IE 9 Platform Preview – Espreitem o que será o IE9

51 Comentários

Os rumores sobre o IE9 são cada vez mais audíveis e era de esperar uma amostra do que esta nova versão poderia trazer de novo à cerrada frente competitiva. A espera ainda não terminou, mas a Microsoft “abriu o livro” e disponibiliza algumas linhas mestras do caminho a seguir no desenvolvimento do que será o mais avançado browser de sempre.

Foi apresentada hoje na MIX, uma antevisão do futuro browser da Microsoft. É ainda e só uma versão de testes mas que mostra de forma clara todas as melhorias e novidades que estão para chegar. O Internet Explorer 9 Platform Preview é apenas uma versão de testes. Ainda só temos acesso ao motor de renderização. Nenhuma da interface futura ou passada está presente.

De qualquer forma temos já acesso ao que serão as capacidades do IE9. E pelo que pudemos ver as melhorias são grandes e muitas novidades estão presentes.

Performance

O IE 9 introduz um novo motor de scripting, conhecido como ‘Chakra’, que consegue ganhos significativos em termos de performance e melhor integração com todos os subsistemas. De facto, e de acordo com teste de benchamark SunSpider da Webkit.org, o IE9 Platform Preview consegue ser mais rápido que a versão 3.6 do Firefox.

Finalmente a abertura da Microsoft para introdução dos novos standards ajudou também a melhorar a performance global,permitindo aos programadores aceder de forma mais rápida ao DOM (Document Object Model), a utilização de CSS e a outras funcionalidades, o que vai significar que o AJAX e outras aplicações WEB vão correr de forma mais rápida.

Progressos na Interoperabilidade

A equipa do Internet Explorer tem-se focado em fornecer capacidades de interoperabilidade para quem desenvolve páginas e plataformas Web. Não é desejável ter de estar a altera-las vezes sem conta. Por esta razão têm preocupado em tornar os seus browsers o mais fieis aos standards Web.

HTML5

As novidades do HTML5 foram introduzidas inicialmente no IE8 com o suporte para DOM Store, cross-document messaging, navegação AJAX navigation entre outras.

Novidades HTML 5 no IE9

  • Suporte para parsing de XHTML
  • API de selecção de texto
  • Outras funcionalidades tais como as tags <audio> e <video>.
CSS3

O IE9 Platform Preview adiciona as seguintes funcionalidades CSS3:

  • Rounded corners através da propriedade border-radius
  • Suporte para as propriedades opacity e RGBA color model
  • Selectors API para permitir aos programadores a utilização de padrões de pesquisa para detecção de elementos e aplicar CSS especifico a esses elementos
  • No teste CSS3 Selectors, da CSS3.info, o IE9 Platform Preview obteve um resultado de 100% (578/578). Valor bem mais elevado que os 60% do IE8 (349/578)
Resultados Acid3

Os resultados dos testes Acid3 desta nova versão do IE eram muito baixos, tendo obtido 32 em 100. No entanto com a continuação dos trabalhos de desenvolvimento e através da incorporação de novos standards e de melhorias o IE 9 atinge já um resultado de 55 em 100.

Naturalmente que a Microsoft irá continuar a trabalhar no sentido de melhorar este resultado ao mesmo tempo que tratará de satisfazer as necessidades de todos os que desenvolvem aplicações para a Web.

Novas funcionalidades SVG

A Microsoft introduziu no IE9 o suporte para Scalable Vector Graphics (SVG). O SVG é uma uma linguagem XML para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais. O IE9 Platform Preview suporta já as seguintes funcionalidades SVG:

  • Estrutura do documento, incluindo metadata e funcionalidade de expansão
  • Formas básicas (rectângulos, círculos, elipses, linhas e poligonos)
  • Sistema de coordenadas, transformações e unidades
  • Caminhos, incluindo capacidades totais para o caminho do elemento e atributo ‘d’
Melhorias Document Object Model (DOM)
  • Novo suporte para DOM Level 2 Core namespaces, ranges e views
  • Suporte para eventos DOM Level 3 Events
  • Melhorado o suporte para DOM Level 2 Style e características HTML
Melhorias para programadores

O separador Network irá permitir aos programadores capturar, mostrar e gravar os pedidos web. Isto irá permitir a quem desenvolve páginas web ver e compreender de forma mais clara o que está a acontecer sem terem de instalar ferramentas complexas. Tal como o resto das ferramentas vem incorporado de origem no browser.

HTML5 GPU

A ideia base do HTML5 assenta na possibilidade de construirmos aplicações web ricas em grafismos com capacidades acrescidas. O GPU-powered HTML5 vem permitir que utilizemos as capacidades presentes nos GPU’s (Graphics Processing Units) para fazer o processamento gráfico que os browsers necessitam, libertando assim oCPU. No IE9 esta funcionalidade vai estar presente. Podemos assim fazer uso das placas mais modernas e muito mais capacitadas, libertando recursos nos nossos PC’s.

  • O GPU-powered HTML5 consegue desenhar e manipular de forma melhor imagens SVG ou BMP.
  • Assim teremos mapas com scroll mais suave, fontes com maior detalhe e gráficos 3D mais ricos sem termos de recorrer ao CPU.
  • O IE9 Platform Preview necessita de suporte Direct2D, uma funcionalidade introduzida com o Windows 7 e que pode ser conseguida com uma actualização nos sistemas operativos menos recentes.

Agora que já foram apresentadas todas as novidades que podem encontrar no Internet Explorer 9 Platform Preview só nos resta aconselhar-vos a descarregarem a ferramenta e a testarem-na. Encarem-na como uma montra do que será o IE9. Ainda não está completo, mas o que o fará um bom browser já está lá.

Download: IE 9 Platform Preview [14.26MB]
Homepage: IE9 Test Drive

Partilhar:
Tags:

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tristeza
    Tristeza

    Uma tristeza. Se sem features nem UI é assim, fará quando lhe meterem o browser a funcionar em cima. A Microsoft bem que pode estar no bom caminho, mas é por causa das novas especificações CSS3 e assim, porque pela velocidade, vai ser o mesmo caracol do costume.

    Desde que não tenha aquele lag enorme de cada vez que se abre uma nova tab, por mim tudo bem, também…

  2. Avatar de Almeno Rocha

    Esperemos que seja desta, o que irá facilitar muito o desenvolvimento WEB. Estou cansado de criar algo e testar em “Opera”, “Firefox”, “Chrome” e “Safari” e depois chegar ao IE e BUMMM…. Nunca fica igual.

    1. Avatar de Bónus

      Pois, mas o problema é que tínhamos 3 IE’s para testar: 6, 7 e 8 – todos com comportamentos distintos.
      Depois, passamos de 3 para 4 problemas: IE6, IE7 , IE8 e IE9!

      1. Avatar de dockme
        dockme

        Sem dúvida… Mais trabalho! Podiam corrigir primeiro as outras versões e depois pensar em algo novo. Vai levar mais 5 ou 6 anos para retirarem o IE6, IE7 e IE8.

      2. Avatar de Diego Castro
        Diego Castro

        Ainda vale a pena suportar o ie6?
        Eu nos sites k faço gestão…. não me incomodo com o ie6.
        Am I wrong?

        1. Avatar de João Duarte
          João Duarte

          Olha que o IE6 ainda é usado por muita gente. Dou-te o exemplo do meu pai que quando estava a fazer updates ao computador dele, instalei-lhe o IE8 e passado uma semana ele estava a pedir-me para que voltasse a por o IE6.

          As pessoas habituam-se e depois é difícil que mudem a não ser que sejam mesmo obrigadas.

        2. Avatar de Morbus
          Morbus

          Se o teu site não tiver visitantes com o IE6, não há problema nenhum. Ou se tu não te importares com os que o usam.

        3. Avatar de Diego Castro
          Diego Castro

          Estava mesmo agora a analisar (google analitics) o meu ultimo site. E este são os dados:

          Versão do IE – % de Users
          1. 8.0 58.11%
          2. 7.0 35.14%
          3. 6.0 6.76%

          Hummmm 7%… se calhar vou ter que começar a preocupar me….
          (e estou a gfalar a serio… 7 % não é tão pouco quanto isto)

          1. Avatar de Joel Oliveira
            Joel Oliveira

            Ou então reconheces por javascript o browser q eles estão a usar e vedas a entrada no site com uma simpática mensagem : “tem de ter uma versão superior à do IE 6.0”

            Just my 2cents 😉

          2. Avatar de Nuno Neves

            IF IE = get new browser 😉

            Ó sr. pplware este sistema de threads nos comentários é fraquito pá. Se este continuar a ter respostas temos linhas de 2 palavras 😀

          3. Avatar de dockme
            dockme

            Posso afirmar que o IE6 ainda é bastante usado nos dias que correm. Já trabalhei como web developper e sei o que são esses problemas. Acreditem que existem muitas empresas que compraram maquinas com Windows XP e nunca mais fizeram updates.(Para eles as firewalls são a suprema segurança)
            Lembro-me que o ultimo CMS que desenvolvi em ASP.NET deu-me muito trabalho. No final do projecto o cliente queixou-se que o CMS não estava a funcionar a 100% nos computadores da empresa. O problema é que muitas maquinas usavam IE6 e tinham monitores com resoluções de 800×600. Tive de voltar a fazer os ficheiros CSS para resoluções 800×600 e 1024×768. E confirmar que a aplicação corria 100% seguindo as especificações:
            -IE6
            -IE7
            -Firefox
            -Safari
            -800×600
            -1024×768
            -Imagens reduzidas
            -etc.
            Não sei se sabem a trabalheira que isso dá.
            Ainda hoje existem pessoas que estão ligadas por conexões Dial-Up. Problemas…

          4. Avatar de dockme
            dockme

            *developer

          5. Avatar de Diego Castro
            Diego Castro

            @DOCKME: Ouchhh man….
            No final descobrir que se tem que supportar algo é fucked…

            Nada que um bocadinho de codigo a martelo e VIVA O CSS 🙂 não?

          6. Avatar de dockme
            dockme

            No inicio é sempre chato. Depois quando já tens os CSS feitos é so aplicar. Já sabes o que a casa gasta. Uns CSS hacks e tál…
            Mas mesmo assim há sempre aqueles que gostam de coisas diferentes e por vezes tens de refazer dezenas de ficheiros CSS,JS,PHP,.NET etc. É esse um dos problemas da MS. Fazem tudo muito bonito e parece tudo fácil. Mas quem se f*** é o programador que tem de resolver problemas que a MS devia ter pensado. Um bom exemplo é o .NET. Da versão 1.1 até a 2.0 mudou muita coisa, desde o compilador, IDE, código e compatibilidade. O dinheiro que gastei em livros, o tempo que gastei a aprender certas materias e as coisas estão sempre a mudar. Evolução? Não é bem assim. Desenvolvimento à pressão? Acho que é o mais certo!

  3. Avatar de Bruno Ferreira
    Bruno Ferreira

    * Caminhos, incluindo capacidades totais e atributo d

    Melhorias Document Object Model (DOM)

    * New support for DOM Level 2 Core namespaces, ranges and views
    * New support for DOM Level 3 Events
    * Improved support for DOM Level 2 Style and HTML features

    Falta traduzir.

    Vejo um esforço grande da Microsoft a tentar reconquistar o mercado que perdeu para o Firefox, é de louvar. Quem ganha com isto, claro, é o utlizador.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Obrigado pelo reparo.

      E o atributo é mesmo ‘d’.

  4. Avatar de bigkax
    bigkax

    55 no acid3… comparado com os 20 do IE8 estou surpreso, será que chegam aos 80, bem que com as novas medidas da UE era de esperar que houvesse uma melhora, parece estarem a esforçarem-se para melhorar e ao que parece a melhora já é muita(também não era difícil ficarem melhores, espantava-me é se piorassem, ou talvez não).

    Será que os rumores de que se vai chamar Gazelle Explorer são verdade? Vamos ver se não é a gazela que é apanhada primeiro pelo predador…

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      Que vergonha!
      O IE8 teve 20 no Acid3 ?
      Não digam mais nada antes que tenha um ataque cardíaco!

      E os 55 do IE9 são uma tristeza incomensurável!
      Que se desenvolva rápido!

  5. Avatar de Pois...
    Pois…

    pois…á imensos anos que a maldissencia perdura e á imensos anos que o IE é o browser de eleição da maioria das pessoas e não apenas porque a microsoft o incluí no windows, o que nem é de condenar dado que a apple inclui o safari e a google irá incluir o chrome…

    1. Avatar de Dr.Estranho
      Dr.Estranho

      Pois… Pois é o Browser de eleição, também é o que mais uso.
      Mas será interessante ver que tendência as preferencias seguirão de agora em diante depois daquela actualizção que nos permite escolher o browser que queremos utilizar. A ver vamos, como diz o ceguinho.

      Abraço à rapaziada.

      1. Avatar de Pois...
        Pois…

        pois…o windows desde sempre permitiu a instalação dos browsers disponiveis para download…

        1. Avatar de bigkax
          bigkax

          Mas os users tinham que fazer o download manual, e muitos nem sabiam que existiam outros browser, ve o exemplo do opera que triplicou os download depois da MS incluir a escolha.

          1. Avatar de Pois...
            Pois…

            pois…o opera triplicou devido ao firefox se ter tornado muito lento…

          2. Avatar de bigkax
            bigkax

            Não foi o Firefox que se tornou lento,o opera é que ficou muito mais rápido, vê em cima a diferença do 10.10 para o 10.5.

    2. Avatar de Treta
      Treta

      “Browser de eleição” implica que as pessoas façam uma escolha. A maior parte das pessoas que usam IE não usam outra coisa porque não sabem que há mais ou não sabem que o que há mais é melhor porque nunca experimentaram.

      Quanto ao Google incluir o Chrome… O SO da Google provavelmente não vai deixar é instalar nenhum outro browser, essa é que é essa.

      1. Avatar de Diego Castro
        Diego Castro

        Eu pensava k não tinhas razão quanto ao “Chrome OS”, mas depois de algum google foo :

        “Chrome OS won’t support local applications, so you won’t be able to download and install Firefox”

        Tens razão, não vai permitir mas as razões são outras (e bem validas)

      2. Avatar de Tomás
        Tomás

        Estou a gostar menos da Google.
        Por alguma razão 90% das pessoas destes comments odeiam a Microsoft. Não queremos que ela controle o mundo da internet e dos PC’s. Senão fazíamos sites só para o IE e estava tudo OK!

        A Google, qualquer dia, domina o mundo.
        Estou preocupado!

  6. Avatar de Hugo Pires

    Finalmente a Microsoft começa a apostar nos standards…
    Já não era sem tempo.
    No entanto ainda tem muito que evoluir para se bater de igual para igual com browsers como Firefox ou Chrome.

  7. Avatar de ALL
    ALL

    55 seriously?

    Lá p o IE 12 a coisa é capaz de já esta nos 100 lol

    Bem dito FF q as suas extensões ^^ pena a Mozilla parecer estar a sombra da bananeira estes tempos :S

    1. Avatar de Diego Castro
      Diego Castro

      O FF esta fucked…. agora k a google esta a atacar o mercado com o seu browser… os fundos vão começar a falhar…
      SAD BUT TRUE

      1. Avatar de bigkax
        bigkax

        Ainda mais porque a quantidade de extensões do chrome já ultrapassaram metade das do FF, o que fazia o FF especial ja não é tão especial.

        1. Avatar de Diego Castro
          Diego Castro

          A serio que gostas do chrome?
          Sem querer ser um troll, mas acho (das poucas vezes k o usei) que o chrome ficava bem é num mac (mais estilo tal).. mas não o achei mais rapido nem mais fluido com o meu tipo de navegação (3-5 janelas com 20-30 tabs cada)

          1. Avatar de bigkax
            bigkax

            Não é uma questão de gostar do chrome ou não, até porque quem fica no topo da minha lista é o Opera, seguido pelo Safari, Chrome, FF, Todos os browsers com menos de 2 anos e IE no fim(browsers ctrl+c ctrl+v não contam).

  8. Avatar de Hugo
    Hugo

    até tenho medo.

    fiquem-se lá pelos sistemas operativos

  9. Avatar de Carlos Ribeiro
    Carlos Ribeiro

    Fantástico um browser novinho, mas quem continua a ser o melhor é o Opera. Gostei da tabela das Performances :).
    Eu uso o Opera à já bastante tempo e vai ser muito difícil haver algum outro que me convença a mudar.

    1. Avatar de Tiago S.
      Tiago S.

      Concordo. É o meu browser de eleição e não o troco por nada deste mundo 😉

    2. Avatar de Tomás
      Tomás

      Ouvi dizer que o Opera é o melhor do mundo.
      É verdade? É que uso o Chrome, e estou convencido que ele é que é o melhor.

      Alguém já usou os dois?
      Não sei qual, mas posso assegurar que um deles é o melhor do mundo.

      O Firefox foi só pela novidade. Foi o primeiro browser que surgiu com capacidade para fazer concorrência ao IE. Mas agora com o Chrome, Opera e Safari está a perder…

  10. Avatar de Cognitivo

    O IE a cumprir com os padrões, só pode ser o fim dos tempos 😀

    Mas 55/100 no teste Acid 3, é pouco…Como essa é uma pequena amostra, espero que a versão final seja melhor.
    E entendam, eu espero que seja melhor, não prometo que vá usar…só para ficar claro 😀

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      Fim dos tempos, loucura total.
      Devem estar mesmo a ir à falência, para se preocuparem com standards!
      Quase impossível de acreditar…

  11. Avatar de Jorge Santos
    Jorge Santos

    IE9 desculpem… mas será mais uma barracada da Microsoft como de costume! Devem-se lembrar bem os problemas que ouve do 7 e muitos mais do 8… E como já foi dito em cima “Era melhor tentar corrigir o que já existe!” (Isto mais ao menos o que acontece nos SOs, pessoalmente acho um Seven um “Horror”, o Seven ter saido quando saiu o vista e não agora, com este tempo todo em que fizeram o vista, o Seven já podia estar muito melhor… Isto é a minha maneira de ver pelo informático que sou! Pois acima de tudo também sou utilizador…) (Voltando aos browsers…)
    Não há nada como um bom Firefox com uns plugins há mistura ficar a nosso gosto para a utilidade que lhe damos… IE temos que nos regir ao fatídico browser cheio de “craches” e erros que muitas vezes até com os updates e correcções fica ainda pior! E ainda pior as vulnerabilidades que tem…

    cumprimentos ao pplware

    Jorge Santos

  12. Avatar de dockme
    dockme

    Segundo o que sei o IE9 não está assim tão bom. Cheira-me que a versão final não vai ser o que toda a gente espera. Vão continuar com os desenvolvimentos à pressão.
    http://www.techradar.com/news/internet/web/the-lowdown-on-ie9-s-scalable-vector-graphics-677288?artc_pg=1

  13. Avatar de ruben
    ruben

    o meu firefox 2.6 no acid3 deu 94 por isso tou muito mais a frente

  14. Avatar de escriba666
    escriba666

    remenda, remenda e mais remenda
    credo, sempre com updates, upgrades, etc…e remenda…

  15. Avatar de Canelas
    Canelas

    Só 55% no acid3?? tenham dó…

  16. Avatar de joao
    joao

    Estou msm a ver que o IE9 não vai passar dos 70 nos ácidos…

  17. Avatar de Matemático
    Matemático

    Ok, vai dar suporte ao SVG… e ao MathML? não vais ser possível apresentar representação simbólica matemática no IE9? O firefox já da suporte deste tipo de representação à anos. Lá vamos continuar a usar plug-ins no IE…

  18. Avatar de Carlos
    Carlos

    E que tal, antes de dizerem disparates, experimentassem?

    O teste Flying Images (logo o primeiro dos speed tests) é 10 vezes mais rápido no IE9 PP (que ainda nem sequer beta é) do que no Chrome 5.0.356.2.

    Experimentem *todos* os Speed Tests (e reparem na suavidade do zoom, não só na velocidade) e depois comentem.

    Quanto a “corrigir” o IE 6 e 7, percebem o tamanho do disparate? Eu uso o Firefox desde quando ainda não se chamava Firefox e sinceramente não me lembro da Mozilla corrigir hoje, ou sequer dar qualquer suporte, às versões 1.x e 2.x. Aliás, mesmo a 3.0.x está a chegar ao fim do suporte. A Mozilla vai corrigir todos os erros de rendering das versões anteriores à 3.5? Ou na 3.5.x… E quem diz Mozilla diz qualquer outro. O Opera 5 atinge 100% no Acid3? O Chrome 1.x? O Safari 1.x? Vamos exigir a quem os fez que os altere para lá chegarem?

    Há cada um…

  19. Avatar de Trambulhao
    Trambulhao

    @Carlos

    Corrigir o IE6 e 7 não me parece um disparate tão grande assim. A Microsoft diz que o suporte para o IE6 vai até 2011. Imagina então a versão 7. Desde 2001 que 6 é um desconforto pra “todos”.

    Eu não vejo a Mozilla, Opera, Google, Apple sustentar uma versão ultrapassada durante 10 anos. A Microsoft deve fazer de propósito, só pode.

    Essas duas aberrações já não deveriam de existir. Só atrasam o desenvolvimento da web.

    Agora lança o IE9 somente para o vista e se7ven, deixando o XP de fora. Quer dizer, mais 5 ou 6 anos sem poder usar os novos recursos.

    Tenha dó!!