Guerra: Telemóveis “permitiram” ataque que matou 89 soldados russos

30 Comentários

Os telemóveis são hoje um equipamento fundamental para comunicação. Ao contrário de outras guerras do passado, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia é também uma guerra digital. Não só pelos ataques cibernéticos que também têm acontecido, mas também porque há muita tecnologia envolvida na “guerra física”.

Mas a tecnologia pode também tramar os soldados, neste caso os telemóveis. Pelos menos é isso que a Rússia agora veio referir após a morte de 89 dos seus soldados.

Guerra: Telemóveis "permitiram" ataque que matou 89 soldados russos


Sinal de telemóveis permitiu localizar militares

A Rússia diz que uso de telemóveis permitiu à Ucrânia atingir as suas tropas. A utilização não autorizada de telemóveis por soldados russos terá levado ao ataque no fim de semana das forças ucranianas a uma instalação em Makiivka, onde morreram 89 militares.

Os sinais telefónicos permitiram às forças de Kiev “determinar as coordenadas da localização de militares” e lançar um ataque com ‘rockets’, referiu o tenente-general russo Sergei Sevryukov.

Do que se sabe, as forças ucranianas dispararam seis ‘rockets’ de um sistema de lançamento múltiplo HIMARS, fornecido pelos Estados Unidos, contra um edifício “na área de Makiivka”, na região de Donetsk, onde os soldados russos estavam estacionados.

Guerra: Telemóveis "permitiram" ataque que matou 89 soldados russos

Dois ‘rockets’ foram derrubados, mas quatro atingiram o prédio e explodiram, provocando o colapso da estrutura, revela a Lusa.

O Ministério da Defesa russo fez um balanço inicial de 63 soldados mortos no ataque. Entretanto, após as equipas de emergência verificarem os escombros do edifício, o número de mortos aumentou para 89, referiu hoje Sevryukov. O vice-comandante do regimento russo está entre as vítimas.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Borges
    Luis Borges

    Esta ‘e a versao do Kremlin, nao ‘e? Que acusa os proprios soldados russos de usarem um telemovel mas que nao fala de terem explosivos proximo do local onde os soldados russos estavam alojados.
    A pergunta coloca-se porque nao me parece claro onde esta’ a fonte de informacao para a noticia.

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      ” Pelos menos é isso que a Rússia agora veio referir após a morte de 89 dos seus soldados…”. A fonte da noticia está referida no artigo…resta saber se é uma “fonte” fiável ou não! Acredito é que os números das baixas pequem por defeito…

    2. Avatar de Naodouonome
      Naodouonome

      Sim, porque a versão ocidental o número de baixas é bem superior

      1. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        Porque na guerra tens que ter em conta a moral, a Ucrânia quer inflacionar o número de mortes para encorajar os seus soldados, a Rússia quer diminuir o número de mortes para não desencorajar os seus soldados… Entre uns números e outros, somas os dois e divides a meio e já estarás mais próximo da verdade…

    3. Avatar de Ogoid
      Ogoid

      A duvida da fonte faz todo sentido mas o que me “assusta” a forma como é usada para remover as possíveis responsabilidades das chefias de colocar tantos soldados juntos perto da frente.
      A fonte até pode ser ucraniana, como forma de mostrar aos soldados russos que enquanto estiverem no seu território, não conseguirão dormir descansados, e que é rapidamente usada como propaganda pela Russia.

  2. Avatar de mojorisin
    mojorisin

    não são 89 soldados, são 80 vidas ceifadas por causa de um doido que nunca podem a sua vida em risco

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Certo, e essas 80 vidas foram para lá porque? Preferia ser preso (ou até morto) do que tirar a vida alguém a mando de um psicopata. Portanto amor com amor se paga, e só é pena terem sido 80

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Hora vejamos, de um lado temos soldados contratados, mercenários e claro muitos bêbados, do outro temos um exército que defende a sua pátria sempre com a moral em alta
        com a preciosa ajuda do invasor sempre que comete estes erros básicos e quando deixa o rasto das atrocidades que fez aos Ucranianos, “câmara de tortura”.
        O mais provável são estes soldados Russos não saberem acatar ordens, eu não acredito que um comandante de unidade não tenha dado essa informação, mas como sabemos cumprir ordens é difícil para muita gente.
        @Fusion, quando diz que ” Preferia ser preso (ou até morto) do que tirar a vida alguém a mando de um psicopata.”, não podemos comparar muitos deste pobre desgraçados estão convictos que estão a defender uma causa nobre vitimas da propaganda Russa, e até podes pensar assim mas imagina que ou invés de te “matarem” vão antes atrás dos teus pais, filhos irmãos, não sabemos é um pensamento romântico mas longe de ser uma realidade.
        Pelo que vi supostamente era uma companhia resultante da mobilização parcial que foi decretada à pouco tempo pessoal sem qualquer experiência em combate.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Já para não falar de assassinos recrutados nas prisões e chechenos carniceiros que se divertem em matar, violar e torturar…

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            David Guerreiro, sem querer diminuir o que se passa na Ucrânia, parece que o que se passou no Iraque e Afeganistão lhe passou ao lado.
            Não viu as imagens que o Assange colocou cá fora sobre as torturas nas prisões de Iraquianos às mãos de militares americanos?
            Não me diga que não viu..oh pá, façabor de ir ver então.
            E isto é só o que se sabe, nem consigo imaginar o que não sabemos…
            Sabes quantos Iraquianos civis foram mortos na guerra? Estou a falar de civis, só foram cerca de 200 mil… Mais os outros no Afeganistão que deve ter sido tb um número elevado dado que até os próprios militares americanos admitiram muitas baixas civis e aliás há imagens disso disponíveis.

            É engraçado o conceito de ser crítico para uns, o que acho correcto, e não ter a mesma atitude quando são outros a fazer exactamente o mesmo.
            Sei lá, talvez as bombas lançadas de um avião americano sobre um monte de civis num casamento seja uma prenda para os noivos a desejar vida próspera…
            Vai na volta deve ser isso…
            É o que temos e pronto, como diz o outro, temos que nos habituar.

          2. Avatar de Manuel Joaquim
            Manuel Joaquim

            PorcoDoPunjab quere dizer então que essas atrocidades que os americanos cometeram justifica tudo o que os russos estão a fazer?

            É isso? Os Russos são uns gajos fixes porque os americanos também cometeram atrocidades e ninguém os criticou.

            Acertei?

          3. Avatar de jotabê
            jotabê

            @PorcoDoPunjab, isso deve ser uma auto-critica, porque ao desviar as atenções para outras atrocidades estás a “desculpabilizar” estas, e não sei onde estavas quando meio mundo se apercebeu que afinal não existiam armas de destruição massiça e criticaram e reprovaram essa atitude. Se revisitares foruns da época vais ver que existem muitos comentários nesse sentido.

      2. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Fusion, vc é um Rambo, só que no teclado.
        Queria vê-lo a fazer isso na realidade…
        Fazia o que lhe mandassem fazer e mais nada…
        Porque até parece que os que foram para lá estão contentes e foram de livre iniciativa.
        Isto é com cada um…

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          Rambo eu? O senhor é que está a dizer que se fosse em Portugal ia para lá lutar e matar pessoas..
          Nem que partisse uma perna de propósito, mas lhe garanto que para a guerra matar pessoas eu não ia! Seja para que lado for.. tinham que me procurar nos confins do mundo para me encontrar..

          Existem falta de homens na linha da frente por isso tenho as minhas dúvidas que destacassem homens para andar a minha procura para ir para a guerra.

          Isto é muito giro e tal guerras e assim, mas a minha vida está acima de qualquer nação e como gosto zero de violência boa sorte em colocarem-me na guerra.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            @Fusion, nem toda a gente que vai para a guerra é para matar pessoas, alguém tem de fazer as refeições por exemplo, calculo que não tenhas sido militar, mas o exercito é como uma empresa, tem de haver gente para tudo, provavelmente no teu local de trabalho não fazem todos a mesma coisa, imagina que és perito em segurança informática o teu lugar não é na frente de batalha, como te disse tens de ver o exercito como uma multinacional, à a parte da contabilidade, o secretariado, os armazéns e por ai fora, podes dar o teu contributo sem dar um único tiro.
            Sem falar nos diversos ramos militares, Marinha Força Aérea e por ai fora, mesmo dentro do exercito só para dar um exemplo como se dizia no meu tempo a tropa macaca , há diversas especialidades Infantaria, Cavalaria etc.
            Com isto não te estou a recrutar 🙂 apenas para entenderes como funciona o exercito

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      89 vidas que já não tiram vida a civis inocentes, que já não violam mulheres, que não torturam crianças e idosos. Cada vida dessas que é ceifada, é uma vida inocente que se salva. É caso para dizer, bendito HIMARS.

    3. Avatar de Art
      Art

      Então e os 9 que faltam?

  3. Avatar de Security
    Security

    Há quem fale em números bem vais elevados.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Nunca vais saber o número real, se calhar nem os russos sabem, com a desorganização daquelas forças armadas, talvez nem tenham contabilizados todos os efetivos que estavam naquele edifício.

  4. Avatar de jon@s
    jon@s

    89?!!! Num quartel em formação a 2 passos da frente de combate?!!!
    Acredito mais na versão Ucraniana do que na Russa.
    Desgraçados daqueles pais que investiram amor e tempo a criar os seus filhos para esse filho da PUTIN os enviar para a morte. Pelo que se sabe nem água potável têm e estão mas equipados.
    Putin que morra já para salvar milhares de jovens que perderam e perderão o sentido da vida e que merecem como cada um de nós, escolher o quer das suas vidas.

    O MEU LAMENTO!!!

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      jonas, penso que o melhor será o Putin não morrer, porque muito provavelmente o sucessor dele seria bem pior.
      E por aqui me fico…até porque os meus comentários não são muito bem vistos por aqui.
      Há quem não goste de gente que não vai no rebanho….
      Tempos modernos, admirável mundo novo.

  5. Avatar de Oh
    Oh

    Pena tenho eu das famílias destes soldados. É lamentável a perda de vidas só porque um boneco não tem mais nada que fazer.

  6. Avatar de Luis Garcia
    Luis Garcia

    Tenho pena destes russos e ao mesmo tempo não tenho. Vejamos:
    1º Eles são obrigados a ir para a guerra ou então são torturados ou mortos pelos seus comandantes.
    2º Eles podiam ir para a Ucrânia, mas podiam render-se logo a seguir às várias forças ucranianas que estão no terreno.
    Portanto não consigo compreender a lógica dos russos. Ou é orgulho ou estupidez.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Há opção de fugir antes do recrutamento, muitos fizeram-no. Em relação à rendição, não é assim tão simples. Um soldado não fica propriamente sozinho, com carta branca para se pirar. Qualquer comandante se verificar que determinado soldado está a tentar desertar abate-o a tiro, ou até mesmo camaradas. Às vezes os que se conseguem render, são pequenos grupos onde todos estão de acordo e aproveitam para se pirar. Só que correm também o risco de serem mortos pelos ucranianos ou mesmo depois ser trocados por prisioneiros ucranianos, e regressar à Rússia como desertores.

  7. Avatar de Reforma
    Reforma

    Versão ucraniana: 400 militares russos mortos e 300 feridos.
    89 (and counting) ou 400, o que não há dúvida é que os HIMARS são precisos e letais.
    Quanto aos sinais dos telemóveis terem dado a localização – exata – do edifício que estava a servir de quartel, não me parece. O que se tem falado é que os ucranianos têm usado drones para localizar concentrações de tropas e material militar.

    1. Avatar de Nuno Silva
      Nuno Silva

      “Quanto aos sinais dos telemóveis terem dado a localização – exata – do edifício que estava a servir de quartel, não me parece. ”

      Esquece-se que as antenas de comunicação desses telemóveis são Ucranianas ….

      1. Avatar de Reforma
        Reforma

        O edifício/quartel é no Dombass, ocupado pelos russos, que até já o integraram na Rússia.
        Não me parece que usem antenas de comunicações ucranianas. Além disso, a localização através das torres não é exata.

  8. Avatar de Profeta
    Profeta

    Mas esta guerra existe so para andarem a matar-se uns aos outros ? Quem matar mais recebe uma bicicleta e isso ? Esta mesmo na cara que esta guerra e intencional e cujo objectivo e dar mais uma machadada na economia. E enquanto isso cada um de nos tem um odio de morte a Ucrania ou a Russia. Ha coisas que tem de acontecer de facto porque dai vao-se tirar licoes mas nesta altura do campeonato existirem guerras desta natureza e de uma loucura total sem cabimento e sem respeito algum para com as vidas humanas.

    1. Avatar de Repara
      Repara

      Esta guerra existe porque um país, a Rússia, invadiu outro, a Ucrânia.
      Convém não esquecer esse “pequeno” detalhe.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Pois, numa guerra, o objetivo de quem ataca é subjugar pela força. E assim sendo, fazem-no eliminando o máximo possível de combatentes e estruturas de apoio. Só há guerra enquanto existirem pessoas para combater.