Hackers tentam “raptar” computadores do Estado Português

45 Comentários

Há um grupo de hackers que tem “sequestrado” computadores do Estado Português e não só. Conhecido como Ransomware, o ataque começa com o envio de um e-mail que contém um anexo e acaba com um pedido de resgate (monetário) para que o utilizador volte a ter acesso a toda a informação que tem no seu próprio computador.

Assembleia da republica


O Ransomware é uma ameaça informática que nos últimos tempos tem vindo a “assombrar” milhares de utilizadores em todo o mundo. O ataque é de tal forma eficaz que consegue cifrar os ficheiros dos utilizadores, recorrendo a algoritmos de criptografia muito eficientes. Neste momento as ferramentas para decifrar a informação são quase nulas, o que eleva o nível de desespero.

Este fenómeno tem vindo a afectar máquinas do Estado Português e foi recentemente confirmado pelo coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, José Carlos Martins, ao Jornal de Notícias. Segundo revela o coordenador, a maioria dos ataques têm sido controlados e os ‘hackers’ têm sido impedidos de cumprir os seus objetivos.

Bloqueado

O Estado não negoceia com os ‘hackers’ e acabar por libertar os computadores “reféns” recorrendo a ferramentas específicas de que dispõe o CNCS, mas a julgar pelos valores pedidos a privados, os resgates exigidos não são em montantes inferiores a 500 euros, refere o JN. Tal como acontece em outros ataque semelhantes, o valor aumenta consoante o tempo que o alvo demore a pagar e não há garantias que o conteúdo volta a estar disponível.

Artigos relacionados

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rafael
    Rafael

    Deviam era raptar os politicos e deixa-los em parte incerta…!! 😀

    1. Avatar de Catarino
      Catarino

      já dizia o outro.
      “apresenta-me uma prostituta virgem que eu apresento-te um político sério”

    2. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      sim num local de onde eles não saissem mais de preferência…

    3. Avatar de Bonziazores
      Bonziazores

      Eu não pagava para os reaver

    4. Avatar de goncalo c.
      goncalo c.

      Hahaha nem mais!!!!

    5. Avatar de darth
      darth

      e governava quem? os políticos sao cidadãos como tu, vem do mesmo bairro e tem os mesmos defeitos que qualquer cidadao… os defeitos que lhe apontas, tambem tens

      1. Avatar de Pumba bai buscar
        Pumba bai buscar

        Só que normalmente os cidadãos como ele que são do mesmo bairro e com os mesmos defeitos normalmente vão presos, no caso dos políticos vão para Primeiro Ministro.

  2. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    Se tivessem o kaspersky instalado nos pc´s era quase certo que isto não teria acontecido,o System Watcher não deixaria…

    1. Avatar de Carlos Duarte
      Carlos Duarte

      Claro João Oliveira, ter anti-virus é antídoto para qualquer malware. Não mandem assim postas, sff

    2. Avatar de Rogério
      Rogério

      QUASE certo… já vi casos em empresas em que nem o Kaspersky valeu…

      1. Avatar de Safrane
        Safrane

        Inclusive… A própria Kaspersky!

        1. Avatar de Fábio
          Fábio

          Isso é como tudo, nada garante uma boa segurança hoje em dia, nem o melhor anti vírus. São coisas que acontecem xD

    3. Avatar de David
      David

      Isso é para quando tiverem PC’s decentes e não os que têm 512Mb de RAM com um DualCore, qualquer antivirus vai fazer com que os nervos do pessoal que lá trabalha fique a 110% 😛

    4. Avatar de Alex
      Alex

      Estar a dizer algo que é falso pode levar a desleixo por parte de algum utilizador e acabar por sei apanhado em algo semelhante.
      Não há presentemente antivírus ou algo semelhante que proteja eficientemente contra ransomware.
      Para não ser apanhado basta ter backups actualizados de todo o que esta no sistema, tendo o cuidado de os ter seguros para não serem infectados.

    5. Avatar de Glink
      Glink

      isto, KES10 é muito bom nesse aspecto, o problema é que o System Watcher é pesado, e em muitos computadores não é muito recomendado se quisermos ter o computador apto a trabalhar…

      Eu conheço a realidade de algumas instituições, não tivese eu mesmo configurado o KES por lá, e é certo que na maioria dos casos os pcs arrastam-se com o System Watcher infelizmente…

      a melhor solução continua a ser migrar para linux, e claro ter admins capazes… que no estado também é complicado….

      quanto ao Centro Nacional de Cibersegurança, tem gente muito capaz, está em boas mãos…

      1. Avatar de ArTuRiX
        ArTuRiX

        Ora nem mais…

      2. Avatar de gloriex
        gloriex

        Claro, se calhar o problema é esse. O Glink configurou o KES nas instituições do estado e foi o descalabro. Quanto ao ter administradores capazes estamos conversados, na minha não queria um tipo Glink.

  3. Avatar de José
    José

    se tivessem PCs com linux

    1. Avatar de Rogério
      Rogério

      Cada vez gosto mais do “Pinguim” e do BSD

    2. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      …ou então Macs 🙂

      1. Avatar de Glink
        Glink

        infelizmente não é possível devido a factores óbvios xD
        e da maneira que conheço o sector publico, mais vale usar papel e caneta e mesmo assim eram infectados com virus xD

        1. Avatar de ArTuRiX
    3. Avatar de David
      David

      Para isso era necessário que todos os ‘programas’ e sistemas fossem todos web-based, pois 99% são para Windows.

      1. Avatar de Glink
        Glink

        por acaso não, grande parte roda com java ou são webbased…

    4. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Na minha escola os professores têm de usar Linux para abrir uma VirtualBox com Windows 7 para escreverem os sumários. Resultado: quando querem fazer uma apresentação longa é sempre ir preciso ir ao Windows porque o Linux corta metade do ecrã no projetor, desformata os documentos todos (powerpoint, word, etc), não reconhece muitas pens e o som deixa de funcionar sem motivo nenhum.
      Linux é só para diminuir a produtividade.

      1. Avatar de Safrane
        Safrane

        Usem Office 365 ou iCloud com as apps do iWork…

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          O Windows e o Office 2010 que se usa lá na maior parte dos PCs não está ativado. Se não conseguiram isso achas que têm dinheiro para o 365 ou pagar um balúrdio por um iQualquer coisa? Para nem falar da net lastimável que se tem lá.

      2. Avatar de neapo
        neapo

        Diz antes assim: na tua escola não há pessoas formadas nem que querem aprender a mexer em alternativas.

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Pois não. Mas podes culpá-los? Quase todos os meus stores deitam-se depois da 1h de manhã e levantam-se às 7h ou antes. Têm testes, trabalhos para corrigir ou fazer. Onde é que eles têm tempo para se formarem? Se sabem usar em Windows porque não usar o Windows?

  4. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    ..se não tivessem pcs.. LOL

    1. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      Isso geraria uma confusão de todos os tamanhos, não teriam tanto espaço para tanto papel

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Não vejo no artigo a indicação que sistema operativo estava nas máquinas atacadas!

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          Comentário como resposta no local errado… 🙁

        2. Avatar de Berloque
          Berloque

          Windows. Somente.
          Ainda não há ramsomware para Linux.

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Tens a certeza? Tenho a ideia que já li artigos que não o atribuem o ramsonware somente ao Windows e que tanto Linux como OSx poderiam ser atacados.
            Conheço pouco este problema, só estou a falar do que li.

          2. Avatar de Mikes
            Mikes

            Aliás, fui pesquisar agora e no site Linux.org está lá um tópico sobre isso.

          3. Avatar de Berloque
            Berloque

            Mikes, certeza não tenho, mas já “abri” alguns em Linux e passou incolume.

  5. Avatar de Paulo
    Paulo

    Se usassem folhas de papel…

  6. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    raptar algo que já raptou milhões é de dar valor lol

  7. Avatar de Redin
    Redin

    Se o sistema antispam P2T já existisse, haveria uma enorme probabilidade de nem sequer este tipo de emails poder serem difundidos, quanto mais recebidos.

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    Mas os gajos já tem forma de desbloquear esse ransomware?
    Se sim, deviam era libertar isso para o público em geral que há muita gente com os dados perdidos.

  9. Avatar de Safrane
    Safrane

    Deviam olhar para a IBM e mudar tudo para MacBooks e servidores PowerPC da IBM.

    Assim, era produtividade!

  10. Avatar de Joao
    Joao

    É de estranhar que não estejam todos escandalizados… se entra programas malignos para tentar pedir resgates pela informação encriptada… o que mais pode lá haver que nem dá sinais!!!

    Acho que é muito grave computadores que muitas vezes tem dados pessoais altamente sensíveis, ou acesso a estes, estejam assim tão vulneráveis!

    Deveria o estado passar a ter tudo em HTML5 e ter um sistema operativo próprio que reduzi-se a plataforma de ataque ao mínimo indispensável para tornar-se um alvo muito difícil.

    Se um programa maligno afectar o meu computador quanto muito eu é que me tramo… agora colocar em risco os dados de milhares ou milhões de pessoas é inaceitável.

  11. Avatar de tuga
    tuga

    a informação do estado não está nos pc’s dos funcionários públicos, está em datacenters devidamente protegida! os pc’s são só os frontends de acesso!