Google prepara venda de ChromeOS para Junho ou Julho

36 Comentários

O próximo sistema operativo a ser esperado pelo público é o que a Google está a preparar. Muito se tem escrito e dito sobre o que este sistema operativo vai trazer. Promete revolucionar a forma como interagimos com os computadores e como trabalhamos.

Têm surgido com frequência notícias sobre a disponibilização do Chrome OS e a forma como este vai ser disponibilizado. A última noticias que veio a público dá conta da sua disponibilização no início do verão de 2011 e com uma forma de comercialização, no mínimo, diferente do habitual.


Segundo a notícia hoje publicada no site Neowin, algures entre os meses de Junho e Julho, a Google irá colocar no mercado equipamento em seu nome com o Chrome OS como sistema operativo. A maior novidade é o modo como a Google vai comercializa estes equipamentos.

Em vez da normal venda, a Google vai permitir que os utilizadores façam contratos de utilização do equipamento, através de uma subscrição. O pagamento da utilização desses equipamentos andará entre os 10 e os 20 dólares.

A fonte que divulgou esta informação descreveu que esta subscrição estaria associada ao Gmail e garantirá que sempre que surjam actualizações de hardware os equipamentos seriam trocados por forma a estarem sempre actualizados. A reparação e a resolução de problemas estaria também garantida durante o tempo de vigência dessa subscrição.

Muito provavelmente este serviço incluirá ainda outros serviços associados, tais como aumento de espaço na conta Gmail e eventualmente o acesso ao futuro serviço de músicas da Google.

Não ficou claro se este serviço de subscrição estaria aberto a todos os utilizadores do Gmail ou se seria para os utilizadores das contas do Google Apps.

Naturalmente que a Google irá ter o tradicional modelo de venda de equipamentos, mas não trará a si a responsabilidade de o comercializar. Irá entregar essa função a empresas externas e que vão gerir o processo, da mesma forma que é feito com os seus equipamentos com Android.

A ser verdade esta noticias, está a chegar a hora de o mundo conhecer o que a Google lhe reserva. Provavelmente será na sua conferencia anual, a I/O que decorrerá em Maio, que será a apresentação da primeira versão final do Chrome OS.

Se olharmos com um olhar atento este modelo da Google pode até nem ser tão revolucionário. Em Portugal, e com as devidas diferenças e ressalvas, está a ser usado no programa e-escolas e nas suas muitas vertentes. Será que é o melhor modelo a ser aplicado?

Ficam no entanto algumas questões por responder. Será que a Google forçará aos utilizadores que subscrevam o novo Chrome OS vão estar obrigados a estar associados a uma operadora 3G específica? Será que este modelo será expandido a mais países que os Estados Unidos? Quando conseguirá a Google conseguir ter lucro efectivo, pois terá de suportar no início todas as despesas de aquisição de hardware e de logística?

As perguntas ficam no ar e o tempo se encarregará de as responder!

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    Bom, se de facto o laptop é porreirinho como tinham sugeridos há tempos, esses 10 a 20 mensais querem dizer que um computadores que custe 800, digamos, começado a pagar hoje, estaria efectivamente pago só uns 3 a 6 anos depois, o que é muito bom para o consumidor visto o portátil ficar na garantia todo esse tempo e ainda receber actualizações de hardware, coisa que eu nunca ouvi falar. Se a google conseguir um modelo em que ainda por cima tire um profit disto, penso que é o modelo perfeito. E com a história dos updates de hardware, eu estava já vendido. Acho até que conseguiriam fazer o monopólio do mercado com isso.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      800??? se como consumidor consegues comprar um netbook por menos de 300€, este sem disco e sem custo de SO, produzido em escala ficaria facilmente a menos de 200€ para quem o produz. se pagares 20 rapidamente pagaste o hardware. Aguardo com curiosidade, a google parece-me muito bem!

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Boas…
        a maquina da foto é bem bonita e segue a filosofia…less is more..hummm agrada-me

        cmps

  2. Avatar de Kevin
    Kevin

    “entre julho e julho”!
    Mas percebe-se a ideia 😉

  3. Avatar de Navyseal

    Há já algum tempo que a ideia ficou no ar: no futuro o hardware será gratuito e apenas se pagará por software.

    1. Avatar de Pedro Miranda

      Acho que seria melhor o contrário pagar pelo hardware e ter o software todo de graça, e as empresas de hardware deveriam investir no software, que alias de forma não muito legal é o que tem vindo acontecer, as pessoas sacam os jogos ilegalmente, mas para os correrem precisam de máquinas melhores e acabam por gastar o dinheiro em novo hardware.

      1. Avatar de Tony Silva

        Concordo. Mas os fabricantes de hardware deveriam dar mais suporte.

      2. Avatar de Lokier
        Lokier

        Claro que não. Se não pagares pelo Hardware a sua produção massiva irá parar, ou pelo menos evoluir mais lentamente. Usufruiremos do topo. E pagaremos apenas pelo software adquirido. E software é apenas lógico. Faz todo o sentido.

        1. Avatar de EacHTimE
          EacHTimE

          Isso só fará sentido se pagarmos o software como um serviço na cloud

      3. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Não. Engenheiros informáticos são muito mais caros do que impressoras 3D. No futuro, os computadores vão ser feitos em massa com muita facilidade. A ideia de software livre e gratuito é muito gira do ponto de vista do utilizador, mas por trás, tem de haver dinheiro, porque ninguém pode viver da boa vontade dos outros e de uns likes do facebook. Isso não alimenta ninguém. Nest momento o hardware nem e tão caro porque metem 500 chineses numa fábrica durante horas a montar as peças. É um instante e é barato.. valores éticos à parte 😡

  4. Avatar de Jose
    Jose

    Ou é uma fonte errada, ou a Google voltou a pegar no Chrome OS.

    Visto que a Google tinha cancelado este projecto a muito tempo.

    1. Avatar de Pedro Miranda

      A google nunca cancelou o Google Chrome OS o.O

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Boas..
      lembro-me de ver artigos em que a Canonical estava a ajudar a google a desenvolver este OS…
      quanto a este tipo de negocio acho que ainda é cedo para avaliar se será o futuro ou não…no entanto é bom lembrar que o hardware tem custos muito altos e depende de recursos naturais coisa que SW não depende…

  5. Avatar de RCS
    RCS

    Vamos ver o que o Chrome OS consegue trazer para a mesa, que um simples netbook não consiga.
    Se a luta for só no preço, prefiro pagar um pouco mais e ter um “pc completo”.

    Talvez seja melhor no factor bateria/peso.

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Em pouco tempo, vais ter acesso à Internet em qualquer lugar e tudo o que vais precisar para trabalhar vai estar on-line. É a moda da cloud e não vai desaparecer.

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Hmmm… Um netbook que essencialmente só corre o browser? Vai ter que ser muito barato para concorrer com os netbooks com o Windows 7 que custam à volta de €250 que também correm o Chrome muito bem. E o Firefox, e o IE, e o Opera e qualquer outra aplicação Win32 que se queira como o Word ou o Excel.

  7. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    Não acredito muito neste sistema… Se fosse assim tão viável o Mr. Jobs já o tinha começada a aplicar, por exemplo, nos iPads… Esse homem sim, é visionário…

    1. Avatar de RCS
      RCS

      Só o que o Jobs decide pôr no mercado é que é bom. O resto é uma treta. Acho que tens toda a razão. Continua a pensar assim.

      1. Avatar de Manuel Costa
        Manuel Costa

        @RCS
        Eu não defendo o Steve Jobs. Aliás não uso nenhum produto da Apple. O meu SO é o Windows 7 e o meu telemóvel é um Omnia 7. Mas infelizmente não posso dizer que o Steve Balmer é tão visionário como o Jobs (escrevo isto com muito custo pois acho os produtos Microsoft os melhores e mais versáteis do mercado – NOTA: opinão pessoal, não precisam de vir crticar).
        No dia em que a Microsoft igualar ou ultrapassar a Apple nesse capítulo direi com muito prazer que a Microsoft é visionária…

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas..
          isso nunca vai acontecer…

          1. Avatar de Manuel Costa
            Manuel Costa

            A ver vamos 😉
            Por exemplo, para mim o Windows Phone 7 é uma lufada de ar fresco no segmento dos smartphones. Já há por aí muitos fãs da Apple a pedirem uma imagem renovada do iOS (em parte devido ao facto de o Android ser também muito parecido e eles quererem algo que os distinga).
            E o Windows 7 (para pc) subiu uns patamares valentes no que diz respeito a funcionalidades e à beleza do produto em si…

  8. Avatar de serva
    serva

    manuel Costa não me faças rir , é por isso que depois os topicos aonde surja a mac versus ? são sempre tão acessos , é que alguns posts são mesmo prepotentes , aliás na linha da Maçã

    Cumps

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Era isto que eu temia: viste a resposta que dei ao RCC? Não quero criar mais uma guerra…

      Os utilizadores do Pplware andam a ficar muito “florzinhas de estufa”… Irra !!!

  9. Avatar de dajosova
    dajosova

    Boas notícias de facto mas é melhor esperar para ver.. até porque pode vir a ser diferente no nosso país.

    @Pedro Simões

    contrato; não “contracto” 😉

    1. Avatar de lmx
      lmx

      desculpa…contracto…eu sou português…

      cmps

      1. Avatar de José Pedro Dias
        José Pedro Dias

        O dajosova tem razão. E sem acordo ortográfico, escreve-se contrato e não contracto. Esta segunda palavra significa contraído.

        Bah… temos que melhorar o português uns dos outros. Aprendemos uns com os outros!

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          o acordo ainda é só para quem quer ainda não é obrigatório portanto o Pedro Simões tá certo

          1. Avatar de Paulecas
            Paulecas

            @Pedro

            Não percebeste o que o José Pedro Dias disse?

            Nunca foi “contracto”, sempre foi “contrato”. Não tem rigorosamente nada que ver com o acordo ortográfico.

  10. Avatar de Bruno Bettencourt
    Bruno Bettencourt

    Finalmente!

    O “monopólio” da microsoft está cada vez mais perto do fim

    1. Avatar de José Pedro Dias
      José Pedro Dias

      Hum… não me parece! Quando uma marca tenta agarrar o monopólio, normalmente a microsoft arranja forma de não perder! E não sei até que ponto esta ideia aqui explicita da Google é viável ou até mesmo verdadeira!

      Eles não estão no mundo para perder dinheiro!

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Boas…
        é como tudo …as pessoas nascem e morrem as empresas vem e vão…
        A MS tem o monopilo a demasiado tempo…na altura faz algum sentido, hoje não faz sentido nenhum…
        Qualquer SO dos dias de hoje pode ser igual ou melhor ao que a MS faz e ainda por cima a muitos deles são grátis…as pessoas não vão ser parvas para sempre…

        cmps

      2. Avatar de Pensamento Positivo
        Pensamento Positivo

        Boas… Bem… Para acabar com o monopólio da MS bastou aparecerem os iPhone, iPad, iPod… Onde a MS parece ter estado a dormir… Agora nada feito. O povo já sabe que não só Windows pode correr em máquinas informáticas.

        Já quanto ao Google OS… O problema deles vai ser… Hummm… Arranjar um provedor de Hardware capaz… Perderam a Nokia para a MS… Agora se quiserem vão ter de ir à vida deles… Mas que depois dos produtos da Apple as coisas ficaram um pouquinho mais fáceis não tenho dúvidas!…

        Boa noite e boa Páscoa!…

      3. Avatar de DCA
        DCA

        Mas a marca Google está muitos pontos acima da Microsoft/Windows.

        Isto é uma suspeita mas no futuro uma conversa entre um cliente básico e um vendedor:

        Cliente: queria comprar um computador
        Vendedor: temos este x, com isto e aquilo…e com o ChromeOS como sistema operativo
        Cliente: não tem windows?
        Vendedor: não, este é um outro sistema operativo
        Cliente: oh então quero ver outro computador
        Vendedor: mas olhe que é da Google
        Cliente: ah é? Então deve ser bom

        Esta realidade imaginária é algo que me deparo muitas vezes com utilizadores mais básicos, a Google é tudo, é o Google para procurar, é Gmail, é calendar, etc.

  11. Avatar de J.
    J.

    lá se vai a pirataria! lol