Hacking Team: Agora é o Flash a ter problemas de segurança

19 Comentários

Depois desta manhã termos apresentado as conclusões da primeira avaliação dos dados da Hacking Team, e que provam que conseguia roubar dados do iPhone, surgem agora novas informações.

Mais uma vez os dados avaliados revelam uma falha de segurança que a Hacking Team explorava, o alvo é a tecnologia Flash. Novamente vemos o software da Adobe a colocar problemas aos seus utilizadores!

hacking_team_flash_1

A nova falha, agora descoberta, resulta da avaliação dos mais de 400GB de dados que foram roubados na passada segunda feira à empresa Hacking Team.

Estes documentos e outros dados têm estado a ser avaliados por várias equipas, na esperança de entender como conseguia esta empresa acesso a tanta informação dos utilizadores, que depois vendia como serviço a muitas forças policiais e de segurança de vários países.

 

A falha no Flash

A primeira descoberta tinha mostrado como conseguia a Hacking Team aceder aos dados dos utilizadores do iPhone, através da instalação de software específico. Mas a nova falha, desta vez no Flash, revela que havia outras maneiras de conseguir aceder aos dados, desta vez em desktops e laptops.

A falha do Flash nunca foi revelada à Adobe e foi continuamente explorada pelas equipas da Hacking Team, para conseguirem fornecer os seus serviços aos muitos clientes.

Esta nova falha de segurança, que na verdade são duas, afecta o Flash e também algumas componentes das fontes da Adobe no Windows, desde a versão XP até ao mais recente 8.1, quer as de 32 e 64bits. Através da sua utilização combinada a Hacking Team conseguia aceder a permissões mais elevadas nos computadores dos utilizadores e a partir dai conseguiria acesso aos dados pretendidos.

hacking_team_flash_2

Actualização urgente

Tal como é normal nestas situações a Adobe está a criar uma actualização de segurança, que conseguirá resolver a falha, e assim deixar os utilizadores protegidos. É por isso imperativo que assim que a actualização seja lançada a mesma seja aplicada em todas as máquinas Windows.

Lentamente vão sendo descobertas as formas que a Hacking Team usava para conseguir prestar os seus serviços. Recorrendo às mais simples técnicas dos hackers tinha acesso a todo um leque de de falhas e problemas que depois explorava para as ferramentas, sendo estas posteriormente vendidas aos seus clientes.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cerkiller
    cerkiller

    e o linux também…

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      … sim, também andavam a explorar vulnerabilidades no SELinux (módulo Linux que se dedica expressamente a ser de alta segurança).

  2. Avatar de Desco
    Desco

    Sempre teve problemas, muitos ataques são através de “Flash’s” mão actualizados…

  3. Avatar de JJ
    JJ

    Acho piada ao titulo: “Agora é o Flash a ter problemas de segurança”…

    1. Avatar de miguel
      miguel

      realmente…. agora e sempre, ha anos que o flash e conhecido por isso

      1. Avatar de Jose
        Jose

        O Java é pior que o Flash e não vejo ninguém a dizer nada.

    2. Avatar de Pedro Simões

      Primeiro foi o iPhone e agora é o flash a ter problemas de segurança

      1. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        Sim !Ficou provado ao contrario do que o Titulo à android fanboy diz que o problema de segurança do iphone é o utilizador do mesmo!

        1. Avatar de Paulo Martins
          Paulo Martins

          Não foi isso que eu percebi do artigo, é verdade que eles só conseguiam espiar equipamentos com Jailbreak segundo a notícia, mas também dizia que eles conseguiam infectar computadores que realizavam o jailbreak ao telemóvel sem o utilizador saber, por isso basicamente se tinhas um PC em casa com Flash tinhas a possibilidade de estar infectado sem saberes, se ligasses o teu iPhone ao PC por exemplo para carregar, eles realizavam o jailbreak sem saberes e começavam a espiar o teu iPhone.

          Logo não culpa do utilizador, podias estar a ser espiado sem saberes sem teres feito jailbreak ao iPhone.

          1. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            Sim num PC infectadoe que seja dos que o iPhone confia eles podem tentar fazer o jb, mas o próprio processo para fazer jb tem algumas condicionantes todas elas dependem do utilizador como seja ter o find me iphone desativado, ter o Touch ID/passcode desativado, etc. Logo depende das opções do utilizador. Não é como esta do flash em que nada depende do utilizador.

  4. Avatar de sniperpt
    sniperpt

    Realmente o flash, uma grande novidade…
    Falta o Java e outros idênticos também serem novidade ☺

  5. Avatar de KaPutnixZ
    KaPutnixZ

    Agora ?!?!

  6. Avatar de jedi
    jedi

    este ano já deve ser para aí a 6 ou 7 vezes que lançam atualizações por causa de quebras de segurança, como ja não bastava o péssima performance que esta tecnologia tem, como aliás, indicava steve Jobs. 😉

  7. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Assim que a vulnerabilidade foi conhecida começou logo a ser explorada.
    Já há patch. É urgente actualizar.

    http://arstechnica.com/security/2015/07/adobe-flash-exploit-that-was-leaked-by-hacking-team-goes-wild-patch-now/

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Cheguei agora a casa (pelos vistos do computador donde escrevia o comentário acima tem o email errado nas credencias, não aparece o “boneco”) e … plim … o Mac a perguntar se quero actualizar o flash 🙂

      O “hack” ao Hacking Team vai melhorar muito a segurança 🙂

      Não é uma coisa que não se soubesse, os hackers – bons e maus [é duvidoso que se possam dividir entre bons (“white hats”, os hackers) e os maus (“black hats” ou crackers) visto que há muitos “green (a cor dos dólares) hats” – como o Hacking Team, que tanto fornecia o governos dos EUA como do Sudão) conhecem vulnerabilidades que exploram em seu benefício. Pelo menos uma parte agora foi posta a nu e vai ser corrigida 🙂
      Os f.d.p. que encontrem outras.

  8. Avatar de nfu
    nfu

    Então mas estes individuos, a ser verdade o que está retratado neste post, não deviam estar presos?

    Esta não é uma empresa privada, que usava falhas de segurança para cometer crimes? Ou só porque o acesso era vendido a agências de espionagem já não é crime?!

    Sinceramente estas coisas fazem-me uma confusão do caraças…

    1. Avatar de Claudio
      Claudio

      Se trabalhar com as agências de “segurança/espionagem” ganha o “livre da cadeia”.
      É assim que o jogo funciona para nos livrar do terrorismo e salvar as crianças (sarcasmo para quem não apanhar a ideia).
      Isto mesmo quando envolve países que são conhecidos violadores dos direitos humanos.

      Agora experimenta lá ir falar mal das ditas agências (mesmo que não faças nada de mal). Fazes ativismo e és considerado extremista e um perigo.

  9. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    Looool, qual é a novidade? estou confuso, além da segurança do flash podes também salientar a rapidez com que ficas com o teu pc a parecer uma lesma, aquilo só serve para comer ram. Nos meus pcs, o flash está bloqueado.

    mas não se preocupem, a seguir ao flash têm os browsers, o joomla, o java, o php, etc etc… ou acham que foi tudo criado pelo espírito santo e nada tem falhas?