Flame, o telefone para programadores de Firefox OS da Mozilla

5 Comentários

O Firefox OS, da Mozilla, está prestes a chegar em força ao mercado. Este sistema operativo desenhado e criado para dispositivos com menos recursos prepara-se para ocupar um espaço onde o Android dá cartas e onde existe uma apetência muito grande para este tipo de dispositivos.

Apesar de estar já disponível para os programadores e em alguns equipamentos, não havia ainda um dispositivo que tivesse a marca da Mozilla e que fosse criado por esta para os programadores.

O Flame tinha sido já anunciado e está agora disponível para pré-encomenda por todos os que quiserem começar a programar e a desenvolver para o Firefox OS.

firefox_os_flame_1

Segundo a Mozilla, este equipamento será a base de trabalho que pode e dever ser usada por todos os que quiserem começar a programar para Firefox OS, sendo o hardware uma amostra do que se espera vir a ser o hardware de meio da tabela que vai ser encontrado.

Garante também que esse hardware será representativo do que se espera venha a equipar os equipamentos que vão surgir com este novo sistema operativo.

Com um ecrã FWVGA e um processador dual core, garante que será mais simples aos programadores criarem as suas aplicações, não tendo de se preocupar em testar várias máquinas e focando-se no software.

Por ser representativo do que a Mozilla espera que os seus parceiros comercializem nos próximos 12 meses, o Flame não é um equipamento topo de gama.

As suas especificações reflectem bem o tipo de alvo que se espera que venha a ser procurado e por isso é um equipamento que fica longe de outras ofertas, de outros sistemas operativos.

Especificações do Flame

  • Processador 1.2GHZ Dual core, Qualcomm MSM8210 Snapdragon
  • Ecrã 4.5” (FWVGA 854×480 pixels)
  • Câmaras: Traseira: 5MP com auto-focus e flash / Frontal: 2MP
  • Frequências: GSM 850/900/1800/1900MHz – UMTS 850/900/1900/2100MHz
  • 8GB memoria
  • 256MB – 1GB RAM (ajustavel pelo utilizador)
  • A-GPS, NFC
  • Suporte para Dual SIM
  • Capacidade da bateria: 1,800 mAh
  • WiFi: 802.11 b/g/n, Bluetooth 3.0, Micro USB, MicroSD

Uma característica muito interessante que o Flame terá e que será extremamente útil aos programadores é a capacidade de definir a memória que o tem disponível.

Desta forma será possível simular a execução das aplicações criadas em equipamentos com capacidades menores e adaptá-las para esses cenários.

firefox_os_flame_2

O Flame foi criado pela Mozilla e pela empresa T2Mobile e pretende ser a base de trabalho oficial do Firefox OS. Terá actualizações garantidas das versões major do Firefox OS e a capacidade de mudar entre versões de desenvolvimento.

Apesar de existirem já no mercado alguns equipamentos com Firefox OS dedicados aos programadores, como o Keon, o Peak e o Revolution, da Espanhola Geeksphone ou o ZTE Open, não existia um equipamento da Mozilla e que fosse oficialmente representativo do que esta pretende.

Quem quiser pode encomendar já o Flame, que estará à venda no site Everbuying.com, pelo preço de 128 euros (170 dólares), com a oferta dos portes para qualquer parte do mundo.

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Não é um topo de gama e talvez nem precise, o Firefox OS não precisa de grandes specs

  2. Avatar de Fipas
    Fipas

    O objectivo deveria ser o de proporcionar um terminal barato para incentivar os programadores a fazer desenvolvimento, mas afinal é um terminal bem caro para as specs que tem. Não percebi…

  3. Avatar de Jorge Ribeiro
    Jorge Ribeiro

    O problema do firefox OS é que todos os seus dispositivos sao projectados para os programadores e não há produtos feitos a pensar no consumidor final .

    PS: talvez porque este SO também ainda não está pronto para o consumidor final…

  4. Avatar de superneo

    O smartphone que vai mudar o mundo!

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Eu acho que ser vendido por marcas que só são conhecidas por geeks e nerds não qualifica como “em força”…