Hacker Rui Pinto já votou e publicou boletim no twitter! O que diz a lei?

110 Comentários

Hoje é dia de voto antecipado! Por Portugal, ao contrário do que era esperado, milhares de pessoas esperam em enormes filas para conseguir votar no seu candidato à Presidência da República. O hacker Rui Pinto já votou e até publicou no Twitter o boletim com a sua intenção de voto.

Em Portugal o código penal prevê uma pena de prisão até um ano ou multa até 120 dias.

Hacker Rui Pinto já votou e publicou boletim no twitter! O que diz a lei?


A Lei Orgânica n.º 3/2020, de 11 de novembro estabelece um regime excecional e temporário de voto antecipado para os eleitores em confinamento obrigatório e a Lei Orgânica n.º 4/2020, de 11 de novembro, alterou as diversas Leis Eleitorais e alargou o voto antecipado em mobilidade a todos os municípios, pelo que, atualmente, o modo de exercício do direito de voto antecipado, em território nacional, abrange: Doentes internados, presos, em Mobilidade e em confinamento obrigatório – COVID-19 (saber mais aqui).

 

Rui Pinto, o famoso hacker português também já votou e até publicou o seu boletim no Twitter. Sem grandes surpresas, o hacker diz ter votado na candidata Ana Gomes. A diplomata já veio agradecer o apoio de Rui Pinto

Rui Pinto sujeito a pena de prisão até um ano ou multa até 120 dias

De acordo com o artigo 342º, relativo à violação do segredo de escrutínio, refere que “quem, em eleição referida no n.º1 do artigo 338º, realizada por escrutínio secreto, violando disposição legal destinada a assegurar o segredo de escrutínio, tomar conhecimento ou der a outra pessoa conhecimento do sentido de voto de um eleitor é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias”.

Comentários

110

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vitor
    Vitor

    A “Aninhas” se fosse eleita dava-lhe logo um indulto…para agradecer o trabalho de “esclarecimento” feito pelo assaltante de bancos e “espião” da correspondência alheia!

    1. Avatar de Apaga Rabos e Sobe ao Mar
      Apaga Rabos e Sobe ao Mar

      Alguém lhe arranje um pente.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Não caiam na esparrela do populismo da esquerda/extrema esquerda!

    Vejam o exemplo do movimento dos lábios vermelhos…….. não vi a esquerda tão preocupada quando este governo de trafulhas enganou a União Europeia, para ser nomeado um homem Procurador da UE em vez de uma mulher que legalmente ficava em 1º lugar!!!!!!!

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1 como
      o sr Andre disse e muito bem contra a corrupcao nao existe nenhum movimento.
      o meu voto e CHEGA

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Um fascista, comentador de futebol da CMTV, para cargo de Presidente da República é de rir.

        1. Avatar de Abreu
          Abreu

          Nem mais José, era o princípio da macacada

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Por Carlos Rodrigues Lima, revista sábado 01-10-2020
          “Cavaleiro andante da moralidade pública, homem íntegro e com uma folha, melhor, quatro folhas de serviço limpo, André Ventura já foi tão corrupto como aqueles que – ainda que sempre em generalizações – ataca. O passado do líder do Chega como inspetor tributário deixa muito a desejar, sobretudo no papel que desempenhou na Autoridade Tributária para ilibar a empresa Intelligent Life Solutions (ILS), do senhor Paulo Lalanda de Castro, de pagar mais de 1 milhão de euros em IVA. A história está toda nos autos do processo Vistos Gold. “

          1. Avatar de Rui Costa
            Rui Costa

            E o desVentura quer ir para o poder para quê? Certamente que tachos não iriam falta na distribuição.

        3. Avatar de Pirata das cabernas
          Pirata das cabernas

          O fascista está a fazer “comichão” a muita gente hahaha o meu voto é nele garantido… Precisamos de um extrema direita radical 3em Portugal para meter alguns melros na linha

          1. Avatar de Reis
            Reis

            Depois sofres uma guerra de pancada.

          2. Avatar de darksantacruz
            darksantacruz

            Para além de fascista é corrupto que belo voto nesse senhor está de parabéns!

          3. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            O primeiro melro a meter na linha eras tu, mas uma linha querias tu não era?

        4. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Dá aí um exemplo de fascista e ditador, até hoje não vi nenhum.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Uhm, talvez António de Oliveira Salazar. Eu sei que morreu em 1970 é muito provável que nunca o tenha visto mas não deixa de ser facho e ditador ao mesmo tempo.

        5. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          Bom bom é este socialismo que vivemos com a ajuda dos queridos dos comunistas e os do BE.. Bom bom é estarmos nisto faz mais de 40 anos, bom bom é termos tido uma dívida da economia portuguesa de 360% em Setembro.. bom bom é que com estas políticas bastou 10/20 aninhos para aqueles que acabaram de entrar na UE (sim aqueles que se revoltaram contra o comunismo que só os fazia passar fome) nos ultrapassarem.. bom bom é este governo ter nomeado para diretor do ministério contra o racismo uma pessoa (para não lhe chamar outro nome) que diz “morte ao homem branco”, bom bom é todo este antro de corrupção que vai nos socialistas e mesmo assim pessoas tapadas como tu querem enterrar ainda mais este país.. e até podia continuar e dizer todos os podres deste socialismo que tanto mal tem feito ao país mas penso que deu para perceberes

          1. Avatar de Reis
            Reis

            A Culpa é dos Passos Coelho. Ok.

          2. Avatar de Luis
            Luis

            Ahahah é o normal da esquerda dizer isso.. homem teve lá 2 anos a ser um pau mandado pela troika mas é o culpado de tudo xD

          3. Avatar de Euéquesei
            Euéquesei

            Luís Costa, ando há anos a dizer essas coisas, não vale a pena.
            O problema de Portugal não são os políticos, são os Portugueses.
            Posto isto, olhe por si e pelos seus e depois logo se vê.
            Quem vier depois que se amanhe ou emigre.
            A cair nos rankings até chegar à última posição.
            Neste momento só a Bulgária está atrás de nós e em breve até esses nos passarão.
            Seremos os mais pobres da UE.
            Mas os Portugueses continuam a votar no mesmo bando de malfeitores responsáveis por esta situação.
            Quer fazer o quê com um povo destes?
            Bazar daqui é um bom caminho…
            Alguma vez um governo de um qualquer país de jeito estaria em funções após tantos escândalos seguidos?
            Só aqui.
            Percebe onde quero chegar?
            Não espere muito disto, a desilusão será enorme.

          4. Avatar de Martins
            Martins

            Meu Caro. Independentemente do nome, percebe que o socialismo em Portugal é a social-democracia, não percebe? Basta o PS estar no centro e o PSD dos socialistas envergonhados desaparece eh eh eh.
            Quanto ao André Ventura, quem lhe pode papar votos é o Tino de Rans eh eh eh. A cópia do Trump tem um problema. É que o Trump detesta latinos. O Tuga e o Brazuca são latinos, por isso eh eh eh, estão dentro do público alvo de quem o Trump não gosta. É um pouco como ver um cabeça rapada nazi, quando o Hitler gostava de nazis altos, magros, bem brancos e olhos claros, tudo o que o tuga não é. Concluindo há sempre um conjunto de ovelhas que vão atrás de qualquer um eh eh eh

        6. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          o outro também era comentador e chegou a PR

        7. Avatar de jorgeg
          jorgeg

          Fascista, argumente, mostre-me la onde e que ele e facista, links?!
          Pf da cnn tuga nao (sic, Tvi, rtp)
          Possivelmente o sr esta a confundir o sr Andre ventura com o seu querido lider o Costa, aka Golpista!

          Va-la quero VER onde o sr Andre Ventura e facista!

          1. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            No tempo do Salazar não falavas assim que a esta hora já tinhas o cú todo rebentadinho com um barrote cheio de farpas, mas tu parece que gostavas e queres de novo, seu malandro.

      2. Avatar de Antonio Da Silva
        Antonio Da Silva

        +1

      3. Avatar de Daniel Oliveira
        Daniel Oliveira

        De acordo com o artigo 342º, relativo à violação do segredo de escrutínio, refere que “quem, em eleição referida no n.º1 do artigo 338º, realizada por escrutínio secreto, violando disposição legal destinada a assegurar o segredo de escrutínio, tomar conhecimento ou der a outra pessoa conhecimento do sentido de voto de um eleitor é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias”.

    2. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      O populismo vem da esquerda e da direita.
      Essa mania de quem é de direita alertar para o populismo de esquerda e quem é de esquerda alertar para o populismo de direita não é mais do que a prova de que são todos a mesma m***a.
      Até porque agora a extrema direita também resolveu criar o movimento dos lábios pretos … enfim.
      A hipocrisia reina de uma ponta à outra sem exepção.

  3. Avatar de André
    André

    essa lei seria aplicado caso um terceiro dissesse em quem o rui tinha votado. o rui é livre de dizer em quem votou, é livre de mentir sobre quem votou.
    tem que estar preso pelos outros crimes que cometeu. revelar em quem votou é livre de o fazer

    1. Avatar de Jose Lapao
      Jose Lapao

      +1
      Ou então teríamos de prender todos oos candidatos, pois nem precisam dizer em quem vão votar, é lógico que neles. Que lei mais estúpida, aliás deve haver biliões de leis estúpidas em Portugal

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      A Ana Gomes já agradeceu e os meios de comunicação noticiaram.

    3. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      parece que a lei discorda de si

  4. Avatar de A. Tarzan Dumental
    A. Tarzan Dumental

    Ele apenas deu conhecimento do seu voto e não o de outrém de que tomou conhecimento.
    O Tino de Rans também já disse que ia votar nele mesmo e qualquer pessoa é livre de apoiar um candidato e declarar que vai votar ou que votou nele e penso que isso não constitui crime nenhum.

  5. Avatar de Fabio
    Fabio

    Se de facto a lei diz isso, então neste caso está o pplware e nós os leitores a cometer um crime também.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, nós só dizemos que tens facas em casa para barrar a manteiga no pão. O tipo de facas que usas e onde as usas, isso é contigo.

      1. Avatar de Manuel Picaró
        Manuel Picaró

        LOL

      2. Avatar de ninteressa
        ninteressa

        Por acaso não, pegando na letra da lei estão a dar conhecimento do sentido de voto de um eleitor, o que não deveriam fazer – uma coisa é dar a notícia, a outra é divulgar o voto ou o sentido, é uma linha fina que não deve ser transposta.

        O que esta norma protege é o direito ao sigilo do voto e pune quem violar esse direito – o segredo do voto de cada um de nós, eleitores – não se aplicando ao próprio eleitor mas a terceiros, s.m.o. .

        Dito isto, “o” eleitor não pode divulgar na assembleia de voto o seu sentido de voto por violação da normas que regem a votação.

        1. Avatar de Vítor M.

          Tal como referi, apenas mostramos as facas que barram a manteiga no pão. A faca que usam não tem nada a ver connosco, nem se a usam para barrar outro qualquer elemento. Nem fomos nós que fez a divulgação pública. Lê bem a lei 😉

          1. Avatar de Zé

            Tb acho que não. Indiretamente vocês insinuam que podemos dar outro uso à faca para além de barrar.

          2. Avatar de Vítor M.

            Não, ninguém insinua, se achas isso, é a tua interpretação, que é livre como sabes. Portanto, o facto de dares à faca uma qualquer outra utilização, além de barrar manteiga, parte da tua forma de pensar.

  6. Avatar de adbu
    adbu

    o espirito da lei é referente a dar conhecimento do voto de 3º, logo desta estará safo.

    1. Avatar de Nuno Saraiva
      Nuno Saraiva

      Exacto. E curiosamente é isso que o pplware está aqui a fazer

      LOL!

      1. Avatar de Vítor M.

        O que a lei diz é revelar o que o segredo de escrutínio protegeu. Neste caso, não há qualquer segredo, dado que foi o próprio que o tornou público, conforme é referido na lei 😉

  7. Avatar de CS
    CS

    Incrível como a esquerda tem deturpado a democracia e a liberdade de expressão e metido a culpa na direita.
    Se fosse alguém a votar no André Ventura era um escândalo, mas como é na eurodepuarada do sistema não se passa nada.

    1. Avatar de Macário
      Macário

      Eurodeputada do sistema, que já nem eurodeputada é e já apontou o dedo a mais trafulhices que o “mr. #vergonha”!

      1. Avatar de Cicrano
        Cicrano

        Tás-te a referir aos tachos que arranjou às incompetentes das filhas que nem para lavar casas de banho servem a peso de ouro?

  8. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Ai a lei, a lei, que serve para tanta coisa e ao mesmo tempo para nada.
    Depende sempre de quem faz as acções…

  9. Avatar de Filipa
    Filipa

    blablabla… mas para quando criminosos na prisao? e nao estou a falar do Rui Pinto

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Pois esse já está preso, e por mim deveria lá ficar a cumprir pelos crimes que cometeu. Obviamente as provas que ele divulgou, e uma vez que são provas, também deveriam ser usadas. Uma nada tem a haver com a outra

      1. Avatar de Jose Lapao
        Jose Lapao

        Por essa lógica todos devíamos cumprir pelos crimes cometidos, que nunca excedeu a velocidade, quem nunca passou um vermelho, quem nunca deitou uma “beata” para o chão, quem nunca passou fora de uma passadeira com ela ao lado, bem são inúmeras os incumprimentos que cometemos que o país era uma prisão autêntica, como agora o único que não cometeu nada foi o Costa que agora e nosso carrasco, metendo nós todos em cada e ao mínimos descuido estamos presos por incumprimento das leis. Enfim quando um jornalista investiga, muitas vezes violando tudo o que é leis não se lhe pode tocar e liberdade de imprensa, se um cidadão decide investigar por conta própria e expõe grandes curruptos então deve ser preso pois não tinha nada que andar a meter o bedelho

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Muitas dessas coisas não são crime, e sim quem os comete deve ser punido. O acesso ilegítimo não pode ser usado como justificação , existem outras formas de investigação. Onde pára a ética. Agora se alguém comete uma ilegalidade para obter essas provas deve estar preparado para sofrer as consequências.

    2. Avatar de Sardinha Enlatada
      Sardinha Enlatada

      Filipa isso so iria acontecer quando muitas leis fossem escritas correctamente e sem falhas nem interpretacoes dubias. E claro tambem uma limpeza na assembleia porque muitos que tem assento parlamentar nao estao la a fazer nada. Eu continuo a sonhar que esse dia ira chegar um dia lol

  10. Avatar de Abreu
    Abreu

    Mais preocupante e o facto de haver eleições no pico da pandemia. Mas enfim, vamos fazer comprir a lei e ficar em casa.

    Meu palpite e 75 por cento da abstenção.

    Abc

    1. Avatar de PC
      PC

      Desde que ganhe o Andre Ventura tudo bem, está na hora de Portugal voltar a ser serio!

      1. Avatar de LR
        LR

        Agora diz isso, mas sem te rires…

      2. Avatar de Martins
        Martins

        Que grande fake news que me saíste.
        Diz isso sem ironia.
        Vota é no Tino, esse sim.
        Agora o Sr. Ventura FazpelaVida, está a fazer pela vida…
        Tb tem direito a isso

        Eheheh

        1. Avatar de Euéquesei
          Euéquesei

          O Martins tem alguma coisa a dizer em desfavor do cidadão Tino?
          Pelo que sei, é um trabalhador que ganha a vida através do seu trabalho.
          É um Xuxa, mas até hoje ainda não ouvi dizer que seja corrupto ou que ande a roubar dinheiros públicos.
          Vc vá la votar no Herman travestido assim como assim só se estraga uma casa.
          Isto pior do que está, é difícil…Mais um cromo ou menos um, o resultado será sempre o mesmo, um desastre.
          Em relação ao Socialismo e à Social Democracia que falou antes, se essas coisas trouxeram o país para este estado em que está, cujo futuro já está mais que hipotecado e nos trouxe a 3 bancarrotas e só não estamos noutra pelos motivos que sabemos, pois olhe, pode meter isso num qualquer balde do lixo.
          Não serve.

          1. Avatar de Martins
            Martins

            Nada.
            Até vou votar nele.
            É isto não é fakenews

          2. Avatar de Martins
            Martins

            Mas ainda não há alternativa mais equilibrada, muito menos extremismos, ainda para mais de um povo de emigrantes.

      3. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Gostas de ser sodomizado por trás, quem não te conhecer que te compre!

    2. Avatar de Jose Lapao
      Jose Lapao

      Plenamente de acordo em fazer cumprir esta lei de ficar em casa,mas são assim tantos os tachos que 25% da população que pode votar são políticos xissa que há mais ladrões que aquilo que eu pensava

    3. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Sim exato o problema é haver eleições não são as filas intermináveis nos estabelecimentos comercias em pleno confinamento.

  11. Avatar de ...

    Ainda há gente que da ouvidos a políticos, muito bom.

    1. Avatar de Martins
      Martins

      Claro. Não votas, não protestes.

  12. Avatar de poiou
    poiou

    Só não percebi uma coisa, se o boletim na foto não tem nenhum candidato visível assinalado, qual é o problema?

    1. Avatar de ...

      Tem de ver melhor.

  13. Avatar de fernando
    fernando

    Já só falta uma estatua a semelhante criatura, pobre País que se renega a si próprio e elogia certas espécies de parasitas, elegendo-os como se de heróis se tratasse. Com a mesquinhês de ideas validas, á sempre uns chicos espertos, a tirarem proveito da ignorância dominante.

  14. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    O amor é louco… eheheh

  15. Avatar de Cocas
    Cocas

    Eu até tinha boa opinião do Rui mas agora só devo dizer que devia era ser multado…

  16. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    Andam muito preocupados em fazer campanha contra o Ventura… O próximo primeiro-ministro!!!

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Pelos vistos muita gente vota Ventura.

  17. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Sim,sim..toma mas é a medicação..

    1. Avatar de Xaikkul
      Xaikkul

      Ficaste picado? Tem cura, votas no partido da 3ª bancarrota. Esses é que são bons.

      1. Avatar de Euéquesei
        Euéquesei

        A julgar pelas sondagens, são mesmo muita bons.
        Daí eu ter dito que o problema de Portugal não são os políticos, é o povo.

  18. Avatar de eu
    eu

    eu digo sempre à minha mulher em quem votei.. prendam-me tb!

  19. Avatar de Ci
    Ci

    “quem, em eleição referida no n.º1 do artigo 338º(…), tomar conhecimento do sentido de voto de um eleitor é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias”.

    EU TOMEI CONHECIMENTO. VOU PRESO OU APANHO MULTA?

    1. Avatar de polígrafo do polígrafo
      polígrafo do polígrafo

      eu também tomei conhecimento e não queria e agora??????

  20. Avatar de Tomem o comprimido !
    Tomem o comprimido !

    Google, Microsoft, Apple, Facebook, Amazon, etc, etc, como se sabe e já provado mais que vezes, não cumprem regras e leis … podia estar o dia todo a dar N de exemplos nacionais e internacionais mas não tenho agenda nem pretendo dividir para reinar. Não uso Offshores, pois só quem conhece bem o sistema e faz parte dele consegue fugir por essas vias as suas obrigações, aliás sitos desses limpam todo o tipo de dinheiros….bancos, empresas, advogados, contabilistas, traficantes, etc,etc, usam …
    Como dizia por exemplo Martin Niemöller
    ” Primeiro levaram os comunistas,
    Mas não falei, por não ser comunista.

    Depois, perseguiram os judeus,
    Nada disse então, por não ser judeu,

    Em seguida, castigaram os sindicalistas
    Decidi não falar, porque não sou sindicalista.

    Mais tarde, foi a vez dos católicos,
    Também me calei, por ser protestante.

    Então, um dia, vieram buscar-me.
    Nessa altura, já não restava nenhuma voz,
    Que, em meu nome, se fizesse ouvir. ”

    Votem !
    Ao votarem lutam pela democracia. Votar não é só um direito mas também é um dever.

    O clubismo não é a solução para nada, nem bom concelheiro.

    Saúde !

  21. Avatar de F
    F

    Votou na amiga. Não é possivel por virus nos jpgs?

  22. Avatar de Reis
    Reis

    Eu voto no Pedro da Sousa Cruz! Está no twitter!

  23. Avatar de Filipe
    Filipe

    Pelo menos não vota no fascismo.

    1. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      Qual fascismo? Só os idiotas é que pensam que o fascismo alguma vez vai voltar, pelos vistos nem sabes o que isso foi. Fascismo é estarmo num estado de direito e ver alguns politico quererem calar a boca de outros só porque lhes fazem frente. Tenho pena de pessoas assim

  24. Avatar de Jota
    Jota

    É criminoso e ainda por cima tem cobertura das autorizardes, portante ele faz o que lhe apetecer!

  25. Avatar de Manuel Santos
    Manuel Santos

    A Lei também diz que em dia de eleições e 24 horas antes delas não pode haver campanha eleitoral e, o que todos assistimos nas Tv’s foi campanha eleitoral!

    1. Avatar de Dani Silva
      Dani Silva

      O dia de eleições é o 24 de Janeiro. Ontem foi dia de voto antecipado, logo essa lei não se aplica.

  26. Avatar de Toninha
    Toninha

    Tanta gente que fez isso e não é notícia. Mas como precisam de arranjar algo para implicar bora lá chatear o gajo que é conhecido.

  27. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Pelos visto este idiota anda gostar da cana. Toda a gente já sabia onde ias votar e claro que só podia ser na itua querida lider aninhas.

  28. Avatar de Espetador
    Espetador

    Este continua a gozar. Estão bem um para o outro. Mário Soares também visitava os ladrões na prisão e apoiava-os. Fraca “justiça”, fraco país.

  29. Avatar de Koso
    Koso

    Isto só quer dizer uma coisa: ANA GOMES à frente nos votos contados! Cuida-te Ventura!!

  30. Avatar de A Mateus
    A Mateus

    Meus caros,nao estara a lei a falar de uma segunda pessoa e nao do proprio?

  31. Avatar de alc
    alc

    Claro… Está a pagar favores…. Ela defendeu-o de crimes e ele vota nela… É assim para muitos eleitores que votam para pagar favores… Seja um emprego, assegurar o rmg, ser militante, negocios etc….. Eu voto CHEGA….

  32. Avatar de informado
    informado

    Nesta senhora não voto de certezinha absoluta.

  33. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Só sei que em Portugal está cada vez pior, venha o Diabo escolha.
    A Política vai de mal a pior, nestas eleições do pouco que vi em vez de estarem a “discutir” o que se passa em Portugal, apresentar algo de concreto de modo a melhorar simplesmente vi pessoas a descerem ao mais baixo nível ao atacar oponentes com golpes baixos que de nada trazem positivo ao País, Marisa Matias, Ana Gomes atacar Ventura, Ventura atacar Marcelo, Marisa e Ana e o Marcelo simplesmente a sorrir como se tudo tivesse bem, Portugal está numa boa….. fazer panelinha com o Costa 😉 neste momento não vejo futuro com nenhum desdes candidatos.
    Para mim o Chega só tem algo de bom, tem a coragem de dizer o que muitos não dizem mas Sinceramente será o melhor…… 😉 se o Chega alguma vez conseguir o Poder deduzo que acabe por fazer o mesmo que os outros a não ser que tenha a maioria o que hoje em dia é péssimo para qualquer partido.

    Quanto à notícia do Rui Pinto este voto é simplesmente pela a Ana Gome ter dito caso fosse eleita faria de tudo para que fosse solto e ao mesmo tempo o Rui Pinto de uma certa forma pensar que pode Influenciar os votos de alguns Portuguese (mais uma vez tudo Política), está tudo dito.

  34. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    No caso de uma foto tirada ao boletim de voto pelo próprio votante, antes de o inserir na urna de voto, esta lei não vale nada. Ninguém pode garantir que ele, depois da foto, não fez uma cruz nos outros candidatos todos, ou desenhou uns lábios no André Ventura ou Marisa Matias, desta forma invalidando o voto.

    A foto do boletim de voto vale tanto quanto simplesmente dizer ou escrever em quem votou.

  35. Avatar de GFan
    GFan

    O meu voto vai para André Ventura, o único com a coragem para acabar com este estado de coisa nenhuma, em que caminhamos a passos largos para sermos o país mais pobre da UE.

    1. Avatar de Apaga Rabos e Sobe ao Mar
      Apaga Rabos e Sobe ao Mar

      Caminhamos? Há 20 anos atrás olhávamos para os países de leste como de pobreza extrema e sub desenvolvidos, hoje já praticamente todos nós passaram a frente. A Polónia o ano passado passou Portugal no PIB per capita, tem propinas zero no público, atendimento de saúde gratuito para toda a gente e ainda pagam 125 euros por mês por cada filho até aos 18 anos. A Polónia!

  36. Avatar de offshore, offshore !
    offshore, offshore !

    Um país reflete o melhor e o pior das suas élites. Com tanta “pessoa” a comer coco às conheces como se não existisse amanhã, já nada surpreende. Opinião sobre tudo e mais alguma coisa e assim demonstram a sua egnoracia, o que até acaba por ser positivo. Como diria por exemplo o Mark Twain “Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele…” Quantos dos que aqui esperneiam participam na democracia ou na sociedade para que se corrija os erros que os faz espomar ? Quantos não são mais que chicos espertos ou filhinhos de chicos espertos que se aproveitam das falhas do “sistema” que lhes permite a vidinha boa acima da media? Os tais fortes com os fracos… Mas que fogem para os offshores, como se ao fazer isso fosse fortalecer o seu País, o SNS, a justiça, a segurança, a educação, a economia nacional em geral. Enfim, charlatões, fanfarroes de barriga cheia com pensamento orgulhosamente escatológico. Vendo que por aqui existem sumidades em direito nas suas mais variadas áreas, facilmente se verifica que tiraram negativa nas várias cadeiras.

  37. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Os proud boys do chega em força no pplware!Quem diria..

    1. Avatar de José Bacalhau
      José Bacalhau

      O chefe dos Proud Boys americanos por sinal é um latino, Enrique Tarrio. Aliás, essa ideia de que os latinos e os negros não gostavam de Trump até pode ser verdadeira, mas é-o muito menos do que se pensa: Trump teve a maior votação de negros e latinos (em relação às respetivas populações) desde Nixon, em 1972, que teve uma votação gigante de 60% dos votos. Esta é uma das muitas narrativas que as pessoas em Portugal acriticamente acolhem, quando a verdade é muito mais subtil. Por exemplo, em Portugal o Black Lives Matter goza de alguma simpatia. Na verdade, o BLM é um bando de arruaceiros mais interessados em acicatar o ódio entre grupos de pessoas do que nas lutas (justas, aliás) dos negros pelo seu progresso. Basta ver as declarações das três fundadoras do BLM a dizer que são “marxistas treinadas” para ser ver logo o calibre da coisa. Antifa é quase a mesma treta. Usando uma metáfora estafada, os Proud Boys são a reação esperada que Newton enunciou: “a uma força opõe-se outra de igual intensidade e sentido contrário”. A verdade é que estaríamos todos melhor sem BLM, Antifa e Proud Boys.

    2. Avatar de Jorge Ricardo
      Jorge Ricardo

      Olha que já cá andavam em força…

      Aliás ao ritmo que postam certamente devem fazer parte de um dos dois tipos de subsídio dependentes que existem em portugal…
      Os que recebem um salário mas trabalhar fica para os colegas porque eles estão ocupados a fazer trabalho político nas redes sociais ou daqueles patrões que gostam é de subsídios do estado e regras mais fáceis para chular os funcionários e poderem pôr mais dinheiro na conta deles, não da empresa claro.

      Além das fake news que se dedicam a propagar e das frases feitas de café que se repetem até à exaustão que não propõem construir nada só destruir, o problema é a realidade…

      As propostas para acabar com o SNS e da Escola Pública para não haver “concorrência” para os privados…

      O passado do Sr André a ajudar os amigos que financiam o Chega a fugir aos impostos…

      A facilidade e quantidade de mentiras que são ditas pelo sr candidato presidencial que só têm um objectivo, conquistar o poder para fazer o que quiser e os seus “amigos” quiserem do país.

      Como dizia o sr André a defender o sistema presidencialista nos debates das presidenciais… é mais simples. Não há oposições não há complicações. O presidente (e os interesses dos amigos) mandam e o resto obedece.

      Eu sei que a memória histórica tem andado um bocado curta e a cegueira de quem o apoia não deixa ver mais nada mas disso, o mundo já teve que chegue e não precisa de mais.

  38. Avatar de José Bacalhau
    José Bacalhau

    Bem, se a lei diz que não se pode revelar o próprio voto, então é estúpida. Tiver o modificador “nas proximidades das mesas de voto” já faz mais sentido mas, num mundo com telemóveis com redes sociais em todo o lado, se calhar é inútil. Por isso mais vale a lei limitar-se a dizer que não se pode revelar o voto de outrem se este não for público.

  39. Avatar de AlexX
    AlexX

    Diria que pode ter mentido e a cruz ter sido editada na foto do boletim em branco. Se o quiserem acusar de algo, Pinto também pode ter outra foto mostrando em quem realmente votou, talvez o Vitorino.

  40. Avatar de Bruno Borges
    Bruno Borges

    o caro VITOR M. interpreta a lei como entende, mas o que esta escrito na lei é “…dar conhecimento da intenção de voto de UM eleitor!” Eu entendo dar conhecimento de um…outro! Eu sou livre de revelar a quem eu entender a minha intenção de VOTO! Ninguém ia fazer uma lei que iria violar um direito constitucional! É óbvio que a intenção da lei referida é castigar quem faz algo sem consentimento de outro! Patetice seria o que este artigo refere!

    1. Avatar de Vítor M.

      Caro Bruno, a lei fala sobre a violação do segredo de escrutínio. Ponto final. Depois dele próprio divulgar, acabou o segredo, fica só o ato dele perante a lei. Depois o Bruno e quem quiser, interpretem à vontade 😉

      1. Avatar de Bruno Borges
        Bruno Borges

        O segredo de escrutínio é em relação a sua violação! o próprio não pode violar algo que é seu por direito! Leia 20x a frase ” dar conhecimento de voto de um eleitor!” a sua interpretação é errada e informa mal o leitor!

        1. Avatar de Vítor M.

          Ele é um eleitor. Ora leia bem a lei, menos vezes, mas mais devagar.

          1. Avatar de Bruno Borges
            Bruno Borges

            Caro Vítor M. não adianta (BIG FACEPALM!)! informe-se e tenha cuidado com o poder que tem e com a sua responsabilidade ao usar este tipo de plataformas! Cumprimentos

          2. Avatar de Bruno Borges
            Bruno Borges

            pior ignorante, é aquele quenão se escusa. “Contactada pelo Polígrafo, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) esclarece que o artigo 342º do Código Penal se refere somente “à denuncia do sentido de voto de outrem” e não à exposição do próprio voto, como ocorreu na situação em análise. A lei define que é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias quem “tomar conhecimento ou der a outra pessoa conhecimento de voto de um eleitor”. Ficava melhor da sua parte outro tipo de postura. Cumprimentos

  41. Avatar de Cohen Jorge
    Cohen Jorge

    Caro Vitor, apenas para o informar que o seu artigo induz o leitor em erro, pois a lei não ilegaliza a demonstração da intenção de voto ou do voto praticado.
    O que a lei do artigo que refere informa é que qualquer terceiro que, pormeios de violência tente revelar o voto de outro, deve ser punido com o auto.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, é mais que isso é menos que violência. Leia os pontos referidos no artigo.