Gmail apaga emails e dados de utilizadores

61 Comentários

Ontem de manhã, milhares de utilizadores tiveram uma surpresa ao abrirem o seu serviço de mail da Google. Muitos, mais de 150 mil, viram as suas contas Gmail literalmente limpas, tudo devido a uma falha nos servidores da Google. Pelas estimativas da empresa, foram cerca de 0,08% dos utilizadores que, em todo o mundo, viram os seu correio de anos simplesmente desaparecer.

Numa primeira avaliação, a Google estimou que fossem afectados cerca de 0.29% de utilizador, algo como 500 mil contas. Afinal… parece que não. Segundo um último report, foram cerca de 150 mil os lesados, perfazendo 0,08% do total dos utilizadores. Ainda durante o dia de ontem a Google conseguiu recuperar várias contas, mas muitas estarão ainda hoje por recuperar.

Em Portugal não há uma estimativa de quantos foram os lesados e se realmente algum foi lesado, mas provávelmente existiram utilizadores deste serviço que viram os seus dados apagados.

Naturalmente que a Google está a fazer todos os esforços possíveis para resolver este problema. Até agora a Google já conseguiu recuperar os dados de muitos dos utilizadores afectados e por agora apenas cerca de 0.013% dos seus utilizadores apresentam este problema.

O maior problema dos utilizadores que reportaram esta situação foi a eliminação de mensagens, contactos e registo de conversas que tinham via GTalk. Não é um evento que seja frequente numa empresa com a dimensão da Google e acreditamos que a causa irá ser apurada e resolvida.

A Google está a publicar relatórios de progresso sobre a resolução deste problema numa base horária no seu serviço Google Dashboard. Aí podem ler ultimos desenvolvimentos e o estado do problema. Caso pretendam podem aceder aqui ao Google Dashboard.

As primeiras mensagens sobre este problema começaram ontem a chegar ao forum de suporte do serviço Gmail e depressa se alastrou a muitos outros utilizadores. Podem ler aqui todas as mensagens dos utilizadores relativas a este problema.

Espera-se que muito em breve este problema esteja solucionado e as contas que foram eliminadas voltem a ter os seus emails e outros dados apagados restaurados.

Apesar do esforço que está a ser efectuado não podemos deixar de vos lançar uma pequena pergunta… Será que nem nos serviços que estão alojados na Internet, na tão falada Cloud – que têm empresas como a Google a sustentá-los – conseguimos uma garantia de funcionamento?

Partilhar:
Tags:

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Mendes

    Apesar de fazer da nuvem (cloud) uma área do meu negócio, é precisamente deste tipo de situações que tenho receio…

    Abraços.

    1. Avatar de Tecnocrome

      Eu não fui umas dessas pessoas mais não me importaria também só tenho spam.

      1. Avatar de César Veloso
        César Veloso

        Realmente, era a maneira de me livrar dos mais 8 mil emails que tenho, e a maior parte é lixo 😛

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    ou na cloud ou no disco rígido, u risco de perder-mos informação é sempre eminente … fazer u kê?

    1. Avatar de Marcos Santos
      Marcos Santos

      As suas coisas 😉

      1. Avatar de Marcos Santos
        Marcos Santos

        Era “duas” que queria dizer -.-

    2. Avatar de JFF
      JFF

      Tradução: 🙂
      Ou na cloud ou no risco rígido, o risco de perdermos informação é sempre iminente… fazer o quê?

      1. Avatar de p. jorge
        p. jorge

        pôr em várias clouds

      1. Avatar de luis
        luis

        A controladora Raid vai à vida e ficamos sem nada 🙂

    3. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Caro Miguel, 1º começavamos por escrever direito sem abreviações… Acho que mesmo com o (des)acordo ortográfico não passamos a comer letras. lol

      Logo de seguida, nada! No disco há risco na net igual.

      Apenas prevenir com backups. 🙂

      1. Avatar de Tiago Lopews
        Tiago Lopews

        Eu prefiro confiar no meu disco rígido. Existe possibilidade tanto para um lado como para o outro de ocorrer um problema e ‘perdermos’ informação. Mas o que é facto é que existem sempre formas de contornar os problemas, e eu cá prefiro tentar (exaustivamente) recuperar a minha informação do que deixar nas mãos de outros (para quem poderemos ser considerados apenas um número/percentagem).
        Confio no Google, de facto. E acredito que se esforcem exaustivamente para solucionar este problema. Mas o que é acontece é que cada utilizador corresponde precisamente a uma unidade/percentagem.

  3. Avatar de Mário Cardoso
    Mário Cardoso

    É por estas e por outras que ainda não me rendi nem sei se me hei de render totalmente aos serviços online. De um momento para o outro tudo pode acontecer. É sempre boa prática ter cópias no computador, e/ou outro suporte, de tudo o que guardamos na Cloud!

    1. Avatar de racpxt
      racpxt

      Eu ainda acho que um suporte físico guardado num local adequado ainda é o que oferece mais garantias em relação a backups.

    2. Avatar de JGomes

      Bem sei que é de espaço limitado, mas recorro a serviços como dropbox para salvaguardar alguma da informação. Assim tenho os dados em qualquer pc que deseje e nos servidores do dropbox. As informações mais delicadas encriptam-se num ficheiro recorrendo ao TrueCrypt.

  4. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    Ai se fosse a Microsoft!!
    Há pouco estive a ver o correio e não dei por nada. Só lá tenho uma importante que vou já gravá-la

    1. Avatar de rm_dragao
      rm_dragao

      Podes crer!
      Se fosse a Microsoft caía o Carmo e a Trindade.

      Faz-me lembrar o arrazoado que se faz sempre que a MS lança updates para os seus sistemas operativos.O ruído gerado à volta do assunto é quase irracional.
      Se repararem bem os outros fabricantes de software lançam a mesma quantidade de updates (ou mesmo mais) para corrigirem as suas falhas críticas de segurança e praticamente ninguém pia. Porque será?

      Mas foi a Google desculpa-se, tá na moda!
      Quem não deve estar muito contente são todos aqueles que perderam a sua informação preciosa e que confiavam num sistema aparentemente à prova de falhas.

      Também eu, há pouco tempo atrás, estranhei faltarem-me muitos mails na minha conta do Gmail. Agora começo a juntar as pecinhas…

  5. Avatar de paulo
    paulo

    nada neste mundo é garantido….

    1. Avatar de Darth Vader
      Darth Vader

      Enganaste! Uma coisa tens como garantida: a quinta das tabuletas, bater as botas, ou 7 palmos de terra!

      1. Avatar de DoContra
        DoContra

        E os impostos…

  6. Avatar de Luís
    Luís

    Vá lá que não fui um deles.

  7. Avatar de At
    At

    Pois, estas falhas, ainda para mais pelo facto de ser da GIGANTE Google, geram medo na hora de confiar a “outros” todo o tipo de dados. O meu tio ficou sem conta, não fosse backups de thunderbird estaria na m**** neste momento.

  8. Avatar de Paraoh
    Paraoh

    Por isso é que gosto de ter os email sincronizados entre o meu computador e servidor…. se um falha, ainda estão noutro sítio.

  9. Avatar de Matias
    Matias

    cliente de e-mail?

  10. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    O meu Gmail está normal 😉

  11. Avatar de Filipe Rodrigues
    Filipe Rodrigues

    ya, ja me apagou mails do nada já a uns meses… ficai apiado quando andei a procura de mails antigos

    1. Avatar de rm_dragao
      rm_dragao

      Então já somos dois.

      Os mails que me faltam não foram agora apagados. Já aconteceu há uns meses.

      1. Avatar de Darth Vader
        Darth Vader

        É preciso ter cuidado com certos programinhas que são muito úteis para ler o Gmail, mas em alguns casos, são armadilhas.

    2. Avatar de pena33
      pena33

      No mês passado os meus e-mails todos, desapareceram das pastas que tenho de um dia para o outro.
      Só os consiguia ver na pasta a onde diz todo o correio, lá os consegui recuperar novamente, mas não faço ideia para onde tinha sido movidos os meus e-mails pois as pastas todas incluindo a do lixo estavam vazias.

      1. Avatar de rm_dragao
        rm_dragao

        Foi exactamente o que me aconteceu, também!

  12. Avatar de RCS
    RCS

    Em menos de 1 dia já só restam restaurar cerca de 0,012%.
    Quantos de nós podemos dizer a mesma coisa caso nos falhe o disco?

    Isto para dizer que a cloud oferece mais garantias do que os discos dos nossos PCs. E a tendência é ficar cada vez melhor.

    1. Avatar de rm_dragao
      rm_dragao

      Desculpa, mas só se não souberes o que estás a fazer.
      Mantem os teus dados sincronizados e com cópias regulares sincronizadas para um disco externo e vais ver que não há melhor sistema de segurança.

      1. Avatar de RCS
        RCS

        Achas que a percentagem de pessoas que usa esse sistema é muito alta?
        Não deve ser.
        Por isso para essas pessoas, o gmail continua a ser mais seguro.

  13. Avatar de luminoso
    luminoso

    É a google. Já estão a restaurar tudo. Confio mais neles que em todas as copias que tenho em casa. xD

    1. Avatar de Nelson N
      Nelson N

      Concordo a 100%
      “Para bom entendedor meia palavra basta!”
      Pode demorar um bocadinho, mas vai ficar tudo certinho!
      Rima e é verdade.

  14. Avatar de Alexandra

    Esta situação não me afectou, felizmente, mas não é que tivesse nada importante na conta gmail.

    No entanto, tenho que dizer, que só porque conseguimos aceder aos dados na “cloud” não quer dizer que estes não estejam armazenados em locais físicos (como é óbvio), neste caso os servidores da Google. Sendo máquinas reais estão sugeitas a acidentes e problemas como quaisquer outras.

    Tenho a certeza que a Google fará o possível para que esta situação específica não volte a acontecer, mas não posso deixar de frisar que ainda não existem sistemas infalíveis!

    1. Avatar de rm_dragao
      rm_dragao

      100% de acordo!

  15. Avatar de DUX_XXI

    @Alexandra. “Sujeitas” e não sugeitas…

    Nada é infalível, mas esta situação acaba por causar uma certa preocupação. E eu que até confio tanto na Google…

    Podemos sempre fazer Backup da nossa conta (http://www.gmail-backup.com/) que neste momento devido ao pânico está ‘down’ ou ent~ºao redireccionar para uma conta yahoo ou hotmail. Ista para quem não quer optar por um cliente de email…

    1. Avatar de Alexandra

      Obrigada pela correcção.

  16. Avatar de Fairwind
    Fairwind

    Cá para mim isso aconteceu aos 150 000 “patos” que devem ter recebido um mail como eu, a dizer que a GMAIL andava a fazer limpeza de contas
    e que tinha que carregar num link para activar ou noutro a dizer que era inactiva…

  17. Avatar de Luis Matoso
    Luis Matoso

    No Hotmail está tudo certinho. “Do no evil” . Só na google.

    1. Avatar de Tiago Dias

      Atenção, aconteceu algo do género há uns meses atrás no hotmail… O que desapareceram foram os enzima mais antigos, mas não deixa de ser grave.

  18. Avatar de Nuno Peralta

    O mesmo aconteceu recentemente no Hotmail. Vi comentários aqui a dizer “ai se fosse a Microsoft…” – aconteceu há umas semanas atrás!

  19. Avatar de Fábio

    Não acredito que os emails tenham sido perdidos. Alias nós estamos a falar da Google a gigante da internet. Com certeza que tenhem backups e os emails são restituidos.

  20. Avatar de Pedro
    Pedro

    Acho que alguém foi despedido 😀

  21. Avatar de João
    João

    Na minha empresa fomos contemplados com as asneiras da Google!
    Principalmente emails enviados que ficaram apenas com o “Assunto” mas até agora num universo de 45 caixas apenas 1 foi afectada.

  22. Avatar de digitalanarchy
    digitalanarchy

    Existe aqui um ponto que estão a deixar para traz, os dados dos clientes vão sendo recuperados, a google cometeu asneira, mas tem meios para reparar a asneira. E parece uma coisa insignificante , 0,08% mas para recuperar estes dados perdidos, pode levar dias ou semanas…

  23. Avatar de MoosHD
    MoosHD

    Depois vêem falar em Sistemas Operativos na nuvem… não há nada como o Disco em casa e um backup ou 2… o futuro é os SSD, a Cloud OS serve apenas para alguns casos, agora até substituir o Disco físico em casa… além de que insistem tanto nisso porque desde o 11 de Set. que querem aceder a tudo, até ao nosso PC, quem agradece são as editoras e a espionagem industrial com a Cloud OS.

    1. Avatar de MoosHD
      MoosHD

      … Um pequeno Offtopic…

  24. Avatar de Prodígio
    Prodígio

    0,08% no mundo inteiro, ainda é muita gente!

    1. Avatar de Vítor M.

      O cenário está a mudar, à medida que a Google vai apurando… já foi mais, agora é menos…

  25. Avatar de dajosova
    dajosova

    Para quem não sabe é possível ter a informação da conta Google sincronizada offline!!!

    GMail > Definições > Off-line

    Voilá!

  26. Avatar de Paulo
    Paulo

    ia por aí fora e batia nos gajos… 😀

  27. Avatar de J Pedro
    J Pedro

    Interessante ver artigos no pplware a fazerem a apologia da nuvem e a minimizarem as criticas sobre a segurança e privacidade de dados.

    Sobre privacidade li que os cookies não representavam problemas de privacidade para esses procurem sobre os cookies inteligentes.

    Quanto a estes dados parece que estão a tentar recuperá-los com recurso a backups em fita (já previam que isto pudesse acontecer)mas aconselho a todos a terem os seus próprios backups (sei,é chato) porque isto vai voltar a contecer. Onde e quando é que não sei.

  28. Avatar de Bruno Bernardino

    Já foi tudo recuperado e nada perdido. Facto.

    1. Avatar de J Pedro
      J Pedro

      Já foi tudo recuperado. Facto.

      Antes foi tudo perdido. Facto.

      Até à próxima, mas pelo sim pelo não façam backups.

  29. Avatar de Carlos Aves
    Carlos Aves

    Eu fiquei sem alguns emails….. mas a sorte é que tinha backup

  30. Avatar de dirtysecret
    dirtysecret

    a mim acounteceu isso mas foi com o hotmail :S