Jovem de 16 anos resolve enigma de Newton de há 350 anos

97 Comentários

A matemática é uma área de constantes desafios, sendo que muitos deles já persistem há longos anos. Sir Isaac Newton foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrónomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Além disso, o matemático é conhecido pela formulação das três leis do movimento, consideradas os princípios da Física Moderna, de onde resultou a formulação da Lei da Gravitação.

Contudo,  Sir Isaac Newton deixou também alguns enigmas por resolver. Após 350 anos, Shourryya Ray, um jovem de 16 anos resolveu um desses enigmas.

ray_01

Em 1668, Isaac Newton completou o seu primeiro telescópio de refracção, com que observou os satélites de Júpiter. A partir de 1672 Isaac Newton  passou a fazer parte da Royal Society, onde apresentou a sua teoria intitulada Nova Teoria sobre a Luz e a Cor, na qual enuncia que a luz branca é composta por muitas cores, tendo chegado a este resultado através de um prisma ótico. No entanto,  algo ficou por resolver.

Shourrya Ray, um jovem indiano de 16 anos, conseguiu resolver um enigma matemático que muitos matemáticos tentavam há 350 anos. O jovem ganhou um prémio de investigação e é “classificado” como génio por ter elaborado duas teorias sobre a dinâmica de partículas.

Ray conseguiu calcular a trajectória exacta de um projéctil submetido à  força da gravidade e a resistência do ar. Além disso, Ray conseguiu ainda estimar, com precisão, o tipo de impacto e de ressalto aquando do embate de um corpo contra uma parede.

ray_00

Quando os meus professores me disseram que estas questões não tinham solução, pensei: ‘bem, não custa tentar’. Talvez esta ingenuidade de estudante me tenha ajudado.

Disse o jovem à imprensa.

De acordo com o jornal “The Sunday Times”, o jovem recusou-se a acreditar que o problema não podia ser resolvido. Ray é um apaixonado pela matemática, paixão essa que foi transmitida pelo pai que é engenheiro e o estimulava a resolver problemas matemáticos. Segundo consta, aos seis anos Ray já conseguia resolver equações com um elevado grau de dificuldade.

Comentários

97

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Emanuel Ricardo
    Emanuel Ricardo

    Gostava de saber quais são as equações já agora

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Emanuel, para uma criança de 6 anos…uma simples equação de segundo grau não é “pêra doce” 🙂

      1. Avatar de Dumitru Toderici
        Dumitru Toderici

        Criança de 6 anos? tas a referirte ao Emanuel ou ao rapaz que esta no destaque? Que eu saiba pelo titulo ele tem 16 anos!

        1. Avatar de Lucky
          Lucky

          Amigo, leia a materia e entendera…

      2. Avatar de Emanuel Ricardo
        Emanuel Ricardo

        Não cheguei a perceber. Afinal o que é que ele fez, desenvolveu sozinho a solução de uma equação até agora não resolvida ou uma equação dificil já com resolução?

        1. Avatar de Emanuel Ricardo
          Emanuel Ricardo

          Só agora li o resto dos tópicos. Sim realmente para um rapaz de 16 anos… tenho que começar a comer caril 🙂

    2. Avatar de Ricardo Gonzaga
      Ricardo Gonzaga

      Quais equações?
      O rapaz “conseguiu calcular a trajectória exacta de um projéctil submetido à força da gravidade e a resistência do ar” e “conseguiu ainda estimar, com precisão, o tipo de impacto e de ressalto aquando do embate de um corpo contra uma parede”.

      Claro que para chegar aqui deve ter resolvido muitas equações, mas eu não te aconselhava a olhar para elas…

      1. Avatar de André
        André

        Porque, Ricardo? As equações existem e são para se ver! Ou és daqueles que tem medo do papão “integral”… *nods* Não é esse o espírito…

        Gostava inclusive de saber as fraquezas das equações que ele encontrou, i.e., se são válidas para quando o disparador (arma, etc) se move com v não nula em x e y (o mais provável é que funcione, já que a bala deve partir com
        v=v0-gt alterando apenas o v0), se foram repuxadas ao ponto de só funcionarem no planeta Terra (g=9.8 m.s^-2), se têm em conta alterações de temperatura no meio onde percorrem (altera a resistência do ar, logo, se tiver em conta a taxa de variação da mesma e não um simples coeficiente, é possível…), comportamento face a um campo magnético, etc…

        Vou procurá-la(s) 🙂

        Quanto à situação dos 6 anos… vale o que vale… cada site diz a sua… (já tinha lido a noticia em várias fontes e para uns é aos 8, outros aos 10, enfim… O gajo fez um grande feito… podiam ter parado por aí!)

        1. Avatar de André
          André

          https://www.jugend-forscht.de/images/1MAT_67_download.jpg

          Não sei que credibilidade tem a foto, mas pronto…

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Está aqui
            Para quem procura as equações, elas estão aqui
            http://datelinenews.org/shourryya-ray-solution-to-350-year-old-isaac-newton-puzzle-on-search-by-physicists/99554

            No link tem também um outro link para um forum

          2. Avatar de Ruaben
            Ruaben

            meus olhos!!!

        2. Avatar de -_-'
          -_-‘

          Vejo que temos chico-espertos por aqui. Ou deve ser o maior da sua aldeia.

          1. Avatar de XisPê
            XisPê

            Mesmo!

        3. Avatar de pedro
          pedro

          Este teu comentário é sem duvida dos mais ridiculos que li e sem duvida dos mais arrogantes! tanta treta escreves para que? para mostrar que percebes de matemática?uns gostam outros nao! eu tou como o ricardo..se nao vir equações melhor!tu gostas?parabens! eu gosto de outras coisas que tu se calhar não gostas e não sabes fazer…escusavas de perder o teu tempo a mostrar que sabes fazer isto e aquilo e contas e simbolos..uuu..cuidado ctg! quanto á situaçao dos 6 anos…quem te dera ati fazer as mesmas que ele fazia! se calhar tu nem com o dobro da idade fazias as mesmas que ele com 6 fazia! nao diminuas o sucesso dos outros que fica te mal..pareces um triste sem vida…ok?!vai lá procurar as fraquezas das equações e deixa os adultos conversar ok!?…não suporto estes pseudo-intelectuais…
          es tao esperto, nao sei como nao resolveste tu os problemas…se calhar fazes isso agr..com soluções é mais facil não…enfim…

      2. Avatar de Fernando Batista
        Fernando Batista

        “conseguiu calcular a trajectória exacta de um projéctil”
        Uma solução descrita por uma série de taylor será sempre uma solução aproximada e nunca exacta.
        A expressão que está aqui https://www.jugend-forscht.de/images/1MAT_67_download.jpg
        Calcula-se facilmente, ver http://www.reddit.com/r/math/comments/u74no/supposedly_this_is_a_new_formula_for_calculating/

        Gostava de ver o artigo completo mas ainda não encontrei.

  2. Avatar de Vigilante

    “um jovem indiano” e não preciso dizer mais nada, é outro nível.

    1. Avatar de Paulo Caeiro
      Paulo Caeiro

      É isso mesmo.

  3. Avatar de Rena
    Rena

    Parece é ter para aí 40 anos :XX

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh…é os efeitos da matemática 🙂

      1. Avatar de Rena
        Rena

        Hehehe True

    2. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Realmente! Aquele bigode e depois o fato, não ajudam nada a parecer mais novo!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Deve ter ido ao registo civil de bicicleta. lol
        Isso já explicava muita coisa

        1. Avatar de fran
      1. Avatar de BeGone
        BeGone

        Deve ter sido registado aos 5 anos…a sério 16 anos, não parece nada. Também foi precoce no bigode não foi só no Q.I.

        Quanto à idade de resoluçao das equações complicadas, se for sobredotado isso é muito normal.
        As crianças sobredotas tem noções espacio/temporais e raciocínio hipotetico/dedutivo muito desenvolvidas. Para além de terem um Q.I elevado precocemente. Isso não significa que venham a ser génios (embora serem génios seja o mais comum) significa que chegaram “dos 0 aos 100” em menos tempo que o normal. Outros génios são crianças que têm um crescimento normal, mas que na idade prevista para o desenvolvimento máximo do seu Q.I atingem níveis elevadíssimos, por vezes até mais altos que os sobredotados, que vulgarmente detêm o mesmo Q.I durante quase toda a sua vida sem grandes alterações.
        Mas o mais importante, revolveu um enigma de Newton e isso é de louvar, já muito génio se debruçou sobre o mesmo e “squad”. Parabéns 😉

  4. Avatar de Ruca
    Ruca

    Forever aloneeeeeeeee

    1. Avatar de Ruquinha
      Ruquinha

      Uns Forever alone’s outros Forever dumb’s … Há espaço para todos.

    2. Avatar de PSN

      “Forever alone”???

      “O jovem ganhou um prémio de investigação”… xD gostava eu de ser um forever alone destes… nem elas se importam se ele é feio ou bonito, tem papel e cabeça para arranjar mais sem grande esforço… tu ves um forever alone e elas uma nina de outro, ou um grande guarda roupa com um grande guarda sapatos ao lado, ou uma grande casa com uma grande piscina, um bom carro com um bom motorista, empregadas e empregados para tudo…

      Forever alone diz ele ahah

      1. Avatar de Jarda do Demonio

        Pois pah…
        Mas para esses casos mais vale ir a um bordel…
        E que tar com alguém por causa da conta bancária é meio caminho andado para a ruína…

    3. Avatar de -_-'
      -_-‘

      Forever jealous…!

  5. Avatar de Blizard

    16 anos?
    Minha nossa!

  6. Avatar de Bovidino
    Bovidino

    o jovem recusou-se a ACREDITAR que o problema não podia ser resolvido.
    Eis a solução do enigma!!!!

    1. Avatar de D. Leal

      Disse tudo! Quando acreditamos conseguimos ir mais além. Também o facto de estar num ambiente que o estimula, ajuda muito.

      1. Avatar de Lm
        Lm

        O estimulo de um cientista vem de dentro.
        O estimulo de operario, trabalhador, whatever… nao sei sequer se existe.
        Sao especies diferentes.

        Einstein dizia que a melhor profissao para um cientista (matematico ou fisico) era ser faroleiro.

        Perceberam, ou precisam comprar um android, um iphone ou uns jeans novos?

        😀

        1. Avatar de José
          José

          Em Portugal vem de dentro, sem dúvida, porque não há outro (falo da minha exepriência). Na Índia veio do pai, e na Alemanha, onde continua os estudos, vem da comunidade académica que o envolve, menos preocupada com propinas e com subsídios de investigação e mais com os seus alunos.

  7. Avatar de Vítor M.

    Sim senhor… sempre naquela base do “deixa ver se eu consigo”. Este tipo de iniciativa pessoal é que deveria ser exaltada em Portugal, em vez de andarmos há trinta anos a dizer que stamos em crise.

    1. Avatar de Ja1mekas
      Ja1mekas

      Os portugueses ainda se revoltam quando são retirados mais feriados, quanto mais agora…

    2. Avatar de André
      André

      Uma vez tive um ataque desses quando cheguei à universidade e me disseram que não havia solução para o problema NP = P (http://goo.gl/5fFVO)… Passou-me após uma semana de investigação… A meu ver, acho que ainda faltam ferramentas na matemática, para resolver este problema (Eu sei, grande tiro na humanidade… Mas é a verdade…)

    3. Avatar de Emanuel Ricardo
      Emanuel Ricardo

      Em portugal o que é que se dá com 16 anos? A milhas das equações diferenciais…nem na física do 12º se sabe o que é isso, cai tudo do céu!

      1. Avatar de Pedro Sousa
        Pedro Sousa

        Verdade..
        Só estou a apreender equações diferenciais na faculdade e porque estou em engenharia, caso contrário talvez nunca soubesse o que isso era..
        Mas penso que neste caso até é bem possível que nenhum professor lhe tenha ensinado xD

        1. Avatar de Emanuel Ricardo
          Emanuel Ricardo

          tudo bem, a não ser que seja um caso muito raro, tem o factor do pai. É sempre preciso alguém a estimular, pelo menos no inicio.

    4. Avatar de Tiago Martins
      Tiago Martins

      Concordo perfeitamente, acreditar é o primeiro passo!
      Já agora, em relação a este menino: grande boss sim senhora.

  8. Avatar de Krasy
    Krasy

    só faltou comentar que é e irá manter-se virgem durante muitos anos 😀

    1. Avatar de Jysk
      Jysk

      Este ja ficou para a historia. Agora as outras historias intimas e se come esta ou outras gajas isso possivelmente para ele pouco importara. Para uns o que interessa e “comer o mais possível”. Isso sim e uma riqueza de espírito enorme. Para outros há outras coisas na vida. Enquanto milhares de Portugueses se preocuparem em ter tudo de bom e do melhor para irem “comendo umas gajas” o nosso pais não vai para a frente e iremos estar sempre a embarcar na pobreza de espírito do costume.
      Queremos do bom e do melhor não nos preocupamos nem sequer como funciona mas porque o que interessa e mostrar que temos e que somos para que me hei-de admirar que o nosso pais esta como esta.

      1. Avatar de RM_Dragao
        RM_Dragao

        Jysk,

        Espectacular comentário! Os meus parabéns.

        Realmente fico espantado com alguns dos comentários anteriores. Em vez de ser exaltado o tipo de espírito inquieto do jovem indiano, que se recusou a aceitar as evidências cómodas de outros (provavelmente quem lhe disse que não tinha solução foi porque o não conseguiu resolver … e sendo assim pensou: se eu não resolvo então mais ninguém consegue …), deitou pés (e cabeça) ao caminho e toca a resolver uma “impossibilidade”.

        Bravo para o jovem indiano! Faz-me lembrar o filme o “Bom Rebelde”.
        A inteligência, como às vezes se pretende impor, não é privilégio dos bem nascidos nem anda de mãos dadas com a riqueza.
        Portugal, apesar dos mais de 38 anos de “democracia” ainda tem muito que mudar, principalmente no tipo de mentalidade que ainda vigora.

    2. Avatar de -_-'
      -_-‘

      Devia haver reciclagem de pessoas.
      Tu eras um bom candidato.

  9. Avatar de Filipe Funenga
    Filipe Funenga

    Esta noticia já tem umas semanas, mas não deixa de ser boa por causa disso.
    Ninguém encontra o artigo dele na net? 🙁

  10. Avatar de Sérgio V. V.
    Sérgio V. V.

    Não quero parecer picuinhas mas…
    Duas coisas:

    1 – “…muitos matemáticos tentavam à 350 anos.” ‘…tentavam HÁ 350 anos’

    2 – Se nunca ninguém conseguiu resolver, ou seja, mais ninguém se não ele, como podem comprovar que está certo?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sérgio, o lapso foi corrigido mal o artigo saiu.

      relativamente ao segundo ponto..será que fizeram um regra “três simples” 🙂

      1. Avatar de Sérgio V. V.
        Sérgio V. V.

        Perdoe-me, Pedro, não pretendia parecer pretensioso. Só que há erros que ficam tão mal…
        Já esqueci e pode mesmo apagar essa parte do meu comentário, se quiser.

        Poderá realmente ter sido uma regra “três simples”. Mas dá que pensar, não dá?

    2. Avatar de T. Castro
      T. Castro

      Relativamente ao ponto 2, “como podem provar que está certo?”. Simples, se a solução está lá, consegue-se verificar se é plausivel pelos actuais métodos de resolução matemática. O que interessa é lá chegar uma vez, credivelmente. Ora em 1498, já há muitos anos que se tentava encontrar o caminho maritimo para a India, Vasco da Gama encontrou, diz ele, ora se mais ninguém tinha encontrado como se comprova isso?

      1. Avatar de Sérgio V. V.

        Mas o Vasco da Gama trouxe artigos para demonstrar que lá tinha chegado. Ainda assim, não serve de prova irrefutável. Não fosse isso e não teriam alternativa senão acreditar na palavra dele.

        A matemática está cheia de histórias onde há cálculos complicadíssimos que se provam errados muitos anos mais tarde.
        Onde quero chegar é: não sabendo a resolução do problema, não temos forma de provar que está errada. Resta-nos, então, a alternativa, que é aceitar a sua verossimilidade matemática. 🙂

        1. Avatar de Sérgio V. V.
          Sérgio V. V.

          Corrijo: ‘Verossimilhança’

          Pedro Pinto? Pode vir chicotear-me! lol

          1. Avatar de Wishmaster
            Wishmaster

            Se me permites a correcção:

            É “verosimilhança” 😛

            Apenas 1 “S”.

            Ou podia ser “a sua matemática (não) é verosímil”

            Cumps.

          2. Avatar de Sérgio V. V.

            Tem toda a razão Wishmaster. Já dei pelo erro demasiado tarde e estes comentários não dão para editar.
            De qualquer forma, venho eu para aqui armado aos cucos, a emendar o artigo e aplico logo um pontapé na gramática.
            O primeiro foi realmente uma calinada; escrevi, publiquei o comentário e fiquei a olhar para a palavra que não me soava nada bem.
            Na correcção fui traído pelo teclado do tablet e só reparei depois de publicado.
            De maneira que o Pedro Pinto deve estar a rir às gargalhadas às minhas custas. 😀

    3. Avatar de he he he!
      he he he!

      Esta é para o senhor Sérgio V.V…
      Sem querer parecer picuinha: …mais ninguém se não ele..
      Forma correta: ..senão ele.
      Quem se preocupa em corrigir a outrem ,deve se policiar.

  11. Avatar de Fox
    Fox

    São estas noticias que deviam aparecer nos noticiários em vez de estarmos sempre a ser massacrados pela crise.

    1. Avatar de Sérgio V. V.
      Sérgio V. V.

      Concordo perfeitamente.
      Há tantas coisas boas a acontecer no mundo que nunca nos contam.

    2. Avatar de NoName
      NoName

      estou completamente de acordo, em vez de coisas interessantes temos os jogadores da selecção, qualquer dia estamos a ver no noticiário os jogadores na cagadeira

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Like lol

        o gajo aplicou a series temporais de taylor à equaçao, eu nem as percebo quanto mais aplica-las

    3. Avatar de Ognito
      Ognito

      Há um projecto em português que se dedica a dar só boas notícias. http://boasnoticias.clix.pt/ (tem um grafismo melhor no Facebook)

  12. Avatar de Dias
    Dias

    Já agora…

    há uma enorme diferença entre Refractor e Reflector.

    A proposta de Newton é de um telescópio reflector para resolver os problemas com a “aberração cromática” dos refractores.

    Física Moderna e Física Clássica
    A Física Moderna começa onde a Clássica fica …

    1. Avatar de Pedro Pinto

      uiii… Física, Aceleração, velocidade, massa, projecteis …. 🙂 Já so tenho uma vaga ideia 🙂

  13. Avatar de xoxota
    xoxota

    Não deve ter sido a embebedar-se no bairro alto que este jovem resolveu as equações.

    1. Avatar de Emanuel Ricardo
      Emanuel Ricardo

      tens razão no que dizes, porque há uma grande quantidade de jovens que larga a vida de estudo.. de qualquer maneira, o ensino do secundário é péssimo para quem tem estas capacidades…se bem que esteteve ajuda da familia. Andam por ai muitas mentes brilhantes trancadas.

      1. Avatar de RM_Dragao
        RM_Dragao

        O ensino primário e o secundário são terríveis para jovens com este potencial, completamente fora dos parâmetros da “normalidade”.

        Deveria ser OBRIGATÓRIA a detecção destes talentos, os professores deveriam ser os primeiros a ter a capacidade de os identificar a fim de serem direccionados para equipas de ensino altamente especializadas.

        Para um jovem destes é muito fácil cair em situações psicologicamente perigosas. O desinteresse pelo (para eles) óbvio leva-os muitas vezes a terem uma atitude completamente desadequada e que muitas vezes conduz a situações de “bullying” com resultados marcas psicológicas que ficam para a vida.

        Com as medidas adequadas o país só teria a ganhar!

        1. Avatar de Pedro Sousa
          Pedro Sousa

          Talentos destes não nascem só em casa com a ajuda do pai… E eles não nascem assim tipo caídos do céu, eles desenvolvem-se todos os dias de acordo com as situações em que caiem, claro que existem sempre alguém com mais vontade e mais talento mas.. O grande problema actual na minha opinião é mesmo o facilitismo.. Compara o que se dava de matemática num curso de engenharia a uns 10 anos atrás com o que se dá actualmente..

          1. Avatar de José Leite
            José Leite

            TEM TODA A RAZÃO,PEDRO SOUSA!!FACILITISMO—»EIS A PALAVRA!!SIMPLESMENTE,SE MUITOS SE RECORDAM,HÁ 10 OU MAIS ANOS(COMO O SENHOR REFERE)EXISTIAM CADEIRAS NO ENSINO SUPERIOR COMO ANÁLISE À MATEMÁTICA E SIMILARES,ONDE,POR EXEMPLO,EM 100 ALUNOS PASSAVAM 6 OU 7(NO FIM DE JUNHO,PORQUE DEPOIS TINHA-SE A POSSIBILIDADE DE SE EFECTUAR UM EXAME EM SETEMBRO PARA VER SE SE PASSAVA,E MESMO ASSIM ÀS VEZES NÃO VALIA DE NADA…),RECORDAM-SE??E ISTO NUMA ALTURA EM QUE CERTAS CADEIRAS ERAM ANUAIS,DEPOIS PASSARAM TODAS A SEMESTRAIS.ISTO NOS CURSOS DE ENGENHARIAS,MATEMÁTICA E FÍSICA.ERA DEGRADANTE,VERGONHOSO E HUMILHANTE VER AS PAUTAS A CERTAS CADEIRAS QUANDO SE FAZIAM EXAMES.SOMENTE 5 A 10% DOS ALUNOS É QUE PASSAVAM!!EU CONHECIA PERFEITAMENTE PESSOAL QUE DEIXOU CERTAS CADEIRAS PARA O FIM DO CURSO(E MUITOS JÁ COM 7,8 E 9 MATRÍCULAS EM CIMA!!),E SÓ PEGARAM NELAS NO FIM.iNCLUSIVÉ CONHECI UM TIPO DE ENGENHARIA CIVIL QUE TERMINOU O CURSO COM ANÁLISE À MATEMÁTICA II,NA ALTURA CADEIRA DO 2º ANO E ANUAL,ATENÇÃO.SE FOSSE AGORA,COM O “deixa andar” QUE HÁ NAS FACULDADES ONDE TUDO ANDA A EITO DO FACILITISMO NÃO TENHO A MÍNIMA DÚVIDA QUE EM CADEIRAS DESSAS EM 100 ALUNOS PASSAVAM UNS 10,MAS NO MÁXIMO!!E NÃO DIGO MAIS SENÃO…A VERGONHA ERA MAIOR!!

    2. Avatar de Igor Oliveira
      Igor Oliveira

      Verdade, mas parece que cada vez mais é essa a ambição da juventude, sair à noite e embebedar-se.

  14. Avatar de jmcs
    jmcs

    será que ele tirou o curso nas novas oportunidades do Sócrates?

  15. Avatar de Taneco
    Taneco

    E gajas boas ele sabe o que é; aliás ele sabe o que é o ponto G?

    Abraços

    1. Avatar de -_-'
      -_-‘

      E ires trabalhar para as obras, sabes o que é?

      pplware, acho que deviam bloquear os comentários. Isto está com o nível…

      1. Avatar de Taneco
        Taneco

        Por acaso já trabalhei nas obras, não tive berço de ouro…
        Mas não sei o que é o “ires trabalhar para as obras” tem a ver com uma piada que fiz…
        Secalhar a ti é que te fazia bem ires dar serventia numas obras.

        Enfim

    2. Avatar de lorról
      lorról

      Ele resolveu o enigme de Newton, vc acha que ele não conhece a gravidade ?

    3. Avatar de José Leite
      José Leite

      Ó “amigo” Taneco,ele tem 16 anos 🙂 Tenha dó!!Ele com o que já fez só lhe faltam erigir uma estátua!!Com 16 anos e resolveu um enigma com 350 anos!!Há “DOUTORES” por esses MIT’s e Harvard’s e Oxford’s,que nem lhe chegam aos pés,de um adolescente com 16 anos!!Você vai ver,quando ele pretender ir para a Faculdade até as melhores Universidades do mundo se vão ajoelhar para o ter,por causa do que ele já fez!!Não acredita??POIS ACREDITE!!Quanto a gajas há-de chegar um dia em que terá tanto $$$$ que até mandará jactos privados para qualquer país do mundo para ir buscar a tipa que ELE QUISER!!Este rapaz daqui a 5 anos,se correr tudo pelo melhor,é menino para estar milionário e com o nome gravado a ouro numa qualquer Sociedade Científica mundial,daquelas super selectivas!!

      1. Avatar de LOL
        LOL

        Lol, bacano bacano era daki a uns anos ele mandar vir a gaja do taneco….

  16. Avatar de Filipe
    Filipe

    O pessoal todo “então e as gajas?”. Ridiculo. O rapaz resolveu algo que matemáticos passaram anos a resolver.

    A genética é lixada. Indian lvl 9000000.

  17. Avatar de Pedro
    Pedro

    Congratz é um excelente feito

  18. Avatar de Ricardo Encarnação
    Ricardo Encarnação

    Notícia muito interessante. Parabéns aos jovem 🙂
    A meu ver o mais interessante é: A india há muitos anos resolveu apostar no ensino, em especial na matemática (tradição milenar no país) como principal produto de exportação.
    Em contrapartida, em Portugal, alguém se lembra quantas vezes ouve um aumento no investimento em educação nos ultimos 30 anos?

    1. Avatar de RM_Dragao
      RM_Dragao

      Não é por demais acrescentar que a Índia “produz” hoje milhares de brilhantes matemáticos e informáticos que se encontram a dar cartas em instituições e empresas de todo o Mundo.

  19. Avatar de BMC
    BMC

    Indiano Resolve 😀

  20. Avatar de wtv
    wtv

    Tenho de o contactar pra ver se me arranja a formula do euromilhões lol.

  21. Avatar de José Oliveira
    José Oliveira

    Fantástico.

    A India surge mais uma vez com mais evolução a nivel cientifico.
    Uma população que até há uns anos vivia maioritariamente da agricultura, consegue hoje em dia apresentar-se no mundo como sendo uma grande potência mundial em termos de descobrimentos cientificos.
    Se formos a ver, e apesar da china ter também algum envolvimento nos descobrimentos tecnológicos, penso a que a India se destaca, não pela quantidade, mas pelo grau da qualidade, e empenho que grande parte do seu povo empreva na evolução do seu país.
    O mesmo nao podemos dizer do nosso, onde existem pessoas que apesar de dizerem “querer mudar o páis”, nos afundam cada vez mais, e onde nada é certo, e só sobrevive quem tem dinheiro.
    Já em relação á educação, voltamos também aos mesmos problemas…mas não isso que interessa.
    O que realmente interessa, é que temos uma jovem que foi capaz de resolver de forma exacta uma dos fundamentos de Newton.
    E se alguém tem de ser reconhecido, é mesmo ele.
    Quanto á fundamentação, e á exactidão nos valores, nada como comprovar com factos.
    Ora se temos o LNEC que produz informações vitais na área da construção, é claro que existem outros organismos que conseguem efectuar os testes á teoria de Isaac Newton e conseguem comprovar a veracidade dos mesmos.
    Parabéns ao Shourrya Ray mais uma vez.

    1. Avatar de eu mesmo
      eu mesmo

      Quem esvreve um comentário destes não tem a mínima noção da realidade indiana. Quem já lá foi sabe que há miséria por todo o lado. A cultura europeia pode ter muitos defeitos, mas a Europa é talvez o lugar do mundo onde há menos gente a morrer à fome.

  22. Avatar de Fernando
    Fernando

    O tipo resolve um enigma matemático sem solução durante 350 anos e estes tipos vem para aqui falar em “gajas”, enfim. Se todos os físicos importantes tivessem como ambição “gajas” gostava de saber em que mundo viveríamos hoje, a malta das “gajas” em vez de saírem à noite nos seus fiat unos quitados, ainda tinham que ir a cavalo para o bairro alto.

    Parabéns ao investigador.

    1. Avatar de Ruben
      Ruben

      Ahahah tiveste bem sim senhor xD

  23. Avatar de luis lelis - Visita o site e da ideias.

    Sim sr grande obra q esse miudo conseguiu e a modestia fica-lhe mesmo bem.
    A India tem vindo a apostar a varias decadas nas areas da matematica e física pois acharam que seria a melhor forma de se imporem perante o crescimento dos vizinhos asiáticos.
    Para isso criaram infraestruturas escolas obrigatoriedade da matematica em todas as classes (anos).
    Nao construiram estradas e autoestradas porque a palavra de ordem era estudar e depois criar e usar.
    Para quem nao sabe estao na faze de criar e pretendem comecar a usar depois de 2020.
    A maioria dos meus colegas sao indianos e e incrivel a modestia deles. Primeiro querem aprender depois ensinar e partilhar conhecimento e so depois pensam em dinheiro. Parece estranho mas sao solidarios e unidos.
    Nao e uma sociedade perfeito muito mas mesmo muito longe disso mas sao concientes de que se nao sabes nao entras no curso nem sais sem saber nem que leves 50 anos .. “afinal es tu q pagas”.
    Exemplos muitos … a Jaguar, Rover,Rolls royce sao indianas desde q eles compraram melhorou em todos os aspectos no inicio os ingleses eram contra agora ate se benzem e agradecem a inovacao trazida e as melhorias do crescimento das vendas (mais do dobro).
    Muito mais poderiam fazer os portugueses (se tivessem alguém que impulsionasse algumas ideias) a falta de liderança no nosso pais e o maior problema.
    A dificuldade em aceitarem ideias que outros puseram em pratica e as aplicarem faz nos perder tempo.
    E possivel fazer mos mas precisamos de um lider carismatico seja de extrema esquerda extrema direita centro.
    Mas infelizmente continuamos a votar nos mesmos clubes mesmo sabendo q eles so teem perdido nos ultimos 38 anos.
    Espasso curto para mais.

    1. Avatar de Jack
      Jack

      Desde já os parabéns ao jovem da noticia.
      Para te corrigir, já que de matematica percebo pouco pois só terminei o ensino secundario com nota de 19, mas de carros é a minha vida a Jaguar pertence à indiana TATA a Rover fechou e a Rolls Royce pertence à BMW. Portanto chamemos aqui o rapaz para fazer as contas de quantas são indianas….

  24. Avatar de Cesar Oliveira

    Fantástico,

    O rapaz conseguiu resolver o problema porque não acreditou que fosse impossível resolver.
    Ele não acreditou nos professores dele.

    Parabéns Ray

    O mundo precisa de génios como tu

    César Oliveira

  25. Avatar de André
    André

    Mais um problema resolvido de um génio por um génio. Agora dão um prémio da matemática ou da física e daqui a pouco tempo já ninguém se lembra dele, mas daqui a poucos anos estarão os nossos filhos na escola a saber calcular este enigma que já deixou de ser. Mas o que vai aparecer numa ficha de matemática será qualquer coisa assim “Resolve esta equação segundo o enigma de ISAAC NEWTON e não com base na resolução de SHOURRYA RAY.

    Parabens pelo sucesso alcançado

  26. Avatar de JOSE ADAUTO DA CRUZ
    JOSE ADAUTO DA CRUZ

    pena eles colocar que as LEIS DE NEWTON pertencem à FISICA MODERNA… uma pena…muita força de vontade em desvendar essa conta…

  27. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    No fim do artigo, o link para o documento das fórmulas que lá está, está morto.

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois, é de 2012 já o removeram. Vamos ver se encontramos o caminho disso na web.

  28. Avatar de Nosliw Ed Amil
    Nosliw Ed Amil

    E quem garante que está certo?
    E porque não o resolveu antes?