SideFolders – Um Menu Iniciar Lateral no seu Mac OS X

14 Comentários

No Mac OS X tudo pode ser parametrizado de forma a conseguir um compromisso entre o que precisamos e o que o sistema pode oferecer. Existem muitas soluções nativas que não estão presentes num primeiro olhar, no entanto existem outras funcionalidade que poderiam ser mais abrangentes.

Falo por exemplo no Finder, embora seja uma “ferramenta” poderosa, contendo alguns funcionalidades robustas, falta flexibilidade. Podemos acrescentar uma aplicação que nos dê acesso às nossas pastas, dentro do Mac OS X, partindo de um menu colocado lateralmente. Essa aplicação é o SideFolders.

SideFolders permite um acesso rápido aos nossos Locais, a Pastas partilhadas, aos Dispositivos, Downloads e aos ficheiros usados recentemente. Além disso podemos adicionar pastas personalizadas ao SideFolders.

O conceito é muito interessante, é como se tivéssemos um menu iniciar do Windows onde os locais estão devidamente posicionados para serem usados na recolha de ficheiros, onde podemos ter pastas de acesso rápido apenas colocando o cursor do rato encostas do lado onde colocamos esta aplicação a funcionar.

Depois ao apresentar algumas opções, como o arrastar e largar em cima dessas pastas, tal e qual como se estivéssemos a usar o Finder em modo explorador, podemos facilmente interagir com as pastas abertas de lado e as aplicações activas, arrastando um ficheiro para determinada aplicações e este será carregado. É mais simples que utilizar o Finder. Logo de seguida o SideFolders esconde-se para não incomodar.

O tempo de reacção da janela lateral pode ser parametrizada assim como as pastas automáticas apresentadas na aplicação. Nas preferências podemos alterar esses tempos de resposta para que um toque ocasional no lado onde está o SideFolders não o faça aparecer.

Esta é uma excelente aplicação para organizar os nossos ficheiro hierarquicamente independentemente da forma como o sistema operativo o faz. Também é um método mais rápido de invocar um ficheiro.

Temos licenças para oferecer!

Os developers do SideFolders tiveram a amabilidade de nos oferecer uma licença para sortear pelos nossos leitores. Desta vez o desafio é deixar um comentário neste post sobre uma dica útil para melhorar a nossa utilização do Mac OS X. Por mais pequena que seja, a que mais interessante receberá esta licença. Podem deixar as dicas que entenderem, até ao próximo dia 30 de Maio e a nossa equipa avaliará a mais útil para os editores Apple.

Licença: Shareware (preço = 3,99 euros)
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6+
Download: SideFolders 1.3.1 [1.3MB]
Homepage: Code529

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlosmartins
    Carlosmartins

    Introduzir um curtar para ficheiros. Tudo bem que o arrastar é simples m obriga sempre a ter varias janelas abertas, a de origem e destino.

    1. Avatar de Gamma
      Gamma

      uma possível solução é utilizares o ”totalfinder”

    2. Avatar de Pedro Leitão
      Pedro Leitão

      Acho que um curtar era muito inovador, nem o windows tem!

  2. Avatar de Miguel Evangelho
    Miguel Evangelho

    Uma dica útil
    Um sistema melhorado
    Será a ideia fútil?
    Ou vou ficar babado?

    Funções, funções…
    Tantas mas qual escrever?
    Só sei que tenho noções
    De Arte que me pode entreter.

    Penso que seria maravilhoso
    No meu Mac puder saber
    Qual o tamanho dos meus ficheiros [apps, folders,…]
    Sem ter de ir às informações.

    Sei que já há uma solução…
    E que foi falada aqui no PPLWARE
    Mas o que gostaria de ter à mão
    Era mesmo o meu ecrã azul
    Que só o meu e-escolas
    Me poderia deixar ver
    De 15 em 15 minutos…

    Escrevo não com o coração,
    Mas com ironia pura
    Que só a minha imaginação
    Me pode ser crua e dura…

    Miguel Machado Martins Evangelho

    1. Avatar de Manuel Rocha

      Sim senhora,

      Não teria dito melhor.

      Cumprimentos,
      Manuel Rocha

      1. Avatar de Miguel Evangelho
        Miguel Evangelho

        Obrigado pelo comment

  3. Avatar de Avelino Jr.
    Avelino Jr.

    Para quem tiver adquirido o novo Macbook Pro e esteja a ter o terrível problema de Dropout no Airport, deixo aqui umas linhas de código que basta meter num applescript, executar no arranque e o problema do dropout fica resolvido, pelo menos até haver uma actualização do firmware 😉

    #######Código

    tell application “Terminal”
    activate
    do script “nohup ping -i 1 google.com > /dev/null &”
    delay 5
    display dialog “AirPort já trabalha como é suposto!”
    quit

    end tell

    #####Fim Código

    Cumprimentos

  4. Avatar de David Gonçalves
    David Gonçalves

    Sim senhores!
    Depois de estarmos habituados ao OS X quase temos saudades de um ecrazinho azul…só para nos lembrar o quanto o nosso Mac é maravilhoso!

    Software para OS X há aos montes! qual o melhor? depende sempre da mão que usa o Mac, isto porque o que é bom para mim poderá não ser para um colega que use o mesmo SO e que está habituado a utiliza-lo de forma diferente!

    para que ter toneladas de apps instaladas se apenas usamos metade?
    Utilizar o Quicksilver, faz-nos saber o que temos dentro e o que queremos mesmo utilizar!

    Mas é so uma sugestão!

    Continuaçoes
    David

  5. Avatar de Paulo
    Paulo

    depois de algumas leituras assíduas pelo pplware… existe algum motivo para que todos os últimos post sobre MAC sejam a pagar????????

  6. Avatar de Ganha dinheiro na net

    O sistema tem este tipo acesso aos ficheiros. Se arrastarmos uma pasta do Finder para a Dock, fica lá o icon de atalho. Ao clicarmos com o botão direito do rato, e escolhermos a opção “Ver conteúdo com lista”, o acesso aos ficheiros fica idêntico ao desta aplicação.

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Tens muitos gratuitos: http://www.macupdate.com/
    É só pesquisar e escolher o que mais convém.

  8. Avatar de Marco Monteiro

    Total Finder é em duvida a melhor coisa! Não é preciso cá mais menus ou coisas do genero =)

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    sugestões aceites.

  10. Avatar de Marco

    btw eu também sou suspeito porque tenho licença de graça do TotalFinder 😛 fui o tradutor da app para Português de Portugal e então pronto o gajo que fez a aplicação (e btw fez também um monte de aplicações brutais para chrome, como o panic button) deu-me uma licença =)