Google prepara-se para comprar serviço rival do Apple Pay

44 Comentários

A aceitação de novas tecnologias está sempre dependente dos consumidores. Por muito interessante e inovadora que ela possa ser existe sempre o perigo de ser abandonada por falta de utilizadores.

A novidade que a Apple trouxe com o Apple Pay tem estado a ser muito bem aceite e isso tem provocado um interesse elevado na concorrência.

Para ter uma presença nesta nova área a Google estará agora a preparar-se para comprar a Softcard, uma empresa que tem sistemas de pagamentos similares ao Apple Pay.

google_softcard_0

Para já ainda não existe uma confirmação do real interesse da Google na compra da Softcard, mas tudo indica que as empresas estarão já a negociar a esta venda.

Os valores falados para a compra da Softcard pela Google têm rondado os 100 milhões de dólares, sendo este um valor muito baixo comparado com o que os três grandes operadores móveis norte americanos investiram já nesta empresa.

A interesse da Google na Softcard assenta essencialmente no sistema de pagamentos por NFC que esta desenvolveu e que tem já em pleno funcionamento em muitas lojas nos Estados Unidos.

Associado a estes pagamentos estão também várias entidades bancárias que permitem a associação dos seus cartões a este sistema, facilitando assim a utilização.

O Softcard tem disponíveis aplicações para a realização dos pagamentos, mas apenas com presença no Android e no Windows Phone. O iOS, por limitações da plataforma e do hardware está fora das possibilidades de utilização.

Ainda antes da Apple ter chegado a este mercado já a Softcard tinha uma elevada presença, sendo suportada por várias cadeias de lojas. Ao comprar este activo a Google dá um passo de gigante e consegue de imediato uma presença forte.

A somar a toda a estrutura que a Softcard tem e que interessa à Google, existe ainda um leque variado de patentes associadas a estes mecanismos que são de elevado interesse para a gigante das pesquisas.

google_softcard_2

Algo que pode facilitar este negócio é o facto de a Softcard estsr a atravessar uma fase menos positiva nas suas finanças, tendo recentemente começado um processo de reestruturação que levou a empresa a dispensar 60 trabalhadores dos seus escritórios.

É curioso o interesse da Google na Softcard e no seu sistema pois ainda recentemente o Google Wallet foi praticamente abandoado e deixado num estado de completo desinteresse, mesmo tendo neste momento uma quota no mercado dos pagamentos móveis de 4%.

A compra da Softcard pode representar um reforço grande para esta estrutura e um renascer para o Wallet, dando à Google uma nova posição de destaque no campo dos pagamentos.

É ainda importante a compra da Softcard pois dá à Google o acesso imediato a várias fontes de tecnologia que não precisa estar a desenvolver no imediato.

Sendo apenas um rumor, com um grande grau de probabilidade de ser real, nenhuma das empresas envolvidas quis confirmar ou comentar as possíveis negociações.

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Não Não
    Não Não

    O que é que a Google fez que não foi comprado ou open source?

    YouTube? Comprado
    Android? Comprado
    Google Ads? Comprado (maior parte do negócio veio da doubleclick)
    Chrome? Open Source da Apple (inicialmente do KDE)
    Gmail? A versão moderna veio de uma app que saiu para OS X e eles compraram a empresa…
    Nest? Comprado

    O que é que faz aquela gente toda na própria google? Passear o cãozinho? Fazer falhanços como o Google Code? A cena é que têm bolsos fundos e gente que investe muito dinheiro neles… E quem tem empresas que foram compradas agradece…

    1. Avatar de gaguiel
      gaguiel

      Quando não és melhores que outros, junta~te a eles ou compra-os! lol

      1. Avatar de ptpedropt
        ptpedropt

        a maioria desses serviços já não são o que eram..
        e não evoluíram sozinhos

    2. Avatar de kekes
      kekes

      A diferença nisto é que a Google já tem um serviços melhor que este, e o preço de venda deste serviço é uma bagatela

      1. Avatar de Zero Zero Sete
        Zero Zero Sete

        Então porque é que o comprou?

        Para fazer colecção?

    3. Avatar de Filipe
      Filipe

      E achas que a Google tem apenas essa meia dúzia de serviços? De acordo com umas informações que li recentemente (não me lembro do site nem posso confirmar que são verdadeiras) referia que 40% do tráfego da surface web correspondia a serviços da Google. E depois eles criaram algo que ainda hoje é muito difícil de outros replicar:
      A fórmula do motor de busca, e foi isso que os impulsionou naquilo que são hoje.

      Em relação ao Chrome, eu tenho a impressão que ele veio do Chromium Project, mas posso muito bem estar enganado, não estou por dentro do assunto.

      1. Avatar de JJ

        Realmente também tenho a ideia que o Chrome veio do Chromium Project. E este projecto foi sempre da Google.

        Mas o produto principal da Google, é o motor de busca… e esse factura milhões.

        1. Avatar de Zero Zero Sete
          Zero Zero Sete

          O Chromium é só o que envolve o WebKit.

          WebKit é open-source da Apple.

          1. Avatar de Mota
            Mota

            O Zero Zero Sete tem razão.

            Webkit não tem nada a ver com a google diretamente.

          2. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            O WebKit é um fork do KHTML.

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          Se queres ir por aí, o Chromium [projecto da Google] começou usando o WebKit.

    4. Avatar de JJ

      O motor de busca… foi feito por eles…

      Google Ads e diferente do Doubleclick e a Google comprou muito depois de já ter o Ads! O Google Ads teve origem em outra empresa: Oingo.

      Qualquer das formas, eles podem ter comprado essas empresas, mas melhoraram os seus produtos ou alterando por completo os mesmos.

    5. Avatar de Zero Zero Sete
      Zero Zero Sete

      Quero um emprego na Google…

      Pagam bem, e as regalias dos funcionários é o que se conhece…

      Depois não fazem nada em condições, e a empresa acaba por comprar tudo feito…

      Mas é tudo OK, porque a Google é uma empresa de apostas… apostam em tanta coisa ao mesmo tempo… qualquer coisa há-de lhes dar certo…

      E uma empresa de imagem de marca, porque os investidores acreditam nas apostas da Google… mesmo que, neste momento, sejam precisos 26 anos, para a Google devolver o investimento, se mantiver as receitas de 2013 (último ano deles)…

      Em comparação, Microsoft e Apple, fazem a coisa em 18 e 16 anos, respectivamente.

      1. Avatar de LP
        LP

        A resposta abaixo também serve para ti… candidata-te, a ver se tens “sorte”!

    6. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Regra geral é assim que funciona o sistema capitalista. Olha também para a Apple com a compra da Authentec, Beats, PrimeSense, Siri,… E olha que a Apple também foi buscar muito ao open source, como por exemplo o WebKit, o XNU,…

      1. Avatar de Zero Zero Sete
        Zero Zero Sete

        O WebKit era um bebé, e chamava-se KHTML, e ninguém dava por ele sequer. A Apple fez-lo crescer e hoje é o que é…

        O XNU foi também desenvolvido pela Apple, principalmente.

        No entanto, a Apple tem coisas feitas por ela… Mac, iPhone, OS X, etc…

        A única coisa que a Google fez a pesquisa… mau era, tinham de fazer qq coisa para começar…

        1. Avatar de LP
          LP

          Aquilo que a Apple fez, até os chineses já conseguem imitar com relativa eficácia, o algoritmo de bsuca da Google… eles bem tentam, mas… usa o bing p.ex. e vê em que lugar fica em média o resultado que pretendias da busca… para mim, regra geral, se não estiver na primeira página do Google não vale a pena procurar nas outras, não existe e pronto.

          1. Avatar de Zero Zero Sete
            Zero Zero Sete

            Enfim…

            Os chineses alguma vez desenvolveram sequer um SO, uma plataforma do zero? Não… usam Linux como os outros, assim como a Google, e uma cópia do Java…

            Foram os chineses que inventaram o computador pessoal, o iTunes, o smartphone e tablet modernos?

            Tecnologia touch?

            Não fales do que não sabes…

            O algoritmo da Google não é nada de especial, e até pequenas empresas como a DuckDuckGo competem até ás vezes com melhores resultados…

            Agora… nada bate o dinheiro em maquinaria pesada que a Google tem investido…

          2. Avatar de LP
            LP

            E foi a Apple que inventou isso tudo?? 😀 😀 😀

            “O algoritmo da Google não é nada de especial”… 😀 Diz lá, até tu eras capaz de fazer um melhor, só não o fazes para não envergonhar o pessoal da Google.

            “maquinaria pesada que a Google tem investido”… tipo… beats?

    7. Avatar de LP
      LP

      Deve ser sorte, para terem chegado onde chegaram… lol!
      Quem te dera a ti teres as capacidades dos que têm “a sorte” de trabalhar na Google…
      Mas dadas as óptimas condições laborais porque não vais para lá tu? No meio de tanto cego, tu com um olho eras rei! Se calhar é falta de “sorte”…
      A inveja é uma coisa tão feia…

      1. Avatar de Zero Zero Sete
        Zero Zero Sete

        “Quem te dera a ti”

        Se calhar, quem te dera a ti, estares na minha situação…

        Já vi que toquei na tua namorada…

        1. Avatar de LP
          LP

          “Namorada”… lol! Já não troquei a “namorada” pela “mulher” há uns tempos, mas se onde falo de trabalho, vês namoradas, se calhar esse é mesmo um ponto sensivel teu… larga a net e sai à rua, conhece raparigas, vai experimentando as erradas até chegar a certa.

        2. Avatar de Não Não
          Não Não

          Deixa lá,é mais um daqueles fanaticos.

          Ouve lá ó LP, se queres falar bem da Google, abre uma nova reposta.

  2. Avatar de Dr Pinto Correia da Silva
    Dr Pinto Correia da Silva

    A google so copia a apple, sempre a reboque e depois admiram se que ninguem respeite o android como o ios. Sempre usei apenas IOS pois vejo o android como um SO inferior cheio de problemas.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Se sempre usou o IOS como é que pode atestar a operacionalidade de outro OS ?….

    2. Avatar de Mota
      Mota

      “admiram se que ninguem respeite o android como o ios”

      LOL, tu não deves saber do que falas rapaz. Lógico que como qqlr S.O. tem problemas, não podes agradar a gregos e troianos agora.. “ninguem respeite o android como o ios” não.

      http://www.androidcentral.com/larry-page-15-million-android-devices-activated-every-day <– Isto em 2013.

    3. Avatar de nmjhj

      se nunca usaste entao nao tens muita moral para dar opinioes 😛

    4. Avatar de ddymoo
      ddymoo

      tens razão eu também nunca fui ao Brasil e acho que aquilo é horrível.
      Nada é melhor do que aqui na minha aldeia onde vivem 2 pessoas e um gato.

      Sempre odiei o Brasil, feio escuro acho que se fala lá um dialecto oriundo de Marrocos. Pais onde Neva 368 dias do ano é horrível mesmo
      Mas aqui em Travessa de Reguenganhos não é bastante boa..

      É como essas coisas do android e IOS aqui só usamos cibam uma mistura de azeite e vinagre um magnifico OS para smartyfones.

      e nunca usei o Android e IOS porque gosto de meias brancas nas minhas calças nada de essas coisas estranhas.

    5. Avatar de kekes
      kekes

      Curiosamente o Google Wallet já existe muito antes do Apple Pay, apenas curiosamente.

    6. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Se sempre usaste apenas o IOS, como é que podes afirmar que qualquer outro SO é inferior?

  3. Avatar de Dr Pinto Correia da Silva
    Dr Pinto Correia da Silva

    Apps sao melhores em ios, construcao do iphone n tem rival nos plasticos do android, cameras de 20mpx da sony xperia ou samsng que sao uma porcaria comparado como sensor do iphone, etc

    1. Avatar de Dr teso
      Dr teso

      Quando se vê um alguém a defender unhas e dentes alguma coisa, é porque se sente inferior.
      Mais palavras, para quê?

      E a porcaria que tu usas para escrever esse texto, ela papa os acentos.

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Caramba, para quem sempre só utilizou o iPhone sabe muito sobre a experiência, qualidade dos restantes. E existem smartphones android de outros materiais para além do plástico.

    3. Avatar de Carlos Alberto
      Carlos Alberto

      “O iPhone é tão bom, mas tão bom … que o resto é uma porcaria.”

      Este o lema dos iDiots

  4. Avatar de android
    android

    O Google inventou o gmail project Ara google glass, carros que conduzem sozinhos e mais umas quantas coisas que não tinham continuidade se não foose o google.

  5. Avatar de LP
    LP

    É vê-los a guinchar com a dor de cotovelo…
    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Google_products
    😉

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Fora os outros, já falecidos, o último dos quais o Google Glass, embalsamado na semana passada 😉

      http://www.slate.com/articles/technology/map_of_the_week/2013/03/google_reader_joins_graveyard_of_dead_google_products.html

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Gostei, não conhecia 🙂

          Mas se reparares, a maior parte é hardware que era impossível estar à venda hoje (o primeiro “falecimento”, do MacIntosh original, é de 85). Não é bem o mesmo que fechar o Google Reader.

          Gostei da cova aberta à espera do Apple Watch, (inspirada na do Google Glass que já tem “morador”) 🙂

          1. Avatar de LP
            LP

            O Google Glass só vai para a cova por vontade da Google, ou melhor, por preguiça/desinteresse, tem muito potencial, é preciso é desenvolvê-lo, um dia a Apple vai pegar no potencial que a Google desprezou e vai desenvolver uns “revolucionários” iGlass…