iPad é marca registada pela Proview Technology

26 Comentários

… Apple usa marca indevidamente

Por Hélder Ferreira para o PPLWARE.COM

A Apple viu rejeitada por um tribunal chinês, a queixa imposta contra a empresa de tecnologia chinesa, Proview Technology, pelo uso indevido da marca iPad, avançou hoje a agência Reuters.

A empresa de Cupertino tem enfrentado uma longa e dura batalha em conseguir fechar Apple Store’s falsas na China principalmente no Sul da província Yunnan.


O tribunal de Shenzhen, uma cidade no Sul da China, justifica a decisão de rejeição da queixa avançada pela Apple, argumentando que a Proview Technology registou a marca em vários países incluindo no próprio país da empresa, a 19 do Setembro de 2000. Já a Apple registou a marca iPad longos anos depois.

Paralelamente à queixa feita pela Apple, a Proview Technology, pediu em tribunal que a Apple pagasse uma indeminização de 10 biliões de Yuans, perto de 2 biliões de dólares (1,2 mil milhões de Euros), pela violação de direitos de autor e de uso indevido da marca iPad.

Via: Reuters

A Apple, que lançou o iPad alguns anos depois, foi inicialmente muito criticado nas redes sociais e em fóruns por ter escolhido um nome que era sinónimo de um produto de higiene para mulheres. Contudo as criticas logo “morreram” após o grande sucesso do produto.

Esta não foi a primeira vez que a Apple teve problemas relativos às suas marcas. Já teve problemas com a Cisco por causa da marca iPhone , com a Fujitsu e com a Fast Shop por causa da marca iPad.

O direito do uso da marca iPad na China é totalmente crucial para a Apple, uma vez que a China detém a segunda maior economia do mundo e que se pode tornar a maior economia em 2020. Este investimento da Apple na China é sem dúvida um poderoso investimento para obtenção de lucros absolutamente estrondosos.

Informações legais relativas à marca iPad

United States Patent and Trademark Office

PatentAuthority

China Trademark Office

Para conseguirem traduzir os caracteres em chinês, devem ver o link do registo de trademark em modo Código Fonte e copiar os textos em chinês e traduzirem… já que o Google Translator não consegue ter acesso à página para traduzir.

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eu mesmo

    well well well

    mal posso esperar para ver a Apple a arder em tribunais

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Os ventos cresceram e agora está na hora de começarem a colher as tempestades!

  2. Avatar de kekes
    kekes

    Feitiço contra o feiticeiro?

  3. Avatar de aver
    aver

    O que diz aqui é “A Apple comprou os direitos do nome iPad para a Europa da empresa Proview principal o ano passado por 55.000 dólares e instaurou uma acção em tribunal contra a subsidiária de Shenzhen, da mesma empresa, seis meses depois, alegando que o acordo europeu também incluía a China”.

    O Tribunal não concordou. Agora, daí o filme passar para ser a Apple a pagar 1,6 mil milhões de dólares pelo uso do nome iPad na China não estou a ver como. Agora que os chineses vão abichar uma boa maquia é mais do que certo.

    http://business.financialpost.com/2011/12/06/apple-to-lose-ipad-trademark-in-china-report/

    1. Avatar de aver
      aver

      Mais dois cts de prosa. A Proview lançou uma linha de computadores iPad, que já se foi. Entretanto ficou com grandes dívidas e nas mãos de oito bancos chineses – que devem estar a considerar que o maior activo da empresa é o nome iPad.

      Se a coisa ficar preta a Apple pode sempre trocar um tracinho no nome 😀 b我 墊 (chinês) = iPad

      http://www.chinadaily.com.cn/bizchina/2010-10/27/content_11466712.htm

    2. Avatar de Hélder Ferreira
      Hélder Ferreira

      A decisão em Outubro não ficou nada bem esclarecida…
      A compra da trademark iPad por parte da Apple não ficou bem resolvida…

      Pelo que o juiz disse, a marca continua em posse da Proview Technology, na China… Os documentos legais no China Trademark Office, dizem que a empresa chinesa tem razão e que a marca lhe pertence, pelo menos no país.

      1. Avatar de aver
        aver

        Sim, e o nome iPad vale 55.000 dólares na Europa e 1,6 mil milhões de dólares na China. ‘Tá tudo louco ou quê ?

        1. Avatar de Hélder Ferreira
          Hélder Ferreira

          Aver, se pensares bem, até há uma razão bem óbvia para o valor pedido…

          A China detém a segunda maior economia do mundo e com fortes indícios de se tornar a maior do mundo em poucos anos… A Apple com os meios de marketing persuasivos que usa, era um tsunami de dinheiro a entrar nas contas da empresa.

          A Proview Technology sabe perfeitamente o terreno fértil para lucros estrondosos que a China é, e obviamente que não vai abrir mão de uma marca, que lhe poderá dar lucros enormes, por ninharias.

          Tudo isto se resume a negócios e a lucros.

          Se detivesses uma marca registada em Portugal e que a mesma tivesse grandes sucessos noutro país, abrias mão por ninharias? Penso que não…

          A marca iPad em nome da Apple, vale bem mais do que aquilo que a Proview pede. Portanto, não é assim um valor tão absurdo como pensas.

        2. Avatar de kekes
          kekes

          Se é tua vendes pelo preço que queres, eles foram mas foram burros por ter vendido por só 55.000…

        3. Avatar de mario lopes
          mario lopes

          Qual é o Tamanho da Europa ? e Qual é o Tamanho da China?
          Basta olhar o Mapa.

  4. Avatar de Curioso...
    Curioso…

    Bem… seja como for… não é difícil antever (para uma Empresa com algum capital pronto a investir…) que seja qual for a ‘marca’ que se registe em qualquer parte do Mundo com um ‘i’ atrás, seja uma fonte de rendimento mais cedo ou mais tarde…
    Esta novela já não é nova nem será a ultima…. em breve:
    iTV, iNet, iRobot, iSpace, iVox, iRV…. emfim… iTreta…
    Acho que independentemente de quem tem razão ou não… há coisas que deviam ser avaliadas por um Tribunal da Razão e Anti-Sacanise…
    Respeito a opinião de todos…. esta é a minha. Obrigado!

    1. Avatar de JR
      JR

      Repara que não é sacanice dos chineses, porque registaram a linha de computadores ainda a Apple não sabia o que era o iPhone. Tinham iniciado a linha com o iMac, alguém se lembra? Se não tivessem sucesso com o iPhone nunca chegariam a bom porto.

      E também não esqueças que o iPhone já existe desde meados de 90, da Cisco… Portanto estou a ver uma empresa com um longo historial de roubar nomes e ideias! 😀

      1. Avatar de MACHADO73
        MACHADO73

        Roubar nomes, roubar ideias, tambem tecnologia… afinal parece que só é boa mesmo a compilar os sucessos dos outros….a ver vamos quanto tempo dura a moda…sim e já o meu avô dizia:
        – Quem semeia ventos, colhe tempestades…

  5. Avatar de phixie
    phixie

    A Apple com tantas coisas por causa de patentes e lança um produto sem registar o nome! wtf!?

    Por um lado tenho vontade de dizer que é o feitiço a virar-se contra o feiticeiro e que estão a comer o que semearam… Por outro lado já estou tão farto destas novelas de patentes que já nem consigo dar muita importância a isto…

    1. Avatar de Bónus Betclic

      Estas novelas acontecem todos sos dias com as mais variadas marcas. Acho que nenhuma deve escapar a este tipo de episódios.
      Os blogs só falam das que envolve a Apple porque é o que gera mais comentários/visitas.

  6. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    A compra da marca por 55000 foi um negocio da China que a Apple conseguiu. Entretanto a Proview percebeu o erro que cometeu e está a tentar recuperar o dinheiro que perdeu no primeiro negocio.

    1. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      è mais que obvio! Tanto é que eles alegam que a subsidiaria europeia vendeu o nome ipad à revelia da casa mãe.

  7. Avatar de Ganondorf
    Ganondorf

    “a Proview Technology registou a marca em vários países incluindo no próprio país da empresa, a 19 do Setembro de 2000. Já a Apple registou a marca iPad longos anos depois.”

    Como é que alguém pode registar algo que já estava registado?

    1. Avatar de Hélder Ferreira
      Hélder Ferreira

      A Apple comprou a marca e os direitos da trademark iPad para a Europa, obviamente que a Apple teve de registar novamente a marca mas em nome dela.

      Uma marca registada num país, não invalida que a mesma marca, não esteja registada noutro país…

  8. Avatar de Tony Silva
    Tony Silva

    Que a Apple é marca dos chineses já eu sabia. ahahhah

  9. Avatar de Chirucca
    Chirucca

    O próprio nome “Apple”, já deu problemas com os Beatles e no entanto cá andam com o nome da fruta

  10. Avatar de O ricardo
    O ricardo

    o que sao 2 biliões de dolares para a Apple? xd

  11. Avatar de serva
    serva

    Boa tarde ,

    Mais uma loucura completa , sinceramente vejo este problema de um ponto de vista diferente do vosso , não é agora que vou fugir ao que já tinha me exprimido em outros posts que envolviam patentes ridículas por parte da Apple ou de outros Players .

    Isto que se está a passar na China é pura especulação , pedirem 1,6 Milhões de USD Dolares só podem mesmo estar a brincar , eu se fosse a Apple ou mudava os nomes dos produtos comercializados na China e eles que fossem mamar noutro sitio , um dia destes estes Srs sem escrúpulos irão comandar a nova ordem económica que se está a formar e sinceramente não gosto nem um pouquinho dos valores do Chineses , está na altura da Europa e os States acordarem para este perigo eminente que se chama China e que cria sempre leis e restrições especiais para a comercialização dos produtos no seu território , resumindo acho um oportunismo enorme esta decisão dos tribunais Chineses .

    O mal é que vez estamos mais dependentes destes Srs , e se não acordarmos um dia destes vamos ter uns amargos de boca .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de lol
      lol

      Acho uma piada tremenda estares a comentar que a China é um perigo eminente seja em que aspecto for tendo em conta que a Europa e os States é que estão a tentar entrar no mercado chinês…

      “oportunismo enorme esta decisão dos tribunais Chineses”?
      Então os produtos são vendidos lá e o tribunal dos States é q decidia?LOOOOOOL

  12. Avatar de mario lopes
    mario lopes

    Estão a provar do veneno deles.

  13. Avatar de Nuno J
    Nuno J

    Algo semelhante aconteceu com a google na alemanha aquando do lançamento do Gmail. Penso que ainda estão proibidos de usar esse nome lá e tem de usar o Google Mail.