Hackers dizem ser difícil o Jailbreak no iPhone iOS 4.1

36 Comentários

Depois de termos falado aqui da tecnologia da Apple que iria estar mais atenta a possíveis Jailbreaks, hackers vêm alertar que o novo iPhone da empresa, que acaba de sair, está mais protegido, pois remove quaisquer desbloqueios que lhe sejam feitos, para fins de uso de software não autorizados pela Apple ou pela operadora.

iPhone

Os hackers em questão denominam-se de Dev-Team, e são especializados em criar ferramentas de desbloqueio. Contudo admitem que o novo aparelho da empresa de Steve Jobs é uma autêntica “armadilha”. Segundo o grupo de hackers, quem tentar o Jailbreak, para além de perder o acesso a lojas alternativas de software, pode também perder o seu desbloqueio na operadora, por exemplo, o smartphone deixa de funcionar em Portugal, caso tenha sido comprado nos EUA.

Os Dev-Team ainda acrescentam que esta nova versão do iPhone 4, traz algumas alterações relacionadas à chamada baseband, que podem ser definitivas e, por essa razão, dificultar ainda mais o processo de Jailbreak.

Update

Hackeres descobrem Exploit no iOS 4.1

No entanto, praticamente depois depois do iOS 4.1 estar disponível, um dos membros do grupo Dev-Tem, anunciou ter descoberto um exploit no bootrom do smartphone, que permite o Jailbreak. O exploit facilmente pode provocar uma onda de Jailbreaks no iDevice, e não é algo que, apenas com uma actualização de software, possa ser ligado.

Para contornar este problema, a Apple teria de flashar novamente bootroms dos iPhones, entre outros, antes memso de estes sairem da fábrica. O novo bootrom necessitaria de um patch que incluiria uma nova revisão a  todo o processador. Apenas um re-flashed ou um bootrom patched para o actual hardware, não seria suficiente.

O que há de novo no iOS 4.1?

Este update trouxe o já esperado Game Center para os dispositivos iPod Touch e iPhone, abrindo assim uma espécie de “rede social”, mas dentro do mundo dos jogos, onde pode agora o utilizador convidar e desafiar outros jogadores para uma partida em múltiplos jogos disponíveis. O update também veio activar o upload de filmes em HD, a partir do iPhone 4, para o YouTube e para o MobileMe, trouxe as fotos em HDR e, como foi anunciado por Steve Jobs na última keynote do dia 1 de Setembro,  veio corrigir alguns bugs (do sensor de proximidade, problemas no Bluetooth e problemas de performance em 3G).

Artigos Relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco
    Marco

    Esta noticia tornou-se irrelevante ontem com o novo hack da (bootrom).

    1. Avatar de Vítor M.

      Sem dúvida que está novamente encontrado um caminho para “destruir” a tal protecção que a Apple insiste em aplicar. No entanto e segundo o que é lido, há forma da Apple corrigir esse exploit.

      Também já li que o processo não é “meigo”, mas conseguido impossibilita uma nova utilização deste exploit.

  2. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    É por estas e por outras que eu mandei vir do Reino Unido, livre de operador e mais barato que em Portugal.
    É verdade que com o jailbreak não é so o unlock que interessa, mas sim o acesso a aplicações sem as pagar, mas isso já é outro assunto.
    se o jailbreak não for possivel, uma coisa de que vou sentir muita falta e acho que a apple ja devia ter implementado isso com uma aplicação autorizada é o sbsettings

    1. Avatar de Pedro Ribeiro
      Pedro Ribeiro

      Podes indicar o site onde realizaste a compra do iphone?

  3. Avatar de josé romão
    josé romão

    Galaxy s ftw =)

    Quem perde com isto é claramente a apple.

    1. Avatar de Vítor M.

      A Apple não perde, até porque é um estado de graça que dura muito pouco, este cenários de impossibilidade de executar o jailbreak, agora o que eu acho é que vai novamente criar rotinas e métodos que mais tarde os outros irão seguir, tendo em conta a vitalidade e acima de tudo viabilidade das stores.

      Agora não há dúvida que este novo iPhone é mais “especial” é mais sujeito a controlo por parte da Apple.

      Esta espécie de “big brother smartphónico”, já antes veiculado que existia, é que me deixa um tanto ao quanto desconfiando.

      Os tipos sabem mesmo o que cada utilizador faz nos seus telefones…. o que não deixa de ser uma invasão da privacidade.

      Agora é tecnologia que está certamente ao dispor de todas as marcas, isso de certeza que vai ser seguido.

    2. Avatar de a Friend®

      “Everybody falls.. right trinity?”

      Toma aqui uma ajudazita.. para tirares o junkware e cortar os acessos à Google, para não sniffar mais informações do utilizador.

      http://www.gadgetsdna.com/samsung-galaxy-s-i9000-rooted-successfully/4102/

      “Jaibreka” isso… 😉

  4. Avatar de Ricardo Nunes
    Ricardo Nunes

    Twetts do mais recente para o mais antigo:

    MuscleNerd
    That latest exploit from @pod2g confirmed to work beyond iPhone4…also on at least iPad and yesterday’s iPod4G too 🙂

    pod2g
    Works on 4.1 (!) iBSS iv=c2c5416472e5a0d6f0a25a123d5a2b1c key=1fbc7dcafaec21a150a51eb0eb99367550e24a077b128831b28c065e61f894a0

    notcom
    I just successfully updated to 4.1 without a baseband update. PLEASE wait for 4.1.0 TinyUmbrella!!!

    MuscleNerd

    Crazy timing that @pod2g got latest exploit just as 4.1 went public (lots of work left…keep away from 4.1 for now!)

  5. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    @TaimurAsad Tip @Techmeme iOS 4.1 Jailbreak Using New Bootrom Based Exploit Confirmed! http://t.co/lEO7hib

  6. Avatar de Dan
    Dan

    iOS 4.1 Jailbreak Using Bootrom Exploit works on the Newly Released iPod touch 4G, iPhone 4 and Even iPad !!

  7. Avatar de aver
    aver

    Um dia destes o jailbreak ainda sai antes da actualização do iOS 😉

    Em todo o caso é melhor esperar e ver em que param as modas. Fiz a actualização para o iOS 4.0 confiante que o jailbreak saía em seguida e ainda demorou bastante.

    1. Avatar de aver
      aver

      P.S. Estive a ler o que saiu entretanto sobre o processo que foi anunciado. Claramente já tinha sido descoberto. Deixaram passar a actualização do iOS 4.0.1 para não comprometer a do 4.1. Seja qual for a perspectiva que se tenha sobre o jailbreak, nāo deixa de ter piada.

      Agora, como o primeiro jailbreak feito pelo Dev-Team já não volta a haver: no fim do processo de jailbreak era corrigida a vulnerabilidade que tinha permitido o jailbreak.

  8. Avatar de a Friend®

    O problema do Jailbreak está sempre na Baseband, ou seja.. iPhones.

    Os mais antigos são mais fáceis de fazer jaibreak porque permite “downgrades” da baseband. Os mais recentes é tarefa complicada, como o iPhone 4.

    iPod Touch, como não precisam de “desbloqueios de rede” são sempre os primeiros a levarem jailbreak.

    Já à tempos havia dito isto mas vou voltar a repetir… a atitude de tornal o jailbreak legal só piorou a situação, porque agora anda na boca do mundo. Antes existia e a Apple nem se importava muito.. essa lei só veio acender uma chama que eu receava, e foi acordar o bicho adormecido (Apple) que agora anda a apertar forte e feio contra ele…

  9. Avatar de Sync
    Sync

    É apenas uma questão de tempo!

  10. Avatar de Bernardo Leitão
    Bernardo Leitão

    Bem, a Apple tem de ver a parte boa do JailBreak e Unlock é que a medida que os hackers vão fazendo o seu trabalho a Apple corrige as falhas de segurança.

  11. Avatar de Redhawk
    Redhawk

    A montanha pariu um rato, já está feito o JB ao iOS 4.1, ainda não saiu para o publico em geral mas deve acontecer a qualquer momento.

  12. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Ora boas, esta noticia é totalmente errada.

    Foi anunciado um exploit via bootrom, ou seja, a Apple só consegue corrigir via hardware. (Semelhança com 3GS 953 e 953-2)

    Portanto meus amigos, venha o jb.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Caro Rodrigo..
      O problema de só se ler os títulos é que depois se comenta à toa.
      O artigo está já actualizado com essa informação.
      Aconselho-te a primeiro leres, com atenção, e depois comentares, ok?

      Cumprimentos,

      Marisa Pinto

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Boas, quando o li não tava com essa informação.

        E os moderadores do pplware têm de começar a ser menos arrogantes, porque começa a ser triste vir aqui e ver a forma como falam para a malta.

        Sei que é dificil lidar com tanta gente, e existe gente que tira-nos do sério.
        Sim, tambem tenho experiencia em moderação, em varios blogs conhecidos e um forum. Mas tem de se ter calma.

        Boa Tarde

      2. Avatar de a Friend®

        @Rodrigo

        “Ora boas, esta noticia é totalmente errada.”

        Por vezes são a forma como se “entra” que causa certa instabilidade. 😉

        Mesmo que a noticia não estivesse actualizada seria melhor dizer:

        “Bem pessoal… foi dificil mas já está quase…falta um castelo!”

        O dever de um bom comentador passa por também saber informar os moderadores de uma forma menos “arrogante” … as vezes o pessoal tem atitudes (não estou a dizer que é o caso agora, mas há casos piores mesmo) que quase passam atestados de estupidez a quem faz os artigos, o que é uma falta de respeito enorme a meu ver, e tal como quem comenta gosta de respeito, quem faz os artigos idem/aspas. 😉

        Cumps

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Se foi esse o problema de tudo, as minhas desculpas.

          Estamos aqui para aprender e falar sobre os assuntos.

          Não é para dizer que sabemos mais que o outro, etc.

          Eu sei que é dificil, por isso é que disse que é preciso ter calma.

          Cumps!

  13. Avatar de Jose
    Jose

    Não sei porque sujam o nome dos hackers, cada vez me mete mais nojo.

    É crackers não hackers, e não venham dizer que é a mesma coisa, porque não é.

    Odeio esta porcaria, até no telejornal sujam o nome dos hackers, não deviam falar do que não sabem.

    As pessoas hoje em dia têm medo de hackers por causa de coisas como estas, mas de verdade deviam ter medo de crackers.

    Nem vou dizer as diferenças entre eles, procurem.

    1. Avatar de a Friend®

      Por acaso neste exemplo até são Hackers e não Crackers.

      Eles procuram vulnerabilidades e entram por essas vulnerabilidades.. contornam o sistema, não o forçam.

      Não fazem qualquer tipo de Keygen, BruteForce, etc… ou seja.. como sabes bem a definição, isso só se aplica aos Crackers.

      Logo, o nome da noticia está correcto. 😉

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Exactamente. É hacking.

        O main objective do jailbreaking é poder utilizar mais utilitarios, novas ferramentas, optimização, etc, do iOS.

        Pode-se dizer que é hacking.

        O Cracking pode-se pôr por exemplo, aos criadores do AppSync.

        Cumprimentos

        1. Avatar de a Friend®

          Temos outros bons exemplos também.. 🙂

          PS3 … via USB é Hacking.
          XBOX360 … via ModChip é Cracking…

          A melhor analogia que uso para explicar a quem desconheça é o exemplo de uma casa.

          O cracker lixa a fechadura para entrar. o Hacker procura uma janela destrancada para entrar… 😀

          Cumps.

          1. Avatar de Eduardo Garcia
            Eduardo Garcia

            Hacker se preocupa em so invadir sem danificar arquivos (feito isso eles ja estão satisfeitos), quando descobrem falhas muitas vezes eles compartilham para que haja a solução logo e nesse caso aki entra tambem a vontade de ser livre sem nenhuma empresa para dominá-los :).
            Ja os crackers são um pouco mais espertos e inteligentes para o lado do “mau”, quando invadem, danificam arquivos, e etc. Quando acham vulnerabilidades não se importam em mostrá-las.
            Certo?

          2. Avatar de Eduardo Garcia
            Eduardo Garcia

            E mais, todos tentam entrar sem serem detectados, um para o “mal” e outro como “hobbie” e de certa forma lhe rendem empregos… 😉

          3. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Mas as diferenças nem só se vêm pela maneira de fazer o “mod”.

            É mais pelo objectivo que esse mod tem.

            Os Crackers têm o objectivo de fazer algo mais e que pode ir em encontro do que a legislação permite, ou o produto está direccionado para.

            O hacker, tenta acrescentar, ou optimizar, o produto ou o que está a fazer, relaticamente ao mod, de forma aque este nao seja prejudicial, e só acrescente coisas boas..

            Tens outro exemplo como os jogos..

            Onde um cracker procura “crackar” o jogo e o hacker, cria novo conteudo, como patche’s (de stuff por exemplo.)

            Cumps

          4. Avatar de a Friend®

            @Rodrigo

            Exacto. A simples forma de modificar algo para funcionar melhor é um “hack”.. mas quem anda a denegrir muito isso até são os putos que jogam, usam “cheats” nos jogos para ganhar tudo e mais alguma coisa e chamam isso de Hack’s… e é isso que confunde muita gente. Ao fim ao cabo é um Hack.. mas é um Hack produzido por Crackers… 😉

            @Eduardo Garcia

            Os crackers partilham e muito, até ferramentas que não deviam partilhar. Eles não se importam de expalhar o cãos sem olhar a meios..

            Fazem Cracks para piratear jogos… e muitas das vezes há os Crackers que se aproveitam desses mesmos cracks que muita gente pensa serem “bons rebuçados” para não pagar um jogo, quando na realidade são virus altamente sofisticados que conseguem criar botnets…

            Eles têm um intuito sempre suspeito.

            O hacker vulnerabilidades que comprometam a maquina ou a segurança, eles não divulgam… são os “bons da fita”.

            Por ex, o Jailbreak do 4.0.1 foi via PDF, e eles nunca divulgaram o código que explorava essa vulnerabiliade, e quem tinha jailbreak via esse metodo, eles próprios criaram uma protecção.

            Hacker = Lado bom.
            Cracker = Lado negro.

  14. Avatar de aver
    aver

    Tanto quanto eu perceba, nesta coisa do jailbreak há hackers amadores (como os do Dev-Team, que nāo cobram nada) e hackers/crackers profissionais que cobram pelo jailbreak. Os que cobram são hackers ou crackers ? Estäo do lado bom, do lado negro, ou do lado deles ?

    1. Avatar de a Friend®

      Um hacker que descubra vulnerabilidades pode vender às empresas esse serviço prestado.

      As intenções nesse caso não são más.. mas sim um belo “ganha pão” 😀

      Quanto a amadores, há em ambas as partes…assim como profissionais.

      1. Avatar de aver
        aver

        Como diria o mestre Jedi “A passagem para o lado negro da força é fácil, havendo dinheiro à mistura” 😛

  15. Avatar de carlos
    carlos

    agora dizem. quem não tem um iphone é fazer inveja aos outros

  16. Avatar de Ppietra
    Ppietra

    Para quem quiser saber as diferenças entre crackers e hackers aconselho a wikipedia
    http://en.wikipedia.org/wiki/Hacker_(computer_security)#Black_hat
    Um cracker não é obrigatoriamente alguém com intenções nefastas ou à procura de lucro.
    Até há pouco tempo este jailbraking poderia ter sido visto como cracking simplesmente porque ultrapassavam as medidas de segurança sem autorização!

    1. Avatar de a Friend®

      Vai de encontro precisamente com o que tivemos a falar.

      “A white hat hacker breaks security for non-malicious reasons, for instance testing their own security system. This classification also includes individuals who perform penetration tests and vulnerability assessments within a contractual agreement. Often, this type of ‘white hat’ hacker is called an ethical hacker. The International Council of Electronic Commerce Consultants, also known as the EC-Council has developed certifications, courseware, classes, and online training covering the diverse arena of Ethical Hacking”

      ____________________

      “A black hat hacker, sometimes called “cracker”, is someone who breaks computer security without authorization or uses technology (usually a computer, phone system or network) for vandalism, credit card fraud, identity theft, piracy, or other types of illegal activity”

      ____________________

      Jailbreaking não é invasão de computadores ou dispositivos alheios. É um “Hack” que nós próprios fazemos aos nossos dispositivos. Esse “Hack” só passa ser ilegal ou malicioso quando usado para efeitos de crack de aplicações. 😉

      1. Avatar de Duarte
        Duarte

        Já que estão a falar em definições…

        Ir de encontro: contra qualquer coisa/ideia
        Ir ao encontro: de acordo com qualquer coisa/ideia

        O que o amigo precisava era ‘ao’. 😉