iOS ou Android: Quem são os utilizadores mais leais à marca?

131 Comentários

A lealdade dos utilizadores de dispositivos móveis às suas marcas, é um dos aspectos fulcrais para o crescimento, respeito e estatuto das mesmas no mercado.

Quando se entra no segmento dos dispositivos móveis, em especial na área do Android, Windows Phone e iOS, o sistema operativo da maçã parece ser o que reúne mais fanboys…mas será que é mesmo assim?

android-funny-apple


São vários os estudos que determinam, ou pelo menos tentam determinar, as características e personalidade dos utilizadores de variados smartphones existentes no mercado.

De acordo com um estudo elaborado pela Consumer Intelligence Research Partners (CIRP), empresa que realiza estudos de mercado, os utilizadores do Android são, sem dúvida, os mais fieis à sua plataforma.

Como se pode ver pela tabela seguinte, entre o terceiro trimestre de 2013 e o segundo trimestre de 2015, 78% dos utilizadores do iOS mantiveram a preferência pela plataforma, enquanto que no mundo Android o valor subiu para os 82%. Relativamente ao Windows e Blackberry os números são quase insignificativos.

mobile_00

A empresa avaliou também os clientes que mudaram de plataforma aquando da mudança de operador. Como se pode ver pela tabela 2, 72% dos utilizadores Android permaneceram na plataforma da Google. Já no caso do iOS, o valor cai para os 51%.

mobile_01

De salientar que, ao longo dos anos, o cenário tem-se invertido. O iOS tem sido sempre a plataforma que mais “utilizadores leais” tem mas, nos últimos anos, o Android parece ganhar também neste aspecto.

Será que a Apple está a perder força ou o Android está cada vez melhor?

Via CIRP

Comentários

131

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de millers
    millers

    eles dizem. é esperar pelo windows mobile 10. lol

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      WinMo = o nosso ainda é melhor, tem mais botões!
      WP 7 = também conseguimos bater de igual pra igual
      WP 7.5 = agora é que vai ser
      WP8 = com o mesmo OS que o PC, a Apple não tem hipótese
      WP 8.1 = Android e Apple não têm nada para nós!
      WP 10 = Agora é que vai ser!

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Ninguém diz “agora é que vai ser”… mas sim que Windows é melhor 😀

        (Facto inegável pela fluidez que o Windows tem e consegue ter com poucos recursos, aliás equipamentos com 512Mb de RAM vão ter update para Windows Mobile 10. De facto é fantástico, a Microsoft tira o melhor rendimento dos equipamentos, que continuam a ter um óptimo desempenho de uso).

        1. Avatar de FG
          FG

          Na Apple, o iPad 2 e o iPhone 4S também vão ter iOS 9, e com uma fluidez que não vês em WP…

          1. Avatar de PorquinhoBranco
            PorquinhoBranco

            Nao sejas mentiroso pá!

          2. Avatar de FG
            FG

            Não sejas tu…

            Com mais fluidez que qualquer Windows que tenha saído em 2011 e com WP10… Que são também zero…

          3. Avatar de Daniel
            Daniel

            Sim, o meu irmão tinha um iPhone 4S, e após a atualização para o iOS8, comprou um Android da Sony q já não conseguia aguentar com o quão lento ficou .. lol.. Lá por a atualização ficar disponível para os aparelhos mais antigos, não quer dizer que devas de fazer-la, um Windows Phone de 512 mbs era capaz de ser mais fluido de como aquilo ficou..

          4. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            “Sim, o meu irmão tinha um iPhone 4S, e após a atualização para o iOS8, comprou um Android da Sony q já não conseguia aguentar com o quão lento ficou”

            LOL, aquilo que um gajo lê…

        2. Avatar de Vitor Afonso
          Vitor Afonso

          Infelizmente existe uma lacuna na quantidade de apps para o windows phone que faz com que não me sinta seduzido para migrar para essa plataforma

          1. Avatar de Jorge Gabriel
            Jorge Gabriel

            Vitor o pior é que a maneira de a MS conseguir mais meia duzia de apps é fazer um WINE para WP de modo a poder rodar apps android.
            Já o contrario não faz ela…
            Se o WP chegar ao nivel do Android e iOS em termos de utilizadores devido ao facto de “rodar android dentro” é uma grande machadada nos fanboy da MS

    2. Avatar de Joselito
      Joselito

      Ah sim? O tua dedução/opinião vale mais que o estudo da CIRP! Não leste? O Windows mobile é um valor quase insignificante. Repara que no próprio reino da Microsoft o Windows Phone está a ser posto em segundo plano e quando sair o WP10 será que os fabricantes e desenvolvedores vão apostar nesta plataforma? Todas estes estudos e tendências indicia um cenário nada fácil para o Windows Phone 10.

      1. Avatar de JVC
        JVC

        Está a ser posto em segundo plano? Será? O Windows é um boa alternativa e não me parece que esteja acabado, a ideia de se ter o mesmo sistema no computador e no telemóvel pode ser uma jogada a favor da Microsoft.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Mais do que jogada. Ter tudo no mesmo sitio dá um jeito!

          Vou ao OneNote, ponho uma nota e pronto tenho-a no telemóvel, tablet e PC.
          Vou à agenda ponho uma reunião e tenho-a no telemóvel, tablet e PC.
          Vou à Loja descarrego uma app/jogo para o telemóvel e tenho no tablet e PC.
          Vou ao OneDrive pelo telemóvel e tenho-o no tablet e no PC.
          Quero um ficheiro do word/excel/pp e tenho-o no telemóvel, tablet e PC.
          Fazer uma chamada pelo skype? Fácil: Telemóvel, tablet ou PC.

          E não perdi tempo com configurações ou a instalar software de terceiros, já vinha tudo pronto 😀

          1. Avatar de FG
            FG

            No iOS é igual, em PC ou Mac

            Não tens a App no Mac ou PC, mas tens no iPad, coisa que a MS nem perto lá chegou com o RT.

            Mas podes fazer chamadas e mandar SMS, coisa que o WP não deixa.

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            Benvindo ao Android, desde (quase) sempre…

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Ai o android tem as mesmas apps no Windows e no Andoid?

            E já agora diz-me como é que abres ficheiros do Word/Excel em condições (o WPS é uma anedota).

            Obrigado.

          4. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            LOL.

            O iOS foi o primeiro a ter a versão atual do Microsoft Office, e o WP até foi o último!

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Insignificante?

        Já é o segundo sistema operativo em Itália (14%) e quase na Russia. França já tem 8% e Alemanha 10%.

        Concordo que seja insignificante a nível global, pois a tecnologia demora a disseminar, mas nos principais mercados europeus começa a emergir.

        China, EUA e Japão é que é nulo ou quase nulo.

    3. Avatar de Mota
      Mota

      Oh millers tu tens algum complexo de inferioridade?

      Artigo= IOS VS ANDROID

      WPFans = WP

      #fucklogic

  2. Avatar de Dc
    Dc

    *grabs the popcorn*

    1. Avatar de Bob
      Bob

      *doesn’t like popcorn, but grabs a cup of tea, and waiting for apple fanboys, and trolls*

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        *laughs* in portuguese 😉

      2. Avatar de int3
        int3

        apple fanboys, android stuff fanboys and trolls.

  3. Avatar de FG
    FG

    Esse estudo é para rir!

    Diz que o iOS perde utilizadores para o Android.

    Diz que os que estão a comprar o primeiro smartphone, compram Android.

    Mas depois a Apple vende cada vez mais, com aumentos anuais de dois dígitos.

    Ou o “estudo” é um degredo, ou a Apple anda a mentir aos seus investidores, e afinal, vende cada vez menos telemóveis.

    Portanto, existe alguma marca, que não seja a Apple, que venda iOS, e que esteja muito mal de saúde?

    1. Avatar de Sagan
      Sagan

      E no meio disso tudo, o que é que os investidores têm haver com o número de dispositivos vendidos?

      1. Avatar de Safrane
        Safrane

        Porque os relatórios trimestrais são para serem mostrados aos investidores, e por isso, se mentirem, é burla ao mais alto nível.

        1. Avatar de Liberal da cerca
          Liberal da cerca

          Têm a ver com!…. Ter haver significar ter que receber alguma coisa de… Eu tenho a haver 20 euros de troco…. Eu não tenho nada ver com os 20 euros do troco…..

          1. Avatar de Liberal da cerca
            Liberal da cerca

            Lapso… Eu não tenho nada a ver com os 20 euros…. ( faltou um ‘a’ em cima)

    2. Avatar de Kruskal
      Kruskal

      O que é que a origem das activações tem a ver com o número de vendas?

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Este estudo é fraquinho porque tem dois erros basicos que influencia tudo: o preço e a variadade.
      Enquanto que a apple tem modelos caros e de topo, o android e um sistema aberto e procura as massas e o publico com gostos e capacidade financeira diferente!

  4. Avatar de rui
    rui

    deve ser por isso que o iOS esta a ganhar cota de mercado e a roubar clientes ao android:
    http://appleinsider.com/articles/15/08/07/apple-continues-to-gain-ground-in-us-smartphone-market-as-android-shrinks

    1. Avatar de XXT
      XXT

      Nos estados Unidos… no resto do mundo a conversa é outra.

      1. Avatar de Safrane
        Safrane

        Exacto, a Apple tem vendido mais telemóveis em todo o mundo, é mesmo por isso, porque as pessoas estão a trocar iPhone por Android, como diz o estudo, e dizes tu.

        1. Avatar de Kruskal
          Kruskal

          Tal como o Android também tem vendido mais, é fácil de entender.

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            As vendas do Android não interessam…

            Se os clientes iOS abandonam a Apple mais que ao contrário.

            Como é que é possível que o iPhone tenha superado as vendas dos anos anteriores? E em todos os trimestres!

          2. Avatar de Kruskal
            Kruskal

            Afinal não é fácil de entender…
            Se antes vendeu 10 e 4 deles vieram de Android, eram 40%.
            Agora vendeu 20 e 5 deles vieram de Android, são 25%.

            O Android vendeu 20 e 5 deles vieram do ios, 25%.
            Agora vendeu 30 e 10 vieram do ios, ~30%.

  5. Avatar de Bob
    Bob

    O android vende sempre mais, pelo simples facto, de que até um smartphone simples de 50€, vir com android. (Windows também é uma plataforma em crescimento).
    Muita gente nem sabe o que é android ou IOS, e compram é um telefone 🙂

    P.S. – Está nublado, por isso devem estar a aparecer os trolls 😀

  6. Avatar de Jaime
    Jaime

    Mais uma publicação a incentivar discussões desnecessárias…

    1. Avatar de Vasco Oliveira
      Vasco Oliveira

      O teu comentário conseguiu bater a publicação

    2. Avatar de Pedro Pinto

      É um estudo Jaime, um estudo…como se faz para muitas outras coisas.

      1. Avatar de Bob
        Bob

        Exacto….
        As discussões é das pessoas.

      2. Avatar de Marco B.
        Marco B.

        Um estudo perfeito para alimentar discuçoes que tanto vocês gostam.
        Onde andam os tópicos de qualidade?

        1. Avatar de Mota
          Mota

          +1 e sem publicidade

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Os utilizadores Apple não são leais, são na sua maioria fanáticos, que é bem diferente. O fanatismo é dos piores males que existe, seja ele religioso, ou de outro tipo qualquer.

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      O estudo diz que os utilizadores Apple não são leais, e mudam para Amdroid.

      Os leais, são os do Android!

      1. Avatar de Joselito
        Joselito

        E para espanto meu, que antes ver o estudo deste artigo pensava que os utilizadores Apple eram os mais fiéis.

        1. Avatar de Safrane
          Safrane

          Afinal são os fanboys do Android que são mais apegados.

          1. Avatar de Kruskal
            Kruskal

            Afinal as pessoas gostam tanto que não mudam…
            Acho que era este o paleio na altura em que a fidelidade da Apple era superior, não era?

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    Nem uma coisa nem outra.
    É natural que quem tenha um android de 200€, quando quiser mudar, não gaste 700€ num iphone.
    Estamos a comparar uma gama de milhares de modelos, com uma 2 modelos diferentes.
    Faria mais sentido reduzir isto apenas a 2/3 modelos android. S6 e G4 por exemplo. Por serem de um valor semelhante ao iPhone.
    De certeza que nesse caso, a Apple ganhava por larga vantagem.

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      O estudo diz que os utilizadores Apple mudam para Android.

    2. Avatar de gFan
      gFan

      Não percebo a tua conversa, agora é o preço que define as gamas!
      O que define gamas são as características.

      Por exemplo, tens um Honda S2000 que custa metade do que um BMW Z3 ou o Porsche, no entanto é da mesma gama. Percebes isso?

      Uma pessoa que compra um smartphone Android por 200€, quando for comprar outro é inteligente o suficiente para perceber que não precisa de um iphone por 700€

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        A sério? Estás a falar de carros da mesma categoria não da mesma Gama. Isso é o mesmo que dizeres que um Kia Cee’d é da mesma Gama de um série 1! São de gamas diferentes! A categoria é que é a mesma!
        Os únicos que competem com o iPhone são o onde m9, s6 e G4, ponto final. Claro que há raras excepções como o one plus ou alguns da Mi.

        1. Avatar de Kruskal
          Kruskal

          E no entanto o estudo é sobre sistemas operativos…

  9. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    As conclusões estão às “avessas”. Primeiro quadro, sobre as activações (compra de novos equipamentos):

    . Dos que compram novos equipamentos iOS, vai buscar (ou seja, os compradores tinham anteriormente):
    – 78% – já tinham iPhone
    – 20% – tinham Android
    – 1% – tinham Windows
    – 1% – tinham outros.

    . Dos que compram novos equipamentos Android:
    – 82% – já tinham Android
    – 16% – tinham iOS
    – 2% – tinham Windows.

    Então se o iOS consegue ir buscar uma parte maior das suas vendas (20%) aos que tinham Android, do que o Android consegue vender aos que tinham iOS (16%) – isso só prova que os que têm Android são menos fiéis e não o contrário.

    82% dos que comprarm Android já terem Android não prova que são mais fiéis – mas sim que conseguem menos compradores vindos de outras marcas 🙂

    Idem para a leitura dos números do Windows: 45% vieram do Android, 35% do iOS e 19% dos (poucos) que tinham Windows.

    1. Avatar de FG
      FG

      Não faz sentido de outra forma

      +1 que acha que devias escrever artigos.

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      P.S. Convém que se perceba que se está a falar só dos EUA. Os últimos números sobre quotas de mercado de smartphones são estes:
      http://appleinsider.com/articles/15/08/07/apple-continues-to-gain-ground-in-us-smartphone-market-as-android-shrinks

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Sim, nos EUA.

        Em Itália já há mais Windows Phone que iOS, e na Russia não o são por décimas.

        Na Europa o WP só tem perdido quota na Espanha (mas os espanhóis costumam ser mais lentos, como os Portugueses) e já vai conta com 10% a 14% nos principais mercados Europeus.

        1. Avatar de Safrane
          Safrane

          Por isso é que estão a perder quota de mercado a cada ano que passa, como se isso fosse possível…

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Desde 2012 perdeu quota, estabilizou em 2014 e agora está a recuperar o tempo perdido.

            http://www.kantarworldpanel.com/global/smartphone-os-market-share/

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Para além disso, até eu admito, que o WM6 não chegava para os smartphones domésticos (embora fosse óptimo para profissionais).

            Já o WM7 e o WP8 levaram melhorias a todo o nível, então o WM10, upa upa.

            E agora com os Lumias o WP8.1 é fantastico.

          3. Avatar de Safrane
            Safrane

            Perdeu quota, mas continuou a vender mais telemóveis que o que vendia.

            O Android é que começou a vender mais barato…

    3. Avatar de Pedro Carvalho
      Pedro Carvalho

      Não deves ter lido bem:
      1º Quadro
      Dos que já tinham Android: 80% mantiveram-se no Android; 16% mudaram-se para iOS
      Dos que já tinha iOS: 20% mudaram-se para Android; 78% mantiveram-se no iOS.
      2º Quadro
      Dos que já tinham Android: 79% mantiveram-se no Android; 17% mudaram-se para iOS
      Dos que já tinha iOS: 43% mudaram-se para Android; 51% mantiveram-se no iOS.
      Cumps.

      1. Avatar de Safrane
        Safrane

        Então como é que a Apple vende mais?

        Estão a vender mais telemóveis com os utilizadores a fugir pra Andorid, e a serem fiéis ao Android?

        1. Avatar de Pedro Carvalho
          Pedro Carvalho

          Não esquecer que é por sistema operativo.
          http://www.idc.com/prodserv/smartphone-os-market-share.jsp

          1. Avatar de Safrane
            Safrane

            iOS = Apple

          2. Avatar de Pedro Carvalho
            Pedro Carvalho

            Android=Samsung, Sony, LG, Motorola, Xiomi, BQ, Elephone, Huawei, Lenovo, Asus, Acer, One Plus, etc…

          3. Avatar de Safrane
            Safrane

            Como é que o estudo diz que as pessoas estão a trocar de Apple para Android (não interessa a marca)

            Diz também que os que trocam de Android para Apple são menos que o que fazem o contrário.

            E quem não tinha smartphone, vai para Android e não para iOS.

            Como é que, no meio disto tudo, a Apple sobe as vendas?

          4. Avatar de Pedro Carvalho
            Pedro Carvalho

            Hum, deixa ver se consigo…
            Como indiquei, estão a falar de sistemas operativos…
            O Android é multi-marca…
            O iOS é Apple…
            Até aqui tudo compreendido?
            Bem,
            Apple aumenta as venda=iOS aumentar, certo?
            Xiomi, LG, Huawei ou qualquer outra marca aumentar as vendas=Android aumentar, certo?
            Ultimas informações – Vendas na China – 1º Xiomi – 2º Huawei – 3º Apple – Só aqui estamos a falar de um aumento do Android em relação ao iOS.
            Volto a repetir porque acho que não entendeste o comentário.
            Analise por sistema operativa móvel.
            Cumps.

          5. Avatar de FG
            FG

            Segundo o estudo, quem compra o primeiro, vai comprar iOS.

            E se na China, estão a trocar de iOS para Android?

            Como é que a Apple está a vender mais nesse mercado, mas mais tipo o DOBRO?

          6. Avatar de Bruno Gonçalves
            Bruno Gonçalves

            Safrane, cresce em vendas ou dispositivos? Não faço a mínima ideia mas diria que com a venda de 1 iPhone compras uns 4 Androids.

          7. Avatar de Safrane
            Safrane

            Nos dois índices!

            Mais unidades, é mais em receita, claro.

        2. Avatar de coisinho
          coisinho

          Vende mais porque as pessoas teem mais dispositivos. conheco quem tenha 3 e 4 devices. Todos vendem mais porque as pessoas compram mais.

    4. Avatar de Pedro Pinto

      Essa pode ser outra conclusão, parcial…uma vez que estás a analisar quem roubou a quem.

      “CIRP shows that in the US in the past two years, Google Android and Apple iOS
      retained users at approximately the same rate. In activating a new phone, 82% of
      Android users and 78% of iOS users remained with their previous operating system”

      1. Avatar de Safrane
        Safrane

        O estudo diz, mas para ser verdade, a Apple teria de vender menos unidades.

        A Apple anda a mentir a toda a gente, então…

        1. Avatar de Kruskal
          Kruskal

          Percentagens!

      2. Avatar de Kruskal
        Kruskal

        Não pode não, ele leu mal a tabela e inverteu os valores.

    5. Avatar de Kruskal
      Kruskal

      Alguém não sabe interpretar tabelas 😀
      Logo depois de eu ter sugerido que escrevessem uns artigos… Esse fraquinho pela maçã tolda-te demasiado o raciocínio.

      1. Avatar de Safrane
        Safrane

        O que as tabelas dizem, só pode ser mentira.

        Para de verdade, a Apple obrigatoriamente teria de vender menos.

        Já que é a única que produz iOS.

        1. Avatar de Kruskal
          Kruskal

          A tua interpretação está ainda mais errada. O número de vendas não tem nada a ver com o SO anterior.

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Ai não?

            Para haver pessoas a sair do iOS, e se mais pessoas a comprar Android que iOS como 1.º smartphone, a Apple não tem de vender menos?

          2. Avatar de Kruskal
            Kruskal

            Deixem-se de inventar conclusões/dados que não estão lá.
            Já expliquei com um exemplo mais acima.

    6. Avatar de coisinho
      coisinho

      Leste ao contrario. Coluna é o antigo SO, linha é o novo SO.
      Exemplo tabela1:

      iOS -> iOS = 78% (c2,l2) -> leadalde ao iOS
      Android -> Android = 82% (c1,l1) -> lealdade ao Android
      Lealdade: Android 82% > 78% iOS

      Android -> iOS = 16% (c1,l2) -> iOS ‘rouba’ Android
      iOS -> Android = 20% (c2,l1) -> Android ‘rouba’ iOS
      ‘roubar’: Android 20% > 16% iOS

      Em ambos os casos o Android tem melhor numeros.
      Na tabela 2 os numeros também são favoraveis ao Android.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        26/03/2015 – dados a nível mundial: ”

        – Cowen & Co: 25% dos compradores do iPhone 6 e 6+ vieram do Android
        – Credit Suisse: as taxas de retenção da Apple continuam muito altas – 90-95%

        “Recapitulando: 25% dos que compraram iPhone eram anteriores utilizadores de Android. E 95% dos utilizadores de iPhone compraram um novo smartphone, compraram iPhone.

        Claramente as duas estatísticas indicam que a Apple está a trazer milhões de utilizadores Android para a platforma iOS.”

        http://uk.businessinsider.com/android-switcher-demoted-on-ramp-iphone-apple-cowen-credit-suisse-2015-3

        1. Avatar de Kruskal
          Kruskal

          Não mistures estudos, o do artigo não é esse e os dados que tu não soubeste interpretar não foram esses.

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Misturar o quê? Uns são dados dos EUA e outros são a nível mundial.

          2. Avatar de Kruskal
            Kruskal

            Então para que vens com dados mundiais num estudo dos EUA? Para veres se confundes o pessoal para acharem que afinal tinhas razão é sabes ler tabelas? 😀

          3. Avatar de Felipe Teixeira
            Felipe Teixeira

            Deixa lá este já é conhecido. Vai ficar a noite toda a procura de “estudos”. Nem que tenha que inventar.

    7. Avatar de piri_vm
      piri_vm

      Dos que compram novos equipamentos iOS, vai buscar (ou seja, os compradores tinham anteriormente):
      – 78% – já tinham iPhone
      – 20% – tinham Android
      – 1% – tinham Windows
      – 1% – tinham outros.

      . Dos que compram novos equipamentos Android:
      – 82% – já tinham Android
      – 16% – tinham iOS
      – 2% – tinham Windows.

      Lol tu sabes ler o quadro? Tens que ler na horizontal não na vertical. Ou lês como te convém? :p

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        Exato, 20% de novos iPhone vêm de Android, 16% de novos Android vêm de iPhone. Tal como disse o Benchmark

      2. Avatar de coisinho
        coisinho

        trocas-te o 16 com o 20

    8. Avatar de shapeshifter
      shapeshifter

      As conclusões não estão às avessas… essa interpretação dos numeros à moda do PS é que está às avessas.
      O estudo é sobre lealdade a uma determinada marca e se a percentagem dos que tinham anteriormente android é superior ao dos que detinham IOS é pq a lealdade é superior… não há outra interpretação.
      Que mania de andar sempre com os óculos de Alcanena colocados…

  10. Avatar de Marco
    Marco

    Pessoal, deixem-me fazer uma pergunta de leigo e, sem qualquer tipo de fanatismo. Quando for anunciado o novo Iphone (6s), automaticamente o iphone 6, vê o seu preço actualizado? Ou esse preço, o do 6, só será actualizado quando o Iphone 6s estiver a ser comercializado normalmente?

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      Costuma ser quando o novo é lançado.

      Mas costuma ser só 100€

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Ou seja, e a título de exemplo, o 6 de 16gb passa para 600€ e o de 64gb passa para 700€ ou para 650? Refiro-me só ao 6. E obrigado.

        1. Avatar de Safrane
          Safrane

          Sim, para 599, e 699 para 16 e 64GB respectivamente.

          Já há revendedores a fazerem preços como esses, mas os oficiais, e os que a maioria das lojas físicas fazem é ainda 699 e 799.

          Possivelmente, este ano, o iPhone 6S será mais caro que o normal, devido ao dólar estar forte face ao euro.

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Isso e a ganância da Apple, que já viu que quanto mais cobrar, mais vende, então toca de aumentar o preço, que é preciso esmifrar o pessoal.

    2. Avatar de Benchmark do iPhone. 6
      Benchmark do iPhone. 6

      É automático e sem espinhas – os preços do iPhone só eram alterados uma vez por ano, quando saía o novo modelo:
      – o do ano anterior baixava 100 euros/dólares
      – os de há dois anos e anteriores baixavam mais 100 euros/dólares.

      Houve um acerto nos preços do iPhone devido à desvalorização do euro face ao dólar. Por isso pode baixar 100 dólares mas pode não ser 100 euros, no resto mantém-se.

  11. Avatar de Fernando
    Fernando

    Este assunto dava uma tese de doutoramento.

  12. Avatar de Pll
    Pll

    E estamos a ter em conta pessoas que compram androids de 50 euros, comparam com o iPhone do amigo de 800 e dizem que android não presta e mudam para iPhone.

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      O estudo diz que passam do iOS/iPhone para Android.

    2. Avatar de millers
      millers

      exato. já vi casos que muita gente quando usa android e depois mudou para wp. e quando vai dizer os seus smartphones android que usou e de marca china

      1. Avatar de Safrane
        Safrane

        Lol, mediatek

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Isso é verdade, eu conheço pessoas que dizem que não gostam de Android porque simplesmente nunca viram smartphones com Android decentes, só viram Wikos e BQs. Se apanhassem um OnePlus One ou um Moto X já gostavam de Android. Assim a Apple consegue ganhar muitos “parvos”, que compram iludidos, com mitos como: Apple não avaria, não há vírus para Apple, e nunca há problemas em equipamentos Apple.

  13. Avatar de Jmmso
    Jmmso

    Já li todo o tipo de estudos com informações contraditórias. Sinceramente estes estudos não merecem qualquer credibilidade. O que eu sei, é que cada vez que viajo, o que eu mais vejo nos aeroportos, hotéis, restaurantes, praias, etc… são pessoas com iPhone.

    1. Avatar de Kruskal
      Kruskal

      Portanto é mais credível o que tu vês do que os estudos 😀

      1. Avatar de FG
        FG

        Ora se a Apple está a crescer em vendas, como é que os utilizadores Android não estão a abandonar?

        É contraditório, estes estudos são usados para investimentos em bolsa, alguém lhes andou a sobornar.

        1. Avatar de Galo
          Galo

          É tão dificil perceber???
          Apple cresce em vendas, mas as vendas de android crescerão ainda mais não? Claro que android são várias marcas e apple é só uma.

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            A Apple é a única a fazer iOS!

            Se as pessoas estão a sair do iOS, mais que as que estão a entrar, então eles também tinham de vender menos.

          2. Avatar de Kruskal
            Kruskal

            E onde é que estão os números das que estão a sair?

    2. Avatar de FG
      FG

      Mais de 1% da população mundial, comprou um iPhone no Natal de 2014…

  14. Avatar de Carlos Alberto
    Carlos Alberto

    Who cares !!!!!!!!!!!

    Por mim podiam todos passarem a comprar iOS, ou Android ou WP ou whatever!

    Eu sei o que é bom para mim e para o meu uso. O resto … who cares se vende mais o iOS ou Android ou WP, ou se vão mais de android para ios ou vice versa

  15. Avatar de north
    north

    eu antes de ter iPhone tive Android. mas fiquei farto e então comprei na altura o iPhone 4 que tinha o IOS 6 na altura. sim estava a sair o iPhone 5 e apartir do momento que tive o iPhone 4 eu não quiz mais nada que acabei por comprar o iPhone 5 eu antes de usar iPhone ou mac eu falava mal da Apple ” que era só marca e blá blá como muitos ainda hoje falam ” então decedi comprar o iPhone e ate hoje ainda uso ” iPhone 6 agora ” e hoje tenho tudo da Apple imac , ipad , e iPod incluindo iPhone. mas também uso Android ” galaxy s4 com Android puro 5.1.1 ) e tenho um ASUS memo pad 7 e entre Android e IOS eu prefeito o IOS. sim o android agradame em alguns aspectos mas prefiro IOS por outros aspectos. e daqui para a frente irei continuar com IOS ate que Android parei no s4 antes do s4 tive um s3 ( ainda o tenho para testes de ROMs ) cheguei a ter um lumia 625 mas só aguentei um mês com ele.

    1. Avatar de millers
      millers

      que seca. sempre que queremos fazer algo no iphone temos que ter o itunes no pc. lol

      1. Avatar de FG
        FG

        Que seca, sempre que queres fazer algo no Android, tens de andar com linhas de comando no PC, e a seguir códigos que não sabes o que fazem…

        1. Avatar de Galo
          Galo

          Está provado…não sabes mesmo do que falas…

        2. Avatar de PorquinhoBranco
          PorquinhoBranco

          La tas tu a mentir outra vez!

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Podes ter GUIs

            Não tens um programa com a qualidade profissional, como o iTunes.

        3. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Ao menos no Android, podes andar a digitar linhas de comando e ter controlo no teu equipamento. Na Apple fazes aquilo que a Apple te permite, que é quase nada, vives limitado e enclausurado. No Android tens liberdade, podes personalizar o teu equipamento, podes efetuar alterações a teu gosto, se souberes programar até podes criar a tua própria ROM…

          1. Avatar de north
            north

            sabes o que é jailbrak amigo? vá essa treta de não poder fazer personalização e blabla já acabou. no Android tens que fazer root para fazer algumas coisas e no IOS fazes jailbreak que na minha opinião é mais simples do que fazer root e para fazeres root depende do equipamento que tenhas porque nem todos tem root. e no IOS ate no iPod conssegues fazer deixem se de Tretas. queres programar para IOS ? usa o swift que é a nova linguagem de programação e simples. enfim cada um usa o que mais gosta. o ser humano tem um problema que só o temos é que é bom o que os outros usam já não presta. aprendam a respeitar as ideias dos outros e os gostos. aceitam o que existe e o que ainda esta por existir.

          2. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Para quem não tem mais nada que fazer ao seu tempo…

  16. Avatar de Joel Pinto
    Joel Pinto

    E hoje começa o campeonato mais quente dos ultimos anos…
    isso é que interessa

  17. Avatar de Croky
    Croky

    Depois de crescer mais um bocadinho, cheguei à conclusão que ser fanboy é sempre bom para as marcas mas nem sempre bom para os utilizadores. Em tempos, e em termos tecnológicos, cheguei a ser grande apoiante da AMD e da ATI. Agora vejo as coisas de forma muito diferente, o que me tem dado várias vantagens. No entanto, entretenho-me a ler os argumentos dos fanboys disto e daquilo. Muitas vezes dá vontade de rir com a CEGUEIRA com que essa gente defende a “sua” bandeira que até chega a ser ridículo… e é claro que é sempre bom para os média promoverem estas discussões. Atenção têm de certeza ! Eu nem sou fanboy e estou aqui lol !

    Já agora, uso wp e estou muito contente com a rapidez e flexibilidade do OS. E especialmente com o pouco “lixo” que tem em termos de apps o que torna fácil escolher o que se pretende. É claro que não sou um “power user” de telemóveis e para a maioria de vocês a minha utilização poderá parecer básica … mas é muito feliz lol 😉

    1. Avatar de Telmo Branco
      Telmo Branco

      Sempre que me perguntam por um equipamento a um preço mais baixo e com software fluído, não tenho qualquer problema em dizer.. “compra um WP”.
      Se estás contente, isso é que importa!
      Eu no meu caso já usei, mas até que não sair o WP10 de forma “séria”, não estou muito virado para experimentar novamente.

  18. Avatar de Telmo Branco
    Telmo Branco

    São 4% de diferença a favor do Android, em relação ao iOS. Mas como todos sabemos estamos a falar de um “universo” de equipamentos contra meia dúzia, por isso acho que continua “equilibrado”.
    O Android evoluiu, mas muita gente continua a sentir-se mais seguro no iOS.
    Acho que é mesmo isso que falta aos equipamentos e à plataforma Android, transmitir mais segurança aos seus utilizadores.
    Adoro o sistema Android, mas porque é que terei iOS neste momento ?
    Boas aplicações, bom suporte, atualizações regulares e no mínimo de 2/3 anos sem problemas, segurança, funcional.. e os equipamentos Apple desvaloriza menos e têm excelente construção.
    Se posso fazer tudo o que faço num equipamento Android, não.. mas no dia a dia, who cares ?
    Personalização ? Pois.. jail***, funciona e serve para os tweaks.
    Quem sabe fazer alterações num Android e faz root, também sabe fazer o mesmo no iOS.

    O preço ? Quem compra um Note 4, S6, G4.. também compra um iPhone 6.
    Se não se pode dar tanto, também existem outros androids mais baratos, assim como também se pode comprar um iPhone 5s ou 5.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Sim, um Iphone 5S é mesmo barato não haja dúvida. Vê lá o valor do salário mínimo nacional…

  19. Avatar de Jorge Cardoso
    Jorge Cardoso

    Android e muito mais simples e o ios gosta de dificultar as coisas
    Para meter um video ou uma musica no iphone ou ipad o trabalho que nao é
    Android e muito mais simples

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Nisso discordo. O iOS até é simples demais, por isso é que é quanto menos QI tiver uma pessoa, mais gosta de iOS.

  20. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Como sempre um estudo que prova pouco, pois várias fontes dizem o contrário, como várias fontes dizem o mesmo.
    Como sempre o Benchmark do iPhone. 6 não concorda (pois este estudo é desfavorável ao seu SO predileto), então mostra outros estudos a provar o contrário.

    Como sempre o mesmo tipo de comentários.