Football Leaks: Rui Pinto vai ser julgado por 93 crimes

48 Comentários

Rui Pinto conheceu hoje a decisão do Tribunal que decidiu que será julgado por 93 crimes dos 147 de que estava acusado.

O hacker ficou conhecido por ter criado o Football Leaks, plataforma que expôs e denunciou centenas de casos no Mundo do futebol.




Detido em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, Rui Pinto ficou hoje a conhecer por quantos crimes será julgado.

A juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, Cláudia Pina, decidiu que o hacker deverá ser julgado de 93 crimes. Como estava acusado de 147 crimes, o Tribunal deixa cair, assim, 54 acusações.

Na leitura da decisão instrutória, o hacker foi pronunciado por 6 crimes de acesso ilegítimo, 1 crime de sabotagem informática, 17 de violação de correspondência, 68 crimes de acesso indevido e 1 de extorsão, na forma tentada.

Rui Pinto foi acusado pelo Ministério Público, em setembro de 2019, dos crimes por acesso ilegítimo, violação de correspondência, sabotagem informática e tentativa de extorsão.

Em suma, a acusação defendia que o hacker havia enriquecido os seus conhecimentos técnicos e de equipamentos que lhe permitiram, sem autorização, aceder a sistemas informáticos e a caixas de correio de terceiros.

O criador do Football Leaks usava a plataforma, com a finalidade de expor e denunciar várias situações suspeitas do futebol.

De salientar que a juíza considerou que o Tribunal português tem competência para julgar o caso. Afirma ainda que concorda com o arguido, no sentido em que a violação de correspondência de quem não apresentou queixa não conta como crime.


Leia também:

10 discos externos de Rui Pinto encriptados estão fora do alcance da PJ

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eu
    eu

    Cara de parvo.
    Deve-se a achar o máior lá do sitio.
    Daqui a uns anos, ainda preso, lá irá descobrir que é só um idiota.
    Na prisa dão-lhe gel no cabelo, dão.

    1. Avatar de Vsousa
      Vsousa

      Pois… É um idiota que fez idiotices e vai pagar caro por elas. Pena é os outros criminosos que ele expôs não irem presos com ele, esses são umas vitimas do “pirata informático”, e podem seguir com a sua vidinha honesta á vontade. É Portugal né…

      1. Avatar de Fulano
        Fulano

        Quais criminosos? Tens provas do que tás a dizer? Mas na dúvida fica o Danúbio Azul que a CS tão fervorosa a criar especulações e a distorcer os fatos se tem “esquecido” de investigar. Estamos a falar do desvio de muitos milhões de uma certa agremiação desportiva já de si mundialmente conhecida por outros tipos de actividades criminosas…

        1. Avatar de Nitroglycerine
          Nitroglycerine

          Continua a tentar tapar o sol com a peneira, que vais ter sucesso…!

        2. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Pela tua respostas, és daqueles putos que só vê futebol à frente. Gosta de assistir a tipos que gastam mais dinheiro que tu, assistindo a jogos 100% manipulados, onde o único objetivo é distrair os mais ingénuos, enquanto por trás se faz lavagem de dinheiro.

          1. Avatar de Fulano
            Fulano

            Vou guardar a tua (triste) opinião no mesmo lugar onde costumo despejar o lixo…

          2. Avatar de Fiu
            Fiu

            Este fulano deverá ser apenas um futeboleiro, daqueles que passam a vida a defender o seu clube corrupto com orgulho, dizendo que os outro são mais corruptos ainda, ou então é alguém metido em situações de carácter duvidoso, e por isso vem dizer que não há provas. Há de tudo neste planeta.

    2. Avatar de João M
      João M

      Exacto, ele cometeu um crime MAS enquanto que em outros países usaram a informação “furtada” como prova contra malta corrupta, aqui em Portugal apenas criminalizam o mensageiro. Faz-me lembrar das escutas incriminatórias que deixaram de o ser e foram destruídas. País da impunidade..

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Gostava que me mostrassem um e-mail onde diz, preto no branco, que um determinado clube pagou/deu dinheiro/o quer que seja em troca de ser beneficiado. Caso contrário, é muito difícil provar o quer que seja. Tudo o que está escrito nesses mails pode ter milhares de explicações, dependendo sempre do contexto em que foi escrito.

        Ele entrou ilegalmente em contas de e-mail de juízes, de magistrados, de clubes de futebol, de empregas, etc. Antes de pôr a “boca no trombone”, tentou extorquir/chantagear. Mediante esta postura, tenho muitas dúvidas sobre o carácter “justiceiro” de Rui Pinto.

        1. Avatar de Fulano
          Fulano

          Nota-se logo a cor e a (falta) de inteligência.
          Não conseguem somar 1+1 e falam tipo papagaios sem provas de nada, só porque ouviram um individuo que por sinal manipulou os dados aos quais o clube pagou a RP para obter e mentiu em tribunal de tal forma que até o colectivo de Juizes gozou com a personagem na cara dele.

          1. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            meu menino..pode nao parecer mas o mundo (e a vida) ‘e mais do que futebol. Cresce

          2. Avatar de Fiu
            Fiu

            Tal como a fruta e levar jantares a casas de árbitros, fugas para Espanha, não há provas de nada. Que gente mais desonesta que anda para aqui. Têm mesmo orgulho em fazer o mal. Lixo de gente.

      2. Avatar de RM
        RM

        Por exemplo aquelas escutas/gravações do Sócrates ?

    3. Avatar de Jonithu
      Jonithu

      És lampião, certo?

      1. Avatar de Fulano
        Fulano

        És adepto do Contumilense, ou só mesmo dragarto?

  2. Avatar de Nitroglycerine
    Nitroglycerine

    Continua a tentar tapar o sol com a peneira, que vais ter sucesso…!

  3. Avatar de António Martins
    António Martins

    Que artigo mais desinteressante, deixem lá o homem ser julgado há vontade, nenhum de nós tem nada a ver com isso, bora lá pplware, mais artigos sobre tecnologia, inteligência artificial, como é que isso nos pode beneficiar, na agricultura e outros sectores, pesquisar fundo sobre as coisas e mostrar um artigo bem construído e não só ir ao The Verge e ficar inspirado e fazer um artigo só sobre o que lemos. Bora lá Portugal! Isto não é só um pais pequenino, temos muito potencial a mostrar.

    1. Avatar de Vítor M.

      Calma, ter temos, aliás, estamos a falar num dos casos de interesse que envolve acesso a contas, acesso a correspondência eletrónica e a justiça vai ter de provar estas acusações. Vai ter de vasculhar nos registos eletrónicos, perceber como e quando foram feitos os acessos, com que máquinas, o que foi tirado, como foi acedido, quem os tinha, se o que foi tirado é informação que pode preconizar crimes também eles punidos em Portugal e na Europa… vai ser interessante ver que material teve ele acesso, se o teve, claro e como esse material, sendo provas de outros crimes, será tratado pela justiça de Portugal. Caso interessante de se seguir, se realmente a justiça funcionar, claro. Muita tecnologia aqui envolvida 😉

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Concordo com o Vítor Martins.

  4. Avatar de Ze
    Ze

    Noutros países recupera-se milhões ao fisco com as informações expostas pelo Rui. Aqui interessa abafar tudo porque senão metade do poder instalado ia ter de prestar contas. Nada como manter o status quo e “matar” o mensageiro para continuarmos neste país de corrupção, onde a única coisa que interessa é que o sol continue a brilhar, o Zé continue a trabalhar e a descontar à grande para benefício de alguns Drs.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      nem mais….. Viva a corrupção

    2. Avatar de Paulo L
      Paulo L

      Quais países ?
      Que informação?

      A sério, diz aí factos e não a típica especulação do que lá fora é que é bom.

      Tudo o que sabemos vem pelas notícias e até agora nada concreto.
      O que foi divulgado dos emails foi na maioria excertos sem contexto e com intenções clubistas

      A justiça tem e deve de ser feita de acordo com a lei, só porque alguém diz que algo e se lê excertos de emails com palavras de duplo sentido não podemos de imediato acusar.
      Toda a informação deve ser investigada de forma séria e se houver matéria para acusar, pois acuse-se.
      Mas não pode ser porque que um indivíduo, com um carácter duvidoso e criminal diz algo que toda a gente assume um culpado.

  5. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Devia era ser condenado à pena de morte, pelo mal que fez a mais de metade da nação portuguesa!

    1. Avatar de Baltazar
      Baltazar

      brilhante o pplware a censurar comentários que apelam à morte

    2. Avatar de Theboice
      Theboice

      penso que mais, se somares os xuxas e os benfas dá muito mais…

    3. Avatar de Fiu
      Fiu

      Que mal é que fez a mais de metade da nação portuguesa??? Condenar à morte por causa disto? Isto é apenas um criança de 10 anos escrever. Só pode.

      1. Avatar de int3
        int3

        Fanatismo do desporto é igual ao fanatismo religioso. Esta gente mata pelos clubes. Imagina, este estrume tem o direito de votar… não fico admirado de partidos nazistas chegarem ao parlamento …

        1. Avatar de Tvlio Detritvs
          Tvlio Detritvs

          Os comunistas já lá estão, por isso…

  6. Avatar de King Banido
    King Banido

    É só o mensageiro?? Atão o homem acede sem autorização a N contas, mas só porque os outros não são condenados, já querem “abater” o mensageiro… O gajo é um hacker, ponto! E como tal, tem de assumir as coisas que fez, não obstante do “bem” que poderia fazer com a informação que conseguiu.

    Se deveriam incriminar os outros? Se eu acho que o Pinto da costa tinha de ser condenado, com a obtençao de escutas ilegais, tambem acho que o Vieira e os demais tbm deveriam ser, mas não é porque os outros são “piores” que o Rui passa a ser um Santo!

    Espero que a justiça condene e bem condenado! Este gajo tem de servir de exemplo para os demais, que acham que hackear é na boa.

    1. Avatar de JP
      JP

      claro que sim claro que sim. Mas o socrates e outros tantos que roubaram milhões nada lhes acontece, mas ao gajo que expõe outros corruptos vai preso. Portugal é mesmo justo…

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Mas expôs o quê? Então mas basta criar um portal, pôr uns quantos mails on-line e pronto? Mas é assim que se faz justiça? Não se averigua se são verdadeiros ou falsos se foram manipulador, etc.? Mas está tudo doido??

        Já agora, aconselho seguir está thread no Twitter: https://mobile.twitter.com/ntpinto23/status/1218258726563565570

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    E os criminosos que ele expôs? O que lhes vai acontecer?
    Portugal é um país cada vez mais corrupto e com pessoas pior formadas… ja os medicos do nosso país demonstram isso e bem, isto é so mais uma pa lista.

  8. Avatar de art
    art

    hehehehe…. como isto vai acabar ?…..Com Portugal condenado e repreendido no tribunal Europeu ….vai demorar , mas vai lá……

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      +1

  9. Avatar de Sergio
    Sergio

    No estrangeiro aproveitaram para beneficiar os estados com a descoberta de fugas fiscais.
    Por cá, aproveitou-se para fazer uns valentes episódios de telenovelas mexicanas chamados “programas desportivos”, e ilibar a escumalha do costume.

    1. Avatar de Fulano
      Fulano

      Tens razão… A malta do APinto Dourado ainda respira.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Todos lá dentro filho, e olha que sou portista 😉

  10. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Eu também quero expor a Verdade, mas só depois de tentar sacar uns milhões de euros, se não conseguir aí sim é tudo em nome da verdade

    1. Avatar de Stilius
      Stilius

      Ora nem mais

  11. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    É nestes momentos que sinto vergonha do governo e do “sistema” português….

    1. Avatar de Paulo L
      Paulo L

      Uns sentem vergonha, outros orgulho de a justiça seguir a lei e não o populismo.

      A caça às bruxas era assim, alguém acusava e siga. Vê o resultado.

  12. Avatar de Bráulio
    Bráulio

    O problema dele foi fazer chantagem, a quem invadiu as contas. Por se ele tem acedido e ir dar as informações às autoridades hoje não estava no banco dos réus.

  13. Avatar de joaquim pina
    joaquim pina

    Acho piada a quantidade de gente comprada,que quando se dizem as verdades a reacção é sempre esta:”Quais provas,apresentem as provas”.Está tudo bem em Portugal…

  14. Avatar de Faisca
    Faisca

    O mal dele é não usar colarinho branco e não ter um gabinete de crise onde o líder não sabe de nada. Arrebenta benfica!

  15. Avatar de Tvlio Detritvs
    Tvlio Detritvs

    Pois, investigar os possíveis criminosos que ele expôs, tá quieto.
    País de bananas…. Nunca seremos mais do que lixo.
    É sinceramente temos o que merecemos.

  16. Avatar de Kabindas
    Kabindas

    Claro exemplo da justiça de m3rda que temos neste pais em banqueiros roubam milhões, politicos roubam milhões, juizes com ligações a clubes são expulsos da ordem e nada acontece nos tribunais e depois mandam desta areia para olhos do povinho … nestas alturas tenho vergonha de ser português

  17. Avatar de JORGE SANTOS
    JORGE SANTOS

    Numa sociedade justa Rui Pinto seria herói nacional.
    Tá preso por denunciar corruptos e ladrões e por ameaçar muitos tubarões.
    É á descarada e consentido por todos.
    Rui pra mim tás ao nível do Cristiano Ronaldo, Eusébio e se houvesse justiça punha te ao nível de Viriato.