Intel quer adoptar o USB Type C como padrão para áudio

35 Comentários

O USB Type C tomou de assalto o mundo tecnológico, sendo a mais recente forma de ligação para portáteis, smartphones e outros gadgets. Com muitas potencialidades, em várias áreas, uma das mais faladas é para o áudio.

A Intel tem esta ideia bem definida e prepara-se para começar a usá-lo como alternativa ao tradicional jack de 3.5mm para headphones.

USB Type C

O abandono das tradicionais ligações analógicas para transmissão de áudio começou já a tomar forma e as primeiras alternativas estão já no mercado. Para além destas propostas reais, há rumores que marcas como a Apple vão seguir este caminho, abrindo finalmente a porta a áudio com melhor qualidade e com outras possibilidades.

A Intel tem no seu roadmap esta ideia e quer alterar a forma como ligamos os nossos headphones aos dispositivos móveis, fazendo uso de muita da tecnologia já existente. O USB Type C é a proposta mais lógica e será essa nova tecnologia a escolhida.

Do que se sabe, os planos da Intel não se limitam a dar mais qualidade sonora com a utilização desta interface. A empresa quer abrir o leque de possibilidades a outras tecnologias áudio, dando aos headphones novas capacidades.

USB Type C

O problema que a Intel vai encontrar está já a ser vivido por outras marcas. A mudança para o USB Type C está a ser lenta e a indústria tem sempre relutância em abandonar estes formatos analógicos.

O que poderá apressar a sua adopção é a necessidade de criar equipamentos mais finos e com novas e melhores funcionalidades. A Apple já deu esse passo com o MacBook e a Google com vários equipamentos. O mais lógico será as marcas seguirem esse caminho.

O USB Type C tem muito para oferecer e está apenas agora a começar a ser descoberto. O áudio será uma área importante, mas outros se seguirão.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rafael Passos
    Rafael Passos

    Colocando o type-c com padrão de áudio , seria como dar um tiro no próprio pé na minha opinião pois o padrão de plug jack p2 3.5mm é uma entrada bastante usada e nem todos se adaptariam a esse novo conceito, pois os amantes de músicas e os músicos que usam bastante o plug jack p2 3.5mm como que ficariam nessa situação ?

    Espero que a entrada do plug jack p2 3.5mm não morra de vez nos novos dispositivos que seja apenas uma alternativa do usuário usar fone e microfones pelo plug jack p2 3.5mm ou type-c !

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Vantagens:
      – para o fabricante é fabricar dispositivos ainda mais leves e finos, e poupar um par de dólares.
      – quem quer boa qualidade de áudio basta comprar uns bons auscultadores já que o som sai digital e intocável da fonte (em vez de corrermos o risco do DAC do SoC ser uma porcaria e estragar o som)

      Desvantagens:
      – quem já tem auscultadores de >50€ vai depender dum conversor USBC – 3.5mm
      – carregar e ouvir vao ser incompatíveis (ou mais um adaptador)

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Agora com o carregamento wireless a tornar-se cada vez mais usado, acho que esse problema será facilmente ultrapassado…

        1. Avatar de Dave Snow
          Dave Snow

          Depende Hugo, para quem usa powerbanks vai ser meio complicado sem adaptador.

        2. Avatar de Mota
          Mota

          Exatamente!

          Uma pessoa que queira ouvir música enquanto carrega o telemóvel por exemplo?!
          Agora vou deitar os fones todos que tenho cá por casa só pq os “meninos” querem poupar “trocos”.. Discordo desta politica.
          Isto é tudo negócio. Os auscultadores é que definem a qualidade do som, não é a entrada. Brainwash puro?

          1. Avatar de Tomás
            Tomás

            A entrada/saída também define qualidade de som, os auscultadores não fazem milagres se o aparelho fornecer mau sinal. O que podes dizer é que tu ficas satisfeito com as saídas actuais.
            Não tens que deitar fora os fones, tal como o Mylittlelife diz as pessoas terão a possibilidade de usar adaptadores de porta para os fones actuais, podendo inclusive aparecer adaptadores que permitam carregar e ouvir música ao mesmo tempo. Ou então pode ser que esteja para breve carregamento sem fios a mais de 1 metro de distância

          2. Avatar de Khidreal
            Khidreal

            enganas-te. tas a ver aquela treta onde colocas o cabo para o DVD, na parte de trás do teu televisor? foi a mesma historia entre esse tipo de entrada e o HDMI. afinal qual era o cabo que dava mais qualidade? ta-chan, o HDMI…

      2. Avatar de Modem
        Modem

        melhor qualidade de audio para ouvir musica de formatos com perdas como MP3? Parece um contrassenso…

        1. Avatar de MLopes
          MLopes

          🙂 exato! no mesmo contexto, mp3 e qualidade são antônimos!

      3. Avatar de rand
        rand

        “poupar um par de dólares.”É mais poupar um par de cêntimos mas ok.

  2. Avatar de Henrique
    Henrique

    Mas agora os droidboys já aplaudem de pé…

    1. Avatar de Samuel L. J.
      Samuel L. J.

      então não

    2. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      O que é que essa opcao tem haver com “droidboys”? Tens que tomar menos café…

    3. Avatar de Ed
      Ed

      Eu não aplaudo m***a nenhuma

  3. Avatar de Samuel L. J.
    Samuel L. J.

    e para dados? sata 3.2?

  4. Avatar de dajosova
    dajosova

    Alguém sabe onde está à venda um cabo deste género com qualidade para o OnePlus 2?
    Obg

  5. Avatar de LUMIA 630 DS
    LUMIA 630 DS

    Sim, e levar um estoiro de overvoltage nos ouvidos. Quer dizer, se ja se fazem PC “frittes” com este cabo, ainda vamos fritar os timpanos com isto. Tenham medo….tenham muito medo….huuuummm

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      os frittes acontecem com cabos completos ao ligarem um carregador qualquer a um aparelho qualquer. Aqui seria um auscultador com cabo incorporado a ligar a um aparelho, não a um carregador; mesmo que seja teoricamente possível um aparelho fornecer a voltagem errada ao auscultador a probabilidade disso acontecer é muito reduzida face a um cabo multi-funções que pode ter ligados quaisquer aparelhos dos dois lados, isto é, um cabo que não tem qualquer integração funcional específica

  6. Avatar de Luis
    Luis

    O que é que empresas de informatica sabem de alta-fidelidade? Perguntem a quem sabe.

  7. Avatar de Mendes
    Mendes

    O que fazer com os headphones profissionais?
    Tenho uns pares de HQ da Beyerdynamics,Pioneer,AKG, Audio Technica todos com jack… Qualidade de som? Não depende em nada de um socket… Como diz o Luis e bem, de Alta Fidelidade , parecem saber muito pouco….

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      experimenta ligar os auscultadores num jack com impedância pouco correcta e vê se não importa

    2. Avatar de Mota
      Mota

      Exatamente.

      A qualidade do ficheiro/formato e a qualidade dos auscultadores é que define a qualidade final do audio. Isto é um négocio!!!

      Smartphones + finos = Maior poupança de €€€€€

      1. Avatar de Tomás
        Tomás

        se isso fosse assim tão simples então teria a mesma qualidade de audio com qualquer aparelho, smartphones incluídos, o que não é verdade.

  8. Avatar de André
    André

    As razões para estas mudanças são outras… não tem nada a haver com qualidade de som.
    A razão principal é que os jacks permitem usar auscultadores muito baratos e sem controle para as marcas que produzem os equipamentos de playback. Ora com uma mudança destas, as empresas passaram a ter controle, pelo menos durante uns anos, sobre os phones vendidos. Obtendo muito mais lucros com as operações.
    A outra, é que os phones usb-c consomem energia. O que vai drenar bastante mais depressa a bateria dos aparelhos.
    Esta razão é que leva muitos dos construtores a não quererem avançar para este tipo de phones, pois irão alterar a capacidade de energia dos dispositivos.
    E, a principal que tem andado a promover isto para as outras é a Apple. Lembram-se que a Apple adquiriu 2 empresas que produzem phones… digitais?

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      Os auscultadores analógicos também consumem energia, e o consumo não será assim tão diferente face a usar uns auscultadores digitais por cabo.
      O lucro por venda de novos auscultadores poderá ser um motivo mas não é o único. A Apple adquiriu apenas a Beats, mais nenhuma, que passados 2 anos ainda não tem auscultadores por cabo lightning

  9. Avatar de NoobIsrael
    NoobIsrael

    As fabricantes poderiam passar mais tempo aprimorando as baterias de íon-lítio ao invés de querer mexer no que já funciona tranquilamente

  10. Avatar de Telmo M.
    Telmo M.

    É a obsolescência programada a trabalhar. Mais óbvio que isto é difícil.
    Não tem nada a ver com qualidade de audio, pois nem audio lá passa, só passam dados.

    *Estamos dependentes de um DAC para termos sinal analógico se quisermos ligar a um amplificador comum. Vamos ter “papos” nos cabos para ter esses DACs (que consomem energia).
    *Cada auscultadores vão ter DACs, o que é um desperdício de recursos e dinheiro.
    *O cabo é reversível mas NÃO RODA como os jacks 3.5mm.
    Volto a dizer: Absolutamente patético.

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      Continuas a ter um DAC no telemóvel, só assim o telemóvel pode ter som pelas colunas de som e as normas suportam saída audio analógica pelo USB-C do aparelho, por isso podes ter auscultadores sem DACs.
      Estás a ignorar o que ter audio digital possibilita na construção e qualidade de auscultadores, mesmo que muita gente não queira mais do que o que já tem com audio analógico.

  11. Avatar de Dante
    Dante

    Óbvio que a Intel detém a patente. Afinal ninguém quer os processadores dela em smartphone que são os únicos aparelhos que as dimensões reduzidas se justificam e a Intel tá vendo o seu lucro esvair com a queda na venda de PCs. Não vai rolar!

    1. Avatar de Paul
      Paul

      Isto é usb-c!!! A intel não detém coisa nenhuma.

      1. Avatar de Norman
        Norman

        Do you even google, bro? A intel é uma das proprietárias intelectuais do padrão.