Firefox OS começa hoje a ser vendido no mercado Espanhol

20 Comentários

O Firefox OS promete trazer para a arena dos sistemas operativos móveis a verdadeira liberdade e independência que muitos disseram querer aplicar e nunca o conseguiram.

Tem estado a ser desenvolvido e o seu grupo de apoiantes tem crescido e preparando-se para o seu lançamento. Em Fevereiro foi anunciado que o Firefox OS começaria a ser vendido em alguns países da América Latina e em Espanha. Pois hoje a Telefónica vai colocar no seu mercado Espanhol o primeiro telefone equipado com o Firefox OS.

firefox_os_1

Este primeiro equipamento será o ZTE Open e será comercializado por 69 euros, com um crédito de 30 euros em chamadas para os clientes pré-pagos. Existirá também uma modalidade de custo zero para clientes pós-pagos.

O ZTE Open tem um ecrã de 3,5 polegadas, 256 MB de RAM, 512 MB de ROM e uma câmara de 3.2 MP. O valor que os clientes vão pagar inclui ainda um cartão MicroSD de 4 GB. Este telefone inclui ainda rádio, aplicações com filtros para utilização com a câmara, acesso a mapas via Nokia HERE e, claro, o Firefox.

Este não é um equipamento topo de gama e as suas especificações são bastantes normais, mas o mercado que o Firefox e estes equipamentos pretendem alcançar não necessitam de muito mais.

Estes equipamentos vão ser lançados em mercados onde o preço será um factor de decisão e por isso a utilização sistemas operativos associados a hardware de baixo custo vão dar a margem necessária para a penetração e para o sucesso que se espera.

firefox_os_2

A disponibilização será feita para já em Espanha, mas a Telefónica espera nas próximas semanas lançar o ZTE Open nos mercados Sul Americanos onde o sucesso se espera que seja também elevado.

Posteriormente, e por outros operadores de telecomunicações, a disponibilização do Firefoz OS será alargada a outros mercados.

Vejam abaixo o vídeo que a Telefónica disponibilizou para anunciar a chegada do Firefox OS e do ZTE Open ao mercado Espanhol.

O Firefox OS é já uma realidade desde o início da comercialização, também em Espanha, dos telefones da Geeksphone. Se o sucesso destes novos equipamentos disponibilizados pela Telefónica for tão grande como foi o dos anteriores então a aposta está ganha.

Aguardemos pela sua chegada a Portugal onde os preços devem ser similares aos praticados em Espanha. Vão ser equipamentos bastante atractivos, não pelas suas capacidades mas sim pelos preços praticados e pelas funcionalidades que vão trazer.

Homepage: Firefox OS

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    É agora que vou comprar uma coisa destas

  2. Avatar de JFMoreira
    JFMoreira

    Parece um smartphone de brincar… Depois de ver a 1ª imagem, a 2ª causa uma certa estranheza…

  3. Avatar de Win 3.1
    Win 3.1

    nao sei se percebi bem a noticia para alem de começar a ser comercializdo o sistema operativo da firefox.
    portanto, o que se paga é o telemovel certo? o sistema operativo firefox é gratuito…

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Sim tal como a maior parte das distribuições de Linux, esta é mais uma que é grátis e aberta. Daqui a pouco a M$ vai dizer aos fabricantes que tÊm que pagar uma taxa pois alegam que o Linux usa código da M$.

  4. Avatar de Sardinha
    Sardinha

    Os primeiros passos de um inovador e honesto sistema movel acessivel a qualquer mercado. Boa sorte para o FirefoxOS!

    Teremos mais novidades nos proximos dias, podem divulgar a vossa opiniao do tablet que esta a ser preparado pela FoxConn com FirefoxOS? Aguardo atentamente.

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    têm um erro no post, têm “câmeaa” em vez de câmara presumo …no 4º parǵrafo.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Já está corrigido, obrigado.

  6. Avatar de bimbo
    bimbo

    O video não esta disponivel, não tera agradado a tmn?

    1. Avatar de Sardinha
      Sardinha

      Talvez seja este o vídeo que falta: http://youtu.be/FdoGjGn_pes

      Interessante será também ver o vídeo de demonstração genérico do Firefox OS: http://youtu.be/Iu8q-oISbas

  7. Avatar de -_-
    -_-

    Finalmente…é bom haver uma lufada de ar fresco nos mercados do smartphone…
    agora falta o ubuntu os 🙂

  8. Avatar de Francisco
    Francisco

    Não sei quanto aos outros dispositivos mas quem tiver um Huawei G300 pode ter um cheirinho deste OS e de Ubuntu OS através de ROM’s do modaco!

  9. Avatar de ABC1234
    ABC1234

    A primeira imagem dos três telemóveis não é Firefox OS…

  10. Avatar de César Assombro
    César Assombro

    Uma coisa eu não posso deixar de dizer:

    parabéns à Mozilla que mais uma vez surpreende tudo
    e todos com o lançamento deste OS.

    Este ZTE Open vai ser com certeza um sucesso de vendas sem sombra de dúvidas.
    Não é à toa que o Firefox é apontado como o mais bem sucedido projecto de software livre do planeta, e este OS tem tudo para dar certo.

    Parabéns à Comunidade Mozilla!

  11. Avatar de Alex
    Alex

    Mais uma vez aconselho a pplware a explorar o background deste OS. Os operadores correram para ele, porque vai permitir que eles façam tudo, pois têm controlo em tudo no telemóvel. Se actualmente com pouco espaço de manobra já fazem o que afazem, agora com o que este vai permitir é só pensar.
    E já para não falar que as operadoras é que vão ter responsabilidade nas apps, vão receber dinheiro da venda das mesmas.
    Vai ser tão “bonito” uma pessoa comprar umas poucas de aplicações e mudar de operador e não poder as usar.

  12. Avatar de retlaw
    retlaw

    Para quem não sabe:

    O video demo posto aí pelo Sardinha mostra na parte final algo que se chama Everything.me

    http://corp.everything.me/

    É tipo uma skin no Firefox OS, ou um Launcher para Android, que permite que façamos pesquisas sobre o que nós quisermos para obter sugestões de web apps, com o assunto relacionado da pesquisa, sem termos que instalar nada no smartphone. É um conceito interessante.

    Sugeria à equipa do pplware.sapo que brevemente se debruçasse sobre o Everything.me, o experimentasse e desse a sua opinião em forma d artigo, porque estamos na presença de algo no mínimo diferente.

    Fia feita a sugestão

  13. Avatar de Victor Abreu
    Victor Abreu

    Lançamento importante, por dois factores: baixo preço e integração de apps em HTML5 em smartphones/feature phones (pode ser um grande passo para fazer com que as aplicações móveis sejam iguais e compatíveis com várias plataformas).

  14. Avatar de irlm
    irlm

    vai ser muito dificil competir com o mercado

  15. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    sabem o que isto me faz lembrar. Aquelas apps chinocas que não servem para nada.

    HTML5 e smartphones baratuchos (fracas especificações Hw). Deve ser bonito, deve

  16. Avatar de kekes
    kekes

    Uma forma das operadoras venderem hardware barato e cobrarem tarifas de dados a maluca, por isso é que estão a levar este SO ao colo.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      A questão é que quem compra estes telemoveis não são quem compre apps ou gaste trafego de dados