Linus Torvalds afasta-se do desenvolvimento do Linux

48 Comentários

O Linux está por toda a parte e muitas vezes sem nos apercebemos estamos a tirar partido deste kernel, cujo desenvolvimento foi iniciado em 1991 por Linus Torvalds. No entanto, o criador decidiu afastar-se do desenvolvimento do software de modo a melhorar a sua atitude para com outros programadores.

A dúvida permanece com base noutros exemplos: será que o rumo do projeto vai mudar com o afastamento do seu líder?

Linus Torvalds linux afastar

Numa nota deixada na Mailing List do kernel Linux, Linus Torvalds explicou que está na altura de alterar o seu comportamento e pediu desculpa a toda a gente que magoou com a sua atitude e más palavras.

Quem segue de perto o desenvolvimento do Linux deve saber que Linus Torvalds é famoso por muitas vezes ter acesas discussões com outros programadores que não são capazes de estar à altura das expectativas. Há cerca de 30 anos que Torvalds comanda o desenvolvimento do software Linux e desde muito cedo começaram a acontecer episódios que desvendaram o seu temperamento.

 

O último episódio…

Não deve ser novidade para ninguém que ao longo da vida precisamos de prestar atenção aos outros e muitas vezes é útil tentar colocar-nos em certas situações de modo a entender certos pontos de vista.

Recentemente, Linus Torvalds mudou o lugar da Linux Kernel Maintainer Summit, que reúne cerca de quarenta dos principais programadores do kernel Linux, do Canadá para a Escócia de modo a ser mais conveniente durante o seu período de férias. Para além disso, Torvalds até tinha pensado não ir à conferência de todo.

Linus Torvalds Linux afastar

Esta sua decisão e comportamento teve consequências e desiludiu muitos dos seus colegas programadores. No entanto, foi uma oportunidade para se autoconhecer e perceber que há algo de errado na sua atitude.

E foi daqui que surgiu a decisão que levou ao seu afastamento.

 

Bugs são difíceis de resolver em seres humanos…

Por vezes, ao longo da vida temos atitudes das quais não nos orgulhamos e que não queremos lembrar. Mas, ainda assim, é possível tirar partido dessas experiências para melhorar e fazer um ligeiro upgrade que melhore a nossa vida e a vida daqueles que convivem connosco diariamente.

Linus Torvalds não é uma base de dados, é um ser humano, e os bugs são mais difíceis de resolver em seres humanos.

Jano Bacon (Consultor de estratégia da comunidade Linux)

Linus Torvalds vai retirar-se por algum tempo para procurar ajuda que o faça começar a perceber as emoções das pessoas e a responder de forma apropriada. O criador do Linux admitiu que não é das pessoas mais empáticas à face da Terra e que, por vezes, tem dificuldade em perceber os outros. Acima de tudo, Torvalds não quer criar um mau ambiente de trabalho.

Apesar de não ter fornecido uma data para voltar ao ativo, o pai do Linux vai voltar.

Isto não é uma espécie de esgotamento. Apenas preciso de me afastar por uns tempos. Não é como se não quisesse continuar a manter o Linux. Muito pelo contrário. Quero continuar muito a fazer este projeto no qual estou a trabalhar há quase três décadas.

Linus Torvalds

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    lol, a forma como ele começa a resposta:
    https://lkml.org/lkml/2012/12/23/75

    1. Avatar de eu
      eu

      De facto, o gajo não tem qualquer noção.
      Deve estar num nível que não tolera nada e também faz-lhe falta sair das máquinas e conviver um pouco com seres humanos.

    2. Avatar de Far
      Far

      Essa troca de mimos já é de 2012. Acredito que desde então as coisas tenham mudado um pouco, mas livra. Por mais razão que uma pessoa tenha isto não é forma de tratar ninguém, muito menos colegas de trabalho.

      Para mim seria impensável trabalhar com alguém assim. Estou sinceramente em crer que com o afastamento dele vai melhorar significativamente o ambiente do “local de trabalho” e que isso tem boas hipóteses de se traduzir em aumento de protuvidade e melhoria do “produto”.

      Wow, ainda estou parvo com quão malcriada uma pessoa consegue ser e ainda assim ser tolerada…

    3. Avatar de lmx
      lmx

      Não é muito facil ser gestor, de um producto que criamos,
      E ver pessoas a fazer alterações á boss, coisas que são regras basicas do Kernel, não devem ser Violadas..
      O linus ai passou-se e com Razão!
      É que o Mauro ainda por cima arranja desculpas depois de ter quebrado todas as aplicações multimédia em Userspace 🙂

      Esse mauro é artista, no minimo, claro o linus encheu, encheu, encheu…largou uma termo-nuclear em cima do Mauro…
      O que é que o Mauro estaria á espera depois de consecutivas tentativas de se desculpar da treta que fez, culpando os outros?

      O Linus fez o que era supporto!
      “Rule nr.1 – WE DON’T BRAKE USERSPACE APLICATIONS..”

  2. Avatar de Heldr
    Heldr

    O último gajo de jeito na comunidade Open Source.

    Toda a gente sabe que é uma comunidade tóxica, e com muito barulho político e de gente que simplesmente é chata.

    1. Avatar de Moneldr
      Moneldr

      Lol! Tens de atualizar o teu SO, estás a manifestar sérios bugs.

    2. Avatar de ademirt
      ademirt

      Não é somente esta, tem a da Windows, do Mac, da Nvidia, da Amd, dos Consoles, do Android, do IOs, e por aí vai…

  3. Avatar de Heldr
    Heldr

    BTW, segundo ele diz, eles rejeitou um pedido de Jobs para vir trabalhar para a Apple.

    Isso é a mesma coisa que rejeitar um convite dos melhores alunos da turma para trabalho de grupo, e ir com os piores alunos da turma que não querem saber da escola para nada.

    1. Avatar de Moneldr
      Moneldr

      Estás enganado! Isso é como rejeitar um convite para um aborrecido jantar de gala com dress-code, com conversas de seca de gente monocromática, para ir a um churrasco animado com pessoal fixe.

      1. Avatar de Heldr
        Heldr

        Bugado andas tu, olha para a tua cara e o teu nome.

        > Isso é como rejeitar um convite para um aborrecido jantar de gala com dress-code, com conversas de seca de gente monocromática, para ir a um churrasco animado com pessoal fixe.

        Eu gosto mais é de estar em casa a jogar jogos de computador.

        1. Avatar de JCFB
          JCFB

          tens a certeza de que és o Heldr?

          1. Avatar de Heldr
            Heldr

            Não, sou o censo.

          2. Avatar de JCFB
            JCFB

            Bem me parecia que a tua forma de falar não era parecida à do Heldr.

        2. Avatar de Moneldr
          Moneldr

          E fazer “trabalhos de grupo” com “os melhores alunos da turma”… estou-te a ver parceiro, estou-te a ver…

          1. Avatar de hommer
            hommer

            dois trools a responder um ao outro e no final são o mesmo, que engraçado, o heldr, sofre mesmo de dupla personalidade, e as vezes tripla…

          2. Avatar de JCFB
            JCFB

            errado. Nós somos uma comunidade cult de seguidores do Heldr.

  4. Avatar de Eduardo Lima
    Eduardo Lima

    Sou candidato ao lugar. Sou rezingão, não admito que os outros saibam mais do que eu, a minha opinião tem que prevalecer sempre sobre as demais. Sim, tenho perfil para o lugar.

    1. Avatar de Magnum Sandwich
      Magnum Sandwich

      É o problema, só “candidatos”.

      Porque não crias o teu projecto?

      Podes começar do zero, ou fazer fork ao Linux.

    2. Avatar de Miguel Porto
      Miguel Porto

      Para o lugar do Jobs?

  5. Avatar de int3
    int3

    Não é um líder. É um simples engenheiro de software… Ele não se via como alguém superior a alguém.

    1. Avatar de MárioM
      MárioM

      É mesmo isso.
      Mandar , qualquer um manda, saber mandar ,motivar e criar equipas coesas produtivas sem anticorpos e que vistam a camisola não é para todos.

    2. Avatar de ademirt
      ademirt

      Líder de projeto. Entendes ?

  6. Avatar de Moneldr
    Moneldr

    Para os que só leram o título:
    “Apesar de não ter fornecido uma data para voltar ao ativo, o pai do Linux vai voltar.”

    1. Avatar de MárioM
      MárioM

      vai fazer um reset, depois volta novinho que nem uma alface.

      1. Avatar de ademirt
        ademirt

        volta fresquinho.

  7. Avatar de Miguel Porto
    Miguel Porto

    Isto acontece muitas vezes.
    Grandes mentes tem muita dificuldade em lidar com o lado humano.
    Ainda bem que o admite, está a actualizar o kernel

  8. Avatar de sakura
    sakura

    Era esperado… com o kernel da intel (CoreOS ), o da suse microsoft, ou o Google fuchsia, é impossível “contentar” a todos e isso já é politica….. colaborar? ok, mas tens que por-la a NS,a….
    Sem Linus Torvalds……
    +18
    https://yanderesimulator.com/

  9. Avatar de Jonas Escariote
    Jonas Escariote

    Um bom engenheiro e uma besta como pessoa.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Dizem (não sei se é verdade) que o Steve Jobs também era uma besta para os programadores…no entanto levou a Apple ao sucesso.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Assim como são conhecidas as iras do Gates.

      2. Avatar de Magnum Sandwich
        Magnum Sandwich

        O que é que o Steve Jobs tem a ver com a notícia?

        1. Avatar de Marco
          Marco

          O facto das pessoas referidas não serem as “mais agradáveis” apesar de inteligentes…

      3. Avatar de ademirt
        ademirt

        Não somente com os funcionários , mas com qualquer pessoa.

  10. Avatar de TigTex
    TigTex

    Todos os websites le-se “linus torvalds tira uma pausa” para se poder melhorar como pessoa e a pplware dá logo a noticia desta maneira. Então? Que se passa?

    1. Avatar de Vítor M.

      Desta maneira? Então querias que fosse dada como?

      Está tudo ali bem explicado sem fugir um milímetro da verdade, incluindo as suas próprias palavras. Agora, é preciso ler tudo, só assim se percebe a realidade dos factos. Só assim se percebe de que pausa se trata. É que como referiste parece que tirou uma pausa para ir tipo tomar café, mas não é essa a verdade, ele não foi tomar café nem foi pagar as quotas anuais de esgrima, ele afastou-se devido a outro tipo de comportamento é isso tens devexplicar. Se não o fazes estás a enganar as pessoas.

      Cumprimentos.

      1. Avatar de Eu mesmo
        Eu mesmo

        Vitor, Ja mandaste o teu CV para o CM? Os teus artigos são sempre uma porcaria. Só baixas da qualidade do pplware que já tem vindo a descer ao longo dos tempos

    2. Avatar de jorge
      jorge

      Continuo a não perceber… O objectivo dos títulos não é despertar o interesse de quem lê. Porquê criticar? Porquê dar-me ao trabalho de escrever um comentário só para criticar um título? Tal como eu estou aqui a desperdiçar o meu tempo a comentar uma inutilidade… enfim talvez seja a a natureza humana.

      1. Avatar de Moneldr
        Moneldr

        Título:”Designação que no começo de um capítulo ou de uma secção indica o assunto ou matéria que ali se trata”
        Se o assunto é um “afastamento temporário” era isso que devia estar no título, para que não fosse “preciso ler tudo”, mas isso não traria tantos clicks, certo?

        1. Avatar de jorge
          jorge

          Isso é correcto quando se fala de trabalhos, textos literários ou similares. Em termos jornalísticos os títulos servem para chamar a atenção, despertar interesse. No primeiro parágrafo aí sim é apresentada a parte mais relevante da notícia. Quanto aos clicks.. os “homens” também precisam de viver

          1. Avatar de Moneldr
            Moneldr

            Esses termos “jornalísticos” são apenas os sensacionalistas, porque no “verdadeiro jornalismo” aplica-se a definição de igual forma. A definição de título decorre da sua função, que é a mesma num “trabalho, texto literário ou similares” e num artigo noticioso.

          2. Avatar de Moneldr
            Moneldr

            Quanto aos clicks, de acordo, usufruimos do seu trabalho sem pagar (diretamente) mas quanto melhor for a qualidade do trabalho, mais clicks merecem.

  11. Avatar de Sxac
    Sxac

    Quem levou 30 anos a “reconhecer” que é uma besta, no que toca a respeitar e interagir com os outros não irá mudar… E se, realmente, mudar, será para pior…

  12. Avatar de luisnuxx
    luisnuxx

    Nao se conseguem ler comentarios positivos neste site.

    1. Avatar de Far
      Far

      Hoje está um dia bonito. Sabe bem dar um passeio pela rua num dia assim. Estou a pensar faz-lo. Não quer aproveitar e fazer o mesmo? Vai ver que sabe bem.

  13. Avatar de Jorge Marcelino Gomes
    Jorge Marcelino Gomes

    O Linux com as suas varias distribuiçoes nao serve para nada, melhor dizendo nao presta, poderia ser bom se fosse um sistema como é o Windows ou o Mac Os, ainda tem muito que pedalar, nunca la ira chegar.

    1. Avatar de Kwami
      Kwami

      Jorge, tens noção do que escreveste? Pergunte ao webmaster em que SO está hosoedado este site?
      Nunca mais coloque o Win em pé de igualdade com o Linux. Está bem?