Já é possível correr o Doom no Apple Watch e na nova Apple TV

10 Comentários

Muito para além de serem equipamentos de lazer e de utilização prática, os novos dispositivos que estão a surgir são também bancadas de teste onde se experimentam alguns conceitos.

A mais recente fornada de ideias aplicadas aos dispositivos móveis é a colocação de jogos antigos a correr neles. O Doom, um clássico que todos conhecem, chegou agora ao Apple Watch e à nova Apple TV.

doom_apple_1

Um grupo de funcionários do Facebook resolveu, num dos hackathon da empresa, trazer para o smartwatch da Apple um clássico da indústria de jogos.

Em apenas 10 horas conseguiram colocar o Doom a correr num Apple Watch, mostrando assim que o Watch OS tem a capacidade de correr quase qualquer aplicação que os programadores queiram.

O exemplo do Doom mostra que este jogo consegue ser usado em quase qualquer plataforma em que se pretenda que ele corra, desde as calculadoras científicas até aos smartphones.

Vejam o vídeo abaixo e comprovem como é possível correr o Doom a partir deste pequeno dispositivo e que este decorre de forma fluída.

Claro que dadas as reduzidas dimensões do ecrã do Apple Watch a jogabilidade não é das melhores, mas também não era essa a ideia principal dos programadores que o conseguiram.

http://videos.sapo.pt/He0nflSl3epHCE4LMWYM

Era uma prova de conceito que pretendia ser provada e isso ficou mais do que firmado, com o jogo a ser corrido directamente a partir do Watch.

Mas a vontade destes programadores foi um pouco mais longe e estenderam a sua prova de conceito a um segundo equipamento da Apple, que ainda nem chegou ao mercado.

Depois do Apple Watch, o Doom, foi levado também para dentro da nova Apple TV. Mais uma vez, mostrando que os novos sistemas operativos da Apple estão mais abertos a outras aplicações e a que sejam exploradas muito mais a fundo.

Nesta plataforma é muito mais simples jogar Doom pois o recurso ao comando com touchscreen permite uma muito maior liberdade. A não dependência de um ecrã diminuto, como o do Watch, dá também uma melhor usabilidade e jogabilidade.

Mais uma vez podem ver esta proeza no vídeo abaixo e confirmar que o Doom tem mais uma plataforma onde pode ser explorado e em que é efectivamente possível jogar.

http://videos.sapo.pt/HystZPcossVvQme3tw7C

Estes são apenas mais dois locais em que o Doom pode ser usado. São já muitas as plataformas em que é possível jogar este clássico e que tem divertido tantas gerações.

A ideia não é aperfeiçoar ou melhorar o Doom, mas sim trazê-lo para novos locais e mostrar a versatilidade destas novas plataformas.

O que foi agora feito mostra isso mesmo. Os novos sistemas operativos da Apple, neste caso o WatchOS e o tvOS, estão a preparar-se para dar muito mais liberdade aos programadores e permitir que aplicações como o Doom, possam ser usadas e exploradas nestas plataformas.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de iDroid
    iDroid

    Eu não chamaria a jogabilidade do apple watch de fluída…agora na apple tv sim.

    1. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      o meu comentário a isto é “eu nem sequer vou comentar isto!”

  2. Avatar de Prim
    Prim

    No watch quase da, na TV parece interessante, com o comando touch…

  3. Avatar de Lima
    Lima

    Tenho isto no meu velhinho Galaxy S3 à quase dois anos…
    Ops… aqui é só para os iFans

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      E?

      Achas que não é possível no iPhone há mais tempo?

      Com cada um, parece que descobriu a pólvora…

      Experimenta meter no teu galaxy gear, ou na tua Samsung smarttv!

      1. Avatar de piri_vm
        piri_vm

        Lol, ligas o AppleTV a uma Samsung SmartTV. Lol não sei se sabes o AppleTV não funciona sem TV…

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Apple TV liga-se a qualquer TV que tenha HDMI

          1. Avatar de piri_vm
            piri_vm

            Sim foi no que eu disse, liga uma AppleTV a uma Samsung SmartTV e já joga Doom. Ele não pode comparar uma ‘Set top box’ que é o AppleTV a uma SmartTV. Porque qualquer pessoa com um RPi também joga Doom e muitos outros, e também só precisa se uma TV com HDMI.
            Era só isso que eu queria dar a entender.

          2. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            E se eu quiser jogar Doom a 5K?

            Compro o quê?

  4. Avatar de nope
    nope

    Desafiante era tentar correr o Doom num 386SX a 25Mhz … tinha que ser com gráficos em low (screen size = 3) . Agora neste hardware mais moderno não deve ser muito difícil. Quer dizer, em 94 uma atari jaguar já conseguia correr o Doom.