhou onde a empresa quer chegar com a visão do Windows 8.1:

During her remarks today, Tami reiterated our goal of delivering continual updates to create a richer experience for Windows customers. Windows 8.1 is part of that and continues the journey we first began with Windows 8 last fall. Windows 8.1 will help us to deliver the next generation of PCs and tablets with our OEM partners and to deliver the experiences customers — both consumers and businesses alike — need and will just expect moving forward.

Bom, isto não nos diz muito sobre esta integração ou evolução do Windows 8, mas o que podemos tirar destas lacónicas palavras é que basicamente será a continuação de um projecto, a que chamaram Windows 8 e que evoluiu, que ganha conhecimento nas várias plataformas onde pretende chegar. Será o ajuste ao que o mercado tem dado como feedback.

A Microsoft lançará um preview público do Windows 8.1, tanto para Windows 8 como para Windows RT, já a partir de 26 de Junho. Coincidirá com o primeiro dia da Microsoft’s Build 2013 developer conference em San Francisco, onde serão lançados os mais relevantes detalhes desta nova versão do Windows 8.

Já começam a circular alguns rumores que o Windows 8.1 poderá integrar dispositivos com ecrãs mais pequenos e de menor resolução, informação que começa a ganhar alguma consistência.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Redin

    Saúdo com satisfação esta inovadora reviravolta da Microsoft, sendo a primeira vez que lança um produto Windows que ao complementar a já existente versão, traz somente uma atualização.
    Não é um “service pack” nem um uma “segunda edição”, mas sim uma aproximação a um produto novo.
    Parece estarem a ouvir bem as reclamações que este win8 proporcionou.
    Os meus parabéns.

    1. Avatar de Curioso
      Curioso

      Concordo. Este sistema de actualizações é muito melhor.
      É só continuar.

  2. Avatar de miguel L.
    miguel L.

    O que é um preview publico? Uma mostra/exemplo/dar a conhecer? Ou já se poderá aceder à atualização?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Consumer Preview do Windows 8 = Beta
      Release Preview do Windows 8 = RC

      1. Avatar de miguel L.
        miguel L.

        Thanks.Esses beta podem ser utilizados por utilizadores comuns ou só por developers?

        1. Avatar de Emannxx

          O que vai sair é uma Public Preview, por isso qualquer um poderá usar. Mas deverá ter erros.

        2. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          Geralmente por Devs, mas costuma sair (arrisco-me até a dizer que sai sempre) leaks dessas versões… 🙂

  3. Avatar de Ruben Nogueira
    Ruben Nogueira

    O ideal seria as apps funcionarem em 1024×600.

    1. Avatar de Pedro Miranda
      Pedro Miranda

      +1

      1. Avatar de martins
        martins

        E na resolução 1280 x 800, que muitos portáteis têm de máximo como o meu e não é assim tão antigo, funcionar o Snap (que é usar 2 aplicações ao mesmo tempo) e com essa resolução, não é permitido, e não tem lógica nenhuma…

  4. Avatar de Line6
    Line6

    Venha ele. Eu estou a usar o windows 8. Se para mim o windows 8 é bom então este deve ser ainda melhor ou não. lol 🙂

  5. Avatar de Bruno
    Bruno

    Preparem-se PPLWARE. vêm aí várias noticias e anuncios referentes a Windows 8 e Windows Phone 8 =)
    Vão ter vários artigos para escrever!

  6. Avatar de Flávio
    Flávio

    utilizava o windows 8 a algum tempo, entretanto formatei o portátil e voltei a por o w7, serei o único?

    1. Avatar de Luis Pinto
      Luis Pinto

      Não… no meu caso fiquei agora pelo Linux. hehehehehehe

      1. Avatar de MSantos
        MSantos

        já somos 2. desinstalei o win8, que é uma valente *****;) e instalei o linux mint no portatil.

      2. Avatar de Miguel Ferreira

        +1, apenas nunca instalei o win8, mas fix isso pelo 7 ;P

    2. Avatar de Jorge Mateus
      Jorge Mateus

      Quando não se sabe é mesmo melhor voltar a trás.

  7. Avatar de Mike
    Mike

    A ver se assim se resolvem alguns dos problemas que encontrei até agora, como por exemplo o Windows não se decidir se arranca para o desktop ou para o Ecrã Iniciar, e permitir também usar apps lado-a-lado em ecrãs de resoluções horizontais inferiores a 1366 (o meu menino tem 1280*800 e não troco, o aspect-ratio do 1366*768 não tem altura que chegue para o meu gosto).

    1. Avatar de José Leite
      José Leite

      “Mike”,olhe,é você e eu.De tanta falta que me fez o ecrã iniciar que resolvi integrar uma aplicação(o Pokki).Quanto ao arranque para o desktop nem me fale.Também informo:instalei o Windows 8 Pro há 2 dias.Como não estou acostumado está-me a ser difícil trabalhar nele.Mas uma coisa garanto a toda a gente:ele é bom é para ecrãs tácteis como certos portáteis o são e os smartphones também.Quem souber lidar com ecrãs tácteis anda às mil maravilhas nele.Isto foi pensado para a malta nova,que de saberem já trabalhar com smartphones fizeram um pouco o Windows 8 à imagem deles.Mais fluido,”mosaicado”,etc.Outra coisa,foi através do Pokki que dei com o Windows Update.No princípio fez todas as actualizações na perfeição,mas já hoje não me conseguiu actualizar cerca de 20(algumas relacionadas com o Net Framework 3,4 e meio).E o filho da mãe depois de instalar as actualizações reinicia por ele próprio(o que é incrível!!),estando eu a trabalhar no computador,vai até aos 15%,e depois informa que não consegue fazer as actualizações e que vai reverter o processo,o que ainda leva uns minutos do caraças.Nem sei como é possível isto.Como é possível o computador reiniciar por ele próprio?Noutras ocasiões dizia-me que se não reiniciasse que faria ele próprio a reinicialização daí por 2 dias.Incrível!!Pelo menos no Windows 7 informava e dava a escolher quando uma pessoa quisesse fazer o reinício do sistema mas agora o Windows 8 não trabalha bem assim.Eu já estou pelos cabelos com ele!!

  8. Avatar de killallo
    killallo

    De momento uso Windows 7 (usava 8 mas voltei atrás pela sua instabilidade) espero que a Microsoft melhore também este ponto para além das novas possibilidades de personalização. Isto de ter uma loja para aplicações já devia existir desde o XP! Ou desde que existe Windows, se todas as aplicações passarem por um “controlo de qualidade” como se passa na App store os clientes não estavam sujeitos a tanto vírus se fizessem o download através da Windows Store… Neste caso já vem um pouco tarde assim como o meu comentário a isto.

    1. Avatar de martins
      martins

      Windows 8 instável??? minha nossa… o meu portátil NUNCA reiniciou nem crashou…

      1. Avatar de killallo
        killallo

        O meu farta-se de reiniciar e de crashar …

  9. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    vamos ver se aparece algum tipo de “menu iniciar”.. (PARA os inconformados que consideram que o StartScreen não é opção)

    entretanto entre as várias opções que têm aparecido por aí.. quase todas elas grátis… encontrei esta que é um pouco diferente e interessante… Take a look

    http://vimeo.com/reviversoft/startmenureviver

    e para os que considerarem a opção.. funciona também no Win7

    1. Avatar de Pedro Miranda
      Pedro Miranda

      eu até gosto do start screen mas só uso para lançar aplicações rapidamente (funciona tipo Launchy) As aplicações Metro deixam muito a desejar pelo menos em desktops

    2. Avatar de Pedro Miranda
      Pedro Miranda

      devo confessar fiquei impressionado com o design desse menu thanks for the tip 😀

      1. Avatar de Jorge Santos
      2. Avatar de R. Marques
        R. Marques

        Vi o video de apresentação e fiquei fascinado. Já vai bombar esta noite…

  10. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Tanta treta so por causa do primeiro service pack do windows 8, enfim microsoft sempre no mesmo jogo lol

  11. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Ao menos a Apple joga limpo, quando faz uma pequena actualização ao sistema não cobra.

    Não é como certas marcas frutícolas que cada vez que lançam um update ao sistema animal metem os criativos todos a pagar…. e eles gostam 😀

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Onde se lê Apple devia-se ler Microsoft 😀

      O pplware devia ter edit nos comentários…

  12. Avatar de hsilva
    hsilva

    Amigo Gerardo, tas enganado, a Microsoft nunca cobrou um service pack, ja a empresa que estás a referir não é bem assim, informa-te nos antigos s.o. Da Apple o que acontecia para adquires um service pack!!! E não foi assim á tanto tempo.

  13. Avatar de joao pedro
    joao pedro

    Sim. A Apple é só para meninos ricos.O Steve Jobs dizia sempre que a Apple faz produtos que as pessoas querem. Pois eu também quero mas não posso…

    1. Avatar de José Leite
      José Leite

      Ó João Pedro,é você e eu!!Só o portátil mais barato da Apple(o MacBook Air de 11 polegadas)fica por 1.049,00 €!!São 210 contos na moeda antiga!!Vejam lá–» http://store.apple.com/pt/browse/home/shop_mac/family/macbook_air Não está em causa o valor do seu equipamento,e que provavelmente por causa disso é que são tão caros mas quem é que pode comprar um portátil a um preço desses??É para um nicho de pessoas,toda a gente sabe disso.É muito dinheiro,pá.Com esse dinheiro posso comprar,numa eventualidade,até 2 portáteis.Ou um PC para Desktop bem fixe e um portátil!!É como sempre disse,quem pode que os compre,ora mais nada!!

      1. Avatar de killallo
        killallo

        Exactamente, com esse dinheiro temos um excelente desktop para jogos !

  14. Avatar de natasrc
    natasrc

    Microsoft no seu melhor para corrigir a borrada do Windows 8.

    Mais vale ter o Windows 7

  15. Avatar de Nuno Moreira
    Nuno Moreira

    Boas!

    Tenho o Windows 8 no Desktop, o XP no escritório e no Portátil.

    Tive o Windows Vista no Desktop que agora tem o Windows 8.

    Minha mãe tem o Windows 7, que utilizo com frequência porque está sempre a pedir-me ajuda (até tenho acesso remoto pelo Log Me In).

    Não entendo a maioria das críticas ao Windows 8 !!

    Instalei o Classic Shell, criando o botão iniciar que lhe faltava e o PC nunca mais foi para o Metro. Aliás, eu nunca usei o Metro a não ser por mera curiosidade.

    Não tenho jogos no PC, portanto não sei avaliar nesse âmbito. Mas em tudo o resto, funciona bem.

    O que utilizo com frequência é o Office 2010, o Chrome, o Adobe Reader, o Log Me In, a Dropbox e o BS Player.

    Considero muito parecido com o Windows 7.

    Chamem-lhe 8.1, Service Pack, SE ou que quiserem. Isso, a mim não me interessa. Se a Microsoft tem uma actualização relevante para breve para melhorar o produto actual sem cobrar nada por isso, fico muito contente.

    Utilizo Windows desde o 3.11 e estou muito satisfeito. Conheço o Mac, porque é o que o meu irmão tem, e este é bom mas prefiro o Windows. De Linux, apenas tenho experiência do Android do meu Asus Prime e do meu LG P500, que também se têm portado bem.

    Considero melhor e construtivo falar-se no que a Microsoft deveria melhorar numa futura actualização do Windows 8 do que optar pelo saudosismo e conservadorismo do XP e do 7 (o antigamente é que era bom).

    Para mim, o Windows 8 deveria, de raíz, ter uma opção para o utilizador iniciar pelo Desktop ou pelo Metro e ter o botão Iniciar. Embora isso se consiga facilmente pela instalação de programas como o Classic Shell, a maioria dos utilizadores não sabe como o fazer e não tem a obrigação de o fazer.

  16. Avatar de Victor Abreu
    Victor Abreu

    A mim parece-me, pela descrição, um Service Pack com um nome engraçado.

    Podem resolver o “problema” do Start Menu (que para mim está excelente, mas existem utilizadores que preferem criticar por preguiça), mas para mim a maior novidade será o suporte a resoluções de écrã mais diminutas (por causa dos tablets e do mercado que representam). Será que é desta que deixa de ser obrigatória a resolução de 1366×768 para abrir aplicações Metro como a Loja?

  17. Avatar de Cesar Oliveira

    É sempre assim

    A microsoft só lança uma versão boa a cada 2 versões

    Windows vista foi um lixo, Windows 7 foi boa versão
    Windows 8 é um lixo. Windows 9 será uma boa versão

    Cumprimentos
    César Oliveria
    http://www.profissionalweb.net

  18. Avatar de delaorden

    Esse problema da resolução é chato mesmo. Tenho duas telas e na que é de 1280×720 não funcionam os applets (ou sei lá que nome tenham) Isso se deve ao fator 720…. O Windows 8 só aceita no mínimo 768. E parece que isso não será solucionado com esse upgrade não. No aguardo….