Mercado dos smartphones sofre alterações: Apple perde terceiro lugar para a Xiaomi

46 Comentários

O mercado dos smartphones enfrentou grandes desafios neste ano de 2020. Na verdade, o mundo inteiro está ainda a enfrentar novos desafios e parece o pior ainda pode estar para vir. Contudo, se nos primeiros meses em que a pandemia surgiu as vendas de smartphones caíram drasticamente, os últimos meses trouxeram alguma esperança às fabricantes. Samsung, Huawei e Xiaomi fazem agora parte do pódio das empresas que mais venderam smartphones no último trimestre.

A grande surpresa é a queda da Apple para a quarta posição.

Mercado dos smartphones sofre alterações: Apple perde terceiro lugar para a Xiaomi


Crescimento de vendas de smartphones em mercados emergentes

Durante muito tempo vimos a Samsung como principal vendedora de smartphones no mundo, seguida da Apple. Depois veio a Huawei agitar as águas e a Xiaomi que também se impôs no mercado. Com a pandemia da COVID-19 a assolar o mundo, a Huawei tirou partido disso, cresceu na China e, globalmente, roubou mesmo o lugar à Samsung, mesmo com todo o mercado em recessão.

Contudo, os últimos meses foram de esperança. No total, durante o terceiro trimestre de 2020 foram vendidas 353,6 milhões de unidades de smartphones no mundo, contrariando as previsões que era mais pessimistas. A índia, como mercado emergente, foi um dos que mais contribuiu para esta recuperação e, também por isto, observemos as alterações na tabela das empresas que mais venderam.

Mercado dos smartphones sofre alterações: Apple perde terceiro lugar para a Xiaomi

Além da Índia, destaca-se o Brasil a Indonésia e a Rússia que apresentaram um grande crescimento em termos de vendas de smartphones.

Neste período, o ensino à distância e as promoções de smartphones foram o grande impulsionador deste crescimento de vendas nestes países, principalmente. Por isso, temos um aumento da procura por modelos de baixo custo, contra os modelos de alta gama. Uma tendência que, aliás já se tinha vindo a verificar.

A queda da Apple… o atraso do iPhone

Nos mercados desenvolvidos as quebras nas vendas forma mais acentuadas neste último trimestre, principalmente com a Apple a ver as suas vendas a cair.

Mercado dos smartphones sofre alterações: Apple perde terceiro lugar para a Xiaomi

O atraso no lançamento do iPhone um mês foi crucial para tal quebra… Assim, hoje vemos a Xiaomi a ultrapassar a Apple e a conquistar o terceiro lugar de vendas. É quase óbvio, considerando as previsões de vendas do novo iPhone, que neste próximo período de três meses, a Apple venha novamente a conquistar o seu lugar.

Mercado dos smartphones sofre alterações: Apple perde terceiro lugar para a Xiaomi

O caso da Huawei também é curioso de analisar. A empresa que esteve durante algum tempo em primeiro lugar de vendas no mundo, volta a perder para a Samsung. Apesar de toda a superação, as guerras com os Estados Unidos e mesmo com alguns países europeus, têm sido cruciais para o entrave no crescimento efetivo da empresa.

Apple aumenta encomendas do iPhone 12 em 2 milhões devido à enorme procura

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio
    Sergio

    A Huawei provavelmente perdeu algum mercado por causa da guerra comercial.
    Lembro-me de à uns tempos estar na Worten e o vendedor estar influenciar completamente o cliente com o argumento da perda do SO por parte da Huawei.
    De resto, uso Xiaomi à 3 anos antes de deixar os Lumia, apenas com uma passagem de um ano pela Huawei, e só posso dizer bem da marca

    1. Avatar de Maria
      Maria

      Vi igual.
      Mas comigo.
      Quando me disseram que o Huawei não tinha Google services, eu disse ótimo e postura mudou.
      A moça confessou-me que só usava Apple, e em trabalhos de campo a Huawei e que não sentia falta nenhuma de Google services

    2. Avatar de Antoninho Pitágoras
      Antoninho Pitágoras

      Da para ver que em 3 anos foi sempre a trocar de smartphone. Imagino a satisfação.

    3. Avatar de Joao pequeno
      Joao pequeno

      Há uns tempos; há 3anos

  2. Avatar de Tiago
    Tiago

    Lá se foi a marca das maçãs, eheheheh

    1. Avatar de Maria
      Maria

      Sim, até chegar o 12.
      Admira é o contrário, uma marca que vende meia dúzia de equi caríssimos estar à frente da “loja da esquina”.

  3. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Lá vai mais uma para a lista negra do Trump

    1. Avatar de Jota
      Jota

      Se começar a crescer muito…

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Ia dizer o mesmo.

  4. Avatar de Abreu
    Abreu

    E normal, a xiaumi faz equipamentos com muita qualidade e bons specs e não escalda a carteira.

    1. Avatar de asdasd
      asdasd

      E pelo menos utiliza bom material (ecras samsung, processadores qualcom, etc) não são linahs brancas somo a samsung e huawei vendem na europa

    2. Avatar de King Baniram
      King Baniram

      Enquanto voces continuarem a preferir hardware over software, estão perfeitos para a Xiaoli 🙂

      O mais facil para justificar o porque de teres um, é simples e explico como faço: É barato para aquilo que oferece, mas é só isso, pois entre OnePlus e Apple, não valem um grande chaveiro.

      1. Avatar de Galo
        Galo

        Não pescas nada do assunto…a Xiaomi nasceu e cresceu precisamente pelo software, ao qual aliou mais tarde o hardware, a preços muito competitivos…

    3. Avatar de Antoninho Pitágoras
      Antoninho Pitágoras

      Imagino que a xiaomi seja uma entidade sem fins lucrativos? Ou será que quem paga sao os funcionários directos da xiaomi? Ou então anda o governo a financiar?
      Achava engraçado que o seu patrão também vendesse os produtos sem margem de lucro e depois lhe dissesse se que precisava de ir ao seu ordenado.
      Mais o dumping comercial leva outras empresas rentáveis a falência.

      1. Avatar de arroz todos os dias
        arroz todos os dias

        quais empresas rentaveis voce deve viver no mundo cor de rosa dessas empresas chama-se liberalização do mercado, e nao imposiçao do mercado como empresas lucrativas como chama como macdonalds, burger kings, entre outros da terra do tio sam querem impingir depois inventam conspirações e fake news para derrubar as que entram no mercado que felizmente é liberal para bem do consumidor nao comer arroz todos os dias

  5. Avatar de Jota
    Jota

    A Xiaomi tem smartphones tão bons ou melhores que a Apple e a metade do preço!

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Por essa lógica eu admiro-me é como a Samsung ainda está em 1º. apesar que não deve ser por muito tempo…
      e é pena que ainda compares apenas a parte física do smartphone quando na verdade é muito mais do que isso mas continuem lá com essas specs espetaculares

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      por essa lógica é de admirar como a Samsung está em 1º, apesar que não deverá ser muito tempo..

      e é pena que ainda continuem a comparar essas specs fantásticas quando 1 smartphone vai mais para além do hardware

      e já agora esperem pelo Q4 2020 e a tabela talvez mude novamente

    3. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      Xiaomi são bons, mas não são melhores que os da Apple, Samsung etc na gama alta.
      Abra os olhos.

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Dá para rir!

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Em relação qualidade preço, são melhores que os Apple e o Samsung. Daí o seu ganho de cota de mercado. OS seus topos são mais baratos, e muitissimo bons. A MIUI está muito boa e está a atingir um nivel de maturidade que não é normal ver numa marca chinesa.

      3. Avatar de RM
        RM

        Precisas de um Ferrari ou um Porsche para ires para o trabalho ? Não.
        Precisas de um iPhone para um uso normal de um smartphone ? O mais provável é ser não.
        Os topos de gama Xiaomi são muito bons para o preço que custam, mas pelos vistos o pessoal só vê iPhones na frente dos olhos!

      4. Avatar de Paulo
        Paulo

        Tens a certeza?! Vi uma comparação de funcionalidades entre um gama média da Xiaomi vs iPhone 11e o Xiaomi pois no bolso o iPhone 11 em quase todas, imagino um top gama da Xiaomi.

      5. Avatar de arroz todos os dias
        arroz todos os dias

        infelizmente eu nao sou um cordeirinho das marcas as marcas chinesas tao a competir as do EUA estao a impor ao mundo para depois sancionarem as marcas que lhes fazem competição acordem para vida

    4. Avatar de barta
      barta

      Quanto aos updates do software não há como a apple, sendo que a xiaomi é muito má neste quisito

      1. Avatar de Hp
        Hp

        É uma boa verdade!
        Tenho xiaomi já a uns anos, e verdade seja dita, no software são fracos.
        Embora já estarem a dar passos no bom sentido, mesmo assim em comparação a outras marcas ainda têm que se esforçar um pouco.
        E acho uma estupidez a inundações de variantes de smartphones que lançam para o mercado todos os anos, isso prejudica bastante o suporte.
        Mas apesar do bom suporte da Apple, minha opinião acho a One Plus a marca mais rentável do mercado.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Depende da linha da Xiaomi, se for topo de gama é ao contrário, está sempre a lançar atualizações. Comprei à ano e meio o meu (Mi Mix 2S) com Android 9 e MIUI 9, passado este tempo, tenho Android 10 com MIUI 12. Sempre rápido, limpo e organizado. Passa semanas sem o reiniciar e estável. O meu tem o Snapdragon 845, 6gb RAM e 128gb, dei 329€ na Fnac em promoção. Ainda vai ter que durar um tempo, lá está, relação preço qualidade.

      3. Avatar de Joao pequeno
        Joao pequeno

        Podes crer.. atualizações para tornar o tmv mais lento. Nisso ninguém bate a apple

    5. Avatar de Elkido
      Elkido

      Metade ou menos?Se pegares num Poco F2 Pro 5G de 335€ com Snapdragon 865 e SUPER AMOLED de 6.67 polegadas com écran completo sem qualquer notch ou Punch Hole e câmera frontal Pop Up de 20 polegadas e Fingerprint on display….. tem Specs bem mais interessantes que qualquer iPhone que se preze….

  6. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Lá vai a Xiaomi sofrer com o Trump, Deus queira que aquele gajo perca nas eleições se não a Xiaomi vai ter o mesmo caminho que a Huawei

    1. Avatar de Antoninho Pitágoras
      Antoninho Pitágoras

      Demócratas e republicanos estão de acordo que é preciso parar a China.
      Até digo com Biden será pior para a China, porque este não vai afastar os aliados como o Trump. Vai tentar aproximar-se e fazer uma guerra comercial conjunta.

  7. Avatar de Andre
    Andre

    Vocês são uns sensacionalistas!

  8. Avatar de Nilocalas
    Nilocalas

    Cada vez gosto menos da Samsung. Andam a carvão, tentar usar tecnologias mais antigas para rentabilizar e manter o cliente. O mercado só mudou e cresceu, graças à Huawei que mudou a capacidade das baterias, a velocidade de carregamento, bons processadores, boas lentes para fotografia com preços equilibrados. Se não fosse isso, ainda andavam os gajos da Samsung e da Apple a gozar o prato. A Samsung, até se dá ao luxo de entupir o equipamento com o lixo deles.

    1. Avatar de RM
      RM

      A concorrência é sempre saudável.

  9. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Huawei, Xiaomi e Onplus são a minha selecção pela mesma ordem, mas entre Apple e Samsung prefiro de longe Apple.

    1. Avatar de Filipa
      Filipa

      partilho da selecao mas apenas colocando a OP em 1º 🙂

  10. Avatar de FM
    FM

    É óbvio que esta noticia suscita algumas dúvidas pertinentes será o mesmo que se compararmos com carros por exemplo. Estou certo que o Renault clio venda mais unidades que a Bugatti…

  11. Avatar de Tiago
    Tiago

    Apple é tipo a Ferrari, tem uma história conhecida, um símbolo que toda gente associa a luxo, glamour, riqueza, tida gente quer ostentar. Mas na realidade, perde em conforto para a Porsche, perde em velocidade para a Mclaren. Eu compraria um Mclaren pois tem uma velocidade maior e um design mais futurista.
    Apple é assim, tem o símbolo que toda gente conhece, mas na realidade a concorrência tem melhor para oferecer.

    1. Avatar de Jorge Magalhaes
      Jorge Magalhaes

      Na mouche! É isso mesmo, Apple é só o símbolo, pois há muito que está ultrapassada!

  12. Avatar de José Fonseca Amadeu
    José Fonseca Amadeu

    Parabens à Xiaomi, sempre se esforçou em conseguir cativar o publico para os seus produtos, com specs e com preço.
    Conheço muita gente que tem Xiaomi e estão bastante satisfeitos.
    Compreendo melhor a compra de um Xiaomi que de um Huawei ou Samsung.

    Não posso deixar de me rir, com a Apple a vender cada vez menos iPhones e a lucrar cada vez mais, isto sim é saber gerir uma empresa e impulsionar o consumo, mais que uma marca tornou-se um ecossistema e um modo de vida onde todos os produtos de consumo que saem precisam de ter compatibilidade com estes sistemas pois só assim chegam a um maior número de pessoas.

  13. Avatar de claudio
    claudio

    A Apple não há de ser sempre a vencedora, nada dura para sempre, relativo á Huawei garanto que vão voltar a bater o topo, os telemóveis são muito bons quer em processadores quer em qualidade , na qualidade fotográfica é o melhor, o Iphone ganha no video e pouco mais que isso. As marcas chinesas são muitas e aproveitam-se muito bem eu já tive Huawei e agora tenho Oneplus e digo dispenso Apple não só pelo preço mas porque não vale o dinheiro, relativo a actualizações não preciso de actualizações 5 anos porque passado dois anos ou 3 anos vendo e compro outro, os aparelhos vao ficando obsoletos como qualquer aparelho tecnológico, não entendo porquê que o pessoal se preocupa tanta com actualizações porque maioria troca de telemóvel com regularidade de 2 em 2 anos ou de 3 em 3 anos. A tem qualidade mas os outros tambem têm, cada vez mais se nota que já não marca sem qualidade, essa coisa que a Apple usa nos telemoveis deles vem tudo da China, falo dos materiais, não sejam tão preconceituosos com a China porque o mundo depende mais dela que o contrário, por mais que maioria nao queria, é a realidade.

  14. Avatar de Mister
    Mister

    Deixa o trump ganhar as eleições…

  15. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    Falta pouco para ficar atrás da VIVO…

    1. Avatar de Jorge Magalhaes
      Jorge Magalhaes

      e daqui a um ano estará, de certeza…