Firefox 4 – 85% dos utilizadores usam extensões

25 Comentários

As extensões ou os add-ons que acompanham os browsers tornam-nos mais capazes e com funcionalidades que os seus criadores não esperavam. São complementos perfeitos para as ferramentas que mais usamos no dia-a-dia.

A Mozilla, desde a versão 4 do Firefox, que tem recolhido dados muito interessantes sobre a utilização destas extensões e apresentou agora os primeiros resultados dessa recolha. Concluíram que mais de 85% dos utilizadores do Firefox 4 estão a usar pelo menos uma extensão.


A informação que a Mozilla tem recebido por parte dos utilizadores do Firefox 4 tem servido para optimizar a forma como este browser, e as suas versões futuras, se integram com as extensões instaladas e para aferir qual o impacto que estas têm na utilização do próprio browser. Lembram-se com certeza do artigo que apresentámos sobre a lista de add-ons que atrasam o Firefox que a Mozilla apresentou.

Dos dados que foram recolhidos, foi já possível obter alguns números bastante interessantes e que mostram que os utilizadores do Firefox dão uso a todas as capacidades deste browser.

Cerca de 85% destes utilizadores já instalaram pelo menos uma extensão no Firefox. Este número tem-se mantido estável desde que a versão 4 foi lançada. Este valor tem estado entre os 89% e os 85% desde Março, altura do lançamento do Firefox 4.

Outra curiosidade que foi possível reparar é que aos fins-de-semana, altura em que a utilização deste browser, e da própria Internet, diminui, o número de utilizadores com extensões aumenta.

É de salientar que esta lista não inclui o Personas e outras extensões instaladas de forma não oficial por softwares terceiros.

Outro dado que foi possível apurar foi que, em média, cada utilizador instala cinco extensões.

Podem consultar todas estas informações na página de estatísticas do Firefox.

O Firefox 4 foi já descarregado mais de 2.5 mil milhões de vezes manteve a tradição do que este browser nos habitou. A versão 5 e as que se aproximam a passos largos vão de certeza confirmar tudo o que tem sido normal nele.

É certo que vai contar com oposição forte da parte dos outros concorrentes que estão no mercado, mas tal como tem acontecido a Mozilla vai conseguir impor-se pelo mérito do que nos oferece. Um browser capaz e com as mais recentes tecnologias ao dispor do utilizador.

Artigos relacionados:

Homepage: Firefox

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luiz
    Luiz

    Tenho 39 extensões. 😀

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Chiça! xD Deves ter um bruto computador para correr isso de forma suave aha.

      Back on topic, creio que quem usa Firefox e não tem uma única extensão instalada são as mesmas pessoas que até há bem pouco tempo estavam a usar o IE6 ou IE7 e que um amigo de um amigo disse que o FF era o maior e por isso começaram a usar. Firefox sem addons fica muito despido para mim.

      Tenho 10 addons instalados e ativos, mais 2 inativos.

      1. Avatar de Luiz
        Luiz

        Tenho alguns inactivos como o infoRSS ou Echofon. Se calhar começo a não instalar alguns com o FF5.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      E tens o Firefox tão rápido como uma lesma.

      1. Avatar de Nelson N
        Nelson N

        E além disso, a mim ninguém me tira da cabeça que quantas mais extensões tiver mais vulverável se torna.
        Também gostaria de saber porque é que tanto o FF como o Thunderbird com 2 ou 3 clicks mostram as senhas para quem as quiser ver. Foi uma das razões porque dexei o FF. o outro tenho-o mas não guardo password nenhuma.

        1. Avatar de Ecchin
          Ecchin

          Quando ao TB não sei, mas no meu FF não vês passwords nenhumas com “2 ou 3 clicks”, isso garanto-te. E tenho-as guardadas no gestor..
          Que eu saiba no chrome também são visíveis com 2 ou 3 clicks.

          1. Avatar de jrk
            jrk

            E no Chrome não se tem a possibilidade de master password como no Firefox.

          2. Avatar de Joao
            Joao

            Sao visiveis em todos os browsers, esse é um grande cancro dos browsers.

        2. Avatar de Maxim

          Instalas o LastPass, e todos estes problemas desaparecem :/

  2. Avatar de Tiago
    Tiago

    Acho que era um seria um óptimo artigo se alguém fizesse as melhores aplicações para o firefox…

  3. Avatar de Nuno Peralta

    Se houvesse uma extensão que acabasse com a porcaria dos bugs do FF4/5 é que era fixe… ando a ficar bastante desapontado com o Firefox, sinceramente. Ainda só não o deixei porque o Firebug me continua fiel… senão já tinha ido para o Google Chrome.

  4. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    Média de 5 extensões, na realidade significa quase zero.

    A maioria dessas 5 de média, devem ser addons instaladas automaticamente com outros programas.

    Ex: As de JAVA, a do Deamon Tools, a Ask.com, a HP.com Smart WebPrinting, entre outros.

    1. Avatar de Luiz
      Luiz

      Repara no gráfico. A curvatura que tem um nome específico com aquela elevação inicial, que se dá em estatística. 😀

    2. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      O texto faz o seguinte reparo:
      «É de salientar que esta lista não inclui o Personas e outras extensões instaladas de forma não oficial por softwares terceiros.»
      Ou seja, addons de vídeo, java e toolbars não foram contabilizadas.

  5. Avatar de Scorpion
    Scorpion

    Tenho 12 extensões que considero essenciais no meu Firefox. Navegar em sites sem ter de ver publicidade ou anuncios é uma maravilha: para isso recomendo o Adblock e o Noscript.

    1. Avatar de Tiago Correia
      Tiago Correia

      Digo o mesmo, mas uma vez que tenho vários sites que gosto e que se mantém online por causa da publicidade não uso a fim também de pensar nesses que dependem da publicidade.

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Pois, eu penso como tu. Nos sites que acho que merecem, eu desligo 😉
        Existem inclusive sites que pedem aos utilizadores que desliguem o AdBlock para poderem sobreviver. Nesses casos eu costumo desativar. Mas quando são sites que recorrem a meios mais drásticos, como obrigar a desativar o adblock caso contrário não consegues ver página alguma, isso enerva-me e deixo esse site… :/

  6. Avatar de Tiago Correia
    Tiago Correia

    Não me vejo a usar Firefox sem extensões… Actualmente é que troquei o Firefox pelo Chrome uma vez que já tem uma biblioteca mais vasta de extenções do que inicialmente.

  7. Avatar de Gabriel Rezende
    Gabriel Rezende

    Por isso aliás que muitos ainda não atualizaram para o Firefox 5.
    Falta de compatibilidade. Eu não atualizei ainda por isso.

  8. Avatar de Pedro Maia
    Pedro Maia

    Devia era existir uma extenção, em que os videos tanto no youtube como em outra plataforma reproduzissem automaticamente na máxima qualidade disponivel, por exemplo no youtube tenho de tar sempre a mudar para ou 720p ou 1080p, devia existir uma extenção que mudasse logo, pq hoje em dia já toda gente tem grandes velocidades de Internet que carregam bastante rapido os videos HD !!

    cumprimentos

    1. Avatar de nosila
      nosila

      Isso era facílimo de se fazer, de certeza que já existem addon’s feitos…

      Encontrei este script que podes usar com o GreaseMonkey 😉

      http://userscripts.org/scripts/show/39167

      1. Avatar de Pedro Maia
        Pedro Maia

        olha, fixe, mas isto nao é a extensao ja feita para instalar pois nao?
        nao sou grande especialista nisto, mas script é tipo o que ? para começar a perceber melhr esse campo

        Obrigado,
        cumprimentos

        1. Avatar de Pedro Maia
          Pedro Maia

          olha ja instalei esse, é bom, ate o down dos vídeos da para fazer,(era melhor ainda se desse para fazer down das musicas s/ o video tb, mas ja é pedir demais ) só que por exemplo ele reproduz a 720p mas se exitir a 1080p ele na reproduz :S na reproduz sempre o máximo, já pos la a opçao que eles dizem para por mas mesmo assim nao estou a conseguir nao sei se experimentas-te.

          cumprimentos

  9. Avatar de zp
    zp

    Tenho 21 extras! Se não fossem os extras deixava o FF!!! Só o “Stylish” dá para quase tudo, até personalizar as páginas que visitamos! Já não concebo a Internet sem as minhas extensões!