Investigador mostra como quebrar o código do iPhone com força bruta [Vídeo]

27 Comentários

A Apple debruça muita da sua atenção no capítulo da segurança no que toca aos seus dispositivos. De acordo com informações da ZDNet, o investigador de segurança Matthew Hickey descobriu uma nova forma de contornar a palavra-passe em qualquer dispositivo iOS.

Hickey afirma que a sua tática de força bruta funciona pelo menos até o iOS 11.3.

Será possível quebrar o código do iPhone


A Apple capacita os seus dispositivos com algumas medidas de segurança, protegendo o utilizador e a sua informação armazenada.

Desde o lançamento do iOS 8 em 2014, todos os iPhones e iPads vêm trazem mecanismos de segurança recorrendo a algoritmos criptográficos. Muitas vezes protegida por um código de quatro ou seis dígitos, uma combinação de hardware e software tornou quase impossível invadir um iPhone ou iPad sem a cooperação do proprietário do dispositivo.

E se o código for introduzido errado (10 vezes), ainda há uma opção que limpa o dispositivo, apagando o seu conteúdo totalmente.

 

Quebrar o código do iPhone- Modus operandi

Hickey encontrou uma forma ardilosa de contornar certas barreiras protetoras no iOS. O investigador explicou que quando um iPhone ou iPad é ligado e um hacker envia entradas de teclado, este aciona uma solicitação de interrupção, que tem prioridade sobre qualquer outra coisa no dispositivo.

Em vez de enviar palavras-passe, uma de cada vez e esperar, envie-as de uma só vez. Se o atacante realizar um ataque de força bruta numa longa sequência de entradas, o sistema processará todas elas e contornará o recurso de apagar dados.

Explicou o investigador

Essencialmente, um invasor enviaria todas as palavras-passe possíveis numa única tentativa, o que não gera interrupções no software. Assim, a entrada do teclado tem prioridade sobre o recurso de limpeza. O método de Hickey não é necessariamente rápido, com cada código a gastar entre três e cinco segundos para ser executado.

https://vimeo.com/276506763

O seu método de força bruta provavelmente também será afetado pelo próximo Modo Restrição USB da Apple, que bloqueia a porta do Lightning num dispositivo iOS se ele não tiver sido desbloqueado na última hora.

Hickey enviou por e-mail detalhes à Apple sobre o bug, mas disse que “não é um problema difícil de identificar”. Um porta-voz da Apple não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Eu suspeito que outros o vão encontrar – ou já o encontraram.

Referiu Hickey.

 

iOS 12 traz uma nova proteção, mas parece já ter sido derrotada

Ainda não é claro que haja neste método semelhanças com o que usa a ferramenta GrayKey, contudo a GrayKey requer uma caixa autónoma e está a ser vendida, segundo informações, por 15.000 dólares. A Grayshift, no entanto, alega já ter derrotado o novo Modo Restrição USB da Apple no iOS 12.

 

Leia também:

iOS 12 – 20 novidades que ficaram “escondidas”

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    É uma vergonha a Apple não implementar um sistema de lock, onde bloqueiava após um numero de tentativas excessivas em menos de X ou Y tempo (diga-se minutos ou horas) bloquear totalmente o telemóvel. Isso não é dificil e é uma maneira de prevenir este tipo de ataque.

    Outra maneira seria bloquear totalmente o telemóvel, e para desbloquear ter-mos que conectar ao iTunes ou outro programa que a Apple tenha em mente, e desbloquear.

    Mas atenção isto só seria em caso de tentativas excessivas em curtos periodos de tempo ex: 50 tentativas em menos de 10 minutos.

    Não é assim tão dificil de resolver os ataques de força bruta, hoje em dia existem várias soluções. É imperdoável uma empresa como a Apple não arranjar uma solução para este tipo de ataque LOL.

    800-1200€ para não ter uma solução simples (venham la fanboys da Apple) excelente sistema, mas pelo preço temos que exigir mais e mais, afinal de conta estamos a falar de praticamente de 2 ordenamos mínimos (praticamente!)

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      PS: Eu sei, eu sei “afirma que a sua tática de força bruta funciona pelo menos até o iOS 11.3.” as novas versões possivelmente nem funciona, mas isto é algo que ja devia estar implementado a bastante tempo! Desde o iOS 10…

    2. Avatar de Mentecaptor
      Mentecaptor

      E é assim que funciona, a questão é que na prática só existe uma única tentativa de acesso (onde são experimentadas todas as pass de uma só vez).

    3. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Já faz …..

      Abc

  2. Avatar de Mentecaptor
    Mentecaptor

    “Eu suspeito que outros o vão encontrar – ou já o encontraram”
    Esta é a questão de fundo, até estas falhas serem tornadas publicas por estes “bonzinhos” e a Apple posteriormente as corrigir, já os “mauzoes” andaram a tirar partido delas há muito. Segurança informática é uma miragem, tentar convencer as pessoas do contrário é muito perigoso.

  3. Avatar de PTdoNorte
    PTdoNorte

    Todas as semanas é uma noticia nova da “magnifica” apple
    hahahaha

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Tem que ser, quem paga 800-1200€ tem de ser informado da falta de segurança, e exigir o máximo dos reforços da Apple para os corrigir afinal de conta é um equipamento caríssimo, é necessário exigir muito dado ao preço que ele custa e custou.

  4. Avatar de nkp
    nkp

    alguns ainda têm a lata de dizer que é mais seguro que a b c ou d. mais uma vez ios não é perfeito como dizem as papoilas

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Não só têm essa lata como também têm razão. Que é mais seguro, isto é.

      Essa do perfeito são os totós anti-apple é que usam sempre.

      1. Avatar de nkp
        nkp

        anti-apple e apple fan

  5. Avatar de Miguel G.
    Miguel G.

    Não percebo como por USB conseguem enviar packets de entradas no teclado, o iOS tem uma shell tipo ADB?

  6. Avatar de joao
    joao

    devem pensar que a apple é a unica a ter falhas de seguranca:

    https://www.howtogeek.com/340174/its-time-to-stop-buying-phones-from-oneplus/

    1. Avatar de joao magalhaes
      joao magalhaes

      Looool, é ao contrário, o pessoal da Apple é que pensa que só os outros têm falhas.

    2. Avatar de Mentecaptor
      Mentecaptor

      Nunca ouvi ninguém apregoar a grande segurança em Android. Já em ios… Enfim!

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        E não está errado nem está certo, depende só do que se fala.

        1. Avatar de Mentecaptor
          Mentecaptor

          Fala-se de novelas mexicanas.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Custa metade, se tiver metade da qualidade então é uma boa opção

    4. Avatar de Helder Vaz
      Helder Vaz

      João esse artigo é muito interessante, acompanha outros tantos sobre outras marcas como a Samsung, Apple, LG, Huawei, HTC, etc…
      Eu pessoalmente nunca vou deixar de comprar o que melhor se adapta às minhas necessidades baseado em artigos do “bota a baixo”
      A tecnologia que usa a internet é complexa e requer algum conhecimento para ser usada em segurança, infelizmente grande parte das pessoas não tem noção dos riscos que correm e como os evitar…
      Sistemas de segurança perfeitos não existem, já ddiz o ditado que existe 1000 maneiras de fazer e 1001 maneiras de desfazer, por isso!!!….

  7. Avatar de sakura
    sakura

    Se 1 Eng. da apple não configura um servidor web correctamente!!!!!!! quando
    mudaram para amazon, S3, mais valia ficarem com os serviços da MS.
    https://medium.com/@jonathanbouman/how-i-hacked-apple-com-unrestricted-file-upload-bcda047e27e3

    isto não é para a apple…… acho que não são uns “amadores” Tim out.

  8. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Não consigo perceber, o porquê de não a Apple fazer uma parceria com a blackberry. Visto, que a própria Apple , diz que presa a segurança dos seus clientes.

    1. Avatar de joao
      joao

      mas ja os vistes a fazer alguma parceria com alguem? o normal é comprarem logo a empresa…

  9. Avatar de aRKAN
    aRKAN

    é so a cia, fbi, PEDIR que a apple abre as pernas igual moças da luz vermelhas!

  10. Avatar de int64
    int64

    O tal investigador mais tarde reconheceu que atirou os foguetes para o ar demaisado depressa e tal não é relamente como parece. Basta consultarem o twitter dele, onde ele afirma que nem todos os codigos enviados são processados.
    “But Hickey tweeted later, saying that not all tested passcodes are sent to a the device’s secure enclave, which protects the device from brute-force attacks.”

  11. Avatar de It
    It

    Saudades da BlackBerry OS

    Ainda não ouvi muitos mimimi Acerca da segurança.

  12. Avatar de SXAC
    SXAC

    Dou valor a este e a todos os hackers que descobrem estas tretas… Mostram empenho e dedicação…
    Já quanto aos fans e haters…

  13. Avatar de Enfim...
    Enfim…

    Para todos os ifans so digo o seguinte:
    Esta fail nem sentido tem. Devida executar o codigo, confirmar, e nao estando certo ir para o “counter”. Nao ha desculpa para uma falha destas.
    2o bloquear uma porta que afinal passam por cima disso… que raio de programadores sao estes?
    Mas a resposta da Apple a estas falhas e a melhor… remover a porta e ja esta.. assim ja nao acedem 😀
    E sim, a Apple pensou remover a porta do carregador no proximo iphone.
    Sao tao bons que a unica solução que veem e remover a porta 😀

    Sobre a treta de outros SO, pega na ultima versao do android e ve se ves tanta falha grave…
    E quero la saber a treta que nem todos os telemoveis usam a ultima versao, vamos comparar ultima versao dos OS e nao o que mais nos agrada

  14. Avatar de AlexandreB
    AlexandreB

    Boas qualquer um pode falsificar um video como este! Basta ter um teclado Bluetooth ligado ao iPhone. Ele tem a definição de apagar os dados apos 6? Tentativas? Não interessa, ao meter a os mesmo digitos as vezes que quiser sendo sempre iguai (ex: 1 tentativa: 123456
    2 tentativa 123456
    3 te tentativa 123456…. Por ai) so ira contar como uma ou seja este video posso ser falso ou não.