Livro de Reclamações Eletrónico: Onde estás tu?

11 Comentários

O Livro de Reclamações Eletrónico entrou em vigor a 1 de julho e deveria estar disponível para todos os clientes com serviços como luz, água ou comunicações. No entanto, o Livro de Reclamações Eletrónico não está disponível/referenciado na maioria dos sites associados a estes serviços, não cumprindo assim a lei.


A DECO realizou uma análise aos sites dos prestadores de serviços dos setores da água, da energia (eletricidade e gás) e das comunicações eletrónicas, a fim de verificar se tinham livro de reclamações eletrónico. O estudo abrangeu todo o território nacional (continente e regiões autónomas), tendo sido analisados, no total, 392 sites, dos quais 62% não cumpre a legislação.

Nos três setores analisados, a maior taxa de incumprimento verificou-se no setor da água. Num total de 352 sites analisados, 229 não disponibilizavam o Livro de Reclamações Eletrónico, o que representa uma taxa de incumprimento de 70%.

Livro de reclamações eletrónico

Já no setor da energia, a DECO verificou uma taxa de incumprimento de 39%. Dos 36 sites analisados, 14 não dispunham de livro de reclamações eletrónico. Todos os sites de prestadores de serviços de comunicações eletrónicas disponibilizam o livro de reclamações eletrónico.

A Lei obriga ainda que o Livro de Reclamações Eletrónico seja disponibilizado num local visível e de forma destacada, o que nem sempre acontece.

Sobre o Livro de Reclamações

O Livro de Reclamações online tem como objetivo simplificar e modernizar o processo de apresentação e acompanhamento de reclamações.

O Livro de Reclamações está disponível desde 1 de julho de 2017 na Internet e tem como objetivo modernizar e simplificar o processo de apresentação e acompanhamento de reclamações, que até agora só podia ser feito através do Livro de Reclamações em formato físico.

Para mais informações sobre o Livro de Reclamações Online pode consultar o decreto-lei nº74/2017 ou visitar o portal do Livro de Reclamações.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Artur
    Artur

    Supostamente o livro de reclamações on-line passou a ser obrigatório para todas as empresas e não só para as reguladas a partir de 1 julho passado…

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Segundo o website só as entidades de bens essenciais é que ainda estão obrigadas a ter.

      https://www.livroreclamacoes.pt/inicio/informacao-pratica

      1. Avatar de mlopes
        mlopes

        estranho porque ao ler o artigo 2º do decreto-lei dá-me a sensação que o eletrónico é obrigatório para todos os que são obrigados a ter o livro em papel

      2. Avatar de mlopes
        mlopes

        já percebi, está na portaria 201-A/2017

  2. Avatar de Jorge - Comerciante
    Jorge – Comerciante

    E o mais extraordinário é que os livros digitais vão custar dinheiro por cada folha … e é preciso manter as folhas em papel e agora acrescentar as folhas digitais.
    Afinal de contas, é preciso manter o tacho aos parasitas da Casa da Moeda.
    Um país na borda da Europa, com políticos e politicas de terceiro mundo, corruptos, incompetentes e labregos.

  3. Avatar de AP
    AP

    Já fiz um pedido de esclarecimentos através da plataforma e aparentemente, nem a empresa de telecomunicações que referi nele, nem a entidade que deveria apreciar a situação passaram os olhos no registo… a prova está na factura que recebi da empresa mesmo depois do registo.
    se não tenho ligado novamente desta vez a reclamar ainda tinha que pagar.

    Em suma: comigo não funcionou.

  4. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    mais uma treta!

  5. Avatar de anonymous
    anonymous

    Reclamar no livro de reclamações só faz as pessoas se sentirem realizadas, porque as reclamações acabam por nunca ter efeitos práticos, servem apenas talvez para fazer estatísticas, estarei eu errado?

    1. Avatar de AqueleGajo
      AqueleGajo

      Não, se o consumidor tiver razão a empresa poderá pagar uma multa ou compensar o consumidor. Se o cliente não tiver razão e tiver invocado o tribunal ele poderá pagar multa e as despesas associadas.

  6. Avatar de Rafa
    Rafa

    A Deco também não devia ter livro de reclamações online?