Há um continente que não tem qualquer registo de COVID-19

10 Comentários

Ao contrário do que se pensa e até se lê, a COVID-19 não está presente em todo o mundo. É verdade que os números têm disparado à escala mundial, com alguns países a atingirem recordes no que diz respeito a novos casos. Mas não significa que a pandemia tenha atingido tudo e todos.

“Longe” da COVID-19 está a Antártida que é atualmente o único continente sem qualquer caso positivo do novo coronavírus.

Há um continente que não tem qualquer registo de COVID-19


Antártica vive sem máscaras contra a COVID-19

A população vive normalmente, sem máscaras e sem casos de COVID-19. Contudo acompanha o desenrolar da pandemia a milhares de quilómetros de distância. De acordo com a Lusa, perto de um milhar de cientistas e outros profissionais que trabalham naquele território estão a ver o sol pela primeira vez em semanas ou meses. Há uma mobilização geral para tentar assegurar que os novos colegas que estão prestes a chegar não trazem o vírus com eles.

Rob Taylor, guia de campo da estação de pesquisa britânica “Rothera Research Station”, explicou à Associated Press (AP) como é viver no que descreve como: “a nossa pequena bolha segura”.

Em geral, a liberdade que hoje temos é maior que a dos habitantes do Reino Unido no auge do confinamento. Podemos esquiar, socializar normalmente, correr, ir ao ginásio, fazer tudo dentro do razoável.

Há um continente que não tem qualquer registo de COVID-19

Internet com boa ligação é uma das vantagens

As boas ligações à Internet existentes permitem acompanhar de perto a progressão da pandemia no resto do planeta. Enquanto o mundo iniciava, assustado, em março o confinamento, os Programas Antárticos concordaram que a pandemia poderia vir a causar ali um verdadeiro desastre. Com os ventos mais fortes e as temperaturas mais baixas do mundo, o continente é já suficientemente perigoso para os trabalhadores das 40 bases permanentes ali existentes, refere a Lusa. A sua dimensão é semelhante à dos Estados Unidos e do México.

Segundo um documento da COMNAP citado pela Associated Press…

Um novo vírus altamente contagioso significaria mortalidade e morbilidade no ambiente extremo e austero da Antártida, o que, associado às respostas limitadas disponíveis a nível médico e de saúde pública, representaria um elevado risco, com consequências potencialmente catastróficas.

Sendo a Antártida apenas acessível através de um reduzido número de corredores aéreos ou por via marítima, “é preciso fazer tudo, no imediato, para evitar que o vírus chegue ao continente”, lê-se no relatório, que determina o fim do contacto com turistas e do desembarque de navios de cruzeiro.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de C.S.
    C.S.

    Realmente uma área que é considerada um deserto polar, se houvesse lá covid,é que eu me admirava.
    No deserto do saara parece que também não há covid.
    Realmente gostava de saber qual o objectivo deste tipo de noticias.
    Será para alterar o comportamento das pessoas?
    Que raio de experiências é que estão a fazer,e que as redes sociais ampliam de forma cega?
    Será assim tão difícil perceber que este tipo de noticias aumentam exponencialmente o número de depressões ou de suicídios?
    Será que vale tudo só para ter mais uns quantos comentários?
    Será que o dinheiro ganho desta maneira compensa?

    1. Avatar de RM
      RM

      Na lua, marte, etc … também não há covid-19 🙂

      1. Avatar de pois
        pois

        Certeza? É preciso fazer mais testes. Testar, testar, testar…

        1. Avatar de pois
          pois

          jornaldocomercio.com/_conteudo/internacional/2020/05/737367-bode-com-covid-19-faz-tanzania-rever-testes.html
          reuters.com/video/watch/idOVCCIUZCJ

          pplware.sapo.pt/informacao/coronavirus-resiste-apos-21-dias-em-alimentos-congelados/

          covid19.min-saude.pt/superficies-e-objetos-continuam-a-ser-considerados-fontes-indiretas-de-transmissao/

    2. Avatar de Cicrano
      Cicrano

      Enganas-te profundamente… Existem varios casos confirmados de pessoas infectadas com o SARS-COV2 no deserto do Sahara.
      Agora pensa assim: Se a população Mundial desaparece-se completamente devido à pandemia, graças a haver um local isolado e de difícil acesso os sobreviventes poderiam começar de novo.
      Eu sei… usar o cérebro dá trabalho.

      1. Avatar de pois
        pois

        Impossível que uma doença que só afeta principalmente pessoas com 2.6 causas extras de mortalidade (cdc.gov/nchs/nvss/vsrr/covid_weekly/index.htm#Comorbidities) e em média acima da esperança média de vida extinga populações.

        Mesmo que contagie 100% da população.

        «Eu sei… usar o cérebro dá trabalho.» – Cicrano

        1. Avatar de Cicrano
          Cicrano

          Se realmente usares o cérebro, tinhas lido que se tratava de uma hipótese e não de uma realidade absoluta.
          Português é difícil para alguns… Pois

          1. Avatar de pois
            pois

            Se é impossível, não é uma possibilidade, é fantasia.

            «Português é difícil para alguns… » – Cicrano

  2. Avatar de Ricardo Herdeiro
    Ricardo Herdeiro

    Que novidade excitante! Ainda no outro dia me perguntei quantos infetados com o Xiaomi virus havia na Antártica… obrigado pplware!

  3. Avatar de pois
    pois

    jornaldocomercio.com/_conteudo/internacional/2020/05/737367-bode-com-covid-19-faz-tanzania-rever-testes.html
    reuters.com/video/watch/idOVCCIUZCJ

    pplware.sapo.pt/informacao/coronavirus-resiste-apos-21-dias-em-alimentos-congelados/

    covid19.min-saude.pt/superficies-e-objetos-continuam-a-ser-considerados-fontes-indiretas-de-transmissao/