Google Docs Demo – Experimente sem compromisso

9 Comentários

A Google é uma marca universal e omnipresente na Internet. Poucas pessoas não terão já ouvido falar dela e dos seus produtos. Mas certamente muitos desses têm uma conta de email da Google e utilizam os seus outros serviços.

Mas para conseguir mostrar a todos os que não têm conta Google o que andam a perder, a empresa de Mountain View resolveu criar uma versão demo da sua suite de produtividade. Agora, todos os que pretendam testar o Google Docs sem terem de passar dados para o “outro lado” podem fazê-lo.


O site lançado pela Google tem o nome Google Docs Demo e permite que qualquer utilizador da Internet possa testar o Google Docs de forma livre e sem qualquer compromisso.

As ferramentas disponíveis para serem testadas são o editor de texto, a folha de calculo e a ferramenta de desenho. A maioria das funcionalidades que estão disponíveis na versão para utilizadores registados estão também presentes nesta versão. Naturalmente que algumas são apenas para quem tem conta Google, mas esta ferramenta é para mostrar as potencialidades e não para ser uma versão acessível e plenamente funcional para todos os utilizadores.

Todos os documentos ou desenhos criados vão ter uma validade de 24 horas, sendo posteriormente eliminados. Mas caso pretendam podem partilhar o que criarem, pois a Google, à semelhança do que existe no Google Docs “Full Version”, cria um link acessível por todos, para partilha. De salientar que esse link é público e não tem qualquer tipo de autenticação.

E uma vez que esses links são públicos, é possível que esse documento seja escrito por várias pessoas em simultâneo. Mais uma forma da Google dar a conhecer outra ferramenta do Google Docs, a possibilidade de se realizar trabalho colaborativo. E as alterações introduzidas são apresentadas na hora.

É possível testar todas as ferramentas sem se perder o que se produziu em cada uma delas. Assim, ao saltarmos entre as aplicações, todo o texto ou desenhos que tivermos produzido vai ser mantido.

Lamentavelmente a Google não permite que os trabalhos produzidos na Demo do Google Docs sejam gravados, mas permite que possamos imprimir o que escrevermos ou desenharmos para PDF.

Consegue-se assim ter uma ferramenta de trabalho perfeitamente funcional, caso pretendamos criar um documento num local de acesso à Internet em que não tenhamos plena confiança de os nossos dados não estarem a ser escutados ou caso pretendamos criar um documento ou colocar umas ideias em “papel” com alguém a quem não pretendamos dar o nosso endereço de Gmail.

Eis mais uma forma inteligente da Google dar a conhecer os seus produtos aos muitos utilizadores da Internet. Consegue assim de certeza captar mais alguns utilizadores para o seu lado e assim continuar a perseguir o seu desejo de se a maior empresa da Internet (e não só!).

Nós utilizadores ganhámos uma ferramenta para criação rápida de documentos, folhas de cálculo e desenhos sem qualquer necessidade de registo e com o anonimato que muitos pretendem. Não me canso de dizer isto… Que mais vai a Google trazer?

Homepage: Google Docs Demo

Partilhar:
Tags:

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Utilizo o Google Docs para fazer inquéritos (ainda hoje fiz um) e é um espectáculo. Apresenta as respostas com gráficos…é uma ajuda muito boa.

  2. Avatar de Tiago
    Tiago

    É também por isto que o zoho é melhor… Nada de logins obrigatórios!

  3. Avatar de Lucas

    Google Docs é ótimo!!
    Gratuito e muito funcional!!
    Muito interessante guardar todos os arquivos na conta do google, compartilhar, e editar online junto de outras pessoas ao mesmo tempo!!

  4. Avatar de Msilva

    Se fosse rico comprava acções da Google, isto porque esta empresa está longe de mostrar daquilo que realmente é capaz!

  5. Avatar de Rui C.
    Rui C.

    A Microsoft também já disponibilizou o Office Web Apps, em http:\\office.live.com.
    Ainda está em Inglês, mas já está disponível no nosso país. Parece-me bastante razoável até.

  6. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Enquanto o processador de texto não separar as páginas não uso. Como é que se tem noção de como vai ficar a impressão????

    1. Avatar de Pedro Simões

      Então podes voltar a usar que eles têm lá essa opção:
      Inserir -> Quebra de página…

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Achas que é a mesma coisa? Quando estás a fazer um documento queres ter noção do tamanho da página. Eu sei que eles têm a quebra. Mas nada te garante que ja não tenhas ultrapassado o limite. O office também tem. As quebras são para forçar uma nova página quando ainda não encheste a anterior, não é para separar TODAS as páginas.