MeeGo 1.2 – Agora é a vez dos tablets e dos netbooks

15 Comentários

O acordo firmado entre a Microsoft e a Nokia veio trazer alguma confusão ao mercado dos telefones e em particular a todos os que esperavam que a empresa Finlandesa adoptasse o Meego como o sistema operativo dos seus equipamentos topo de gama.

Na verdade a Nokia ainda não decidiu de forma definitiva qual vai ser a sua posição face a este sistema operativo. Eram a empresa que mais faziam uso e impulsionavam o Meego, mas este impasse não impediu que a equipa que o desenvolve avançasse e continuasse o seu desenvolvimento. A prova disso é a disponibilização da mais recente versão, a 1.2, do Meego.


Esta nova versão do Meego vem tentar dar um novo fôlego a este sistema operativo ao abrir-lhe a porta para mercados para os quais ainda não estava talhado. Foi concentrado o desenvolvimento em adaptá-lo para outros equipamentos, tais como netbooks, tablets e equipamentos a usar em veículos.

As principais novidades que a versão 1.2 do Meego trás estão assentes na melhoria no suporte para processadores Intel Atom e ArmV7. Foram ainda feitos desenvolvimentos a nível das capacidades multimédia e de rede, nas suas vertentes 3G, wireless e Bluetooth.

Realça-se ainda um passo dado rumo à possibilidade de evolução e massificação deste sistema operativo. O suporte para HSPA+ e outros métodos de acesso às redes telefónicas foi melhorado.

Foram ainda disponibilizadas versões de desenvolvimento de aplicações para a nova versão do Meego 1.2.

Curiosamente a versão destinada ao equipamentos telefónicos e similares foi deixada de fora desta actualização.

 

No mesmo dia em que foi apresentado e lançada a versão 1.2 do Meego foi trazida já para a ribalta a versão seguinte. É esperada em 6 meses e será a continuação do desenvolvimento que esta versão iniciou.

Mesmo sem a força que a Nokia impunha ao Meego este parece estar a querer dar continuidade ao seu desenvolvimento. Espera-se que comecem a surgir no mercado equipamentos equipados com o Meego agora que ele se virou para o que é agora encarado como o futuro dos equipamentos.

Será que a falta da Nokia se fará sentir ou os rumores de um tablet Intel com Meego o farão renascer das cinzas e finalmente firmar a sua posição no mercado?

Novidades do Meego 1.2

The MeeGo 1.2 Core OS provides a complete set of enabling technologies for mobile computing.

Some highlights of the MeeGo Core stack include:

  • MeeGo Reference Kernels supporting a variety of Intel Atom and ARMv7 platforms.
  • QML Application Framework and extended Qt-Mobility APIs, including additional location, system, connectivity, and sensor/haptic capabilities for rapid, rich, application development.
  • Enhanced Telephony and Connectivity capabilities, including:
    • GSM, GPRS, and HSPA+ network support
    • SIM Application Toolkit
    • Expanded Bluetooth profiles
    • Expanded VPN and wireless authentication methods
    • USB, WiFi, and BT-PAN data tethering capability
    • Enhance multimedia support, including RTSP streaming with progressive download

This release also includes the following:

Please refer to the Core and UX release notes, as well as the Developer Resources documentation pages, for a more complete list of features and supported platforms.

Homepage: MeeGo

Partilhar:
Tags:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    “O MeeGo é uma distribuição de linux para dispositivos móveis”
    Gosto ver pessoas a utilizar sistemas Linux sem saber que é Linux.

  2. Avatar de Jonas
    Jonas

    Por acaso nao sabia que era baseado em Linux, mas tambem confesso que nunca tinha ouvido muito sobre ele..
    De qualquer forma parece ser interessante, resta saber se pode acompanhar a concorrencia..

  3. Avatar de qb
    qb

    Teoricamente o meego ate tem mais potencial q o android. Contudo todos sabemos q ter potencial nao chega.

    Haja alguma empresa q agarre nisto a serio

    1. Avatar de Hattori Hanzo
      Hattori Hanzo

      É verdade, mas o “azar” do MeeGo é que apanhou a Nokia em baixa, enquanto o Android chegou na altura de ascensão da Google. Já experimentei um N900 com o MeeGo e supera em muito qualquer SO móvel actual, pois praticamente transforma o smartphone em um mini-computador.

    2. Avatar de lmx
      lmx

      depois de haver um standard outra vez no mercado as empresas são como ovelhinhas…todas em fila e para onde vai uma as outras também vão…enquanto foi a M$ também era assim…no cumputadores ainda é um bocado assim, embora ja esteja a mudar….mas é assim mesmo!!
      O android é standard de mercado agora…o Meego talvez fique na gaveta, para quando o mercado saturar de MEEgo, pode é ja ser tarde demais , pois os sistemas irão ter outro tipo de configuração nessa altura e possivelmente o MEEgo está ultrapassado para competir ai…Actualmente, e embora verde este SO promete ser o melhor que ai anda, maemo+moblin!!

      cmps

  4. Avatar de mooshmassacre

    ainda tenho esperanças de ver o meego dar um pau no android!

  5. Avatar de Zé

    MeeGo, ao contrário do Android, é Linux a sério 🙂

    1. Avatar de pois
      pois

      ora nem mais. É ai que reside a grande diferença entre as duas arquitecturas

  6. Avatar de Jóni Oliveira

    Estou a utilizar a uma semana e meia no meu eeepc 1005HA

    Ate agora estou a gostar

  7. Avatar de aver
    aver

    A associação Intel-Nokia para desenvolvimento do Meego fazia sentido. Agora com a saída da Nokia (saiu mesmo, sem lugar para dúvidas) ficou só a Intel, fabricante de hardware, nenhum dele a precisar propriamente do Meego – embora se dissesse que a Intel queria desenvolver o Meego para tirar mais rendimento dos processadores Atom (o anuncio do Meego 1.2 fala especificamente das arquitecturas Intel Atom e ARMv7).

    1. Avatar de TelmoB
      TelmoB

      É certo que a Nokia abandonou o projecto, mas está a pensar lançar pelo menos um smartphone com Meego. E quem sabe um tablet. Provavelmente ficaram é sozinhos, como foi o caso do N900 com o Maemo..
      As “trocas” da Nokia matam o cérebro a qualquer um!

      Agora também sabemos que a Intel continua no projecto e outras marcas já se juntaram após a saída da Nokia, por isso vão continuar a haver novidades. Contudo, a velocidade de finalização do projecto deveria ser maior, senão daqui a nada o iOS e o Android já têm novidades e o MeeGo nem saiu completo.
      Por outro lado, temos que ver que o MeeGo vai ser um software “multi-plantaformas”, porque afinal vai dar para incorporar em quase todos os equipamentos.. desde tv, smartphones, pc’s.. o que torna a sua concretização mais demorada.

      1. Avatar de aver
        aver

        Esta é inesperada. Então há quatro empresas chinesas interessadas no Meego ? Já há bastante tempo que não me rio dos chineses, pelo que pode ser a sério.
        http://www.engadget.com/2011/05/23/red-flag-software-others-announce-meego-based-operating-systems/

        P.S. Já agora a distro desenvolvida por uma das empresas: Red Flag Linux, semelhante ao Red Hat Linux mas que usa temas e ícones semelhantes ao Windows XP, para facilitar a habituação pelos utilizadores. Nada burros os chineses.
        http://distrowatch.com/table.php?distribution=redflag

  8. Avatar de kendimen

    Correcção:
    “As principais novidades que a versão 1.2 do Meego traz…”

    Brinquei em tempos com um N900 e gostei! Gostava que este Meego tivesse oportunidade de vingar 🙂

  9. Avatar de RF
    RF

    Já tive o Meego 1.1 no meu eeepc 901 e sinceramente não gostei por não ter suporte para a minha pen usb HSPDA, tornando-o assim inviavel para mim! Alguem sabe se o 1.2 já melhorou este aspecto negativo? De resto o SO até que era engraçado.. e principalmente leve!

  10. Avatar de joao
    joao

    Há uma empresa alemã que lançou recentemente um tablet, Weetab, com o Meego http://wetab.mobi/en/ . Ontem instalei este SO com o virtualbox e gostei bastante do aspecto. Este tablet deve chegar brevemente a Portugal.