Terra atinge hoje a velocidade máxima de 110.700km/h

25 Comentários

A Terra vai atingir esta quarta-feira a sua velocidade máxima na órbita em volta do Sol, ou seja, a Terra irá atingir hoje o periélio da sua órbita. Isto quer dizer que o nosso planeta estará no ponto mais próximo do Sol na sua trajetória.

De referir que a velocidade média da Terra é de 107.280km/h, mas quando se encontrar no periélio a velocidade passa a 110.700km/h.

Terra atinge hoje a velocidade máxima de 110.700km/h


Periélio leva a Terra aos 107.280 quilómetros por hora

Em astronomia, o periélio, que vem de peri (à volta, perto) e hélio (Sol), é o ponto da órbita de um corpo, seja ele planeta, planeta anão, asteroide ou cometa, que está mais próximo do Sol. Assim, quando um corpo se encontra no periélio, ele tem a maior velocidade de translação de toda a sua órbita.

Quando a Terra se encontra no periélio a uma distância de cerca de 147 milhões de quilómetros do Sol, a velocidade irá aumentar para o valor máximo de 110.700km/h.

Quando a Terra se encontrar no ponto mais distante do Sol, designado de afélio, estará a 152 milhões de quilómetros de distância e apresenta uma velocidade de 103.536km/h. Este cenário só irá acontecer no dia 6 de julho.

Terra atinge hoje a velocidade máxima de 110.700km/h

A razão desta velocidade alucinante deve-se à sua órbita elíptica. O nosso planeta tem um caminho oval no qual o Sol não está exatamente no centro.

Foi pela mão do matemático Johannes Kepler, que, graças às notas de um dos seus professores, o astrónomo dinamarquês Tycho Brahe, reparou na órbita elíptica da Terra.

O cientista redefiniu alguns cálculos e o resultado ficou conhecido como a primeira lei de Kepler: “Os planetas descrevem órbitas elípticas ao redor do Sol, que ocupa um dos focos da elipse”.

Contudo, o matemático foi mais longe e na segunda lei de Kepler declarou que “a linha que une um dos planetas ao sol varre áreas iguais em tempos iguais”. Esta explicação é importante para se perceber como a velocidade de um planeta varia em diferentes pontos da sua órbita e como a sua velocidade aumenta quanto mais próximo está da estrela.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fusion
    Fusion

    O nosso Inverno é quando a terra está mais próxima do sol? Engraçado, iria jurar que era o contrario, não sabia mesmo

    1. Avatar de Marco
      Marco

      As estações do ano têm a ver com a inclinação do próprio eixo da terra em relação ao sol e não com a maior ou menor aproximação ao sol.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Obrigado pela info, fui investigar e não sabia de todo isso 😉

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          Mas é Verão no hemisfério Sul.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Mas actualmente também é verao

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Falo de Portugal que é de onde escrevo o meu comentário

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          É inverno somente em 50% da terra. Estacoes É algo local.
          Em termos globais não existe verão ou inverno.

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      A órbita da Terra é ligeiramente elíptica, daí este fenómeno.

    4. Avatar de Fabrício
      Fabrício

      É isso mesmo. O que determina a mudança de estação não é o fenômeno do perielio ou afelio. E sim o ângulo de inclinação da terra. O nosso planeta embora esteja perto do sol seu ângulo de inclinação está expondo de hemisferio sul mais próximo ainda do sol enquanto o hesmiferio norte está mais distante

  2. Avatar de Eu
    Eu

    Agarrem-se bem, com os pés bem assentes na Terra…:D

  3. Avatar de Eu
    Eu

    Vamos lá ver se não haverá algum radar da GNR Interplanetária à espreita no Periélio! 🙂

  4. Avatar de Nuno V
    Nuno V

    Gostaria de sugerir uma alteração ao artigo, pois dá a entender que a Terra vai passar da velocidade orbital de 107.280km/h para 110.700km/h, que não é o caso. Os 107.280km/h representam a velocidade média e esta é, basicamente, sempre a mesma durante o ano. Apenas existe alteração se houver igualmente uma alteração na orbita da Terra.

    Como tal, estas frases:

    “Hoje a Terra irá atingir uma velocidade média de 107.280km/h, mas quando se encontrar no periélio a velocidade passará para 110.700km/h.”

    “Periélio leva a Terra aos 107.280 quilómetros por hora”

    poderiam ser mudadas para:

    “A Terra possui uma velocidade média de 107.280km/h, mas hoje quando se encontrar no periélio a velocidade será de 110.700km/h.”

    “Periélio leva a Terra aos 110.700 quilómetros por hora”

    1. Avatar de UnhuZpt
      UnhuZpt

      O seu comentario nao faz sentido.

      Este artigo refere exactamente o momento em que estamos mais proximos do sol e quando o planeta acelera a rotacao do sol.

      Calcula-se que a velocidade média é 29,78km/s e que neste momento acelera até 30,29km/s.
      Mais, na sua velocidade mais baixa – mais longe do sol – é cerca de 29,29km/s.

      1. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        O teu comentário é que não faz qualquer sentido.

        Primeiro, tens que me explicar como é que no “momento em que estamos mais proximos do sol” causa “o planeta acelera a rotacao do sol”. Parece-me mais a mim que não sabes do que falas.

        Segundo,o meu problema estava com a redação original do texto que podia ser entendido como se a terra orbitasse à sua velocidade média, mas que ao atingir o periélio esta passaria para a velocidade máxima. Isto porque o módulo da velocidade da Terra não é constante. Após a terra atingir o periélio, o módulo da sua velocidade começa imediatamente a decrescer, e mantém-se em decrescimento até atingir o afélio. Quando tal acontecer inverte-se, o módulo da velocidade aumenta até atingir o periélio, e assim sucessivamente. Se traçares o módulo da velocidade instantânea num pedaço de papel, vais ver que esta é uma função sinusoidal.

  5. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Por isso hoje ando com a cabeça à roda 🙂

  6. Avatar de Stanley
    Stanley

    O dia de hoje parece mais acelerado. Lol

  7. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Qualquer dia o nosso planeta é multado por excesso de velocidade xD

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Acredita só não fazem porque não conseguem por eles já tinha instalado um radar algures

  8. Avatar de V.T.
    V.T.

    Já sabem… se saírem nunca mais o apanham! LOL

  9. Avatar de Zé

    Quanta bateria gastou com essa aceleração?

  10. Avatar de André R.
    André R.

    Eu bem notei o carro hoje a subir Monsanto (A5) com alguma facilidade. Está explicado…

    1. Avatar de Marco D
  11. Avatar de N1ldo
    N1ldo

    Só agora que sei porque todo esse vendaval aqui por perto.

  12. Avatar de Gilson
    Gilson

    Pois é, a terra gira tão rápido mesmo, só agora percebi porque já nao tenho mais cabelos