Marcas nacionais são alvo de “falsificação” no Facebook

43 Comentários

É o ‘vale tudo’ ao cobro do hipotético e cobarde anonimato. Não há marca ou truque que escape ao vandalismo cibernético. Depois das promoções milagrosas de iPhones, é a Worten a visada pelo engodo da oferta de computadores da Apple.

O aviso é simples: não vá em cantigas, não faça like e não se deixe arrastar por esses malabarismos.

worten_01


com cerca de 442 likes e mais de 2500 partilhas (data da publicação deste artigo), a página no facebook wortensorteioimac “dá a possibilidade” dos utilizadores ganharem um dos 25 iMacs que têm para oferecer. Ao contrário dos esquemas para venda de iPhones, esta página não solicitam dados pessoais aos utilizadores .

A ideia deste tipo de iniciativas é lançar a mentira e angariar likes em ações logo à primeira vista duvidosas… mas mesmo assim há quem se deixe levar.

worten_00

Se lhe pedirem para ser amigo e participar numa página deste tipo desconfie…é uma acção falsa! Além desta, existem muitas outras que tentam enganar utilizadores menos experientes. Partilhe este artigo, este sim merece ser partilhado!

Actualização

Além da página falsificada com referências à Worten, apareceu recentemente uma página com referências às FNAC com promoções do iPad Air.

fnac

Partilhar:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ROgwrio
    ROgwrio

    ahah Como se a Worten desse Mac’s por likes lol

  2. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Mas ainda há quem se acredite nessa bodega?

    1. Avatar de The Onee
      The Onee

      Basta ver os likes e partilhas a aumentarem… >.<

      Somos 10 milhões, há sempre alguém que vai na cantiga… E não são só os portugueses, que nisto são muitas pessoas que acreditam, sejam de que país forem.

      1. Avatar de ptpedropt
        ptpedropt

        hoje em dia não há marca melhor que a apple para medir a quantidade de burros, idiotas, ignorantes, etc, das diferentes sociedades do mundo todo..

        1. Avatar de Kiba
          Kiba

          Ora aí está uma grande verdade, Pedro.

        2. Avatar de Safrane
          Safrane

          Os que fazem like são pessoas como tu, que dizem mal, mas a verdade é que querem, e não é pouco, como se vê…

  3. Avatar de tone
    tone

    Página da Worten com 442 likes? Seems legit…

  4. Avatar de Lousada
    Lousada

    O que é que uma pessoa ganha ao ter uma página falsa com likes? Qual é o objectivo de quem faz isto?

      1. Avatar de André
        André

        Não, o objectivo final poderá ser esse, mas a curto prazo é rentabilizar com publicidade, com campanhas que prestem exactamente esse serviço, “sortear” X coisa.

      2. Avatar de David
        David

        Vender-la? Não, longe disso. Vai ser usada para no fim ser feita uma publicação com alguma oferto do tipo CPA (Cost Per Action), em Portugal muito provávelmente vai ser colocar o Nr. de Telemóvel em que o utilizador em questão fica subscrito por cerca de 5€ por semana.

        Isso vai rondar um lucro de 2/3€ para a pessoa que criou essa página, não é muito, mas se no meio de 50.000 pessoas, 100 deles subscreverem a esse serviço, vai rondar um lucro de 200/300€.

        Ah, e não é ilegal, talvez seja ‘proíbido’ ter a página no Facebook, mas fazer este tipo de esquema (Blackhat Marketing) não é ilegal (qualquer que depende sempre do conteudo em questão).

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Agora que já tem milhares de likes, apagam os posts, mudam as imagens, mudam os títulos, e vendem a quem quiser abrir uma página no Facebook, e ter uns milhares de likes para dar “credibilidade” a um negócio, quer seja uma burla a sério, ou um negócio legítimo, percebes?

      Porque há gente burrinha, que não faz nada se não for ao Facebook, e ver a página, a ver se tem likes de muita gente, se tiver, é porque é verdade, e porque é bom…

      É o chamado imposto da estupidez… era uma injustiça não ser aplicado!

    2. Avatar de jafOsteS! :D
      jafOsteS! 😀

      Existia uma página “Um gordo também chora” já tinha muitos seguidores, e likes.

      De um momento para o outro recebi notificação:
      A página “Um gordo também chora” mudou o nome para “Não sei quê de jogos”
      Já não tinha nenhuns posts nem treta de nada, so coisas novas relacionadas com o negócio em si.

      Resumindo, removi o meu like.
      Mas há muitos que nem prestam atenção a isso, e depois não sabem porque têm likes em página Y ou X.

  5. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    já vai em 2 mil e qualquer coisa … Incrível ..

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Porra…e não é que disparou? Já vai em 37.976 partilhas !!!!!!!!!!

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Dois mil e qualquer coisa? A esta hora já se encontra com 5.734. E não é a única, a “página da FNAC” está a oferecer iPads Air com caixas do iPad 2 e com o iOS 5…

    3. Avatar de Senso comum
      Senso comum

      A caminho dos 10 mil…

  6. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    É pena não terem o “Imac” em rose gold…

    Opá, enfim… agora vão-se fartar de receber telemarketing, e vão ser burlados à séria, quando o telemarketing lhes tentar vender um “iMac” por 500€, e eles vão cair!

  7. Avatar de Alegom
    Alegom

    442 tansos naquela foto… Incrível…

  8. Avatar de Censo
    Censo

    Ainda há muita gente que acredita no pai natal.

    1. Avatar de panhonhas
      panhonhas

      Eu sou o pai natal.

  9. Avatar de Luis
    Luis

    Neste momento 8673 tansos já fizeram “like” nesta treta.

  10. Avatar de Fox
    Fox

    É fácil sempre que aparecem estas páginas é denunciar como SPAM pera que estas sejam apagadas.

    1. Avatar de Kiba
      Kiba

      Isso foi o que eu fiz na página que oferecia um Audi R8.

  11. Avatar de A. Maj
    A. Maj

    Já são quase 10.000 idiotas que caíram neste esquema…

  12. Avatar de Kiba
    Kiba

    Ainda ontem vi uma página dessas, estavam a oferecer um Audi R8 V10 Spyder. Essa treta tinha um montão de likes e comentários.

  13. Avatar de Kromia
    Kromia

    80.000 Partilhas ….. As Pessoas Deste pais ainda devem acreditar no Pai Natal fds..

  14. Avatar de Joao
    Joao

    Eu ja fiz like também.
    Obrigado pelo aviso.

  15. Avatar de António Lubango
    António Lubango

    Não são likes. São ações de monitorização.

  16. Avatar de hamg
    hamg

    Ainda há pouco vi uma campanha igualzinha, mas da “FNAC”. Aqui está o link:
    https://www.facebook.com/Fnac-Promocao-Ipad-Air-1498405733787472/timeline/

  17. Avatar de vmcbvmcb
    vmcbvmcb

    Mas este tipo de falsificação, não dá para a marca (Worten; Fnac; Apple) apresentar queixa ou algo do género?
    Sei que de um momento pro outro tudo muda, mas mesmo assim admira-me que quem crie este tipo de “slogan” não seja apanhado!!

  18. Avatar de Mig-L
    Mig-L

    Vi dois. Um da worten e um da fnac.
    O da fnac pedia o numero de telefone e depois pedia um pin. ..
    O telefone da minha sogra recebeu uma sms com o seguinte:

    Insira já o pin 4205 e tenha a oportunidade de ganhar! Serviço de subscrição GoMobility. Cancelar? Envie SAIR para o 62961. 2.10Eur/sms-4.20Eur/sem

    Portanto, existe aqui uma forma direta de ganhar dinheiro com inocentes.. Ou aderem a um serviço digitando o pin recebido, com pagamentos automáticos semanais.
    Ou enviando “sair” por sms pagam 2.10 Euros e talvez adiram na mesma..

    E o mais engraçado é que tudo isto é legal.. É abuso de inocentes. Como as consultas de tarot por exemplo. Só compra quem quer..

    Enfim há que divulgar campanhas explicando estas fraudes. Verificar sempre antes de partilhar!

    1. Avatar de The Onee
      The Onee

      Vai pesquisar o que é CPA que irás entender como eles andam a ganhar dinheiro. 😉

      A tua sogra a fazer isso fez com que os responsáveis da página ganhassem pouco mais de 1 euro (não é certo, os lucros variam entre 1 a 4 euros). Imagina quantos caíram na “armadilha” e quantos euros eles não ganharam?

      São inteligentes mas há formas melhores de ganhar dinheiro e não assim enganando os outros.

      1. Avatar de David
        David

        Claro que existe formas melhores e de não enganar o pessoal (Whitehat, como deves saber), mas em Portugal são poucas (muito poucas) as offers que existem, e como tal, é sempre melhor o método Blackhat para cativar as mentes mais ingênuas.

  19. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    Podem denunciar a página como spam/fraude.

  20. Avatar de tiago
    tiago

    DEsculpem dizer isto mas existem pessoas estupidas… isto é demais… como se deixam levar por isto? ainda acreditam no pai natal? Acordem para a vida… por amor á santa…

    Eu nem acredito nas msg’s que os operadores mandam para os tlms a dizer para mandar não sei o quê, não sei para onde para ganhar X ou Y… mas alguem dá alguma coisa a alguem?

  21. Avatar de tiago
    tiago

    SE me permitem… mais uma pagina para avisar o pessoal…

    https://www.facebook.com/Sorteios-Promocoes-1471926496470818/timeline/

  22. Avatar de David
    David

    Surgiu mais uma desta vez com o continente..

  23. Avatar de Andreia Augusto
    Andreia Augusto

    Hoje já vi uma da Rádio Popular e outra do Intermarché

  24. Avatar de Só uma coisa
    Só uma coisa

    Ao fazerem publicidade a essas páginas estão a contribuir para o seu sucesso.

    1. Avatar de Vítor M.

      Olha que não, já têm em cima as autoridades. Isso é crime.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Boa sorte ás autoridades para apanharem estes gajos. Eles sabem o que fazem e isto não é crime .