Novas notas de 100 e 200 euros foram apresentadas pelo BCE

12 Comentários

É já no próximo ano, mais concretamente em maio, que começam a circular as novas notas de 100 e 200 euros. A apresentação das novas notas, da série Europa, aconteceu hoje, pelo Banco Central Europeu (BCE) que revelou que estas incorporam novos elementos de segurança oferecem maior proteção contra a falsificação e aumentam a segurança das notas.


O BCE deu a conhecer hoje (segunda-feira) as novas notas de 100 e 200 € da série Europa que irão entrar em circulação a 28 de maio de 2019. Depois da tomada de decisão de deixar produzir notas de 500 euros, as novas notas de 100 e 200 euros são as últimas desta série.

As notas de 5, 10, 20 e 50 euros desta série começaram a circular em 2013, 2014, 2015 e 2017, respetivamente. A nota de 50 euros foi introduzida no dia 04 de abril de 2017. De acordo com o comunicado do BCE, estas novas notas serão ligeiramente diferentes das produzidas na primeira série..

As novas notas de 100 e 200 euros têm dimensões diferentes das notas de 100 e 200 da primeira série. A largura destas duas denominações é igual à da nota de 50 euros. O comprimento permanece, contudo, inalterado – quanto maior é o comprimento, mais elevado o valor da nota

Ainda segundo o BCE, as novas notas podem “ser tratadas e processadas com mais facilidade pelas máquinas e cabem melhor nas carteiras de quem as utiliza e têm maior durabilidade, visto que estarão sujeitas a menor desgaste e deterioração”.

Como referido, estas novas notas serão também mais seguras uma vez que têm mecanismos de proteção mais fortes contra contra a falsificação.

Imagens: Reuters

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    Que mecanismos são esses? O Big Brother já meteu microchip à socapa nas notas para rastrear o dinheiro também?

  2. Avatar de hommer
    hommer

    desde que surgiu o euro só me passou pelas mãos uma única vez uma nota de 500€ e algumas de 100€ e 200€, o normal é max e mesmo assim é 50€, de resto no dia a dia o mais corrente é 5\10\20€…

    dado aos sistemas de pagamento actuais não a vejo neste o momento necessidade de haver notas maiores de 50€, nem sei porque é que não acabaram com elas…

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Não acabam com elas porque no resto da Europa elas são muito mais usadas.
      Aqui o MB dá-te notas de 20€, lá fora são de 50€… É preciso explicar mais?

    2. Avatar de FIlipe C.
      FIlipe C.

      Por curiosidade, a nota com maior circulação na zona euro é a de 50€.
      Talvez pudesses evitar as notas de 200€ mas será preciso as notas de maior valor porque não és obrigado a pagar de forma electrotécnica. Pelo menos, segundo o estado Português, até a um limite de 3000€ (10000€ para não residentes) poderás pagar em numerário.

  3. Avatar de fc
    fc

    Já estava na hora é de acabarem com as notas de 500€ que servem maioritariamente para actividades ilegais, no mínimo pagamentos em numerário para fugir aos impostos. E se é verdade que o mesmo se pode fazer com notas de 200 é muito mais volume para guardar/esconder. Notas de 500€ na economia que interessa só a nível de curiosidade ou a prenda de algum avô mais abonado.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Tens alguém a olhar para ti quando fazes um pagamento para ver se pagas ou nao impostos?

      Quem fugir a impostos é igual, tanto faz pagar com uma nota de 500 ou duas de 200 e uma de 100… Nao é como na escola que se passavam bilhetes pequeninos a socapa da professora para mandar mensagens para a miuda que estava na carteira da frente.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Só na minha zona tenho conhecimento de uma ou outra “Dª Branca” e acredita….notas de 100€ ou 200€ é coisa que se usa pouco.
        Em notas de 500 facilmente transportas 100-500mil€ em meia dúzia de maços de notas.

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Da mesma forma que transportas também em notas de 100 ou 200…

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Usando o mesmo volume (apenas um pouco mais devido às dimensões da nota de 500) levas 5x mais valor do que com notas de 100.

      2. Avatar de fc
        fc

        No minimo fuga aos impostos, estava a referir-me a outro tipo de criminalidade. Nomeadamente o tráfico de droga em grande escala onde em vez de contarem as notas pesam as mesmas para estimar o valor. Malta que guarda fortunas em casa…

    2. Avatar de Ismael M.
      Ismael M.

      As notas de 500€ já deixaram de ser produzidas desde 2016. Entretanto as que foram produzidas não perdem o valor e podem circular normalmente

  4. Avatar de Gonçalo Oliveira
    Gonçalo Oliveira

    Não há condições! Então e agora o que é que faço com a minha colecção de notas de 500€? 🙂