HDBaseT, o sucessor do HDMI?

34 Comentários

HDBaseT – áudio, vídeo, dados e energia eléctrica tudo num único cabo

A “explosão tecnológica” a nível de TVs, consolas de jogos, leitores de blu-ray, dispositivos móveis, entre outros equipamentos, tem vindo a fazer crescer o mundo da Alta Definição (HD). Desde 2003, a tecnologia HDMI tem dado suporte à interoperabilidade entre equipamento e por consequência tem sido adoptado pela grande parte de fabricantes de hardware, dos mais diversos segmentos.

Mas será que o standard HDMI é suficiente para os desafios do futuro?

71-Clipboard-1

O HDMI é um um acrónimo para High-Definition Multimidia Interface que basicamente podemos traduzir para Interface Multimédia de Alta definição e que tem sido amplamente adoptado pelos mais diversos fabricantes de hardware. Permite transmitir áudio e vídeo (480p a 1080p) em alta-definição num único cabo, para os mais variados equipamentos. O HDMI veio em substituição dos tradicionais cabos analógicos (Radio Frequência , Cabo coaxial, Vídeo composto, S-Video, SCART, etc).

O HDMI tem algumas vantagens, quando comparada com outras tecnologias, no que se refere à qualidade áudio/vídeo mas existem limitações a nível do comprimento dos cabos e latência.

cabohdmi

Entretanto uma nova tecnologia, denominada de HDBaseT virá revolucionar o mercado da alta definição. O  HDBaseT foi desenvolvido nos últimos 6 meses pelas empresas Sony,l Samsung, LG e Valens, e através desta nova tecnologia será possível transmitir vídeo, áudio, outro tipo de dados e até passar corrente eléctrica tudo no mesmo cabo. Basicamente, este novo standard baseia-se nas tecnologias actuais de comunicação de dados, e que recorrem actualmente aos cabos de Categoria 5 e Categoria 6, com conector ISO8877 (vulgo RJ45).

Comparação entre HDMI 1.4 e HDBaseT 1.0 (download PDF aqui)

HDMI-HDBaseT

As grandes vantagens desta nova tecnologia, pretendem-se com a possibilidade de ter cabos até 100 m (como acontece na rede de dados), sem a necessidade de regenerar o sinal e transmissão na ordem dos 100W a nível de energia eléctrica (o suficiente para ligar uma TV). A largura de banda disponível por esta tecnologia, pode abrir portas a novos formatos e resoluções a nível de áudio/vídeo ou outro tipo de dados.

Demonstração da tecnologia HDBaseT

O baixo custo das tecnologias baseadas em Cat5 ou Cat6, pode ser uma “arma” no sucesso desta nova tecnologia que pretende conquistar o mercado já no final deste ano.

Será que é agora que os cabos HDMI vão baixar?

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Machado
    André Machado

    Falaste de Vantagens, mas não há desvantagens? Nada pode ser tão bom sem ter um se não, ou um mas… A qualidade sera assim tao boa?

    1. Avatar de Vítor M.

      A primeira desvantagens está intrinsecamente ligada à tecnologia, enquanto esta for novidade: O preço. 😀

      1. Avatar de tMACTX
        tMACTX

        concordo em relação ao preço. será que vai dar para a fibra óptica como router?

      2. Avatar de André Rebelo
        André Rebelo

        Claro que é o preço e o material.
        Imaginemos que temos 1 descodificador (tv por cabo) e um leitor de Bluray(ou DVD). Poderíamos ter 2 cabos HDMI, mas com este sistema precisamos de 3 cabos HDMI, 2 Box’s e um cabo de rede.

        Depois é só fazer as contas

    1. Avatar de tMACTX
      tMACTX

      Desculpem pelo erro que escrevi.

      pelo que vi, tens de ter 2 boxs (uma para receptor e outra a emitir, (para fazer setreaming como vimos com o rato e teclado. tens de ser usb da box da tv passa pelo cabo RJ45 e vai á box (onde está ligado o pc) e controlas remotamente.
      Isto pode ter as suas desvantagens de termos 2 ou 3 pc em casa e entrar uns nos outros sem darem por nada…

      1. Avatar de André Machado
        André Machado

        Alem de ficar tudo muito mais dispendioso não sei ate que ponto a qualidade compensa.

  2. Avatar de Reinaldo
    Reinaldo

    Grande iniciativa..
    Acho é que o switch terá que ter capacidade para suportar este tipo de transmisões.O que pode ficar mais dispendioso.

  3. Avatar de Androidiano
    Androidiano

    PORRA, mas estes fabricantes nao sabem criar uma norma e manter-se nela? RSRSRRS

    1. Avatar de nachtmarrie
      nachtmarrie

      Boas,
      Estas nova “norma” e criada para responder a uma necessidade do mercado. Cada vez mais a nossa televisão será um pc com todos os seus potenciais, ligação a net, tv interactiva, gravação de video e audio etc…, pelo que são necessárias melhores equipamentos e tecnologias para os acompanhar. e se virmos bem depois da transição que acaba por ser dispendiosa, acabamos por ter uma tecnologia que usa o cat5 que e um cabo comum e barato comparado com o HDMI.

      cumps.

      1. Avatar de tMACTX
        tMACTX

        não te esqueças que temos de comprar 2 cabos hdmi, pois um vai do blu-ray para a box e outro da outra box para a tv.

        1. Avatar de nachtmarrie
          nachtmarrie

          Se este sistema for implementado começarão a ser implemetadas as box na tv como já existe no caso da tv digital terrestre onde já são comercializadas tvs que não necessitam de box para converter o sinal.

  4. Avatar de Carlos Costa

    Em grande!!!!

    Uma “pequena” revolução no mercado que vai uniformizar os sectores!
    Cabo de ethernet para TUDO 🙂 Dados/Voz/Vídeo

    Cumprimentos

    Carlos Costa

  5. Avatar de mario nunes
    mario nunes

    Quando houver um curto ficas sem nada.

  6. Avatar de Jo
    Jo

    se fosse standard já era outra conversa 🙂

    1. Avatar de zox
      zox

      O bom seria se essas boxes tivessem sido miniaturizados e integrados com os tvs, leitores bluray e afims assim já teriamos um grande avanço.

      1. Avatar de Ganondorf
        Ganondorf

        Tens de ter em conta que isto é novidade. Pode ser que no futuro assim seja…

  7. Avatar de AB
    AB

    Penso que o funcionamento será semelhante ao que muitos têm em casa.
    Por exemplo uma PS3 ligada via Ethernet para aceder a uma maquina que faz streaming de filmes matroska FullHD
    Penso que esta tecnologia será bastante vantajosa SE for nativa nas próximas gerações de TV’s. Neste caso apenas se teria de adquirir o equipamento emissor.

    Caso contrario é como se tivesses dois pc’s…….

  8. Avatar de Tony Silva
    Tony Silva

    As gráficas têm de vir com esta interface senão lá vamos todos de comprar adaptadores.

  9. Avatar de Simões
    Simões

    Sim. Parece uma tecnologia bonita.
    Mas sinceramente não quero ver o que acontecerá a grande parte dos cabos de rede que andam enrolados atrás dos pcs.
    100W num cabo enrolado pode provocar algumas indutâncias.
    Além de baixar a qualidade de sinal pode começar a levantar problemas ao nível físico. Nem falo em quando alguém calcar o cabo e o positivo tocar no negativo. PUMMMMMMMMMM.

    Depois, segundo a lei de murphy, isto vai correr mesmo mal.
    Estão a ver alguém distraído a conectar o seu cabo RJ45, e ter 100W à disposição da placa de rede, que coitada não suporta nem uma décima parte?

    1. Avatar de tMACTX
      tMACTX

      tens razão. Veremos este exemplo. uma pessoa compra um computador na loja sem qualquer expreencia de informática (hardware e software) e toca a ligar cabos. como a ficha é igual lá linha na placa de rede e puff. neste as novas board’s teriam uma cor para rede e a gráfica para outra (tipo usb 2.0 e 3.0) acrescentando aos mais antigos (actuais topos de gama) adaptadores sem fim como exemlplo: cabo para a grafica (DVI/MiniDVI/MiniHDMI para RJ45); Son (fibra/Cocsial/ect.. para rj45); (USB’s para RJ45), tambem não esquecer que existem monitores a 120/240 wht’s (para fazer o 3d). o que daria uma seie de despessas só pra ligar tudo a uma box que serve de emissor/receptor e teríamos de comprar outra prar receber ou emitir dados…

    2. Avatar de tMACTX
      tMACTX

      e ainda o preço a dobrar. porque ao termos 2 fica muito mais caro.
      é simples mas muitos € e muitos § para estas companias.

    3. Avatar de nachtmarrie
      nachtmarrie

      Os cabos de rede não têm positivo e negativo como os cabos de energia.

      1. Avatar de pfbatista
        pfbatista

        poix nao… podem ter vários positivos e negativos… têm vários pares…

    4. Avatar de So7t
      So7t

      Não percebo qual o problema!!Tambem desconheço por completo o “pin out” a utilizar na nova norma…
      Contudo isto parece-me apenas que não é mais do que uma mera actualização da norma utilizada ate agora em equipamentos POE (POWER OVER ETHERNET)!!! Telefones CISCO por exemplo!! 😉
      Ao que sei os pins que levam a alimentacao para estes equipamentos nao sao os mesmos que servem para sincronizacao de dados!!

      1. Avatar de pfbatista
        pfbatista

        Exactamente,

        a norma POE já é utilizada há muito, e o par utilizado para passar energia, nunca é utilizado nas placas de rede.

        Não percebo qual o problema levantado nos posts acima.

        Já é tão comum passar dados e energia no mesmo cabo, por acaso não utilizo nos telefones, aqui utilizo isso para os APs. Só chega um cabo ao AP.

        De qualquer forma, os cabos cat6 têm uma boa protecção…

  10. Avatar de mmick
    mmick

    para mim o futuro é sem fios e não mais e mais cabos, não entendo esta fixação por mais standards, fios, confusões… Agora o preço dos produtos vai aumentar porque vamos ter scart, composto, componentes, hdmi e este! Chiça mais nada?! Eu so adoptarei sem fios e quando for standard.

    1. Avatar de pfbatista
      pfbatista

      Não consegues obter o mesmo tempo de resposta nos dispositivos sem fios…

      Sem fios serve para ser mais cómodo e mais bonito e é menos fiável… está sujeito a atrasos e interferencias

  11. Avatar de Brucetuga
    Brucetuga

    Sim, a tecnologia parece ser interessante muito embora ainda nesta fase beta seja algo como ter 2 computadores a fazer streaming através de um cabo de rede. No futuro poderá ser bem mais pequeno e já estarem inseridos nos próprios aparelhos sendo apenas necessário o cabo ethernet. Problema resolvido!!

  12. Avatar de dajosova
    dajosova

    Por falar em cabos HDMI, a menos que se tenha um TV de 140HZ ou superior é que compensa comprar um cabo de maior qualidade (ainda mais caro), porque de resto é uma banhada pagar-se caro por um cabo HDMI dourado, reforçado, bla, bla, bla…

    que grande negócio para os fabricantes de cabos HDMI fazendo crer os clientes que têm melhor qualidade de sinal DIGITAL !!! Ainda se fosse analógico. Tb não espero que vão a correr aos chineses comprar o mais rasco, mas… se ainda n gastaram o v/ precioso carcanhol, pode ser que esta tecnologia venha abanar um pouco as coisas a favor do consumidor!

  13. Avatar de AirCrack

    Full HD, Som, Ethernet e Energia até 100M, é impressionante. Melhor ainda é funcionar com o que já existe em termos de infraestruturas actuais de Dados/Voz.

  14. Avatar de ze_x
    ze_x

    Tudo muito poético e maravilhoso até lhe enfiarem com as múltiplas revisões da ordem e muitas camadas de DRM sortido em cima. No final acabará por resultar na mesma cagada que as múltiplas reencarnações do HDMI assegurando a incompatibilidade e respectiva inutilidade das mesmas.

    O meu leitor de DVD e etc. é HDMI 1.1. A TV é HDMI 1.3. Portanto, se quiser ter imagem, ligo por composite e deixo o “maravilhoso” HDMI a marinar.

    O resultado pratico desta fantástica visão em nome da “qualidade e simplicidade acrescidas para o utilizador final” com o “bom” HDMI e os “maus” outros todos implica que o meu leitor funciona melhor com DVD ripados do que com originais pois na maior parte destes a resolução na TV é cortada para os 720i em vez dos 1080p resultantes do upscale do leitor.

    E assim, na minha estante de DVD há mais originais por abrir e ainda dentro do invólucro plástico do que abertos e vistos. Way to go! 🙂

    Venha então daí a próxima ligação maravilha! 😉

    1. Avatar de Anonfag
      Anonfag

      Perfeitamente de acordo!

      A tecnologia sempre foi tolhida em prol do interesse das empresas de media (os gigantes RIAA e MPAA). E esta “nova” tecnologia irá padacer de todos os males e limitações que estas companhias acharem necessárias.

      A tecnologia não serve os utilizadores. Ela serve os propósitos destas corporações e a estas apenas interessa o lucro, nada mais. Percebam isto e tudo fará mais sentido.

  15. Avatar de Não sei o que usei antes
    Não sei o que usei antes

    Alguém reparou no Cristiano Ronaldo no vídeo do gajo?