Já existe jailbreak para o iOS8? Tudo indica que sim!

19 Comentários

Com apenas uma semana de lançamento e ainda com um acesso limitado a alguns utilizadores, o iOS 8 já está nas bocas do mundo pelas mais diversas razões.

Todos procuram entender e assimilar de forma plena as novidades, procurando entender de que forma este está melhor que a versão anterior.

Mas algo que pode interessar a muitos é que mesmo só com uma semana de lançamento, o iOS 8 já foi quebrado e já existem provas de que o Jailbreak é possível.

ios_8_jailbreak

Esta é uma excelente notícia para todos os que normalmente não actualizam de imediato os seus dispositivos Apple por não quererem perder a capacidade de ter os seus equipamentos libertos das imposições da Apple, dando-lhes uma liberdade maior e a capacidade de instalar aplicações fora do ecossistema Apple.

A proeza ainda não está documentada e nem existe ainda mais do que uma imagem de um acesso ao sistema de ficheiros de um iPod 5, supostamente a correr a nova versão do iOS.

Quem conseguiu e apresentou a imagem da shell SSH ligada ao iPod 5 foi i0n1c, que já antes tinha mostrado um vídeo onde se podia ver um iPhone a correr a versão 7.1.1 do iOS, já com jailbreak aplicado.

O anúncio e a apresentação desta imagem foi feito por i0n1c através da sua conta do Twitter, o canal predilecto da comunidade que se dedica a quebrar o iOS.

Num simples Tweet, que depois cresceu, i0n1c apresentou a sua proeza, sem que no entanto tenha explicado o que estava mostrar, e deixou os seus seguidores confusos e a quererem saber mais.

Mais há frente, na longa troca de mensagens é que i0n1c disse de forma clara o que essa imagem representava e o que os utilizadores poderiam esperar para breve.

O que estava a ser apresentado era uma sessão SSH para um iPod 5, o que deixava bem claro que este estava com jailbreak feito e que poderia ser alargado a outros equipamentos que usem o iOS na sua base.

Apesar de ser uma excelente notícia, ela não é estranha e é até bastante lógica. Quando foi descoberta a forma de contornar o iOS 7.1.1, não foi tornada pública a forma de a aplicar e nem qualquer aplicação para o fazer nos dispositivos.

A ideia era que a vulnerabilidade do iOS fosse guardada para quando saísse a versão 8 do iOS, acreditando-se que esta não seria corrigida e que seria usada a mesma base do iOS 7.1.1 para criar o iOS 8.

Na verdade essa aposta surtiu efeito e agora está disponível no iOS o mesmo bug que existia na versão anterior.

Mesmo com este anúncio agora feito, não deve surgir nenhuma ferramenta pública antes do lançamento do iOS 8 para instalação nos dispositivos, sob pena da Apple corrigir o problema antes da chegada dessa versão.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O artigo tem uma gralha

    “não deve surgir nenhuma ferramenta púbica antes do lançamento do iOS 8”

    púbica? xDD

  2. Avatar de grandeionic
    grandeionic

    se é o i0n1c, podem esperar sentados. ele é um nojento de primeira, como ja podem ter reparado pelo historico. Sempre que ele descobre um exploit, faz o jailbreak para uso pessoal e esfrega na cara de toda a gente no twitter 😀

  3. Avatar de Abílio
    Abílio

    O @i0n1c é um tretas. Faz sempre estas exibições quando sai um novo IOS mas lançar uma ferramenta para JB nunca o fez.

  4. Avatar de peduxe
    peduxe

    boas noticias, provavelmente o iOS 7.1 terá jailbreak! Mas o que é certo é que existem muitas novas APIs e é muito provavel que haverá falhas de segurança em algumas delas e se consiga quebrar o iOS 8 de várias maneiras.

  5. Avatar de Ru1Sous4
    Ru1Sous4

    O @i0n1c ate pode ser um mete nojo, mas se ele descobriu é p existe, e se existe outra pessoa também o pode encontrar o que é bom sinal.

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      No ios 6 também tinha descoberto, logo no dia a seguir, quando o pod2g disse que já estava a empacotar o JB ele começou a fazer uma campanha a favor do JB pago, blá, blá… Desculpas para quem não tem nada e com contas DEV pode instalar o Cydia para a fotografia.
      Se o problema é dinheiro, hoje é sabido que um JB tem no minimo 100.000$ de lucro (declarados pelo pod2g…)

  6. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    O iOS8 ainda está em fase beta até Outubro e só está disponível a developers iOS como eu, portanto até lá a Apple pode bem corrigir essa vulnerabilidade, não façam uma tempestade num copo de àgua! 😛

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Até Outubro não contes com JB para o iOS8, por razões obvias, não interessa crakar betas, interessa é lançar JB publico quando o iOS8 for Final.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Como beta, bugs é coisa que não falta e que podem ser aproveitados para muita coisa. Mas até ao lançamento a maioria desses bugs será corrigido, por isso até é bem possível que o que foi mostrado deixe de ser possível

        1. Avatar de João Reis
          João Reis

          Os bugs podem ser corrigidos, mas pela rapidez com ele encontrou este exploit é porque é o mesmo que ele usa para o iOS7.1.1

          Faz todo o sentido que o exploit seja viável quando sair o iOS8, só não será se lançarem publicamente o JB antes do 8 Final.

          Alias não é apenas 1 exploit que ele tem na manga, se assim fosse calava-se bem caladinho. O ego destes hackers é grande mas tem sempre um plano B para não ficar mal na figura quando o iOS8 final for lançado.
          Pode também ser como dizes eles so corrigirem na versão final para não andarem à procura de outros bugs entretanto mas duvido mesmo que corrijam todo, é impossivel um sistema ser totalmente seguro, ainda por cima com tantas conectividades e funções que permitem ser exploitadas, até para a função que cumprem.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            isso só ele é que realmente sabe. O que é certo é que bugs no sistema é coisa que não falta numa versão beta e que podem servir para o efeito.

      2. Avatar de Abílio
        Abílio

        No Natal já era bom…

  7. Avatar de Helder Coelho
    Helder Coelho

    Faz-me bastante confusão um Sistema Operativo tão “bom”, supostamente lider e a equipar um equipamento carissimo ser hackeado de forma tão simples e seus utilizadores aplaudirem tal iniciativa… WTF :$

    1. Avatar de grandeionic
      grandeionic

      e os androids n? quase todos os modelos já dão pra fazer root.
      Todos os equipamentos têm falhas de segurança, nenhum é perfeito. e por mais que corrigam, há grandes cranios piratas a arranjar maneira de contornar.
      alem disso só faz jailbreak/root quem quer. normalmente, pessoal com conhecimentos mais avançados

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Se não sabes do que falas, é melhor nem falar.

      Sempre que o iOS é “hackeado”, a Apple corrige a falha, e lança um update…

      Todos os sistemas, mais tarde ou mais cedo, são hackados, mas. Ao é como na concorrência android, que vêm com mais buracos que queijos suíços, e nunca são fechados, por exemplo, quase todos os android, mesmo aqueles que até são mais caros que o iPhone (teoricamente) como o galaxy note 3, têm buracos que permitem modificar o bootloader e logo ter acesso completo ao sistema…

      Especialmente no caso do knox da samsung, que já arranjaram maneira de o ultrapassar por completo… Lol!

  8. Avatar de Helder Coelho
    Helder Coelho

    Quer dizer que por uns fazerem mal, já é justificado e está desculpado.
    O Android já não tem ponta por onde se pegar… Qualquer um já lhe mexe e já é disponibilizado em equipamentos sem qq certificado pela Google.
    Até ao momento não tenho conhecimento de hacks para WP e não iria com certeza ficar contente quando o houver, mas sim, ficarei renitente em continuar a usá-lo…

  9. Avatar de Marcos C.
    Marcos C.

    Jailbreak para a Apple TV 2 é que era bom, é o único dispositivo da Apple que queria crackar e não dá 🙁

  10. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    “Mais há frente, na longa…”

    Pedro Simões, é um dos que trabalha para a Olá? 😉

  11. Avatar de Roberto
    Roberto

    Boa noite. Tenho um iphone 4, qual e o firmware com possivel jailbreak mais estavel que ha?
    cumps