Homem alérgico ao iPhone 6 exige que a Apple tome medidas

75 Comentários

Já não é a primiera vez que ouvimos histórias onde a tecnologia é prejudicial à saúde do utilizador.

Ainda há bem pouco tempo demos a conhecer uma mulher que desenvolveu alergia a redes wi-fi e hoje divulgámos o caso de um britânico alérgico ao seu novo iPhone 6, tendo sofrido diversas erupções cutâneas graves e, por essa razão, exige que a Apple seja mais clara sobre as consequências dos seus equipamentos na saúde dos seus utilizadores.

mark_iphone_01


Imagine que adquiria um smartphone novo, de preço considerável e, passado algum tempo, dava-se conta de que era… alérgico ao equipamento. No mínimo, ficaria chateado com a situação.

E foi o que aconteceu a Mark Watson, de 37 anos, natural de Stockton-on-Tees, na Inglaterra.

Watson começou a verificar que diversas erupções se desenvolviam na pela da sua coxa esquerda e que se caracterizavam por serem dolorosas e irregulares.

mark_iphone_06

Ao início, Mark Watson ficou preocupado pois a alergia estava cada vez pior, sentia muita comichão e pensou que poderia ser um sintoma de algum problema de saúde, comprou alguns cremes e pomadas na farmácia e por fim decidiu ir a um médico.

Algumas semanas depois, o médico concluiu que Watson era alérgico ao seu novo iPhone 6… e que este era o responsável pelo estado da sua perna. Mark ficou perplexo e esteve mesmo algum tempo sem poder ir trabalhar devido ao seu estado.

mark_iphone_04

Segundo o seu médico, tudo aconteceu porque o paciente é alérgico ao níquel, elemento presente no seu iPhone 6. E, uma vez que Watson guardava o seu dispositivo no bolso das calças, a alergia desenvolveu-se na sua coxa.

Segundo o utilizador:

“You don’t expect a product by Apple to give you a rash. And you just don’t expect to be allergic to your phone. I have never in my life had an allergic reaction to nickel, and before this it was a metal I associated with cheap jewellery. I just think it’s wrong that this could even happen.”

Até à data da entrevista, a 9 de Setembro, a alergia de Watson ainda não havia desaparecido.

mark_iphone_00

Watson é um utilizador Apple com outros produtos da empresa de Cupertino e recentemente fez um ‘upgrade’ adquirindo um iPhone 6, fazendo um contrato de cerca de 60€ mensais com a Vodafone, em Junho deste ano.

Esta é a 4ª versão de iPhone que adquiriu, sendo que as manchas vermelhas começaram a surgir 2 semanas após a sua utilização.

Watson recorreu à Internet para pesquisar problemas do género e contactou a Apple que, apesar de reconhecer o problema, não lhe deu nenhuma solução, muito menos um iPhone novo.

Now I don’t take it out with me if I’m going to be out and about for long, and I have to put it in my desk at work. – Mark Watson

mark_iphone_02

O utilizador exige que a Apple seja clara sobre o impacto que o iPhone pode causar nas pessoas, a nível de alergias. Mark adianta ainda que, quando contactou a Apple, a empresa justificou-se dizendo que esta situação se encontra descrita nos seus termos e condições. Contudo, ao pesquisar por ‘níquel’, Watson afirma que não encontrou nenhum assunto sobre o problema e defende que a empresa de Tim Cook deve resolver esta questão

Por sua vez, a Apple tem sido contactada para abordar o assunto, mas ainda não houve qualquer esclarecimento público.

Um estudo, de 2014, publicado na revista Pediatrics US, segeria que o aumento de alergias em crianças, devido a níquel, tinham fortes probabilidades de estar relacionadas com a utilização de computadores, smartphones e tablets.

O que pensam deste caso? Estarão as tecnologias cada vez menos adequadas à saúde ser-humano?

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PauloAlex
    PauloAlex

    Tem que assumir o erro…deviam mencionar toda a matéria utilizada para a fabricação dos seus equipamentos, cada vez mais o níquel vai provocando alergias por esse “mundo fora”…

    Defensores da Apple em ….3…2….1….

    1. Avatar de Miguel Horta
      Miguel Horta

      E porque não? Não há aqueles avisos nos alimentos sobre os frutos de casca rija, leite, entre outros?

      Qualquer produto que contenha níquel e cobalto (fontes comuns de alergia) deviam estar convenientemente identificados.

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        A quantidade de nível na caixa do iPhone é de 0.2%…

        Até faz rir…

        1. Avatar de TR
          TR

          Sim, de facto a caixa do iPhone é mesmo de baixo nivel.. mas enfim.. que se pode fazer..

      2. Avatar de Paulo g.
        Paulo g.

        Tens toda a razão. Se o cliente soubesse desse ingrediente não o compraria. Tal como consumirmos transgénicos…

        1. Avatar de pedro
          pedro

          pois é ninguém consome sodio
          nem nada que faça mal a saúde
          se tivesse escrito nos maços de tabaco quais as substancias…
          ah pois é está escrito
          então porque fumam
          porque comem cadavers e não vegetais
          estes senhores que falam de alergias se calhar depois de escreverem o comentário da treta vão ao frigorifico beber um grande copo de leite
          para bezerros como fazíamos todos nós
          tanta coisa que faz mal e ninguém quer saber
          se quisessem saber de saúde deixavam a carne e leite animal
          não me venham dizer que não sabem
          são uma hipócritas

  2. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    Que o devolva e compre outro.

    Lá no UK, eles não têm devoluções?

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Que use um xiaomi Note 2 de 120€ até a carteira fica com menos alergia, e fica com um smartphone topo de gama!

    1. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      Acho que o Xiaomi ou esse Note te afetou o cérebro, certeza…

      1. Avatar de Afonso
        Afonso

        explica lá porquê?
        A mesquinhez é que é algo criado no cérebro.

    2. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Sem dúvida, até porque a Xiaomi nem fabrica telemóveis superiores…

      1. Avatar de David.pt
        David.pt

        ?? Estás enganado….

    3. Avatar de TR
      TR

      xiaomi Note 2 de 120€ onde ?! A não ser que esteja a falar da versão low cost (RedMi)

    4. Avatar de pedro
      pedro

      topo de gama?
      define topo de gama

    1. Avatar de Pll
      Pll

      Claro que é treta, nem leste o artigo viste apenas que era alguma coisa que nao era a favor da apple. Isheep 123

  4. Avatar de Mondraker95
    Mondraker95

    Aí o que! Isto existe mesmo? Ahahah

  5. Avatar de Antonio
    Antonio

    Se é alérgico não compre!

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Só soube depois de comprar 🙂

      1. Avatar de Luis Costa
        Luis Costa

        Que peça reembolso, é o máximo que a Apple pode fazer.

      2. Avatar de Gustavo
        Gustavo

        Você sumiu, Marisa! Estamos alegres com sua volta. 😀 😉 <3 Já sentiu alergia por causa do seu iPhone alguma vez? 😀 😉

  6. Avatar de jaameezz
    jaameezz

    cada vez surgem mais notícias destas….( parvas ! )

    1. Avatar de A. Maj
      A. Maj

      A noticia é parva até seres tu o alérgico a um metal ou a um material qualquer,
      mas como tu não tens alergias, a tua perspectiva é limitada, como um peixe na água que nunca viu um boi, certo?

      eu não tenho alergias, mas é triste ouvir pessoas como tu sem o mínimo de cultura geral a ridicularizar outras pessoas ou noticias só porque elas são alérgicas a qualquer coisa,

      1. Avatar de Pll
        Pll

        O tipico fanboy é assim.

        1. Avatar de pedro
          pedro

          o tipico fanboy é aquele que vive feliz
          é aquele que tem apple
          dai fan

      2. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Só lhe deu a alergia agora?

        Se tem alergia, verificava se podia ou não usar o iPhone antes de o comprar, compre uma case.

      3. Avatar de MarioM
        MarioM

        Pelo Preço devia ser feito em Titanio ou Carbono ou Kevlar.

  7. Avatar de Prim
    Prim

    Lol! Que ponha uma capa como quase toda a gente faz…

    1. Avatar de TR
      TR

      Gosto da tua maneira de pensar! Há buraco na estrada? Enche-se de terra como todas as autarquias fazem!

      1. Avatar de Prim
        Prim

        A questão é que o buraco é só na tua estrada (particular), por isso isso és tu a resolver o problema. Não querias por certo que a Apple alterasse a composição dos iPhones por meia dúzia de alérgicos, além de haver sempre alguém alérgico a qualquer material que seja.

        1. Avatar de TR
          TR

          Não disse que a Apple deveria alterar a composição de nada! Só afirmei que a sua solução é disparatada! Experimente gastar 800€ num aparelho e depois descobrir que é alérgico a um componente do mesmo, e a solução que lhe dão ser ‘olha ponha uma capa como quase toda a gente faz “. Depois ponha uma foto aqui para vermos a cara com que fica..

  8. Avatar de Miguel Gomes
    Miguel Gomes

    Não sou fá da apple, mas este senhor deve também ser alérgico à inteligência.

    Tens alergias Sr. Watson ? Faz como toda a gente, DEAL WITH IT!!

  9. Avatar de José
    José

    que compre android.

    pros
    1.é mais barato
    2.é melhor
    3.não provoca alergias

    contras
    1.não está na moda

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      Para pessoas que são capazes de dizer que são alérgicas a um telemóvel, sim, é melhor comprar um Android, não vão gostar nada do iPhone!

    2. Avatar de ZeMano
      ZeMano

      José até concordo com o tópico 1 dos prós e não concordo com 1 dos contras! Porque eu tenho um iPhone e já existem Androids capazes de fazer concorrência ao iPhone. Mas como os utilizadores de Android tem uma visão tão limitada comparam smartphones de 100€ com um iPhone que é mais de 600€, volto a dizer sejam justos e imparciais! Uso ambos os sistemas (iOS e Android) e estou bastante satisfeito com um e com o outro (actualmente) porque antigamente tinha um dispositivo Android (LG P7 II) que era uma verdadeira porcaria, agora tenho um Huawei P8 que é uma maravilha. Mas lá está… Os utilizadores dos Android, comparam alhos com bugalhos! Porque se vires bem tens o Samsung Galaxy Edge+ 64GB que custa 899€ (Android) então é mais barato? Ahhh espera já sei… com um de 100€ fazes o mesmo, e eu digo-te que não fazes, ou por outra fazes mas a performance nunca será a mesma o desempenho a fluidez! Quanto à noticia… este senhor nunca deve ter mexido em moedas… que só por acaso também contem níquel! Já o iPhone 5 tem níquel e ele diz que já vai na 4ª geração de iPhone só agora é que se lembrou? Quer é fama…

  10. Avatar de Iurie Solomon
    Iurie Solomon

    ou seja, o plastico de fora ou o ecra tem niquel?

    1. Avatar de Joana
      Joana

      o chasi do iphone tem niquel para fortalecer o iphone para evitar que dobre

      1. Avatar de Safrane
        Safrane

        0.2%

        É por aí?

      2. Avatar de Jessica Andrelha Diegues
        Jessica Andrelha Diegues

        O ecrã do teu iphone faz clic e o botão dele está solto! Joana

  11. Avatar de Johny S.
    Johny S.

    É estúpido mas eles no UK usam moedas…..com níquel

  12. Avatar de Francisco
    Francisco

    Só tenho uma coisa a dizer… Se o Sr. coloca o telemóvel dentro do bolso este não está em contacto com a pele… Provavelmente o Sr. tem o bolso roto…..
    Conclusão da historia, tem de comprar umas calças novas…

    Cumprimentos

  13. Avatar de me
    me

    se ele fosse um fanboy da apple já tinha cortado aperna

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Melhor resposta até agora.

  14. Avatar de Berrio
    Berrio

    Se ele quiser…troco um nokia 6630 que esta na gaveta a uns anos pelo iphone, vai ver que lhe passa logo a alergia.

  15. Avatar de fmeireles
    fmeireles

    Eh pah…
    Também sou alergico ao papel das contas que recebo cá em casa, será que posso pedir para deixarem de enviar contas e pedir uma indeminização por danos causados… à carteira !

  16. Avatar de Roberto
    Roberto

    Mas que noticia é esta! Eu conheço gente alérgica a laranjas (reação anafilática) é continuam-se a vender laranjas! É alérgico, até pode pedir é notificar a Apple para futuras actualizações na utilização de materiais, mas daí a querer ser “indemnizado”, vai lá vai! Chegamos ao ridículo! Se fosse uma questão de saúde pública em que um produto é realmente nocivo para toda a gente, aí seria outra história!

  17. Avatar de AeOnFluX
    AeOnFluX

    Normalmente as alergias se espalham por todo o corpo e nao somente na zona que esteve sujeita ao toque..ja vi desculpas piores pra arrancarem alguma coisa a essas grandes empresas

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Não… a alergia a algum material, chamadas alergias de contacto, apenas se desenvolvem na zona que esteve em contacto.

  18. Avatar de luis verdasca
    luis verdasca

    esta alergia é comum. por exemplo, é frequente acontecer a quem compra, se n houver aviso, jóias que usam ligas de niquel com prata. aparecem, rapidamente, lesões provocadas por elas.
    pode ser que isto seja uma boa oportunidade para incluir a indicação dos materiais incluídos nos equipamentos.
    o chumbo também era de uso frequente e, agora, espero eu, foi eliminado.

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Claro que foi completamente eliminado, tanto no interior como no exterior.

      A Apple é uma empresa verde, achas que eles iam usar chumbo???

      1. Avatar de Vitolas
        Vitolas

        Não é por ser uma empresa verde que eles não usam chumbo,é mesmo porque estão proibidos.
        Por exemplo,a conta de não se usar chumbo nas soldas é que as xbox 360 e as PS3 tem os problemas que tem.

  19. Avatar de pedro
    pedro

    E uma capa? não!!!

  20. Avatar de André Alves

    ” contactou a Apple que, apesar de reconhecer o problema, não lhe deu nenhuma solução, muito menos um iPhone novo.”
    Queria um iPhone novo para quê? Não era por um novo que a alergia desaparecia, o níquel continuava lá.

  21. Avatar de mnl
    mnl

    Quando li que o pobre do “Mark esteve mesmo algum tempo sem poder ir trabalhar devido ao seu estado” fiquei logo esclarecido.
    O homem teve de ser criativo, as desculpas para um tipo se baldar ao trabalho estão muito batidas

  22. Avatar de José
    José

    Pelo formato das marcas. Parece uma situação típica de rapto por óvnis.

    1. Avatar de Roberto K.M.
      Roberto K.M.

      Contactem Fox Mulder e Dana Scully . É um ficheiro secreto!

  23. Avatar de Penso Higiênico
    Penso Higiênico

    Eh pá! Vamos lá com calma! Já querem cortar a perna ao homem…?!

  24. Avatar de Zaark
    Zaark

    Sendo alguém da área da saúde, não deixei de ficar surpreendido com o facto de até isto ser motivo de “debate” Apple-Antiapple (apesar de não ter escalado como noutras notícias). A alergia a metais e outros materiais existe, e claro que a alergia cutânea é das mais comuns – não andamos propriamente a comer pedragulhos metálicos ao almoço. A quantidade de substância alergénica também não tem de ser propriamente grandiosa – há pessoas que asfixiam em minutos com uma “inocente” “picada” de abelha ou vespa – é uma reacção extrema e exagerada do corpo designada de anafilaxia. Aqui as 2 semanas podem ser explicadas por duas coisas: 1) a quantidade em si (isto significa que faz reacção alérgica não anafilática, o que é bom) e principalmente 2) haver um tecido entre o alergénio e a pele, o que diminui em larga escala o contacto, aumentando naturalmente o tempo de reacção do corpo: menor quantidade leva a um menor recrutamento de células e secreção de moléculas imunitárias por hora. Faço notar que não estou a dizer que acredito na história, mas em CIÊNCIA não tem propriamente nada a apontar. Claro que sei que muita gente não tem noção de muitos destes conceitos e processos, mas gostaria de pensar que era possível a algumas almas deixarem de pegar em tudo quanto é “coisa” para levantar mais um “debate” que nunca teve qualquer conclusão ou mesmo produtividade. Haja tempo livre para debater demagogia, e ainda bem que há, mas sempre a mesma tecla cansa.

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      E os “debates” deveriam terminar neste comentário!
      Curto e grosso! ou, se preferirem, sucinto e direto ao assunto!

      Gostei da explicação e agradeço a partilha de conhecimento!

    2. Avatar de Zombie
      Zombie

      Se es alguem da area da saude, deverias ser o primeiro a concordar, que se um produto. seja ele qual for, que reconhecidamente pode fazer algum tipo de alergias, deve ser descrito e mencionado EXPLICITAMENTE, para que o comprador tome imediatamente conhecimento e possa aferir da sua compra ou nao !
      Apenas isso ! Sera pedir muito ? ate sera uma obrigaçao legal.

  25. Avatar de Alex
    Alex

    Tem alergia… E quer um novo…. LOL

  26. Avatar de Wilson Santos
    Wilson Santos

    Bem… Como feliz utilizador de um Sony Xperia acho isto no mínimo caricato, mas o homem não tem razão…
    Se eu for alérgico a amendoins, eu não como amendoins certo?
    Se for almoçar fora e pedir uma sobremesa ou qualquer outro alimento que possa conter amendoins, é MINHA responsabilidade perguntar se o alimento contém amendoins ou resíduos de amendoins certo?
    Ora se eu não souber que sou alérgico a amendoins, e for ao Continente comprar amendoins, mas depois de os comer descubro que sou alérgico a eles não faz sentido eu ir pedir satisfações ao Continente porque eles não colaram na embalagem um aviso a dizer que as pessoas alérgicas a amendoins não podem comer esse produto…

  27. Avatar de Woot!
    Woot!

    Eu percebo os comentários que dizem que isto é um artigo anti-Apple. A minha cunhada é alérgica a níquel e claro que também não deve poder usar o iPhone 6, mas entre outras coisas, temos o comer tomate por exemplo, que contêm níquel, ou tocar durante muito tempo nas moedas “pretas” (1,2,5 cêntimos) que também contêm uma elevada concentração de níquel.

    Alergias acontecem mas se não pode tocar em níquel, temos que viver com isso. Senão toda a gente que tem esta alergia ia processar os emissores de moeda por estes também conterem níquel.

    Haja paciência.

  28. Avatar de Krasy
    Krasy

    e que tal usar uma capa???

    1. Avatar de Krasy
      Krasy

      acho que nada k uma capa de silicone não resolva pois evita o contacto do niquel com a pele ou com o vestuário.

  29. Avatar de antunesn
    antunesn

    Sou alérgico ao leite de vaca. Vou processar os produtores de leite de norte a sul do pais porque não avisam o efeito que o leite pode ter em mim…
    E já agora vou processar as vacas tb por não informarem os produtores de leite…
    🙂

  30. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Por acaso vi a dias que há pessoas alérgicas a água, e não estou a falar daquelas que não tomam banho, não podem beber água mesmo, eu até compreendo que o Sr. fique chateado por descobrir que é alérgico a alguma coisa só depois de pagar uns valentes trocos por ela, mas não estou a ver como a Apple pode ajudar o Sr., acho que só mesmo por uma questão de cortesia.

  31. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Como diria Steve Jobs: “Você está usando o iPhone de forma errada!”. lol

  32. Avatar de sérgio
    sérgio

    isto e o que dá ter um iphone pelo que vejo e um porcaria o android e melhor e fazes mais coisas que iphone não fazes e é mais rápido a ligar e abria app mais rápidas e e mais fácil de trabalhar

  33. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Ocorreu mais uma vez na China: dois jovens tentaram vender os rins para comprar o novo iPhone 6S:
    http://olhardigital.uol.com.br/noticia/chineses-tentam-vender-seus-proprios-rins-para-comprar-novo-iphone/51351

  34. Avatar de Joao
    Joao

    Ele só soube que era alérgico ao níquel depois de ter o iPhone. Acham que se estivesse escrito que podia causar alergia ele ia adivinhar que era alérgico?

  35. Avatar de RubenS
    RubenS

    Ha malucos pra tudo! Balda-se ao trabalho por umas marcas, quer uma indeminizaçao pelos danos e quer explicaçoes das alergias do iphone. Realmente hoje em dia so sabem criticar e inventar sabe-se la o que para ser noticia e estorquir dinheiro. Ja agora tambem devia de vir mencinado na agua as alergias que pode provocar, ja que ha quem seja alergico a agua.

  36. Avatar de Goncalo
    Goncalo

    Estes Ingleses gostam de se ridicularizar.
    Eu também sou alérgico à Apple e a tudo o que a marca faz, acham que será possível a Apple satisfazer os meus desejos e sair do mercado de vez?