Índia quer destronar ‘Magalhães’ com PC a 15 euros

42 Comentários

Nos próximos seis meses, a Índia vai comercializar um computador portátil para as escolas pelo preço de 20 dólares, revela o jornal “Financial Times”, na sua edição de hoje.

O protótipo do portátil Sakshat será apresentado, amanhã, num evento sobre a Missão Nacional para a Educação, em Tirupati, no Estado indiano de Andhra Pradesh.

Desenvolvido por cientistas indianos no Instituto de Tecnologia de Vellore, no Instituto de Ciência de Bangalore, no Instituto Indiano de Tecnologia de Madras e numa empresa estatal de semi-condutores, este computador terá uma capacidade de dois Gb de memória RAM e ligações sem fios (wireless).

De acordo com a mesma fonte, o projecto está a ser apoiado pelo Governo indiano, no âmbito de um plano para implementar o e-learning em mais de 18 mil liceus e 400 universidades.

No entanto, alguns analistas mostram-se cépticos relativamente à viabilidade comercial de um computador vendido por 20 dólares e à capacidade do projecto para atrair um parceiro.

Vendido por 20 dólares, o ‘Sakshat’ poderá destronar o ‘Magalhães’, gratuito apenas para os alunos do 1.º escalão da acção social em Portugal e vendido por 15 euros aos alunos do 2.º escalão, ou por 50 euros aos restantes alunos.

Na rede comercial, o seu preço mínimo é de 200 euros.

Fonte: Expresso

Autor: Pplware
Partilhar:
Tags:

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Mas será que este portatil terá melhores caractristicas que o magalhães?

  2. Avatar de Artur
    Artur

    Não interessa nada as características do computador.
    Neste tipo de equipamento, o que interessa são os conteúdos.
    Há tanta gente a discutir o hardware que se perde a noção do que é realmente importante.
    Conteúdos, conteúdos, conteúdos!
    Se Portugal tivesse bons conteúdos para o Magalhães, até porque temos experiência inicial, estaríamos agora a exportá-los para a India.

  3. Avatar de john
    john

    Deve ser de papel… Dá-se um espirro e ele desfaz-se..

    Obs:. No título diz que são 15 euros enquanto que no texto está 20 euros..

  4. Avatar de Alexandre Pinto
    Alexandre Pinto

    @Artur
    Disseste tudo! Bem dito! 🙂

  5. Avatar de Canelas
    Canelas

    E pra qd a 1€??

  6. Avatar de Primax
    Primax

    Como foi dito… espera-se funcionalidade, e não hardware.

  7. Avatar de Alk
    Alk

    Algo me diz que o nokia 6600 consegue ser melhor…

  8. Avatar de amarante
    amarante

    O Pinócrates vem já dizer que este pc também é feito em Portugal, e portanto estamos na vanguarda da inovação tecnológica…tanto aqui como na Índia.

    Abraço

  9. Avatar de Tuning_xx
    Tuning_xx

    john tu não deves saber ler bem ou converter dinheiro:
    20 U.S. dollars = 15.6176792 €

    Em relação ao hardware parece ser melhor (pelo menos ao nível da ram 2GB).

    Acho que o problema do software foi mesmo falha do governo que em vez de andar a fazer acordos comerciais com a Microsoft devia ter apostado no open source. Agora até as crianças já são educadas a usar o software Microsoft depois fala-se de pirataria informática a download’s ilegais. Ao preço que o software é vendido! A solução é mesmo open source mas se não se souber trabalhar…….

  10. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    Lá vai o Magalhães…

    Abraço,

    ————

    http://www.best-cine.com/

  11. Avatar de Vítor M.

    Tuning_xx o John tem razão, no post original, do jornal expresso, o jornalista meteu um erro e no último parágrafo não converteu em condições.

    Já alterei e está tudo conforme. 20 dólares ou 15 euros, mais ou menos.

  12. Avatar de aver
    aver

    O célebre computador indiano tem tido uns problemas de câmbio esquisitos.

    Já têm outras confirmações dos 15 e dos 20 dólares ? (É que eu não acredito, mas agora não tenho tempo para confirmar nada)

  13. Avatar de jorge
    jorge

    Primeiro Magalhaes, agora é vez de Vasco da Gama que finalmente chegou a India =)

  14. Avatar de Carlos
    Carlos

    Preocupados com a pirataria ou (in)sucesso do Magalhães… eu preocupava-me mais em o governo ter decidido enriquecer mais um dos seus “amigos” com um portátil INTEL… A JP Sá Couto que está envolvida em grandes fraudes vê assim os seus bolsos cheios de dinheiro…

    Eu certamente já estaria preso…

  15. Avatar de Velho do Restelo
    Velho do Restelo

    Engraçado mais uma vez se vê neste post como nós somos para nós mesmos…
    O que é do outros e excelente muito bom devia-se implementar imediatamente, algo nosso e semelhante produzido cá é alvo de chacota gozo e escárnio por parte de alguns quando esse mesmo só veio trazer algo de positivo e inovador não tendo prejudicado vossas senhorias em nada e em alguns casos beneficiados os vossos filhos, aposto que mais de metade dos que falam mal usufruem dos mesmo serviços.
    Não me levem a mal nem pensem que tenho algo contra quem diz mal antes pelo contrario cada um com a sua, eu só expressei a minha
    Abraços

  16. Avatar de JPMS
    JPMS

    Melhor?…mais barato?…venha!

  17. Avatar de Filipe Lourenço

    “Primeiro Magalhaes, agora é vez de Vasco da Gama que finalmente chegou a India =)”

    Divinal Jorge! 😀

  18. Avatar de Lokier
    Lokier

    Duvido que esse portátil alguma vez chega à europa. De qualquer maneira se chegar também duvido que seja a 15euros. lool Vamos lá esperar para confirmar.:)

  19. Avatar de luminoso
    luminoso

    Questiono a mao de obra do fabrico destes computadores
    ou quantas leis sao atropeladas

  20. Avatar de aver
    aver

    Lembrava-me da treta do computador indiano a 10 dólares. O Crunchgear e o
    Slashdot também.

  21. Avatar de aver
    aver

    … pronto. Já percebi. O preço de venda ao público é de 200 euros (256 dólares). É a mesma treta do computador indiano a 10 dólares – se alguém pagar a diferença até pode ser 50 cêntimos.

  22. Avatar de BigLord

    Para quando um computador chinês do mesmo género? xD

  23. Avatar de Blizard

    É sempre a descer… a ver quem oferece o PC mais retrógrado….

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  24. Avatar de HikariKyubi
    HikariKyubi

    Sou eu o único a reparar que na imagem o pc está a correr um dos famosos jogos hentai 3d da Illusion? Priceless 😛

  25. Avatar de HikariKyubi
    HikariKyubi

    ok, esqueçam, e um editor de imagens a trabalhar numa imagem do dito jogo 😛

  26. Avatar de Helder
    Helder

    @Artur

    Que te interessa os “…conteúdos, conteúdos, conteúdos…” se não tiveres hardware para os conseguir trabalhar??

  27. Avatar de Hardric
    Hardric

    Lá vai a fábrica JP Sá Couto fechar e mandar 450 para o fundo social…

  28. Avatar de marco
    marco

    15€???
    quando e que nos vão pagar para termos um??

  29. Avatar de Flin
    Flin

    Muito interessante…
    O mundo continua a girar e com ele as pessoas que nele habitam. Neste caso particular, a concorrencia cria uma oportunidade para os fabricantes do computador Magalhães evoluirem e acompanharem o mundo que nunca pára.
    Se aceitarem este desafio e derem o seu melhor, giram com o mundo, divertem-se e crescem.
    Girar com o mundo e não em torno de si próprio 😉

    Um grande abraço ao VitorM, que ao criar este blog não só girou com o mundo como o fez girar e criou esta comunidade da qual faço parte e na qual com todos voçes aprendo.

    Flin

  30. Avatar de Spulva
    Spulva

    @HikariKyubi

    Eu por acaso tava tamebem a pensar nisso XD, tao a ver afinal e melhro que o magalhaes nao tem o controlo parental XD

  31. Avatar de Helder Ferreira
    Helder Ferreira

    A JP Sá Couto não vai fechar, vão é deslocar os trabalhadores para a Índia.

  32. Avatar de Jonblue
    Jonblue

    Não conheço produto algum feito por monhés k seja fiável… 😀

  33. Avatar de Rex
    Rex

    15€ para alunos, 500 para o público em geral ??? 😛

    @ Artur
    Exacto!!! Conteúdos! “Não” é para jogar e ver gajas na net 😉

    De qualquer forma, estes computadores aparecem sem o sistema de ensino estar preparado para eles e também não sei até que ponto será importante um computador quando ainda nem sabem ler, escrever, etc. em condições…
    Há que ser realista e não se deixar levar por ilusões de consumismo…

  34. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    @Tuning_xx
    Apoiado!!

    Se isso vier para cá fica com um preço muito maior de certeza!!!!

  35. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    vi agr no engadget.. sao dois gigabites de espaço e nao de memoria, sao duas coisas totalmente diferente. se tivessemos a falar de 2gb de memoria era optimo realmente, agr dois gigas de armazenamento a historia é outra.. ja me estava a parecer mta fruta

    cumps

  36. Avatar de aver
    aver

    Nicholas Negroponte (OLPC) sobre o custo: “Tenho receio que não seja sério. Adorávamos um computador a 20 dólares, mas o ecrã custa mais”.

    LOL Agora, com o comentário acima, é que reparei que está escrito 2GB de RAM. Continua a não haver imagem “do-que-quer-que-seja” (será um jogo dos chineses ?)
    http://www.engadget.com/2009/02/03/india-unveils-20-laptop-the-sakshat/

  37. Avatar de Jorge

    He he, toda a gente a pensar que seria um portatil ao preço da chuva, LOL nem eles os conseguem fabricar a esse preço acho eu.

    Este noticia afinal não é um portatil, é outra coisa: http://exameinformatica.clix.pt/noticias/hardware/1001686.html

    De qualquer maneira acho impossivel um portatil custar menos de 200€, a não ser que seja um PocketPC ou uma calculadora grande 🙂

  38. Avatar de Jaime Almeida
    Jaime Almeida

    Já ouvi dizer que não era um portátil

    não tinha monitor ou teclado

    já não sei em que acreditar, mas acho impossível ser tão barato

  39. Avatar de aver
    aver

    Começaram a aparecer imagens do computador de 10 dólares, que pode não ser 10 mas 100, ou … não ser um computador

    http://arstechnica.com/gadgets/news/2009/02/india-announces-10-laptop-or-maybe-not.ars

  40. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    Sem entrar nos pós e contras sobre o Magalhães: hardware, software, lobby’s, campanha eleitoral, enfim.

    Pelo menos por cá (Açores) os Magalhães vão ter preços diferentes conforme o escalão que o aluno pertence. O acesso à net é por conta aluno, até mais ver.
    No escalão mais baixo 0€, no mais alto será 75€(poderá passar para 50€).

    Independentemente dessas confusões todas,o mais importante é por os miúdos a mexer naquilo. E claro que vai ser sempre preciso uma sebenta (espero eu) 😛

  41. Avatar de José Antonio Meira da Rocha

    Picaretagem (como se diz no Brasil) de marketing. É apenas um pen drive com anabolizantes, que precisa de um computador de verdade pra funcionar.