Firefox Mobile OS está a chegar

23 Comentários

O mundo dos dispositivos móveis está ao rubro, fruto, entre outras causas, de um crescimento exponencial da sua adopção e consequente utilização.

Todas as grandes companhias pretendem estar presentes nesta onda de crescimento e por isso surgem novidades e alternativas quase todos os dias.

A Mozilla, um player que não se esperava ver neste meio, anunciou agora que o seu sistema operativo móvel está para chegar muito em breve.



A criação e desenvolvimento deste novo sistema operativo móvel, suportado pela Mozilla não é uma novidade, tendo inclusive sido já mostrado em diversas ocasiões.

A novidade é que existem já fabricantes interessados na sua utilização e também datas para a sua colocação no mercado.

Esta informação foi ontem apresentada no blog oficial da Mozilla e aí foram detalhados alguns pormenores interessantes sobre esta novidade.

Em primeiro lugar a Mozilla estabeleceu já parcerias com dois fabricantes de dispositivos móveis. A ZET e a TCL Communication Technology, sob a marca Alcatel One Touch, vão ser os primeiros fabricantes a usar este SO nos seus dispositivos. Para já apenas se sabe que estes equipamentos vão usar processadores Snapdragon, da Qualcomm Incorporated.

A data para inicio da comercialização destes equipamentos é o inicio do ano de 2013 e estes serão lançados em primeiro lugar no Brasil, através da operadora móvel Vivo, detida pela Telefónica.

Ouve ainda o anuncio do interesse e suporte de algumas operadoras. A Deutsche Telekom, Etisalat, Smart, Sprint, Telecom Italia, Telefónica e a Telenor vão dar suporte a este sistema operativo por entenderem que estes equipamentos vão trazer excelentes experiências de utilização a um custo reduzido e passível de serem suportados pela maioria dos utilizadores.

O Firefox Mobile OS, suportado na integra pelo Boot2Geko, é um sistema operativo assente em HTML5, o que permite retirar muitas camadas de interacção entre o hardware e as aplicações. Este conceito permite facilitar o desenvolvimento de aplicações com maiores funcionalidades e de forma mais simples.

Gary Kovacs, CEO da Mozilla, revelou que este SO pretende abolir as barreiras muitas vezes impostas por outros fabricantes, disponibilizando alternativas abertas a todos os que o vão, quer sejam utilizadores ou os programadores que desenvolvem as aplicações.

The introduction of the open mobile OS continues the Mozilla mission to promote openness, innovation and opportunity on the Web for users and developers.

As billions of users are expected to come online for the first time in the coming years, it is important to deliver a compelling smartphone experience that anyone can use.

The large number of operators and manufacturers now supporting this effort will bring additional resources and diversity to our global offerings.

Aguardemos então pela chegada de mais um sistema operativo móvel. A chancela que a Mozilla coloca nos seus produtos e os elevados níveis de qualidade destes fazem prever que será muito mais do que prometem.

Vejamos também de que forma a concorrência reage a esta chegada. O mercado começa a ter pouca margem de manobra para tantos SO’s móveis e isso tem gerado fricções entre os players presentes.

No entanto estas situações têm levado a melhorias a todos os níveis, o que  no final beneficia os utilizadores.

Homepage: Boot to Gecko

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Maxim

    quero ver como será com o mercado de aplicações :/

  2. Avatar de Sérgio V. V.

    Que venha forte e cheio de saúde! Quantas mais alternativas melhor!

  3. Avatar de Manuel Costa

    Até pode ser excelente mas… será que a Mozilla tem fundos para pagar todas as patentes relacionadas com os OS móveis? Veja-se o caso da Google e da Samsung no que diz respeito aos processos judiciais com a Apple, Microsoft, Nokia, Oracle, etc…

    E se for como o Firefox, é bom que os equipamentos venham equipados com muita memória RAM 🙂

    1. Avatar de Sérgio V. V.

      Até agora um dos maiores financiadores da Mozilla tem sido a Google para que o seu motor de busca continue a vir como standard no Firefox.
      Daqui para a frente a ver vamos como correm as coisas…

      1. Avatar de sérgio
        sérgio

        penso que a google retirou a maior parte dos financiamentos à Mozilla!

        1. Avatar de Sérgio V. V.

          Não há muitos meses a Google pagou mil milhões de dólares à Mozilla.

  4. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Assim que a Mozilla terminar as conversões de programas como o Adobe Reader ( pdf.js ) e acabar com a necessidade de codecs áudio/vídeo ( espero que as conversões em javascript dos formatos sejam terminadas com alguma antecedência ) acredito que será um ótimo sistema operativo… PPLware, cá estarei a aguardar a crítica ao Firebox Mobile Os 🙂

    Cumps
    Pedro

  5. Avatar de Nelson N.
    Nelson N.

    Uma das coisas que gosto de ter num SO para Phones, é verdadeiramente a estabilidade e fiabilidade. O mercado das aplicações é subjectivo.
    Embora seja Mozilla, e a oferta parece-me ser de futuro, generosa.
    Mas veremos como isto vai funcionar na prática.

  6. Avatar de Nelson N.
    Nelson N.

    ZTE not ZET

  7. Avatar de Charly

    A melhor parte vai ser o desgin, poderá ser criado por qualquer webdesigner 🙂 ….

  8. Avatar de Armando
    Armando

    “Ouve ainda o anuncio…” ?

  9. Avatar de Sergio
    Sergio

    qual é o objectivo daquele video!?!?! É que para uma comunidade de desenvolvedores ou fans de tecnlogia até pode ser interessante. Mas como produto final perde a credibilidade toda

  10. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    Que venha o mais rápido possível…. A google cá está para aperfeiçoar ainda mais o seu android e, consequentemente, fazer frente à concorrência!

    Acredito que poderá ser desta que a fragmentação do android se comece a “desfragmentar” com o evoluir do SO!

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    Para ter sucesso é simples.
    Boa qualidade preço. Em hardware media game.
    é o que faz falta.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Media gama*

  12. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Vai ser uma valente treta este Sistema Operativo, assente em Html5? A que haver distinção das coisas, um sistema operativo tem de ter acesso ao baixo nivel por causa da performance, Html5 e um standard da web, enfim, mas de qualquer maneira não deixo de ficar interessado.

  13. Avatar de Carlos Costa

    Será em dúvida uma excelente iniciativa, contribuindo para diversificar o mercado dos SmartPhones OS.

    Mas colocava outra questão. Haverá planos, num futuro próximo, para alguma diligencia por parte “Ubuntu Programers” de criar um SmartPhones OS com característica tão aclamadas nas plataformas fixas?

  14. Avatar de Nelson N.
    Nelson N.

    Apos uns quantos videos “apercebe-se” que este OS tem uns verdadeiros breaks! e está a correr num Galaxy S2 que é uma exelente máquina. Mesmo sendo optimizado e afins, a longevidade deste OS parece-me apenas cosmetica, será que vamos ter webGL ? aplicações web são sempre interessante, mas… não estou a ver isto a ser totalmente massificado. A nao ser que consiga rentabilizar melhor os low-budget phones. como o meu Monte Carlo.

  15. Avatar de Nelson Roque

    e resolver os problema que o firefox 13 tem com a reprodução de vídeos?

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      Isso foi resolvido com uma actualização do flash.

      1. Avatar de Nelson Roque

        Como assim? eu continuo com o problema…

        1. Avatar de Nelson Roque

          PS: e está tudo atualizado.